Páginas

domingo, 9 de dezembro de 2012

O culto

Fez um calor danado nesse sábado, e assim decidi descansar na Praça do Mário, onde encontrei o Fábio, o Douglas e o Moisés, equipado com uma caixa acústica, alimentado por uma bateria de um carro. O som estava na faixa dos 60 decibéis, muito alto para uma plateia de quatro pessoas, eu e três mendigos.

Estava começando o primeiro culto a Deus em praça pública. O Fábio citou Malaquias, reclamando que o povo de Israel ficou quatrocentos anos sem oferecer um sacrifício ao Senhor dos Exércitos. O Fábio comentou que era um sacrifício imperfeito, onde o pecador se arrependia dos seus erros, matando um cordeiro para Deus lhe perdoar. Malaquias reclama que o povo de Israel não se arrependia dos seus pecados e, pior, usavam cordeiros ou outros animais velhos, doentes e coxos.

A seguir o Moisés usou o seu violão e 60 decibéis para cantar "Eu preciso de um milagre", lembrando mais ou menos a Maria, a irmã da Marta, que usou de todo o seu tempo para perfumar Jesus e adorá-lo. É uma canção bem longa para quem não está acostumado com 60 decibéis como eu.

O Douglas entrou em cena, com uma apostila de dez páginas, citando o primeiro versículo de João, comentando que temos uma visão errada de Deus, como se ele fosse um pobre coitado que precisa da nossa atenção. Ele citou mais dois pontos da sua longa apostila, mas perdi a minha atenção, vendo do outro lado da praça um pai de família tirando os filhos do carro para colocá-los dentro de casa, tentando protegê-los de um quarto mendigo que apareceu na praça, e começou a insistir em pedir algo. O pai de família muito a contragosto acabou cedendo um copo de água. O monólogo do Douglas estava tão confuso quanto as homilias de padres de muita idade que vão lendo os textos que já foram citados ao longo da missa, e não consegue explicar a plateia como o trabalho de divulgar o Evangelho agrada ao Pai Todo Poderoso.

Depois de mais duas canções de louvor, eis que chegamos na saideira do culto, o Fábio convidou todo mundo a ficar de pé e bem mais próximo para que aceitassem Jesus como único sacrifício perfeito para agradar a Deus. Como eu sou tímido, fiquei lá atrás, sentado. Já os mendigos se aproximaram do Fábio, e o Fábio pediu para o Douglas e o Moisés botarem as mãos sobre a cabeça deles.

Ao contrário da missa católica que é cheio de Amém, Amém e Amém, esse culto teve colaboradores (possivelmente parte da família do Fábio, do Douglas e do Moisés) dizendo Aleluia, Glória a Deus, Oh Glória, mas esse culto tem um denominador comum com a Missa: é longo, chato e barulhento.

Quando terminou o culto, só lembrei do Paulo, de quantos decibéis ele precisou para converter um judeu para Jesus. Deve ter sido bem mais de 60 decibéis, e, é claro, com a força do Espírito Santo. Quem não se converteu, no mínimo deve ter ficado surdo.

10 comentários:

  1. Barulheira,foi o que eu curti ontem às vinte e três horas na praça contígua à rua da minha casa.
    Ah,sr.Hosaka.

    Ao menos o sr.foi na reuniãozinha por vontade própria.
    Nós tivemos que aguentar um alarido daqueles de música funk,por uns quarenta minutos,sem termos a opção de dizer "chega",enquanto tentávamos dormir.
    Denunciei ao SAC da prefeitura,e imagino que alguns outros fizeram o mesmo.
    Ainda bem que ficou tudo bem,e que estamos preparados e com saúde agora,para mais uma semana,amparados por Deus,goste ele de ruídos,de rock,ou de sons de gandharva...

    Boa semana ao sr.!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, dona Mala, já levaste uma catiripapada na bengalafumenga ?

      Excluir
    2. "Bengalafumenga" - termo empregado por Gilberto Freyre em mais de um dos seus escritos. Tem, a deduzir do contexto em que é empregado, o significado de 'reles', 'pouco significante'.

      Excluir
    3. Bengalafumenga tambem pode ser : Coisa de pouco valor

      Excluir
    4. Olá,amigos.

      Como vão vossas...hum...

      ... ... ... ....algaravias?

      Excluir
  2. Um japonês natural de Uraí, PR, morador de Diadema, decidiu homenagear seu filho com nome brasileiro e sai pelas ruas a procura.
    Chegando perto de um rapaz e disse:
    - Tô homenageado meu filho com nome brasileiro por favor dê umas dicas aí.

    Então o rapaz sai falando:

    - Sugiro: Pedro, João, Joaquim, André, Cristiano.

    O japonês todo empolgado diz:

    - Isso aí, nome bonito né: SUGIRO. Vai ser esse mesmo! HEHEHE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bloco de Notas: favor desconsiderar próximo comentário

      http://forum.xda-developers.com/showthread.php?p=28926017
      http://download.cyanogenmod.com/?device=i9300
      http://www.androidgadgematic.com/2012/10/how-to-install-cyanogenmod-10-cm10-galaxy-s3.html

      Excluir
    2. Olá Sr Anon Nymus,

      Semana passada, a Neuza contou a seguinte anedota.

      Havia um grupo de amigos que ficaram com dó de um rapaz que ficou cego, e que não conseguia nenhuma mulher e vivia numa secura de muito tempo. Então, eles decidiram levar o rapaz na casa das mulheres alegres, e lá o rapaz perguntou:

      - Você faz tudo?
      - Sim eu faço!
      - Inclusive 69?
      - Sim eu faço sim, na semana que vem!

      Excluir
    3. 23 pessoas já haviam contado essa, voce é o 24.

      Excluir
  3. http://conservadoresateus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir