Páginas

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Maria

Hoje tenho 54 anos, alguns dentes e um celular da Samsung, o Note II.
Tenho também algumas lembranças da Maria, na década de 80. Naquela época, eu não sabia o que era dor de dente. E hoje também não sei. Eu sei que os dentes começaram a dar problema na década de 90, lembro que entrei num consultório no Jabaquara, às 19 horas, quando voltava do serviço. Deveria estar doendo muito para eu parar a minha volta para casa bem no meio do caminho. O dentista disse que não podia fazer nada, ele só deu um anti-inflamatório, e pediu para voltar no dia seguinte. Os meus colegas de trabalho me indicaram a doutora Denise na Av Paulista. O problema não era um dente, eram vários, e a doutora Denise gastou um ano e meio tentando salvar todos eles. Foi muito agradável todo o tratamento, a doutora Denise usou muita paciência e anestesia.
Toda a vida é cheio de dor e a anestesia é o melhor remédio para enfrentar a dor de dente.
No caso do coração, no entanto, a melhor solução é a religião. Em Campinas, a Paróquia Santa Tereza estava sempre no meio do caminho, durante quatro anos passava na frente dela. Uma vez ou outra, eu entrava lá, mas só para ver o casamento. O ritual católico é muito complicado, pensava eu. Mas a cerimônia era uma das mais belas que eu já vi.
Um dia, no entanto, uma chuva me pegou de surpresa, e não tive outra escolha, senão me proteger dentro da Paróquia Santa Tereza.
Estava acontecendo uma missa, é um ritual que nada tem a ver com o casamento, mas lá estava o Padre José dizendo:

- Deus é o princípio. Pura besteira, pensei eu.

- Deus é o fim. Outra grande besteira, pensei eu.

- Deus é o que guarda esse momento. Ops, o que é que esse padre está falando? Foi nesse momento que comecei a assistir várias missas e prestar atenção no trabalho do padre José. Depois de oito anos de Campinas, essa é a primeira vez que eu sinto que encontrei o meu espaço dentro dessa cidade, comecei a conhecer a comunidade onde vivia. Até 1983, saia do trabalho e ia direto para casa. Em 1984, eu cheguei levar até uma hora para voltar para casa, pois encontrava muita gente no caminho que gostava de conversar comigo. Não foram os dentes que me ajudaram a conviver no Parque Industrial, mas sim foi o fato de participar das missas, a única maneira que eu encontrei para estudar o padre José. O núcleo do catolicismo é um livro chamado "Evangelho", mas o padre José celebrava a missa, baseado na premissa de que nenhum católico lê a Bíblia. São textos bastante antigos, mas o Padre José usava de sua criatividade, tentando tirar pelo menos duas lições das leituras que aconteciam nas missas. Lembro uma vez que o texto mencionava Jesus afirmando que Deus é bom, e o padre José apertou todos na Paróquia, perguntando por que Deus é bom. Um disse "é porque Ele nos ama", "é quase isso", afirmou o Padre José, e continuou "Por que Deus nos ama?". Enfim, o padre José encontrou o caminho para passar os dogmas do catolicismo, mostrando que o "Evangelho" é muito mais que um texto antigo, mas o que dá respaldo a várias festas que se comemora dentro da Paróquia, como as festas juninas, o presépio de Natal, os santos apóstolos e particularmente a idolatria à mãe de Jesus.

É muito bonito a canção "Maria de Nazaré", ela não é cantada pelo padre, mas sim pelos católicos. O Adilson tem razão, os católicos louvam muito mais a Maria do que o seu filho ou o Pai que criou tudo em seis dias. Eu me simpatizei muito com o catolicismo, é a única religião que me permite louvar as duas Marias mais importantes da minha vida. Essa é a melhor anestesia para quem tem poucos dentes e um celular coreano.

Frank K Hosaka
fhosaka@uol.com.br (11)9-8199-7091 Diadema-SP

10 comentários:

  1. Bom dia,sr.Hosaka.
    Caso tiver interesse,procure salvar nos próximos (dois meses) seus textos e comentários.
    A Selma ainda manterá o blog no ar por um tempo,mas irá deletá-lo realmente.(apesar que eu acho que ela não precisava fazer isso.
    Do que ela tem medo?
    Do mau uso que os estranhos poderão fazer do site,caso ele não for mais usado?)

    Assim que eu puder irei ler ao seu texto,e comentar.
    Estou enviando parte do conteúdo daqui(especialmente aquele que tem minha participação) para o meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Srta Nihil,

      O fim do Blog é inevitável, assim como aconteceu com o UOL e o Terra. O destino do Blog não está mais nas mãos da Sonia, há um forte boato de que a FIFA vai cancelar a Copa das Confederações e quem sabe até a Copa de 2014, trazendo um prejuízo da ordem de bilhões de dólares, a violência finalmente chegou no coração do povo brasileiro, não temos mais governo e não temos como garantir a segurança de ninguém nesse país. Vai haver muita fuga de capital, e graças ao PT, temos uma nova Argentina no Cone Sul. Em breve perderemos a internet, o celular e os computadores. O capitalismo chegou no fim, a guerra e o fim do mundo é inevitável. Logo, aproveito as últimas horas para escrever a minha crônica e divulgar o meu endereço e telefone. Vai que a minha previsão esteja errada, assim pelo menos eu gravo a minha referência na cabeça de quem me lê.

      Um forte abraço,

      Frank K Hosaka
      fhosaka@uol.com.br (11)9-8199-7091 Diadema-SP

      Excluir
    2. Olá Nihil.

      Você acertou na mosca. "Do que ela tem medo?
      Do mau uso que os estranhos poderão fazer do site,caso ele não for mais usado?"
      O problema é esse. Ao abandonar o blog, o que estranhos poderão fazer nos comentários?

      Abs.

      Excluir
    3. Estou com uma agenda bem lotada de deveres.
      Além de precisar salvar meus textos antigos,o sr.William entrou em depressão.(ou está com algum outro problema)
      Ele disse ontem que "não tem mais vontade de escrever".
      Eu devo a ele um pouco do equilíbrio que eu consegui conquistar para mim nesses anos-e não posso deixar a ele ..."desamparado".
      Acho que depois da rotina cumprida aqui(de salvar os textos) vou ficar uma semana por lá.
      Está tudo ocorrendo inesperadamente.
      A ameaça do sumiço desse blog,a "zica" do amigo,etc.

      Vou ficar o dia de hoje orando aos meus santos,para me ajudar a entender o que fazer.

      Excluir
    4. para o sr.Hosaka,e para os demais leitores,

      da revista Ecos(do "meu" templo)

      "O objetivo da prática do budismo "Shynnio" é alcançar um estado de mahaparinirvana,ou "grande nirvana" que é também chamado de estado de "permanência", de "felicidade", "eu verdadeiro e pureza". Mestre Shinjo disse o seguinte sobre isso:

      Os praticantes budistas buscam há muito tempo um estado de nirvana como o máximo a ser alcançado,mas gostaria que se aplicasse às nossas vidas diárias- viver numa terra de budas com as outras pessoas,nessa vida terrena. Orar com sinceridade pela paz do mundo, esforçar-se para construir a paz no coração de todos- chamamos isso de estado de "permanência","felicidade" ou "pureza".
      É a realização de um mundo de alegria aqui e agora,no qual todos tem uma mente clara e iluminada.
      Orar com sinceridade pela paz do mundo, esforçar-se para construir a paz nos corações de todos, -é o estado de "permanência", "felicidade" e "pureza".

      _Eu Nihil agora...

      Desejo bom dia e dou um abraço em todos.
      Até à noite,ou até amanhã cedo.

      Excluir
  2. Tirei um peso da cabeça agora.

    O sr.William voltou a escrever.
    O texto dele de hoje foi publicado.
    Menos mal.(ele voltou a ficar "em equilíbrio".)

    Até mais a todos.

    §§§§§§§§

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Srta Nihil, ando distraído dos assuntos que acontecem aqui e lá, mesmo porque eu cheguei a pouco de uma viagem. Se puder comunicar ao William, que eu deixei de acompanha-lo apenas porque não consigo comentar no seu blog, eu agradeço.

      Excluir
    2. Oi Denytus!

      Eu sabia que vc estava viajando.(por intuição)
      O sr.William pôs o blog dele no G+,os espaços estão melhores,e com mais condições de suportar longas crônicas.
      Arrumou uma turmona que costuma nos ler.

      Hoje de manhã me assustei um pouquinho com a ausência persistente dele,mas agora suspeito que na verdade,ele esteve enviando o conteúdo do blog para algum sistema de segurança.
      É sempre bom tomar algumas precauções com nossas idéias expressas,porque a internet,no fim das contas,não é um objeto que temos.
      Não há tanta segurança nela assim.
      Assim que possível,pedirei a alguém para me ensinar a usar um pendrive que está bem aqui do meu lado,agora.

      Hum...

      ...felizes núpcias a vc...(acho que vc casou...)

      Excluir
  3. Se você não é ateu periga morrer estrebuchando na ponta de uma corda! E o Hosaka se bórra todo nas calças de medo de morrer, ele e o padre Magalhães, hehehe

    ResponderExcluir