Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O que sai pela boca

Escribas e fariseus eram enviados pelas autoridades religiosas  de Jerusalém para vigiarem Jesus. Ele era considerado perigoso, pois poderia subverter as ordem religiosas, com ensinamentos que contrariavam a lei mosaica.

Logo escribas e fariseus constataram uma falta gravíssima de Jesus: seus discípulos não se submetiam ao ritual das mãos. Aparentemente não lavavam as mãos antes de comer, e se lavavam, não cumpriam o ritual adequado.

A boca fala do que o coração está cheio

E perguntaram para Jesus:
- Por que transgridem teus discípulos a tradição dos mais velhos? Pois não lavam as mãos quando comem.

Você deve estar pensando: "Poxa, onde já se viu comer sem lavar as mãos? Jesus e seus discípulos não tinha higiene? E as bactérias?"

Mas não era essa a intenção, mesmo porque não havia mínima noção sobre a existência dos microrganismos. Tratava-se de mera prática ritualística.
Por isso mesmo, nas regiões onde havia escassez de água, fazia-se a ablução areenta. Usava-se areia para substituir o precioso líquido. No aspecto higiene, seria preferível não fazer nada.
Ritual enjoado. Devia-se banhar as mãos duas vezes, até os pulsos. Na primeira eram retiradas as impurezas. Na segunda, as gotículas residuais contaminadas. Depois, ficavam erguidas, até secarem. Mera tradição dos antigos, tornara-se prática formal que se devia observar com rigor.
A maior divergência de Jesus com o judaísmo dominante era essa intransigência. O Mestre reiterava que os aspectos exteriores da religião são secundários. Importa o empenho de renovação, o esforço por cumprir a vontade de Deus, amando e servindo o semelhante.


 Respondeu Jesus: – E por que vós transgredis o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição? 

 Moisés ensinou:"Honra a teu pai e a tua mãe e quem amaldiçoar o pai ou a mãe seja punido com a morte." Vós, porém, proclamais: "Quem disser ao pai ou à sua mãe: – é oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim, esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe." Assim, invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.

Hipócritas! Bem profetizou de vós Isaías, quando disse: "Este povo honra-me com os lábios, enquanto o seu coração está bem longe de mim. Em vão me prestam culto, ensinando doutrinas que são preceitos humanos".


Honrar pai e mãe implicava não apenas em respeitá-los, mas, também, em dar-lhes amparo e assistência na velhice. No entanto, para livrarem-se desses encargos, certamente vários daqueles questionadores situavam seus bens como corbã, isto é, constituíam ofertas ao templo. Poderiam ser utilizados para o que desejassem, menos para dá-los aos genitores.
Assim, sentiam-se desobrigados de ampará-los na velhice, não obstante o preceito divino. Mais interessante e econômico cumprir o corbã. Com invejável conhecimento das escrituras, Jesus expunha as mazelas dos escribas e fariseus.



Voltando-se para a multidão, Jesus enunciou um de seus ensinamentos mais importantes:
 – Ouvi-me todos e entendei: Não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas o que sai da boca, é isso que o contamina.

Mais tarde, conversando com os discípulos, explicou:

 – Tudo o que entra no homem não pode contaminá-lo, porque não entra no coração, mas no ventre, e é lançado em lugar escuso. O que sai do homem, isso é o que o contamina, pois do interior, do coração dos homens, é que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, a malícia, a mentira, a intemperança, a inveja, a calúnia, o orgulho e a loucura; todas essas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem.


Com esse texto tento  explicar  o que tentei dizer sobre o "jejum e oração", quando Jesus expulsa o demônio do menino. Como para Ele o mais importante é o que sai e não o que entra pela boca, acredito que o jejum ao qual ele se referia era o "jejum moral"




Baseado em: http://www.ceerj.org.br/portal/artigos/129-richard-simonetti/1524-a-verdadeira-pureza

3 comentários:

  1. Que bela lição de moral! Por falar nisso, qual dos discípulos amparou os pais na velhice?

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostaria de saber qual dos discípulos amparou ou deixou de amparar os pais na velhice...
    Talvez no Evangelho Segundo 233 encontremos todas as respostas para as nossas dúvidas.
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Ólguinha de Ermelino Matarazzoterça-feira, outubro 02, 2012 3:24:00 PM

    Hosaka, minha vida :


    ALELUIA – Col 3,15a.16a

    Aleluia. Aleluia.

    Reine em vosso coração a paz de Cristo,
    habite em vós a sua palavra.

    ResponderExcluir