Páginas

domingo, 7 de outubro de 2012

Adilson, um bom pastor

O título dessa mensagem é ambíguo mesmo. Ao invés de afirmar que o Adilson é um bom pastor, usei a famosa vírgula. O verbo ser na terceira pessoa do singular é uma poderosa ferramenta de linguagem que conecta o sujeito ao predicado, já a vírgula abre um novo precedente: o leitor pode deduzir que estou fazendo uma lista das coisas que gostaria de falar e que, portanto, a vírgula separa duas coisas diferentes.

Já a Doutora S/A é de opinião que o uso ou a abstinência da vírgula pouco ajuda a diminuir a ambiguidade das nossas mensagens, ele faz parte da nossa cadeia genética e não há como eliminá-lo, mesmo que todo o nosso destino se resuma a um monte de pó. Mas como a minha tarefa aqui é aumentar a ambiguidade e não acabar com ela, vamos seguir em frente.

Jesus é considerado O Pastor, pois Ele é o Único que conhece o verdadeiro caminho que nos conduzirá ao Pai Todo Poderoso, o único que pode dizer se o Adilson vai sentar à direita ou à esquerda do Vai-Volta. Já o Adilson é considerado UM pastor, pois ele só sabe afirmar que o caminho dos padres, dos budistas e dos espíritas não leva a lugar nenhum.

Jesus cansou de ensinar ao povo em geral que fora da Bíblia não existe salvação, já o Adilson não se cansa de falar dos defuntos que não sabem consertar computadores, usando de uma bonita lógica: se os vivos não sabem como consertar computadores, como é que os mortos vão saber?

O Adilson lembra uma velha anedota muito comum lá na Paróquia. Se a fofoca desse dinheiro, o Adilson ficaria podre de rico. Lamentavelmente, na Paróquia temos muitos irmãos que falam mal um do outro. Mas o Adilson superou: ele fala mal dos espíritas, dos budistas e dos católicos, já Jesus é bem mais benevolente com os pecadores, pois Ele sabe que não temos a menor ideia do que fazemos com as nossas vidas.

Enfim, podemos eliminar a ambiguidade do título dessa mensagem, mudando o texto assim: o Adilson não é um, não é bom e nem tampouco é pastor. O máximo que podemos deduzir é que ele é careca, como afirmou o Filósofo no Terra: esse ódio doentio dele por Vai-Volta, pela S/A, pela LG, pelo MB, por mim, é porque ele não tem a mesma coragem que o Sr Francisco Candido Xavier teve ao usar uma simples peruca para se apresentar mais sociável aos que estavam encarnados em sua época. Esse foi o maior erro do Xico, ele esqueceu de avisar a turma que não é preciso ser espírita para usar uma peruca.

9 comentários:

  1. Boa madrugada ao sr.!

    Enquanto eu postava imagens nos espaços da "Natureza Viva- 70",o sr.estava aqui,quietinho,escrevendo um texto.
    Agora que eu vi.(hehe!)

    O Adilson,o Contravocê,e outros personagens "alternativos" que vez por outra aparecem,são confeitos de bolo inventados por alguém que gostaria de ter uma loja que nem aquela antiga "Palácio dos Enfeites",especializada em festas.
    Ainda existe a matriz,perto do shopping Ibirapuera.
    Quase trabalhei na do Brás,uma vez.(não existe mais)
    Uma graça o trabalho da empresa.

    Já fiquei imaginando como seria um blog só para "joões".
    Em outros sites,acessos desse tipo,não são novidade.
    No "Face" por exemplo,há milhares de usuários desse tipo,que criam embaraços para as estatísticas.
    Todavia,aqui entre nossos conhecidos,personagens assim também tem nome,e tem personalidade.
    Às vezes,suas personalidades são bem interessantes.

    Todavia,sem exceção, eles precisam de água e sabão de vez em quando.

    Daqui umas horas,começarão as eleições.
    Acho uma pena que políticos sejam pessoas reais.
    Poderiam também,ser confeitos de bolo.

    (kkkkkkkk...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tivesse jeito de diminuir as letras da minha postagem agora,eu faria isso.

      Sr.Hosaka,volte a falar de tecnologia...

      Excluir
    2. Parece que a dona Maletina não gostou da texto do Hosaka, já que pediu para ele se ater à tecnologia. Eu acho que é porque ela não tem muita facilidade com ironias e mensagens entrelineares. Acho que o cérebro dela já deve ter alguma gordurinha e não funciona a contento.
      Eu gostei, embora não concorde com a acusação de que odeio os participantes do blog. Que é que tem a ver discordar com odiar? Acho, perante Deus, que sou muito mais amigo do Hosaka e do Miguel-tumate que o Magalha, que engana o Hosaka, e o Chico Xaveco, que só escreveu mentiras, e Rivail, que só escreveu bobagens.
      Que é que eu faço? Mostro por A mais B que defunta consertar computador é bobagem e que espíritos não existem, logo, o Chico Xaveco mentia e aquele V-V-eado que se fantasia de fantasma nazista no Frei Luís é um canalha.
      Mas existe um ditado oriental que diz: Fale a verdade e saia correndo. O ser humano gosta das mentiras e detesta as verdades. Se eu dissesse que o Hosaka é um trouxa e ele realmente não fosse, ele se importaria tanto. Mas há em nós uma coisa chamada subconsciente, onde se alojam todas as informações sobre nós. Quando eu digo que aquele que acredita que defunta conserta computador é um otário, o Hosaka lê e se revolta, por quê? Seu subconsciente tem todas as informações sobre os mortos de quem o Hosaka teve conhecimento e lá está registrado que morto só apodrece, mais nada. Então, subconscientemente, o Hosaka percebe que estou certo, que eu disse a verdade, por isso ele se revolta contra mim.
      Fico só imaginando o Hosaka a se benzer três vezes ao sair e ao entrar no seu porão. Ele acredita em sinais cabalísticos, tal qual um neandertal, e acha isso normal. E não quer ser chamado de otário.
      O Miguel-tumate deve ficar atento aos ruídos, imaginando que a qualquer hora vai ouvir os passos de algum fantasma. É uma besta!

      Excluir
    3. Faltou o sinal de interrogação de pois de tanto:
      Se eu dissesse que o Hosaka é um trouxa e ele não fosse, ele se importaria tanto?

      Excluir
  2. Bom dia, Srta LG e Sr Adilson,

    O texto que eu escrevi é mais uma homenagem à Selma, sobre o tema das vírgulas, a dificuldade que é se livrar das ambiguidades, tanto na hora de escrever o texto ou na hora de interpretá-lo. Gostei bastante do tema.

    Esse negócio de acreditar que defuntos consertam computadores tem o respaldo na introdução à Teoria Geral do Emprego e da Produção de John Maynard Keynes: "o difícil não é aceitar ideias novas, mas sim esquecer as velhas", ou seja, o colorário do catolicismo é dente por dente, olho por olho, quando Jesus esforçou-se tanto para dizer que o caminho da salvação é o amor, o perdão. O problema é que Jesus não explicou direito como matar esse defunto que está dentro de nós e clama por vingança, ao invés de usar a poderosa arma do esquecimento.

    Ninguém consege esquecer, pelo contrário, é uma eterna cobrança. Fazemos de nossas vidas um verdadeiro ritual que lembra das pessoas que já não estão conosco, como o Santo Bill Gates, consertando o micro no clássico método de tentativa e erro e com um monte de orações. Provar por A mais B que os mortos não consertam computadores, isso ainda não vi, muito pelo contrário.

    Hoje, por exemplo, vamos às eleições, fazer o velho ritual de que a democracia existe, acreditar que podemos escolher o nosso futuro, basta pressionar o número e confirmar com a tecla Enter. O que isso tem de diferente do sinal da cruz que os simpatizantes do Papa usam toda vez que entramos e saímos do porão? O ateismo ensina que o correto não é votar corretamente, mas sim cobrar corretamente quem está pegando o dinheiro do contribuinte para o benefício do povo, mas não, o eleitor fica feliz da vida só de apertar o botão e ficar livre da propaganda eleitoral gratuita que, de gratuito, não tem nada. Ou seja, os mortos continuam enterrando os mortos, e ainda não aprendemos a como viver longe desses fantasmas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr.Hosaka e Adilson,

      na verdade,eu dei aquela sugestão para o primeiro,porque alguém andou criticando os textos dele sobre tecnologia.
      E eu acho que ele ouviu esse nosso amigo.
      Mas,as pessoas devem fazer o que precisam fazer,e não o que mandam elas fazerem.

      Gosto tanto das crônicas bem humoradas do sr.Hosaka,como também gosto dos textos sobre celulares.
      Esses costumam ser lidos por meses.(só ver o ibope dos mesmos)

      Excluir
  3. A dona Malatineta acha que tem o direito de participar de um fórum sobre uma coisa e falar de outra entupindo o espaço, inclusive com conversinhas aboborescas entre ela e ela mesma. Parece que a educação que recebeu não foi muito boa. Ele nem desconfia que é mal-educada, ou, se sabe, por sê-lo nem liga, contanto que irrite todo mundo. É o que suponho, porque duvido que haja algum coparticipante que goste de ler o que ela escreve para ela mesma responder. Nem o sr. Hosaka, eu acho, se é que ele tem o mau gosto de ler abobrinhas tão sem sal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palácio dos Enfeites

      ## Olá,Adilson.
      Você está chateadinho porque não ganhou na loteria,mas isso passa.
      Alguns prêmios só tem acumulado,sem ganhadores em potencial.(kk...)

      Você não é nenhuma "coisa principesca" para falar em educação.
      Eu,ao retornar a esse fórum,trazendo de volta meus interesses,estou tentando "melhorar a casa".
      Tempos atrás,precisei retirar "meu repertório" daqui,por vários motivos,e um deles,era viver escutando que "o que eu falo não é importante".
      Mas esse ainda não foi o maior deles.(dos motivos)
      Eu queria "dar liberdade" para uma pessoa...e não lhe será difícil imaginar quem é.

      Deveria estar agradecido a mim,por eu estar "tentando retornar".
      Mas,se tal "volta" não for do seu interesse,e nem do "interesse geral da nação",avisarei que meus jardins continuarão "prolíficos" só por pouco tempo.
      Posteriormente,deverei tentar por em destaque minha mensagem para um literato,escrita aqui semanas atrás.
      Tenho a esperança de ainda sermos vistos pelo mesmo.

      Por que eu ligaria para você?(vc disse que sou "mal ajambrada" e não ligo...)
      Estou segura de mim,Adilson...
      Depois de todo esse tempo "viajando interiormente",eu não podia permanecer a mesma "mulherzinha" de algures.
      Aliás,nunca fui "joana" de mim mesma.

      Quanto a vc,calma,calma.
      Ainda vai chegar lá.
      Nunca irá encontrar pela frente uma fada azul(para virar um humanóide),mas talvez irá ganhar na megasena.




      Excluir
    2. acréscimo,

      _hoje eu estarei onde sou mais "bem vista".
      Aqui,nem o sr.Hosaka gosta que eu goste dele...

      ...mas não ligue,não estou fazendo drama.
      Voltarei "de verdade" daqui a umas horas,ou amanhã.
      Para continuar expondo meus jardins.
      Nos quais eu não espero virar estátua.

      Excluir