Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Uma investigação sobre Chico Xavier

Sobre as cartas psicografadas de Chico Xavier:

As cartas 
Em 35% das cartas, a assinatura era muito parecida com a do morto, diz um estudo feito com familiares 

É numa gaveta do guarda-roupa que Hilda Braga mantém há 30 anos a carta do filho Eurípedes, morto aos 21 anos por um aneurisma. A casa simples da periferia de Uberaba - sem telefone e cheia de eletrônicos quebrados, como a TV preto e branco - também guardou por um tempo 100 cópias da mensagem. Mas todas já foram distribuídas por Hilda a amigos e conhecidos. "Mãezinha Hilda, agradeço as suas preces", diz o texto. "Encontrei na vovó Sinhana a continuação do seu devotamento de mãe." A mensagem foi escrita pelas mãos de Chico Xavier. Mas Hilda, hoje uma senhora de 80 anos, não tem dúvida sobre a autoria das palavras. "Vieram de meu filho." 

A declaração é comum no discurso de famílias que receberam alguma mensagem do além por Chico Xavier. Qual o trunfo do médium capaz de gerar essa certeza?

Pioneirismo não é. Nos anos 20, a carioca Yvonne do Amaral Pereira já psicografava receitas do médico Bezerra de Menezes, morto no século 19. Em Minas, Zilda Gama colocava as mãos sobre os olhos e escrevia livros com a assinatura de espíritos. Mas os textos dificilmente continham algum indício que servisse como prova irrefutável da autoria. 

Já as psicografadas por Chico tinham indícios: dados familiares aos quais o médium supostamente não teria acesso. Na assinada por Eurípedes, são citados a avó Sinhana, o pai, Ibrahim, e um irmão, Vicente. Além dos amigos, que estavam com ele nos últimos momentos de vida, e da morte pelo aneurisma. 

É um padrão nas cartas de Chico. Nomes de parentes aparecem em 93% das mensagens analisadas em um estudo da Associação Médico-Espírita de São Paulo, de 1990. Baseada em entrevistas com 45 famílias para quem Chico psicografou, a pesquisa também mostrou que a assinatura da carta era tida como muito parecida com a de seu suposto autor em 35% dos casos. 

"Foi um susto ver nas cartas o nome da babá que trabalhava em casa", diz a mineira Célia Diniz, que recebeu uma mensagem assinada pelo filho, morto em um acidente de bicicleta aos 3 anos de idade. Célia representa o público cativo de Chico: as mães. Atrás de notícias dos filhos mortos, elas compareciam em massa nos dois centros que Chico teve - o primeiro em Pedro Leopoldo, cidade mineira onde o médium nasceu, e o segundo em Uberaba, onde ele virou mito. Chico recebeu até mães famosas, como a atriz Nair Bello. Ela foi 3 vezes a Uberaba antes de receber, em 1977, uma mensagem do filho Manoel, morto dois anos antes em um acidente de carro. 

A atração das cartas estava no conforto que traziam. As mães buscavam consolo, explicação para a perda ou um mero alívio para a saudade. E encontravam isso nas mensagens. Além das referências familiares, que davam o ar de autenticidade, as cartas traziam boas notícias sobre o além. E vinham cheias de expressões reconfortantes. Grande parte começava do mesmo jeito: "Querida mãezinha". 

A rotina nas sessões de psicografia era assim: Chico se sentava à cabeceira da mesa, todas as sextas e sábados. Psicografava 4 ou 5 cartas de parentes de alguns sortudos entre as dezenas de presentes à sessão. Segundo Chico, ele não podia escolher quem seria atendido - apenas os próprios espíritos. "O telefone só toca de lá para cá", dizia. Quem entrava na fila deixava o nome em uma lista de espera e podia até acompanhar as sessões de psicografia, mas sem garantias. Daí a estupefação das famílias quando Chico lia em voz alta uma mensagem cheia de referências à família e a situações vividas pelo morto.

Até hoje poucos estudos tentaram verificar a autenticidade da psicografia de Chico. Um dos que mais avançaram, conduzido hoje pela Federação Espírita Brasileira, aponta que os textos podem ser genuínos. A prova seriam fatos históricos que Chico dificilmente conheceria, mas aparecem em alguns de seus textos.

O fato é que as cartas ganharam credibilidade, inspiradas por fontes do além ou terrenas. Até serviram como prova em 3 julgamentos - e absolveram um empresário acusado de homicídio. (Chico psicografou uma mensagem da vítima dizendo que a morte havia sido acidental.) As cartas geraram mais fé do que desconfiança. 


A CIÊNCIA E CHICO XAVIER
Palavras do outro mundo? Fraude? Nem um nem outro. Para cientistas, a explicação pode estar num meio-termo. 

Psicose
Nada de espíritos - por essa tese, as cartas seriam produzidas pelo próprio Chico. Só que ele não se lembraria disso. É como se fosse uma ação do inconsciente, ou de uma outra personalidade que ele assumiria. "A mente deixaria de ser única e vários pedaços assumiriam vida autônoma", afirma o psiquiatra Alexander Moreira de Almeida. "Mas fizemos testes com 115 médiuns, e eles têm uma sanidade mental acima da média da população", diz. 

Epilepsia
Nos anos 70, a revista Realidade publicou a cópia de um eletroencefalograma do cérebro de Chico Xavier. Sem saber o nome do paciente, um médico analisou o exame e concluiu: havia ali uma descarga elétrica anormal, capaz de provocar uma convulsão. "Poderia causar alheamento, sensação de ausência, automatismo psicomotor", afirmava o médico Juvenal Guedes. 

Criptomnésia
Um distúrbio de memória que faz com que as pessoas se esqueçam de que conhecem uma determinada informação. Os dados que Chico colocava nas cartas seriam apenas lembranças escondidas em seu próprio subconsciente. "Mas não há exame que detecte memórias falsas. Para evocá-las, o cérebro usa exatamente o mesmo mecanismo das verdadeiras", explica o neurologista Ivan Izquierdo, especialista em memória da PUC do Rio Grande do Sul.

Telepatia
Tem cientista que acredita que Chico poderia captar, inconscientemente, as memórias do morto - só de conversar com um parente dele. "O médium poderia usar poderes considerados paranormais para captar informações direto da cabeça das pessoas", afirma o psiquiatra Almeida. Até hoje, no entanto, a telepatia ainda não foi provada pela ciência.

SA

Do site da Revista Superinteressante: http://super.abril.com.br/religiao/investigacao-chico-xavier-561667.shtml

22 comentários:

  1. tripitaka 1.050

    Oxalá as "mães" que procuraram o sr.FCXavier continuem acreditando nele,porque precisam disso.
    Mas algumas poesias que ele "psicografou" do Castro Alves(e que eu li) me mostraram que ele andou "errando" bastante.(embora não de propósito).
    Do que estou falando?
    Quando ele transcreveu esses versos, Caetano Veloso já era adulto.
    Na minha opinião,Caetano Veloso é o o poetão reencarnado.
    Tenho uma fotografia do "tatinho literário" numa revista, é fácil encontrar algumas no Google Imagens também.
    Das especulações feitas na reportagem da SI,acredito na "Telepatia".
    Todavia existem mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa "vã teologia".
    Talvez alguns textos em livros ou em cartas,ele ouviu mesmo dos "espíritos".

    Finalizo esse texto dizendo que eu admiro um pouco o finado.
    Tomara que ele viva feliz onde estiver,e que caso tenha enricado, não esqueça dos amigos.(haha!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vida comum 3

      Irei pedir "algumas desculpas".
      Corrigi o texto acima duas vezes,mesmo assim não consegui evitar que ele ficasse rimando.(me estresso quando isso ocorre sem eu programar)
      Idem não reparem nas minhas frequentes exclusões de postagens.
      Sou exigente com minhas crônicas,e estou sempre atenta aos seus erros.
      Às vezes,por mais que eu as edite,não consigo evitar alguns enganos que ficam visíveis apenas após a publicação.
      Para mim(e para todos os mortais) é meio chato escrever de madrugada.

      Mas,não posso reclamar.
      Ao menos tenho uma internet móvel,e para isso,me preparei por algum tempo.
      Felizmente mantenho a possibilidade de me comunicar sempre com vcs sobre nosso eterno interesse religioso,ou no "pensamento livre",por vezes.

      Por enquanto é isso.
      Um bom dia a todos.(não sei se voltarei)

      °°°°°°°

      Excluir
  2. Eu li a maioria dos livros de Chico Xavier. Meu avô que era espírita tinha quase todos. Alguns adquirir depois, ao participar do Clube do Livro espírita, quando ainda morava em SJC.
    E daí?
    Isso é interessante para depois poder dar opiniões. O pior livro infelizmente é "Cartas de Uma Morta".

    SA

    ResponderExcluir
  3. Que é pode fazer um rivailista chegar à conclusão de que não existe espírito comunicante, mas que tudo vem do inconsciente do suposto médium?
    Observação, estudo e recusa de ser um bobo crédulo. Só isso.
    Que é que se pode acrescentar ao texto acima sobre Chico Xavier? Vamos enumerar algumas observações?
    1) Chico parecia "normal"? Não, apresentava indícios de ser esquizofrênico e tinha problema de identidade sexual.
    2) A doutrina de Chico concorda com a de Rivail? Não, Chico discordou em vários pontos, e seu Rivailismo tem muito do Catolicismo caipira.
    3)Os livros psicografados por Chico podem ser respeitados como informação? Não, pelo contrário, estão completamente desmentidos pela ciência.
    4)Quem acredita em Chico Xavier? O mesmo povo que acredita em orixás, santos milagreiros, Iemanjá, esoterismo, tarot, reencarnação e missas de sétimo dia ao mesmo tempo, velas para as almas e outras crendices de povo semianalfabeto, sem falar nos homossexuais.
    Não adianta tirar a homossexualidade da lista de doenças mentais. Quem nasce com um sexo e acha que tem outro é doente, da mesma forma que é doente quem nasce humano e acha que é um peixe ou um pássaro.

    As psicografias têm credibilidade junto a quem? Fanáticos como o lusitano, que leu dois livros e enaltece os outros quatrocentos, quer dizer, pessoas sem a mínima condição de exercer análise crítica.
    Como se pode conferir opinião favorável pela autenticidade de uma mensagem do Além? Pelo testemunho de crédulos? Ora, isso é ingenuidade.
    Agora, gostaria de relembrar Ernesto Bozzano, repetidamente citado por mim. Por que ele nunca conseguiu uma prova de identificação de espírito? Vamos lá, respondam. Ele era pesquisador, não era nenhuma mamãezinha semianalfabeta a procura de consolo pela morte do único filho.
    Bozzano nunca conseguiu prova de identificação de espírito porque espíritos não existem. Ninguém consegue essa prova.
    Lembrem-se de César Lombroso, criminalista famoso, chorando ridiculamente perante a farsa porca e mal feita da materialização de sua mãe.
    É assim que funciona. Quem quer ser enganado não dá a mínima atenção ao fato da NASA provar que Chico era apenas um doente mental. Quando você pergunta a alguém que crê em Chico Xavier o que acha do livro Cartas de Uma Morta e seus marcianos voadores, o sujeito olha para você com cara de retardado e vai embora, e passa a evitar conversas com você.

    ResponderExcluir
  4. A Bíblia não diz que o rei Saul viu com os seus próprios olhos, o "profeta Samuel".
    Afirma a Bíblia: "Entendendo Saul que era Samuel..." Quando ele perguntou à mulher: "Que vês?", ela respondeu: "Vejo um deus que sobe da terra". Insatisfeito com a resposta, ele inquiriu novamente: "Como é a sua figura?", ao que ela respondeu: "vem subindo um ancião, e está envolto numa capa".
    A narrativa bíblica diz então que "entendendo Saul que era Samuel inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou" Saul deduziu que o vulto que subia da terra, ao qual ele não via, era o profeta Samuel.

    Assim como acontece numa sessão espírita, o médium fala como se fosse a própria pessoa falecida, as pessoas não conseguem ver mas somente ouvir a voz do espírito que fala por intermédio do médium. No caso por exemplo de Chico Xavier, ninguém ouvia nem via, mas simplesmente recebia a mensagem psicografada.

    SA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 233 »»» Lembrem-se de César Lombroso, criminalista famoso, chorando ridiculamente perante a farsa porca e mal feita da materialização de sua mãe.(...)
      ---
      Vamos colocar o assunto de forma mais limpinha...

      ... isto é, sem o comentário poluído pela alucinação anti Espirita que caracteriza o perturbado 233...
      --
      Cesare Lombroso (Verona, 6 de novembro de 1835 — Turim, 19 de outubro de 1909) foi um médico, cirurgião e cientista italiano

      Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

      (...) Em meio a suas pesquisas sobre a mediunidade inicia primeiro tentativas para estudar o fenômeno sob o aspecto positivista de comprovação factual - tal como noutras partes fizeram outros cientistas da época, vários deles imbuídos dos ideais positivistas - e ao final conclui pela comprovação científica da doutrina e fenômenos estudados. Torna-se então um defensor do Espiritismo na Itália de seu tempo, como o fizeram várias correntes do movimento positivista da época.

      Suas obras abrangem diversas áreas como antropologia, sociologia criminal, psicologia, criminologia, filosofia e medicina. Os estudos por ele realizados ficaram conhecidos como antropologia criminal. (...)

      Lombroso e o espiritismo

      Durante muitos anos Lombroso negou os alegados fenômenos psíquicos como charlatanice e credulidade simplória. Chegou mesmo a ridicularizar as manifestações espíritas com a publicação do opúsculo "Studi sull'ipnotismo" (Turim, 1882).

      Entretanto, a convite do conde Ercole Chiaia para que estudasse melhor o assunto, em 1891 conheceu e participou de sessões com a médium italiana Eusápia Paladino, vindo a considerar como autênticas as produção dos fenômenos e manifestações espirituais, e iniciando as suas pesquisas. Os resultados encontram-se publicadas na obra "Hipnotismo e Mediunidade".

      Sobre a revisão das suas crenças, registou em carta de 15 de julho de 1891:
      "Estou muito envergonhado e desgostoso por haver combatido com tanta persistência a possibilidade dos fatos chamados espiríticos; digo fatos, porque continuo ainda contrário à teoria. Mas os fatos existem, e deles me orgulho de ser escravo.
      ---
      Assim está mais de acordo com o comportamento sóbrio de um responsável "medico, cirurgião e cientista italiano"

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Cesare_Lombroso

      Excluir
    2. Apresentação da biografia:

      Nasceu em 9/01/1862, em Gênova, Itália e desencarnou em 24/06/1943, na mesma localidade. Professor da Universidade de Turim.

      Ernesto Bozzano foi um dos mais eruditos sábios dos últimos tempos e dado o seu inusitado interesse pelo estudo do Espiritismo em cujo afã dedicou metade de sua profícua existência de 81 anos e merece o cognome de "O Grande Mestre Ciência da Alma".

      Este grande Gigante do Espiritismo se aprofundou na Codificação Kardequiana trazendo um grande avanço no conhecimento da vida espiritual.

      Ernesto Bozzano expôs, em uma centena de monografias, com cada tipo específico de fenômeno mediúnico, defendendo sempre a teoria espírita como a mais simples e natural explicação dos fenômenos.

      Atualmente as obras deste autor são pouco lidas, como se ele virasse uma coisa do passado é atualmente em nosso época são valorizados obras de autores de pouca expressão e que tem somente por finalidade comercial.

      Os Grupos Espíritas que querem realmente ter um aprofundamento sério da Doutrina Espírita e não queiram se iludir, os livros de Ernesto Bozzano deverão ser livros de cabeceiras.
      ---
      Quem quiser pode tomar conhecimento de suas publicações e analisar por si próprio em...

      http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Ernesto%20Bozzano/LIVROS%20ESPIRITAS%20GRATIS.htm

      Excluir
    3. Ótima exposição do lusitano sobre Lombroso e Bozzano.
      Que é que eu tenho argumentado sobre essas duas figuras?
      Lombroso, intelectual italiano, era descrente, criador da teoria de que a tendência criminosa pode ser reconhecida pela aparência física. Os diretores de teatro e cinema escolhem os artistas segundo o papel que vão representar. Acho que eles sempre concordaram com a teoria de Lombroso. Um criminoso é sempre representado por um tipo feio de aparência grosseira, e o herói é sempre jovem e bonitão.
      Se o nosso amigo 233 fosse diretor de cinema, que tipo ele escolheria para representar um médium? Claro que um sujeito afeminado...ele acha que quase todos os médiuns são V-V-eados! Quem não é, é exceção apenas para confirmar a regra. Deve haver uns dois ou três, no máximo. Vocês conhecem algum?

      Voltando ao assunto. Lombroso bancou um bobalhão numa fraude em que uma farsante com as feições ocultas, como sempre, falou com ele fingindo ser o espírito da mãe dele, mas errou no dialeto, e o idiota nem se mancou, nem lhe passou pela cabeça agarrar a farsante e dar-lhe uma sessão de porrada e processar todo mundo por charlatanismo. Conclusão, Lombroso queria ser enganado pela ilusão de que sua mãe vivia no mundo espiritual.

      E Ernesto Bozzano? pesquisador e autor de vários livros, NUNCA CONSEGUIU A IDENTIFICAÇÃO DE UM ESPÍRITO SEQUER.
      Isso é que eu queria que o lusitano explicasse...

      Excluir
    4. Positivo, amiga SA, por isso, dois jornalista inventaram um parente morto e Chico "recebeu" a mensagem do espírito inexistente.
      É facílimo provar que mediunidade não existe, basta querer.

      Excluir
    5. portanto... como sempre e para não variar, o 233 recorre à perseguição pessoal dos que não gosta e usa a ofensa e calunia como forma de despejar sua cronica perturbação anti-Espirita...

      é rotina por aqui... :)...

      Excluir
    6. 233 (...) dois jornalista inventaram um parente morto e Chico "recebeu" a mensagem do espírito inexistente.
      É facílimo provar que mediunidade não existe, basta querer.
      ---
      o caso que o 233 refere será o daqueles jornalistas que julgaram ter ludibriado Chico Xavier apresentando-se como reportes estrangeiros e aos quais foi oferecido a cada, um exemplar, se a memoria não me falha, do livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo"...

      Será esse caso??...

      (...) O truque deu certo. Chico escancarou as portas de casa para os “estrangeiros” e posou para fotos então inéditas na imprensa. [...] Após uma hora e meia de entrevista, Jean Manzon, David Nasser e o “intérprete” se despediram do entrevistado. Enganaram o “idiota” e ainda ganharam livros de presente. Jogaram os exemplares na mala e saíram às pressas, eufóricos. No dia seguinte, estavam no Rio.

      A reportagem foi publicada no dia 12 de agosto com uma lacuna estranha. Ela não mencionou como os jornalistas conseguiram passar o vidente para trás. Nasser jogou fora a chance de lançar a dúvida: Se Chico tem um guia e tem acesso aos espíritos, como foi enganado tão facilmente?

      Chico leu o texto e ficou apavorado, O juiz não teria dúvidas. O rapaz já imaginava o veredicto: todos os indícios levam a crer que Francisco Cândido Xavier imitou o estilo de Humberto de Campos. Culpado. Sacudia-se, em meio à violenta crise de choro, quando Emmanuel voltou. Estava inspirado:

      Chico, você tem que agradecer. Jesus foi para a cruz e você foi só para O Cruzeiro.

      O réu não conseguiu achar graça. Por que Emmanuel não evitou aquele vexame? Por que não desmascarou a fraude e revelou a identidade dos jornalistas?

      Só trinta anos depois, uma reportagem publicada por O Dia, em 28 de abril, e assinada por João Antero de Carvalho, revelaria, em detalhes, os bastidores daquela saga de David Nasser e Jean Manzon. A confissão foi feita por um Nasser arrependido, o mesmo capaz de definir Chico Xavier como “o maior remorso da minha vida”.

      O repórter voltou no tempo e reconstituiu a noite em que passava para o papel seu furo jornalístico, dois dias depois do encontro com Chico Xavier. Já era madrugada, quando ele foi interrompido por um telefonema de Jean Manzon. O fotógrafo parecia nervoso.

      - David, você trouxe aquele livro que o homem nos ofereceu?

      - Claro que sim.

      - Pois bem, abra-o na primeira página e leia a dedicatória. Nasser largou o telefone fora do gancho e, curioso, correu à procura de seu exemplar. Levou um susto ao deparar com a frase:

      “Ao irmão David Nasser, oferece Emmanuel”.

      - Que negócio é esse, Manzon, alguém revelou nossa identidade?

      O fotógrafo e o motorista também foram pegos de surpresa. Diante do mistério, os três fizeram um pacto de silêncio. A reportagem saiu sem aquele episódio.

      Segundo Nasser, a verdade, em jornalismo, era menos importante do que a verossimilhança.
      ---
      É claro que perante o exposto, é de se esperar um chorrilho de ofensas, brados, trejeitos, insinuações obscenas... do perturbado anti Espirita 233... Tão certo como amanhã o sol voltar a brilhar em alguma parte do globo terrestre...
      :)))...

      Excluir
    7. emenda... no texto acima onde se lê: apresentando-se como "reportes" deve ler-se "repórteres"...

      VVolta

      Excluir
    8. Caro leitor, se você se portar como um bobão, claro que será enganado. Experimente dar a um médium o nome de um morto inexistente,verá que ele lhe trará uma mensagem daquelas padronizadas, falando em amor, paz, amor ao próximo etc.
      Amigo, pense bem no meu argumento: se existissem esses tais espíritos, por que Ernesto Bozzano após trinta anos não teria conseguido nem que fosse uma ou duas identificações?
      Espíritos são "filhos de chocadeira", você não consegue nome dos pais, endereço de onde estudaram ou trabalharam, onde foram enterrados...NADA!
      Por que isso? Ora, porque eles não existem, são criações do subconsciente sugestionado. Só existe mediunidade quando há cultura rivailista, quem não conhece a teoria de Rivail não manifesta mediunidade. O dia em que na Índia se tornar conhecida a doutrina de Rivail, multiplicar-se-ão os médiuns até hoje inexistentes, embora haja por lá a crença na reencarnação há milênios.

      Já notou que o lusitano evita comentar o livro Cartas de Uma Morta? Porque ele é a prova de que o Chico Xaveco nunca recebeu mensagem de espírito nenhum.

      Excluir
    9. caro leitor... você saber perfeitamente que o 233 sendo um alucinado anti-Espirita, não hesita em recorrer à mentira e deturpe para tentar fazer anti-Espiritismo a qualquer jeito...

      na VERDADE!!!... identificação de Espiritos feita por eles e reconhecido pelos familiares é coisa que acontece em sessões Espiritas (mas não só Espiritas, diga-se) a todo momento...

      Relatos sobre estes acontecimentos é o que mais há por esse mundo fora e nem todos são falsidades...

      Inclusive, foram feitos exames por técnicos especializados a caligrafias psicografadas que atestam da veracidade dos factos...

      Em tribunal, por intermedio da psicografia de FCXavier, foi ilibado um réu que estava sendo acusado de assassínio mas que a família do "desencarnado", reconhecendo a "mão" de seu filho querido nas comunicações, acabou por aceitar o acidente relatado por este...

      Na propria Biblia, para alem do que aconteceu entre SAUL e SAMUEL, cujo encontro está relatado de forma inequívoca, há o caso de MOISES e ELIAS que compareceram ante Jesus com quem conversaram, perante o testemunho dos apóstolos presentes...

      (Prova insofismável que não é invenção Espirita o caso de Espiritos comparecerem neste mundo quando há possibilidade, oportunidade e motivo para que tal aconteça)...

      Enfim... por muito que o angustiado 233 tente reduzir a crença em Espirito/Alma à D. Espirita, a VERDADE é que essa crença está presente na maioria (e ponha maioria aí) das religiões...

      (inclusive e principalmente no Cristianismo, evidentemente)..

      :)...

      Excluir
    10. Claro que a crença na alma, e alma imortal (de onde viria a energia para preservá-la?) é comum a todas as religiões, eu nunca neguei isso.
      O que eu afirmo, e tenho provado com textos que dispensam interpretações mirabolantes, é que a Bíblia não ensina a existência e muito menos a imortalidade da alma.
      Deus disse que o homem não é nada, é somente pó, e que é mortal.
      "Tu és pó, e ao pó voltarás."

      Satanás disse que isso era mentira, que o homem não morreria. Logo, quem acredita que não existe morte, que tem uma alma imortal, é seguidor de Satanás.

      A Bíblia ensina que:
      "O salário do pecado é a MORTE, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus, nosso Senhor."
      "Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida, quem não tem o Filho de Deus não tem a vida."
      "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim."

      Leitor, se você crer em Jesus, crer que ele morreu em seu lugar, crer que ele é o Filho de Deus, que foi morto por você e que ressuscitou dentre os mortos, então você receberá a vida eterna. Isso é o que ensina a Bíblia. Se ela tem importância para você, creia no que ela ensina.
      Se você não crê na Bíblia, é direito seu. Fique com o ensino de espíritos imaginários e confie que vai reencarnar trilhões de vezes, a escolha é sua.

      Excluir
    11. tripitaka 1.049

      Vc parece um bobo tentando provar suas idéias a todo custo,mas não veja isso como uma crítica adversa.
      Vc é materialista mesmo quando reza.
      Vive numa aflição incomum,e todo mundo vê isso.
      Imaginei ociosamente como vc se sentiria se,em visita a um templo religioso,visse nas árvores do jardim uns macaquinhos cujos tamanhos são de beija-flores pulando de galho em galho.
      E se ainda fôsse uma criança a mostrá-los a vc.
      Logo concluiria que nem tudo o que existe, é necessariamente visível.(haha!)

      Numa das vezes em que estive no penúltimo templo que frequentei, isso me ocorreu.
      Dei muita risada.
      Entendi que "uma pá de especulações são vãs,e que certas virtudes são tolas".
      A vida é um ritual de integração constante,e isso é o que nos faz de fato felizes.
      Para sempre lembrarei daqueles animaizinhos se escondendo assustados de nós budistas,com nossas caras de pasmados.

      (o presente comentário foi para compensar o transtorno de ontem.
      Oxalá predomine a boa vontade entre mim e você- prefiro me dar bem com todos os que sei que tem uma boa índole-e vc e o sr.Vaivolta são limpinhos...)

      (ao sr.Vaivolta,
      "limpinhos" é uma gíria brasileira para pessoas que praticam o bem.)

      Até mais.

      §§§§§

      Excluir
    12. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    13. 233 »»» Se você não crê na Bíblia, é direito seu. Fique com o ensino de espíritos imaginários e confie que vai reencarnar trilhões de vezes, a escolha é sua.
      ---
      VV - Bom... o caso é que você acreditando no ensino dos Espiritos, você está crendo indubitavelmente na Biblia...

      Vou mostrar/demonstrar que assim é!...

      Ela, a Biblia, nos testemunha à todo momento que Jesus doutrinou no sentido Espiritual e não no sentido carnal já que a carne, é nela dito de forma contundente, "não herda o reino dos céus"...

      mais...

      Bem diferente (OPOSTO MESMO!!) ao que tenta desesperadamente impor o 233 (ele julga que por repetir muitas vezes a mesma
      atoarda, poderá conseguir que passe a ser aceite... Não consegue entender que a maioria do pessoal já não é tão trouxa quanto ele julga que ainda é)... :)...

      mas como ia dizendo...

      ... bem diferente do que pretende o caricato 233, na Biblia, como não pode deixar de ser, é MAIS UMA VEZ detonado seu intuito de querer forçar à marretada que os mortos de "nada mais sabem" quando, os factos, conspiram precisamente de forma contraria às suas pretensões...

      Veja-se como dois "desencarnados", segundo seu "modus vivendi" por cá, têm "espaços/compensações" diferentes para continuarem sua existência CONSCIENCIAL... (que só pode ser Espiritual evidentemente)... :)...

      Lucas,16
      19. Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho finíssimo, e que todos os dias se banqueteava e se regalava.

      20. Havia também um mendigo, por nome Lázaro, todo coberto de chagas, que estava deitado à porta do rico.

      21. Ele avidamente desejava matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do rico... Até os cães iam lamber-lhe as chagas.

      22. Ora, aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado.

      23. E estando ele nos tormentos do inferno, levantou os olhos e viu, ao longe, Abraão e Lázaro no seu seio.

      24. Gritou, então: - Pai Abraão, compadece-te de mim e manda Lázaro que molhe em água a ponta de seu dedo, a fim de me refrescar a língua, pois sou cruelmente atormentado nestas chamas.

      25. Abraão, porém, replicou: - Filho, lembra-te de que recebeste teus bens em vida, mas Lázaro, males; por isso ele agora aqui é consolado, mas tu estás em tormento.

      26. Além de tudo, há entre nós e vós um grande abismo, de maneira que, os que querem passar daqui para vós, não o podem, nem os de lá passar para cá.

      27. O rico disse: - Rogo-te então, pai, que mandes Lázaro à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos,

      28. para lhes testemunhar, que não aconteça virem também eles parar neste lugar de tormentos.

      29. Abraão respondeu: - Eles lá têm Moisés e os profetas; ouçam-nos!

      30. O rico replicou: - Não, pai Abraão; mas se for a eles algum dos mortos, arrepender-se-ão.

      31. Abraão respondeu-lhe: - Se não ouvirem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite algum dos mortos.
      ---
      Portanto... posso afirmar com certeza absoluta!!! que não, não foi Kardec (D.Espirita) que colocou NA BIBLIA essa DEMONTRAÇÃO CATEGORICA, de vida após desencarne... ;)...

      Excluir
    14. Essa paábola é totalmente contrária á doutrina rivailista:
      Destino eterno após a morte, sem reencarnação nenhuma;
      Céu e inferno;
      Impossibilidade de comunicação dos mortos com os vivos;
      Autoridade do AT, Moisés e os profetas, onde há a proibição de consultar os mortos.

      É preciso ser muito pobre de inteligência para tentar usar essa parábola para fundamentar o Rivailismo.
      Esse lusitano é a alegria do Blog, só escreve tolices ridículas.

      Excluir
  5. Por que a parábola do rico e de Lázaro não pode ter feito parte dos manuscritos originais? Porque ela contém ideias contrárias ao restante das Escrituras, logo, é seguramente uma interpolação espúria.
    Ninguém vai para destino algum antes da segunda vinda de Jesus:


    A entrada no Paraíso se dará por ocasião da “colheita” no fim do mundo
    Mateus 13:40-43:

    "Pois, assim como o joio é colhido e lançado ao fogo, assim será na consumação do século.
    Mandar´o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escãndalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça."


    A entrada no Reino é por ocasião da revelação do Filho do Homem
    Mateus 25:31-34

    "Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, vOLTAREI E VOS RECEBEREI PARA MIM MESMO, para que, onde estou, estejais vós também."

    Portanto, só entraremos nas nossas moradas quando Cristo voltar para nos levar para onde ele está.



    Davi não subiu aos céus, nem foi a lugar algum, mas o pó retornou ao pó. Davi está morto na sepultura.
    Atos 2: 29 e 34

    "Irmãos, seja-me permitido dizer-vos claramente a respeito do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje."
    "Porque davi não subiu aos céus,..."

    Portanto, não há rico no Inferno, nem mendigo no céu antes, da volta de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que a parábola do rico e de Lázaro não pode ter feito parte dos manuscritos originais? Porque ela contém ideias contrárias ao restante das Escrituras, logo, é seguramente uma interpolação espúria.
      Ninguém vai para destino algum antes da segunda vinda de Jesus
      ---
      heheheh... este 233 se não existisse teria de ser inventado...
      agora quer que na Biblia estejam "parábolas pirateadas"... :))...

      evidentemente que, seguindo também o raciocínio de sua aberrante (des)argumentação, sempre se poderá dizer que a parábola em questão detona com qualquer outro conceito que não tenha presente a continuidade da vida pós desencarne...

      Enfim... ao perturbado 233 já nem a Biblia escapa à sua doentia alucinação anti-Espirita... :(...

      Vida Espiritual em aprendizagem...
      1-Pedro,3
      19. É neste mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que eram detidos no cárcere, àqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes









      Excluir
    2. 233 »» Essa paábola é totalmente contrária á doutrina rivailista:
      peregrina
      VV - bem... o que essa parábola faz é detonar sem duvida alguma com a obtusa pretensão do 233 que após a morte vem o nada... :)...

      233 »»» Destino eterno após a morte, sem reencarnação nenhuma;

      VV - na verdade, nada ali é referido como sendo eterno. Mais uma vez é o 233 querendo desesperadamente "ver" coisas que não existem... :)...

      233 »» Céu e inferno;

      VV - que a D. Espirita não nega e que atribui a "estados conscienciais"... "estados" esses que ocuparão "zonas" venturosas ou terrivelmente dolorosas. Por exemplo o umbral...

      233 »»» Impossibilidade de comunicação dos mortos com os vivos;

      VV - ao contrario, é bem evidente essa possibilidade... só que foi referido que, no caso pretendido, não valia a pena... :)...

      233 »» Autoridade do AT, Moisés e os profetas, onde há a proibição de consultar os mortos.

      VV - só a má utilização dessa possibilidade, já que usada de forma digna e responsável ele até incentiva...

      Numeros,11
      26. Dois homens tinham ficado no acampamento: um chamava-se Eldad e o outro, Medad, e o espírito repousou também sobre eles, pois tinham sido alistados, mas não tinham ido à tenda; e profetizaram no acampamento.

      27. Um jovem correu a dar notícias a Moisés: “Eldad e Medad, disse ele, profetizam no acampamento.”

      28. Então Josué, filho de Nun, servo de Moisés desde a sua juventude, tomou a palavra: “Moisés, disse ele, meu senhor, impede-os.”

      29. Moisés, porém, respondeu: “Por que és tão zeloso por mim? Prouvera a Deus que todo o povo do Senhor profetizasse, e que o Senhor lhe desse o seu espírito!”

      233 »» É preciso ser muito pobre de inteligência para tentar usar essa parábola para fundamentar o Rivailismo.
      Esse lusitano é a alegria do Blog, só escreve tolices ridículas.

      VV - de facto o perturbado 233 apenas consegue passar uma imagem de individuo metido a "zé esperto" julgando que todo mundo engole suas espertices ridículas... :)...


      Excluir