Páginas

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Dual Boot: Windows 8 e Windows 7

A minha primeira experiência com o Windows 8 foi um desastre, perdi algumas funcionalidades no meu ultrabook da Samsung, como o acesso ao Internet Banking da Caixa Econômica Federal e a automação do navegador através do iMacros. Levei um tempão para reinstalar o Windows 7.

Nessa passagem de Natal, a Santa Tereza me mostrou uma dica de como instalar o Windows 8 através do Dual Boot, através da página que encontrei em http://www.comofaco.com/2011/09/14/como-instalar-o-windows-8-em-dual-boot/

Ao invés de instalar o Windows 8 a partir do Windows 7, peguei os 400 gb do disco rígido e dividi em duas partes, e instalei o Windows 8 a partir do boot do ultrabook, e ele então me perguntou em qual partição o novo sistema deveria ser instalado. Dessa vez, a instalação foi bem rápida.

O Windows 8 é bem mais prático para quem guarda os contatos e os compromissos na Internet. Isso é um tópico bastante antigo que enfrentei no fórum do iPhone. Nesse ano, enfrentei o mesmo debate no fórum do AndroidZ, de onde acabei dando o braço para torcer, e decidi abandonar o Outlook que me deu suporte desde 1990. Ou seja, agora eu posso atualizar os meus compromissos e os meus contatos tanto pelo celular quanto pelo Windows 8. Isso é super prático, mas se é seguro, isso tenho que confessar que não sei dizer.

O visual do Windows 8 lembra bastante o Android, onde você vê vários widgets de uma só vez, desde a previsão do tempo, bem como as cartas que chegaram na caixa postal. Mas para quem está acostumado com o paradigma dos ícones, existe um widget que abre a velha área de trabalho do Windows, só que dessa vez não existe mais o botão iniciar. Para sair do aplicativo, agora você precisa arrastar o mouse até o canto superior direito da tela, onde o Windows 8 disponibiliza as principais opções para navegar no novo sistema da Microsoft.

O navegador Internet Explorer 10 do Windows 8 é o mais sensacional que já experimentei, é bem rápido para carregar e navegar. É uma pena que não consigo entrar no Internet Banking da Caixa Econômica e nem instalar o iMacros, mas para isso é que o Dual Boot é o melhor recurso para usar um novo sistema, agora eu posso reinicializar o micro e escolher o Windows 7, obter as informações que eu preciso, salvando em um arquivo, e depois utilizo esse arquivo no ambiente do Windows 8, mantendo essa rotina até os desenvolvedores atualizarem o Internet Banking e o iMacros.

Outra boa novidade do Windows 8 é que ele dá acesso à loja da Microsoft, coisa que foi sucesso no mundo do iPhone e do Google Play. Eu baixei um vídeo-game espetacular, chamado Adora. O meu ultrabook não tem placa de vídeo poderoso e nem console para vídeo-games, mas o Adora com belíssimos gráficos é perfeitamente funcional só com o mouse. Trata-se de uma moça que procura pelo avô que sumiu no Peru, e ela vai ajuntando as ferramentas que encontra no meio do caminho para atravessar várias passagens secretas. Depois de duas horas, eu acho que consegui chegar em 10% da fase 1. Se depender de mim, essa moça não vai achar o avô. O jogo é distribuído gratuitamente, a mesma estratégia que a Apple e o Google usam para vender os celulares mais caros do mundo.

Por falar em celular, o Windows 8 é bastante funcional com o Galaxy Note II, é fácil fazer a conexão, tanto pelo cabo de dados bem como pela rede sem fio. Eu acho que o Note II é um celular grande demais, pouco prático para quem conversa por muito tempo. No meu caso, a enorme tela de cinco polegadas facilita a minha leitura e vários serviços de consulta que faço no aparelho. O Note II trouxe de volta a velha canetinha, que o Steve Jobs cansou de avisar que é inútil e imprestável. O Steve estava coberto de razão, mas que essa canetinha do Note II é trilegal, ninguém pode negar. Por exemplo, imagine que o Note II esteja desligado, basta você puxar a canetinha que ele liga sozinho. O serviço de reconhecimento de escrita do S Pen do Note II é uma grande porcaria para quem tem péssima caligrafia como eu. A canetinha S Pen do Note II também executa várias funções impensáveis na época do Steve como navegar, capturar tela, recortar imagens, selecionar texto, etc, isso, é claro, se você conseguir apertar o botão dela. Enfim, o Note II é bem parecido com o Windows 8, grande, cheio de coisas imprestáveis, mas os dois conseguiram alegrar o meu Natal.

Obrigado, Papai Noel!

2 comentários:

  1. Deu gosto ver seu o seu entusiasmo,sr.Hosaka!

    Meu notebook pequeno se estragou,e segundo um técnico onde fui,não tem mais conserto.
    Vou levar em outra assistência,só para confirmar.
    Se puder ser consertado,melhor.
    Se não, irei comprar outro,mas dessa vez,usado.

    ResponderExcluir
  2. Fim do mundo e homem na lua ( pernetão ) só o Hosaka para acreditar. Magalha falou e ele acha que é verdade, quod facere ! Frohe Weihnachten , hehehe

    ResponderExcluir