Páginas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Erros no Telecurso 17 de Matemática



Antes de mais nada, o crédito desse comentário pertence ao Adilson, colaborador do Blogue da Selma, que encontrou no YouTube o vídeo que foi exibido na Globo às 5:30 hs da manhã de 20/02/2013. Eu pedi ajuda à Central Globo de Relacionamento bem como à Fundação Roberto Marinho para localizar o vídeo, mas nenhum dos dois se prontificou em me responder.

De acordo com o Wikipedia, o Obelisco de São Paulo tem uma altura de 72 metros, mas na tele aula foram apresentados três artistas que usaram o teorema de Tales para calcular outra altura: 112,50 metros.

Eles pegaram um pau de 1 metro, e mediram a sombra dela de 1,25 metro.

Eles mediram a sombra do obelisco de 90 metros.

E usaram a clássica regra de três, inventado por Tales em 6 A.C. A sombra do pau está para a altura do pau, assim como a sombra do obelisco está para a altura do obelisco, o famoso x da questão. Assim temos:

1,25 / 1 = 90 / x -> simplificando, temos x = 90 / 1,25, o que dá 72 metros, mas o tele curso calculou 112,50 metros, ou seja, ao invés deles dividirem a sombra do obelisco com a sombra do pau, eles multiplicaram, ou seja, ninguém seguiu o primeiro teorema de Tales que reza para fazer a prova dos nove pelo menos três vezes.

Outro erro crônico da tele aula é a trena de noventa metros, coisa que não existia em 6 A.C. e muito menos em 2013 D.C., o máximo que você encontra é uma trena de 10m, o programa não explica de onde surgiu essa trena bem dotada.

Outro erro crônico é que eles desprezaram o movimento dos corpos celestes. No tempo de Tales, os astros giravam em torno da Terra, é o que o pessoal chamava de teocentrismo. Depois do fiasco da Nasa em 1969, o pessoal começou a adotar o heliocentrismo, após a declaração de Armstrong de que é a Terra que gira em torno do Sol. Não importa quem gira em torno de quem, é possível que o Sol e a Terra girem em torno da Lua, isso só será possível de verificar quando conseguirmos colocar uma nave fora da órbita da Terra, mas de acordo com o Sr MB, isso não é possível de ser feito, por mais que a Petrobrás subsidie o combustível. Na tele aula, os três artistas mediram primeiro a sombra do pau, e depois mediram a sombra do obelisco, quando o correto é medir as duas sombras ao mesmo tempo, para evitar que o movimento dos corpos celestes alterem o resultado.

E finalmente o tele curso desprezou completamente o teorema de Tales, a regra de três só funciona se a sombra do pau e a sombra do obelisco estiverem em sentido paralelo, o que não é possível de ser feito em São Paulo, pois todo o terreno é torto.

Para corrigir esse problema, eu gostaria de sugerir à Fundação Roberto Marinho a convidar o Sr MB, usá-lo numa catapulta do tempo do Tales, lança-lo no topo do obelisco, e de lá o Sr MB solta um barbante, e depois de esticado, o Sr MB corta o barbante. Eu só não sei como tirar o Sr MB do topo do obelisco.

11 comentários:

  1. Para a paixão fortuita,


    "pára,se és meu amigo
    faz brilhar a alegria dos seus olhos

    diante de mim,meu querido,pára
    abraça-me com esse olhar feiticeiro

    um instante,se me amas,à minha frente
    deixa que teus olhos brilhem".-Safo,

    Se fico perto de você
    Não resisto a nada
    Quero porque quero tocar você
    seus lábios me fazem calada
    seu corpo quente como brasa
    me prende,me imanta
    sua voz me alcança
    do átomo à superfície
    mas num átimo,não te quero
    seu olhos brilham
    mas quem é você?
    o que quer você?
    o que é você?

    Meu desejo eterno
    é um inferno
    de aguentar
    não tem data jamais
    para acabar
    mas eu espero
    ou melhor,nada espero

    Eu mando em mim
    Jamais o instinto
    Minha vida é uma só,e me pertence,enfim
    não pertence a qualquer desatino

    Desculpe,amor
    Você ficou adiado para a próxima vez
    Toda primavera tem flor
    Tudo tem hora,ou não tem hora
    para acontecer

    Um dia parafrasearemos
    o rei Roberto
    sonhando por uma noite
    e nos deliciando com uma vida
    para nos arrependermos-
    você duvida mesmo?- Nihil.

    (abraça-me com esse olhar feiticeiro...)

    §§§§§§§§§ Dedico os versos acima a um quase namorado do passado remoto.
    (ele foi encontrado por outra "mala+uquete",ainda bem.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para a deusa de cinco pontas.


      Ó minha santa coroada
      rainha da escuridão que quase cede nessa hora
      ilumina os que vêm e os que vão embora
      liga as luzes das cidades
      reúne as pessoas em suas casas
      faz do recolhimento uma ilha sagrada.

      Envolva-nos em seu divino manto
      a todos,tranquilize com a sua luz
      amorteça nosso suave quebranto
      conceda-nos o afetuoso acalanto
      que aos nossos sentidos,seduz,
      que os amortece,para nos adormecer,
      enquanto vc inventa novo amanhecer.- Nihil.


      "Vésper,
      trazendo de volta os que se foram
      à luz do claro dia nascente
      ovelha e cabra traze de volta
      traze de volta à mãe,o seu filho

      Ô Vésper
      dos astros o mais belo..."- Safo

      comentário,

      desde 1.993,de tempos em tempos,escrevo uma nova poesia para a estrela Vênus.
      Hoje,escrevi uma inédita.

      Desde 1.993?
      Hã...
      Não,acho que desde bem antes...(fiuuzinhoo...)

      Excluir
    2. correções nos finais,

      (meu problema,são sempre os finais...)

      primeira,

      "Um dia parafrasearemos
      o rei Roberto
      sonhando por uma noite
      e nos deliciando com um longo
      horizonte
      de arrependimentos
      vc duvida mesmo
      que ainda faremos isso?"


      segunda,

      envolva-nos em seu divino manto
      a todos,tranquilize com sua diáfana luz
      acalme nosso quebranto
      conceda-nos o afetuoso acalanto
      que aos sentidos seduz
      que os entontece,para nos adormecer
      enquanto vc "arruma" novo amanhecer. -Nihil





      Excluir
  2. O link da Scalla FM não funciona no Android, mesmo assim agradeo.
    Poemas são textos mais difíceis de compreender, mas aplaudo a sua iniciativa. mesmo com os textos descritivos, sempre tenho essa dificuldade, principalmente quando a minha capacidade de leitura vai até o segundo parágrafo ou a segunda estrofe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pézão : Olá Hosaka, quem te mandou um forte abraço foi o Bandolinha.

      Hosaka : Legal, mas quem é o Bandolinha ?

      Pézão : É aquele que detonou a tua rosquinha !

      Excluir
  3. Para o sr.Hosaka,

    não repare eu usar sempre os espaços de réplicas das suas mensagens para escrever meus versos.
    Faço isso,porque o sr.e seus textos me deixam desembaraçada,e me dão uma "sensação de lar".
    É na segurança,que temos "suporte" para a criatividade.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, sr. Hosaka, essa aula do Telecurso parece psicografia do Chico Xaveco, só besteira. Agora já dá pra desconfiar de onde o Chico Xaveco tirou aquela figura geométrica chamada "esfera oval". Ele certamente estudava pelo Telecurso.

    Caraca: Eles montam um divisão e multiplicam em vez de dividir!

    ResponderExcluir
  5. foi difícil encontrar alguém que reparou isso. Muito obrigado por terem postado o comentário sobre o erro. é uma tremenda falta de consideração da fiesp, da globo e dos outros responsáveis. o telecurso é usado por muita gente simples que nunca teve acesso a estudo. Obrigado!

    ResponderExcluir