Páginas

domingo, 25 de novembro de 2012

O que é curiosidade?

A metade da minha vida, eu tive ajuda dos meus pais. Eles me colocaram na escola, e lá tive professores que me ensinaram o que é gramática, o que é literatura, o que é ciência, o que é matemática. Mas, eu sei apenas o básico. Eu não sou capaz de ler um livro ou sequer um comentário de jornal. Eu sei o que é porcentual, mas não sei o que significa os bancos brasileiros praticarem um juros de 5% ao mês, quando os bancos internacionais praticam empréstimos a 5% ao ano.

Ao contrário da Doutora Selma, eu tenho pavor de botar a mão no bisturi. A Doutora Selma já cortou milhares e milhares de bifes em sua vida, e eu nenhum. Mesmo que eu tivesse a curiosidade de pegar um livro sobre cirurgia odontológica, isso não me daria amparo legal para cortar um bife, mas nada me impede de abrir uma banca no Shopping Popular e abrir o meu açougue particular sem o diploma do CRM. Entrar no mundo informal é muito mais rápido e sem nenhuma burocracia, você não precisa de contador, licença de funcionamento da Prefeitura, do Estado ou da Receita Federal.

Mas para cortar o bife, você precisa muito mais que a simples curiosidade, você precisa ter muito peito. A Doutora Selma já demonstrou que tem bastante peito, e eu nenhum. Ou seja, o bisturi é o mesmo, mas enfrentar um bife que grita de desespero e dor, ah isso eu não tenho coragem de encarar.

Essa diferença de postura e personalidade tem a sua melhor explicação no livro do professor Rivail. Por fora parecemos iguais, mas por dentro temos um elemento comum que são diferentes. O professor Rivail chamou-lho de "espírito". Bill Gates chamou-lhe de "software". O Adilson chama de "Índice Interno de Orelhudice", e eu aqui chamo de curiosidade.

A minha tese é de que todos temos curiosidades diferentes. A gente pensa que a curiosidade de uma mulher a leva até o volante do fogão, mas a Doutora Selma demonstrou que não. Ela não só sabe como usar um bisturi, mas também sabe como montar um blogue. Com a ajuda de um horroroso motorzinho refrigerado à água, a Doutora Selma consegue esculpir belos dentes. Enfim, o mundo da doutora é mecânico e prático, já o meu é platônico e sem objetivo. Eu gastei quatro anos da minha vida para tentar fazer a princesa prestar atenção em mim, já a doutora Selma não gasta sequer cinco minutos, ela aprendeu com a sua curiosidade como usar a anestesia e conseguir um monte de abraços de seus pacientes só porque a doutora sabe como usar uma seringa ou xirocaína.

A minha curiosidade é bem limitada, o máximo que consegui foi viver de lembranças da princesa. Às vezes fico imaginando se é possível fazer um download da curiosidade da doutora e fazer um upgrade na minha curiosidade, e assim eu criar coragem para abrir um consultório clandestino no Shopping Popular, mas sem alterar o tamanho do peito. E você, até onde a sua curiosidade lhe levou nessa vida?

5 comentários:

  1. Ahahaha!
    O nome do anestésico é Xylocaína e não xirocaina. Tem também Lidocaína, Bupivacaína e Procaína... Grupos aminas e amidas, lembra que estudou isso na escola?
    Consultório clandestino dá 3 anos de prisão de acordo com o código de ética é exercício ilegal da profissão. Inafiançável.
    Sei cozinhar muito bem. Se um dia tiver um tempinho, venha para Minas comer costelinha de porco com polenta e de sobremesa arroz-doce. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dra. Selma, sabe o que eu acho? Aquele farsante do Frei Luís, se for denunciado, vai se apresentar como médico para escapar do exercício ilegal da Medicina, mas não vai como o fantasma nazista materializado, vai como médium de incorporação. Está tudo armado ali naquele antro de crápulas e V-V-eados. E a emissora maldita vai exercer influência, porque o psicopata Carlos Verezza é um dos diretores da safadeza.
      E o lusitano retardado chama aquilo de "solo sagrado".

      Excluir
  2. De acordo com o Adilson nós não temos uma curiosidade nossa, porque não temos livre arbítrio, o que pressupõe que tudo já está determinado mesmo as nossas perguntas idiotas.

    A propósito, eu gostaria de perguntar ao Adilson sobre um comentário que ele fez ainda quando participava do GD terra em que disse que todos os funcionários da firma de engenharia a qual trabalhava mudaram seus carros para os da marca BMW.
    Se não temos livre arbítrio, como implica a vontade de outras pessoas sobre nós? Seria o mesmo assunto de Jesus dizendo a Pilatos que nenhum poder Pilatos teria se não fosse dado do céu?

    ResponderExcluir
  3. Hosaka sou seu fan de carteirinha. Gosto de seus escritos, não importa que voce escreveu xirocaina(sic) com r, porque geralmente é com g, não ? Continue nos brindando com seus comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mafalda, obrigado pela força. Especial agradecimento também à Selma que corrigiu a ortografia, bem como acrescentou um pouco do mundo da odontologia.

      Os erros ortográficos são inevitáveis, pois faço todos esses comentários na base da correria, não consigo fazer sequer uma única revisão. O espírito do Natal já chegou no comércio, agora temos mais clientes e pouca mercadoria, e quando o fornecedor entrega a mercadoria, entrega tudo errado. É muito trabalho, mas pelo menos o meu presente de Natal eu já antecipei.

      Espero que a Sra também tenha antecipado. Se você for atrás agora, é provável que você não encontre o presente que você sonha.

      Um forte abraço,

      Excluir