Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O livro do Papa Bento

O papa Bento XVI (85 anos)completa a trilogia de livros "Jesus de Nazaré e lança  a polêmica obra "A infância de Jesus".  Encontrei na Livraria Cultura por R$24,90.

Nesse livro o Papa Bento afirma ( e corretamente!) que  Jesus nasceu antes de Cristo. Provavelmente entre 7 e 4 aC. O que aconteceu é que o calendário cristão, que divide a história a partir do nascimento de Jesus, somente foi estabelecido em 525 dC a pedido do papa João I. O monge Dionísio Exíguo fez os cálculos para determinar a data do nascimento de Cristo, concluindo que fora no ano 754 da fundação de Roma. Errou em alguns anos, e o calendário se difundiu pela cristandade até o século XIX, quando percebeu-se o engano. Tarde demais para mudar.



Recém-editado em 50 países, o livro procura estabelecer uma conexão respeitosa entre o Velho e Novo Testamento e narra o nascimento e a infância de Jesus baseado em Mateus e Lucas.

O Papa admite também que a estrela de Belém pode ter sido a explosão de uma supernova, hipótese já levantada pelo astrônomo alemão Johannes Kepler, no século XVII, que afirma o alinhamento entre os planetas Júpiter, Saturno e Marte e que na semana do nascimento de Jesus houve a explosão de uma supernova relativamente próxima à Terra.

A matéria ainda afirma que no livro  o Papa Bento  conclui que as as figuras do boi e do burrinho são apenas alegorias de humildade, cristalizados pela iconografia medieval.



SA


2 comentários:

  1. O papa também fala sobre a virgindade de Maria nesse livro. O que você pensa sobre isso?

    ResponderExcluir
  2. esse MB é fajuto, cópia mal feita, hehehe

    ResponderExcluir