Páginas

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O silêncio é de ouro

Muitas vezes minha avó repetiu a frase "A palavra é de prata e o silêncio é de ouro" e eu, na minha infantil ignorância não entendia e não refletia. Quando criança  falta muita paciência e em tudo colocamos pressa e irreflexão. Só muito tempo depois, amadurecendo,  comecei a digerir o verdadeiro significado da frase, que na verdade é muito simples: melhor o silêncio do que a palavra, obviamente que em determinadas ocasiões.

Jesus foi um grande adepto do silêncio nas horas certas, e dava muito valor para ele. Disse para seus Apóstolos que  a boca fala conforme o estado do coração, e o mais importante é o que sai pela boca e não o que entra, pois o que entra logo sai e é jogado em lugares desprezíveis. Bem, não tanto desprezíveis, pois hoje em dia o que entra pela boca  quando sai está sendo jogado através de esgotos  em rios e praias, poluindo o ambiente com coliformes fecais (Escherichia, Enterobacter e Klebsiella). Na época de Jesus nunca tinha se ouvido falar em coliformes, e provavelmente os lugares escusos aos quais ele se referia não contaminava os rios do Oriente Médio.

 Visto que o que entra pela boca  já sabemos o destino, o importante é descobrirmos os danos causados pelo que sai. E aí a coisa complica... Muitas vezes perdi a chance de ficar em silêncio e acabei complicando a situação.

Quando Jesus foi preso, foi levado pelos soldados à presença de Herodes, que ficou satisfeito em vê-lo, pois a fama de Jesus era grande e muitas notícias haviam sido trazidas até ele pelos fofoqueiros de plantão. Jesus estava sujo devido aos maus tratos, rosto cheio de sangue e ferido. Herodes teve um faniquito e xingou os soldados por terem trazido Jesus sujo, e pediu que o limpassem, pois na sua presença queria pessoas limpas e não sujas a ponto de causar nojo. Os soldados limparam Jesus com a "delicadeza" de soldados... Jesus permaneceu em completo silêncio. Qual de nós suportaria isso?

"Limpo", Jesus é novamente levado à presença do poderoso Herodes, que mandou colocassem nele uma túnica branca. Sabem o significado da túnica branca naquele tempo? Que a pessoa era louca, doida varrida, que o que ela dizia não tinha valor algum!

"_Têm-me falado muito de tua sabedoria, dos teus discursos e da tua doutrina; eu desejaria ouvir-Te refutar os teus acusadores. – Que dizeis? – É verdade que és o rei dos judeus? – És o Filho de Deus? – Quem, és? – Ouvi dizer que tens feito grandes milagres, prova-o diante de mim, fazendo um milagre. Depende de mim libertar–Te. – É verdade que deste a vista a cegos de nascença? Ressuscitaste dos mortos Lázaro? Saciaste vários milhares de homens com poucos pães? Porque não respondes? – Conjuro-te a operar um dos teus milagres. – Seria muito em teu favor”. Herodes cobriu Jesus de perguntas, mas Ele permaneceu calado.

Vendo que nenhuma palavra conseguiria arrancar de Jesus, Herodes o mandou de volta para Pilatos. Não queria se comprometer, principalmente porque já havia mandado cortar a cabeça de João Batista.

Jesus permaneceu em completo silêncio. Não se revoltou, não acusou. O que teria acontecido se Ele "rodasse a baiana"? Não se sabe.

Mas a verdade é que o silêncio foi de ouro, porque não valia perder a paciência com pessoas medíocres. Jesus sabia que todos eram medíocres. Só sai mediocridade do coração dos medíocres.

Tenho pensado muito nisso, no meu dia a dia.


Igreja Bonsucesso em Jacareí/SP, onde meus pais se casaram há 50 anos





Abs.


6 comentários:

  1. Bom texto, eu também não consigo ficar em silêncio, quando o Adilson me chama de adorador de pau oco, e assim acabo inundando o blogue com litros e litros de groselha.

    Por outro lado, de que vale o silêncio, quando outros presumem que as inverdades que o Adilson grita aos berros estão corretas, baseado no velho mote chinês de "quem cala, consente"?

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Frank K. Hosaka, você acha que estou errado em criticá-lo por acreditar que defunta conserta computador e por adorar imagens de gesso, de louça e de madeira?
    Hosaka, caia na real, depois de 430 anos que é que resta do pó da Teresa?
    Se a alma dela existe e se está no céu, então temos de jogar a Bíblia fora, mas, se jogarmos, vai junto tudo que sabemos de Jesus Cristo também. Qual a solução?
    Para o galego, jogar a Bíblia fora não é nada de mais, porque, para ele, o que vale mesmo é o que o professorzinho Rivail escreveu e disse que era ensino dos espíritos.
    Existe um romance rivailista chamado A Vingança do Judeu. Conta a obsessão sofrida por alguém que causou mal a um judeu numa vida anterior e, desencarnado, o judeu vem em perseguição ao seu antigo inimigo.
    Já imaginou se existisse mesmo espírito? Quem prejudicasse alguém ia se dar muito mal com a vingança de sua antiga vítima. Daí a algumas vidas, seria uma maravilha, porque ninguém iria querer prejudicar o próximo, porque saberia que não convém. Mas não é o que acontece, porque não existe espírito nenhum.

    ResponderExcluir
  3. (pequeno conto)

    A poeta e sua filha passeavam entre as estátuas imaculadas.
    A mais velha,dedilhava o plectro,e ensaiava algumas palavras de agradecimento.
    A pequena pensava em Nina.
    A vida fôra tão injusta com ela,que não tivera tempo para ser feliz.

    Nina fôra uma grande amiga.
    Agora,não era mais,não estava mais...num átimo,começaria a chorar,enraivecida.
    Deus era desumano.
    A mãe,normalmente fria e "reservada"- sairia dos seus hábitos, lhe faria um acalanto rápido,e depois,retomando seu controle costumeiro,diria:

    _Não consentem os deuses lamentos numa casa dedicada às musas.
    (vamos deixar para chorar,lá em casa)

    Ela,agora contrita,secaria as lágrimas.
    A mãe tinha razão.
    Como não dar ouvidos a ela?
    Ela sabia das coisas..."

    Atualmente,essa personagem é quem me dá lições de autocontrole...e de silêncio nos momentos oportunos.
    Como a vida é...arara...

    ResponderExcluir
  4. Sempre juntos.
    °
    °
    Eis que faço festa
    Encontrei enfim meu grande amor
    sou feliz à beça
    vivo a "lua-de-mel" em qualquer hora
    em qualquer época
    no jantar à luz de velas
    no ano novo na praia
    debaixo dos lençóis de cetim
    no chão coberto de verde relva
    a vida é sorrisos,ruge e carmim.

    Mas com o amor,apareceram as promissórias
    vieram os filhos
    as preocupações incessantes
    os dias de glória
    os sonhos visionários e alucinantes
    a louça por lavar
    que nunca esperou até o dia seguinte para faltar.

    Encaramos tudo sempre juntos tão unidos
    Envelhecemos entoando cânticos em uníssono
    Decadência
    Esquecemos de nós em algum lugar do passado
    Nos refizemos
    Seguimos em frente,e a Natureza também.
    A menina vai casar,o "compadre" é boa gente
    O menino vai se formar na faculdade
    ele sonha com o brilho,e com a profissão felicidade.

    Decadência
    Velhice
    Clemência
    Onde erramos?
    Fomos felizes demais?
    Sonhos de Eros
    O corpo fica irado
    de tanto usado
    o coração se cansa de amar
    a vida tenta se vingar.

    Para o melhor e para o pior
    Nos damos as mãos
    Vamos embora
    para qualquer lugar
    renovando nossos votos de amizade,
    afrontando os deuses,a morte,
    e a sorte,
    que não podem ferir ideais-
    mas apenas fazê-los vingar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje lembrei que preciso dizer que a poesia acima me foi inspirada por um conto que escrevi há duas semanas atrás,no blog do sr.William,no qual fantasiei meu casamento com o Príncipe.
      Por isso mesmo,eu copiei e colei a mesma poesia ali.

      Fiquei um pouco surpresa pela rapidez com a qual a escrevi ontem.
      Não precisei pensar tanto.

      Excluir
  5. Para Hosaka :

    MEU CORAÇÃO, POR TI GELA
    MEUS OLHOS, AINDA POR TI SÃO
    JÁ QUE NÃO POSSO AMAR ELE
    JA NELE, LINDO, NÃO PENSO NÃO

    POR CADA OLHAR, JÁ PERDIDO
    E POR TER FÉ DEMAIS, ABUSO
    VOU-ME JÁ, POR FIM, FERIDA E LISA
    COMO PORCA GASTA, EM PARAFUSO.

    ResponderExcluir