Páginas

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Os acontecimentos da Igreja Católica

O acontecimento mais importante da história da Igreja Católica desde os primórdios da Idade Moderna  começou às 9 horas da manhã de 11 de outubro de 1962, no Vaticano.   Era o início do Concílio Vaticano II,  com o Papa João XXIII.

Propostas do Concílio:

As missas devem ser celebradas no idioma de cada país, com o pároco de frente para o público.
Como era: As missas eram em latim, com o padre voltado para o altar, de costas para os fiéis.


A Igreja passa a aceitar a ideia de que, por meio de outras religiões, também é possível conhecer Deus e conquistar a salvação.
Como era: A Igreja combatia outras crenças. A única salvação para a vida eterna era a religião católica.


O uso da batina não é mais obrigatório. O objetivo é fazer com que o padre se assemelhe ao fiel.
Como era: Os padres eram obrigados a usar batina, com o objetivo de ser identificados como tais.
O que aconteceu: A medida abriu espaço para o exagero. Hoje, há padres que usam roupas de grife, ansiosos por visibilidade nos meios de comunicação.

O papa deve manter a unidade, mas compartilhar as decisões da igreja com cardeais e bispos.
Como era: O papa centralizava a maioria das decisões da Igreja.

A Igreja se autodefine como "o povo de Deus", em que não há diferenças entre classes sociais, i incentiva os trabalhos comunitários.
Como era: O conceito de evangelização era paternalista e distante dos fiéis, sobretudo dos mais pobres.
 O que aconteceu de fato: A partir de 1970, ganhou força o movimento da Teologia da Libertação, que tentou enxertar  o marxismo em ensinamentos cristãos, sob o falso argumento da opção preferencial pelos pobres, e foi rechaçado pelos papas João paulo II e Bento XVI.


Ao longo dos 200 anos de história da Igreja, ocorreram 21 concílios. Ao contrário do que aconteceu com o mais recente deles, o Concílio Vaticano II, que priorizou a relação da Igreja com o mundo que a cerca, as outras reuniões dedicaram-se a estabelecer dogmas e defender-se de pensamentos contrários aos seus.

Concílio de Niceia I - Ano 325
Realizado no papado de São Silvestre I (314 - 335), estabeleceu um dos dogmas de fé mais decisivos do cristianismo, o de que Jesus é Deus, e não criatura de Deus.

Concílio de Éfeso - Ano 431
Comandado pelo papa São  Celestino I (422 - 432), definiu o dogma de que Maria é a verdadeira Mãe de Deus - e não apenas de Jesus Cristo.

Concílio de Trento - ano 1545 - 1563
Iniciado pelo papa Paulo III (1534 -1549) e encerrado por Pio IV (1559 -1565), o evento se configurou como uma reação da igreja ao avanço do protestantismo, movimento cristão liderado pelo teólogo alemão Martinho Lutero, cujo estopim foi a crítica à falta de ética e moral eclesial. O concílio iniciou o movimento da Contrarreforma, reafirmando a importância dos sacramentos, da missa e do celibato. 


Significado de Concílio s.m. Assembléia de dignitários religiosos. Nesta assembléia discutem-se questões práticas e problemas doutrinários. Para a Igreja Católica os concílios podem ser ecumênicos, nacionais e provinciais.

 
Esse Cristo fica em Elói Mendes/MG, distante 25 Km  da cidade onde resido. está em fase de construção ainda. Não sei seu verdadeiro tamanho, mas dizem que é do mesmo tamanho do que está no RJ.



Dados da Revista Veja edição 2291, nº42, de 17/10/2012

SA

18 comentários:

  1. Informação importante.
    Como eu não sou católico, eu procuro não ignorar nenhum conhecimento sobre nada.

    ResponderExcluir
  2. Tigrino : Olá Hosaka, quem te mandou um forte abraço ( por trás ) foi o Landão Picanço .
    Hosaka : Cruzes e quem é esse Landão Picanço ?
    Tigrino ; É aquele que em ti afogou o ganso !

    ResponderExcluir
  3. Eu pensei bem e deci que todas as religiões são uma porcaria. Agora sou católico.

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo: DECIDI QUE AGORA SOU CATÓLICO!!

    Vou frequentar as missas aqui do meu bairro. Sou devoto de São Jorge.
    Vou acender velas vermelhas hoje mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso é o sr.é o sr. Vaivolta?

      Tudo bem com o sr.?
      Por favor,apareça de novo,com sua identidade.
      O Adilson está de férias(kk!!) mas não vai demorar muito para retomar a verve de sempre.

      Excluir
  5. Eu tenho saudade do tempo da Paróquia Santa Tereza, do tempo que só assistia as missas. Quando fui convidado a participar de um grupo de jovens, alí fiquei sabendo de um monte de fofocas dos bastidores da Paróquia, do tipo que o Padre José não se dava bem com o Padre Magalhães. Boa parte do grupo de jovens gostava do Padre Magalhães, pois ele era bem mais participativo, saia com a turma e participava até de festa. No casamento do meu ex-padrinho numa igreja batista, o Padre Magalhães participou e foi ovacionado pelos pastores. A orientação que eu recebi do Padre José é que devo respeitar todas as religiões, mas lembrando que é o permanecer no caminho de Jesus é que leva à verdadeira salvação.

    Também naquela época, participei de várias reuniões promovidos pelo grupo carismático, que vivia questionando essa mania que temos de idolatrar imagens, onde sempre ajoelhamos diante de estátuas que lembram Jesus ou algum santo, que a nossa demonstração de fé é muito fraca, tímida e cheio de vacilos. É um grupo bem diferente dos scripts do Padre Virgílio, divulgado nos folhetos dominicais através das Edições Paulinas, onde é palpável a colaboração dos filósofos da Teologia da Libertação.

    Enfim, há muitos grupos dentro da Igreja Católica. Eu entrei numa época mais politizada, e essa é uma tese bastante aceita, o de que São Pedro, São Jorge, Santo Antonio, Santa Maria, todos eles perderam devotos para os pastores das igrejas protestantes devido ao excesso de politização, isso sem contar a generosa colaboração dos meios de comunicação, cobrando do Santo Papa alguma providência para punir padres que aproveitaram de jovens indefesos.

    Não é uma igreja perfeita, mas lá é o meu lugar. Porque eu também não sou perfeito.

    ResponderExcluir
  6. É um saco falarmos sobre religião que não salva.
    Mas o seu raciocínio é valido Frank, e porque eu sou perfeito sou ateu?!.. rs

    Permita

    - indico-lhes o livro A Cabana, William Paul Young.

    Sinopse - A Cabana - William P. Young
    A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe... leia mais uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar àquela cabana para passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta a cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre. Num mundo em que religião parece tornar-se irrelevante, "A Cabana" invoca a pergunta: "Se Deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?" As respostas encontradas por Mack surpreenderão você e, provavelmente, o transformarão tanto quanto ele.

    A Cabana - William P. Young

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela indicação do livro. Se a pergunta fosse dirigida ao professor Andros do UOL, ele responderia que Deus não ameniza a dor de ninguém porque Ele simplesmente não existe.

      Na Grécia, haviam filósofos tão apegados à lógica tanto quanto o professor no século XX, que não vejo como a Igreja Católica sobreviveria por tanto tempo, fazendo o povo em geral a 1) se submeter de cabeça baixa à fatalidade da vida e 2) pagar o dízimo ao padre.

      Eu acho bem fácil ludibriar o povo analfabeto dizendo que o céu existe, que os anjos estão do nosso lado, que o vinho e o pão nunca acaba, mas arrancar dinheiro desse povo que eu acho muito, mas muito complicado. Eu nasci otário, cresci otário, mas só me tornei católico depois de quatro anos após Deus ter revelado a princesa para mim. Esse negócio de que a Igreja Católica salva, isso é conversa para boi dormir. Eu só frequentava a Paróquia por causa do respeito e admiração que o Padre José conquistou da comunidade com o seu trabalho de divulgar o Evangelho. Fiquei muito contente ao saber do Padre José numa conversa informal que o Evangelho é para lá de complicado.

      Eu sei de pessoas que tem mais dores e sofrimentos que eu, são os que pastam com o cancer, as drogas e o petismo. O Evangelho não me ajuda em nada para aliviar a dor alheia, quando muito as minhas dores, já perdi a metade dos dentes, dói quando me abaixo, dói quando me levanto, dói quando viro para a esquerda, e dói principalmente quando percebo que não consegui nem um tiquinho de admiração e respeito por parte do Sr MB.

      Diante de tanta adversidade, dor, sofrimento e a suposta indiferença de Deus, eu fico abismado quando entro na Paróquia: como é possível uma Igreja ter sobrevivido por tanto tempo? Em Atos dos Apóstolos, os primeiros discípulos tiveram o recurso de curar enfermos, escapar da cadeia com a ajuda de Deus ao derrubar o muro da penitenciária e por aí vai. Mas os padres que viveram 2.000 anos depois disso, não tiveram nada disso, só improvisaram trilhões de missas.

      Mas nenhuma missa acaba com a dor e o sofrimento de ninguém, ao invés disso foi arrancado do povo católico imensas catedrais, cheios de cálices e ornamentos banhados a ouro. Como isso é possível?

      Eu só tenho uma tese. Deus existe e gosta da Igreja Católica, assim como eu aprendi a gostar da princesa que não me deu sequer um abraço. Aprendi com a princesa que a vida não é só dor, sofrimento e ausência de abraço, mas também muita criatividade. Durante muito tempo os padres repetiram a clássica frase de que apenas uma palavra de Deus já basta para salvar as nossas almas. No caso da princesa, só bastou um sorriso para salvar a minha vida. Assim, eu acredito que Deus fez o mundo há 6.000 anos, o céu e a terra em sete dias, já a dor e o sofrimento, Ele decidiu jogar nas nossas costas para ajudá-lo a construir o que Ele chamou de "O Reino dos Céus". Por enquanto, o máximo que conseguimos foi essa porcaria que chamamos de Igreja Católica, claro que precisa melhorar. E muito.

      Um forte abraço, Frank.

      Excluir
    2. Horas atrás,tentei postar uma réplica ao sr.,mas como é comum em alguns blogs, um "clic" errado me fez perder o texto.

      Eu comecei a experimentar o antivírus Norton,por um mês.
      Ele identificou "cinquenta e dois cookies de rastreamento" e mandou-os para a quarentena,e espero que isso signifique que ficarei uns dias sem ver as telas do meu pc pequeno se multiplicarem.
      Uns dias atrás,"baixei" o Avira no pc com Speedy(o que eu uso,tem a TIM),e ele se saiu melhor ali,do que o inócuo faxinador anterior por lá instalado,mas no meu pc,acredito que o Norton e o Avast irão adiantar mais,apesar de que o Avira é medianamente bom.

      Falarei em igrejas.
      Muitos anos atrás,desenvolvi uma "birra" com o cristianismo,fôsse qual fôsse a denominação(católica,protestante) e isso colaborou para eu ir para uma "religião diferente".
      Atualmente,porém, entendo mais meus parentes "barrocos"(ao ponto de descerem para Aparecida do Norte,para louvarem a santinha deles)
      O Potiguar,tem sido uma homenagem aos mesmos.
      Mas,se me falam por ex,num cronista que nem o Luís Felipe Pondé,a antiga "birra" reaparece.(ele é catolicão)
      Vez por outra,leio na web,os artigos do ex-frei Leonardo Boff,cuja exclusão da igreja católica se deu nos anos oitenta,e gosto de tudo o que ele diz.
      É uma pena que nenhuma religião atualmente,é tão idealista mais,do ponto de vista social.

      Fiquei dois meses sem ir no templo budista,por "uns motivos aí".
      Anteontem eu fui,e me emocionei durante a cerimônia.
      O Budismo precisará me ajudar a encarar o desafio de umas superações que estou precisando realizar.
      Será a grande prova dele para mim.

      A religião deve promover a união final do indivíduo entre si e si mesmo,para que ele se fortaleça-e posteriormente,isso precisa se transferir obrigatoriamente para a vida coletiva.
      Atualmente,preciso esperar por isso.

      Excluir
    3. Como isso é possível?

      __

      O Andros do tempo do terra saberia explicar isso, e ele diria que o medo da morte é a explicação de tudo que vemos hoje.
      Aonde é racional termos templos folheados a ouro e semelhantes passando fome?
      Que grande beneficio você está fazendo indo a um templo? Está deixando de roubar, de matar e de destruir? Destruir o quê?

      Excluir
    4. Mas, também, no templo é onde nós nos recriamos sobre algumas lições importantes.
      Parafraseando Professor Girafales "São regras de educação elementar que a gente pratica naturalmente."

      Excluir
  7. Tigrino : Olá Hosaka, quem te mandou um forte abraço ( por trás ) foi o Landão Picanço .
    Hosaka : Cruzes e quem é esse Landão Picanço ?
    Tigrino ; É aquele que em ti afogou o ganso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, Sr MB,

      Estou um pouco ausente no blogue, pois comprei um monte de filmes, Sobrenatural e The Walking Dead, que são bem longos. Assim que terminar de ver os filmes, volto no blogue. Até lá, um forte abraço ao Sr e toda turma do Blogue.

      Frank.

      Excluir
  8. Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim". (Chico Xavier)

    ResponderExcluir
  9. HosakaNihil, O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você." Mário Quintana

    ResponderExcluir
  10. Hosaka está se borrando todo. Sabe que dentro de 10 ( dez ) dias , o mundo c´est fini - 21/12/2012. Ele morre de medo de encontrar o São Pedro. Já comprou 450 fardos de papel higienico e 300 duzias de fraldonas. É mesmo um K.gão.

    ResponderExcluir
  11. olha o PT do Hosaka aí gente :

    O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza afirmou no depoimento prestado em 24 de setembro à Procuradoria-Geral da República que dirigentes do Banco do Brasil estipularam, a partir de 2003, uma espécie de pedágio às agências de publicidade que prestavam serviços para a instituição financeira pública: 2% de todos os contratos eram enviados para o caixa do PT, acusou o homem apontado como o operador do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal.

    O Estado revelou ontem que, neste mesmo depoimento, dado à subprocuradora da República Cláudia Sampaio e à procuradora da República Raquel Branquinho, Valério afirmou que dinheiro do esquema que pagou parlamentares do Congresso entre 2003 e 2005 também serviram para pagar "despesas pessoais" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O empresário também afirmou, entre uma série de novas acusações, que Lula deu "ok" aos empréstimos fraudulentos que viriam a irrigar o mensalão.(Estadão)

    ResponderExcluir
  12. faz muito tempo que o Hosaka não dá uma estilingada numa taturana, hehehe

    ResponderExcluir