Páginas

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O crime entrou em campo

O seguinte texto tem acesso restrito pelo PC, mas o acesso é livre pelo smartphone:

O Estado de S Paulo

Paixão popular no mundo inteiro, o futebol não é isento de denúncias de corrupção. Já na transição do amadorismo para o profissionalismo, ele é tema de extenso folclore contendo casos como o do dirigente de um clube que prometeu pagar ao goleiro do adversário certa quantia por gol tomado e, após o quinto, avisou-lhe que o trato não valia para os próximos. Tendo esse esporte se transformado num negócio muito próspero, a manipulação de resultados de partidas se tornou relativamente comum. E as quantias envolvidas, cada vez maiores. Ainda assim, os dados revelados no último escândalo divulgado impressionam: quase 700 jogos - 380 em 15 nações europeias e mais de 300 na América do Sul, América Central, África e Ásia, inclusive no Brasil, na Copa dos Campeões da Europa e nas eliminatórias para a Copa do Mundo - estão sob investigação do Serviço Europeu de Polícia (Europol).


Os policiais calculam que na Europa, onde se concentra a elite do futebol mundial, a máfia devassada pagou 2 bilhões (R$ 5,4 milhões) em propinas e recebeu 8 bilhões (R$ 35 bilhões) em prêmios de loteria e apostas feitas pela internet. "Nunca vimos uma rede tão grande de criminosos no futebol. Trata-se de uma operação sofisticada e uma evidência clara de como a corrupção invadiu o esporte", comentou o diretor do Europol, Rob Wainwright.

O esquema devassado baseia-se na compra de jogadores, árbitros e dirigentes para assegurar resultados de interesse de apostadores. Jogos de pouco destaque no noticiário esportivo estão sob suspeita. O trio que apitou um amistoso entre seleções sub-20 da Argentina e da Bolívia em 2010 deu à partida um acréscimo de 13 minutos sem razão aparente. E o juiz ainda marcou um pênalti inexistente para garantir a vitória dos argentinos. Pelo menos um jogo válido pela Copa dos Campeões na Inglaterra, dois das eliminatórias para a Copa da África e um na América Central estão sendo investigados. De acordo com os investigadores, além de obter lucros milionários, os bandidos também usam a fraude para lavar dinheiro ilícito obtido na venda de entorpecentes.

Esta é a principal diferença entre o escândalo denunciado esta semana pelo Europol e outros ocorridos em passado recente. Em 2006, a descoberta da manipulação de resultados no futebol italiano resultou no rebaixamento da tradicional Juventus de Turim para a segunda divisão do campeonato nacional. No ano passado, esquema similar foi denunciado no mesmo país, cuja seleção já conquistou quatro Copas do Mundo da Fifa.

No Brasil, também não é incomum o registro de casos escabrosos. Há 30 anos, quando a Loteria Esportiva era uma mania nacional quase igual à paixão pelo próprio futebol, a revista especializada em esportes Placar revelou que jogos que constavam das cartelas de aposta tinham resultados alterados à base do suborno de seus participantes. Em 2005, outra revista, a Veja, denunciou a chamada Máfia do Apito, sob o comando de Edilson Pereira de Carvalho, acusado de chefiar uma quadrilha de árbitros venais. Das investigações feitas após a reportagem resultou a anulação de 11 jogos do Campeonato Brasileiro.

Só que a corrupção não se limita ao que ocorre dentro das quatro linhas que delimitam o gramado. Também prospera nos escritórios de um negócio que movimenta fortunas em transferências e contratos de craques e treinadores. E em quantias vultosas investidas em publicidade na transmissão pela televisão de torneios acompanhados por bilhões de espectadores pelo mundo inteiro. Recentemente, Ricardo Teixeira foi apeado da presidência da CBF sob suspeita de enriquecimento ilícito. E a revista francesa France Football revelou que dirigentes da Fifa teriam recebido propina para escolher o Catar para sediar a Copa do Mundo de 2022.

O combate a essa praga deve começar pela transparência na contabilidade de clubes, federações, confederações e da Fifa, entidades privadas em que dirigentes reinam por anos a fio, sem a obrigação de prestar contas de suas gestões.

10 comentários:

  1. A deusa pagã,e o civilizador.
    °
    °

    Tem dias em que lembro que sou a terra
    brotando sem parar raízes
    caules,e flores de diversas cores
    orvalhando nas horas tristes
    alimentando as feras

    descontrolada,passiva,irracional
    gerando no ventre o bem e o mal
    que se anulam,e aniquilam entre si
    empolgando velórios e bacanais
    paixão e festa
    rituais e afins

    Pedi,um dia, a Deus por um deus
    que viesse até mim
    que me refizesse,que me quisesse,que fôsse meu
    que me disciplinasse,com nobres fins
    que me contivesse

    ...e ele veio
    me cercou de arame farpado
    de diques,de rios transpostos
    plantou-me suas monoculturas
    criou entropostos comerciais
    desequilibrou o ambiente
    mas tornou-o propício para a expansão
    de uma única população
    tornou-o vitalício
    para pais,filhos e mães
    para pai,filho e espírito santo
    para Brahma,Vishnu e Shiva
    para pensamento,matéria,antimatéria

    No início era o verbo
    incitando,e depois apaziguando meu chakra básico
    incitando,e dominando a kundalini
    transformada em chicote
    para sulcar meus excessos
    para me punir pelos excessos
    acalmando o inferno
    do desejo sem fim
    e sem objetivo
    produzindo o pecado,a dúvida,a culpa
    cercando a luxúria e a volúpia
    fartando as lágrimas
    que preenchem os diques
    que irrigam a vida em sua expansão
    para satisfazer enfim
    não a minha vontade de terra
    que a gera
    mas a vontade do deus
    que inventou que é dono dela
    impondo à mesma suas racionalizações
    transferindo-lhe seus ideais
    convencendo-a que a perpetuação da raça
    dos deuses
    é o grande problema dela.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Srta Nihil, eu tenho muita dificuldade em ler poesias, não sei quem é o sujeito, quem é o predicado, mas pelo visto a mensagem é de que nem a Mãe Natureza faz a vontade do Pai, pois ela foi subjugado pela vontade do Civilizador, que arranca da Natureza todos os meios para realizar os seus pecados materiais e até inventa deuses para justificar a sua monocultura de pura ganância. Mas até quando o Civilizador conseguirá arrancar da Natureza água, luz, comida e telefone, dando como contrapartida apenas bolos digestivos? Bom, isso não é fácil de responder. Desde o princípio do tempo, o que sabemos fazer de melhor são os bolos digestivos, você não precisa fazer um curso de primário para aprender. Mas acredito que já passou da hora de implantar um curso de como reciclar esse bolo digestivo, para tirar dele o que antes era só privilégio da Natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr.Hosaka,não precisa se embaraçar.

      Eu também não sei o que eu escrevi.(ihhhhh...)
      A princípio,meu desejo era compor mais uma poesia baseada em meus sonhos eróticos com o Príncipe.
      Ela acabou ficando assim.
      E quem corou,fui eu.

      Excluir
    2. De todo modo,obrigada pelo apreço,sr.Hosaka.

      Excluir
  3. Hosaka, voce que é um catolicuzudão me responda, tche :verdade que o teu papa quiz dar uma de Jânio Quadros, queria ser ditador da igreja e renunciou para pedirem para ele ficar como o dono? hehehe

    ResponderExcluir
  4. Hosaka, voce que é um catolicuzudaço responda, tche :verdade que o teu papa quiz dar uma de Jânio Quadros, queria ser ditador da igreja e renunciou para pedirem para ele ficar como o único dono do Vaticano ? hehehe

    ResponderExcluir
  5. Hosaka confessa : é chegado numa linguiça com dois ovos, hehehe

    ResponderExcluir
  6. Tegucigalpo Ozaca de Magalhãesquinta-feira, fevereiro 25, 2016 9:06:00 AM

    Os ateus acreditam cegamente na historinha boba da bactéria que vira ameba, que vira água-viva, que vira lombriga, que vira polvo, que vira ...
    Os primeiros indivíduos a identificarem-se como "ateus" surgiram no século XVIII. Os ateus tendem a ser céticos em relação a afirmações sobrenaturais. Ninguém sabe como ou por que o universo surgiu. Aliás, não está inteiramente claro se nós podemos falar coerentemente sobre o “começo” ou “criação” do universo, pois essas ideias invocam o conceito de tempo, e estamos falando sobre o surgimento do próprio espaço-tempo.

    A noção de que os ateus acreditam que tudo tenha surgido por acaso é também usada como crítica à teoria da evolução darwiniana. Como Richard Dawkins explica em seu maravilhoso livro, “Deus, um Delírio”, isto representa uma grande falta de entendimento da teoria evolutiva. Apesar de não sabermos precisamente como os processos químicos da Terra jovem originaram a biologia, sabemos que a diversidade e a complexidade que vemos no mundo vivo não é um produto do mero acaso. Evolução é a combinação de mutações aleatórias e da seleção natural. Darwin chegou ao termo “seleção natural” em analogia ao termo “seleção artificial” usadas por criadores de gado. Em ambos os casos, seleção demonstra um efeito altamente não aleatório no desenvolvimento de quaisquer espécies.

    ResponderExcluir
  7. Sábado agora, Frank Hosaka Nihil e seu amigo Aroldão Tripé estavam em um supermercado em Diadema . Quando foram passar no caixa, a mocinha perguntou : - Vocês estão juntos? Hosaka respondeu: - Não, é só namoro... Que lindo...

    ResponderExcluir