Páginas

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Papiro diz que Jesus se casou


O Estado de S Paulo

Uma historiadora da Universidade de Harvard identificou um pedaço de papiro datado do século 4 que sugere que Jesus Cristo teria se casado. No fragmento, escrito no idioma copta, surgido do Egito antigo, há uma frase nunca vista nas Escrituras: “Jesus lhes disse: ‘Minha mulher...” A frase é interrompida neste ponto, mas, na linha de baixo, lê-se “...ela será capaz de ser minha discípula”.

“A tradição cristã sustentou por muito tempo que Jesus não era casado, mesmo sem provas históricas confiáveis para corroborar essa afirmação”, disse em nota a historiadora Karen King, que anunciou a descoberta num encontro de especialistas na cultura copta em Roma. Entretanto, Karen, de 58 anos, que já publicou vários livros sobre descobertas recentes relativas aos Evangelhos, lembra que “esse novo evangelho não prova que Jesus foi casado”.

A origem do fragmento é um mistério, assim como a identidade de seu proprietário, que preferiu o anonimato. Até ontem, a historiadora o havia mostrado apenas a um seleto grupo de especialistas em papirologia e na língua copta. Eles concluíram que a probabilidade de o fragmento ser falso é remota.
Mesmo com tantas questões pendentes, a descoberta pode reacender o debate em torno da polêmica: Jesus foi casado? Maria Madalena foi sua mulher? Ele teve uma mulher entre seus apóstolos? São perguntas feitas desde os primeiros séculos da Cristandade, mas que se tornam relevantes hoje com o debate em torno da possibilidade de mulheres assumirem funções de padres.

Ineditismo. Antes de partir para Roma, Karen recebeu em seu escritório, na quinta-feira, os jornais The New York Times, The Boston Globe e uma revista de Harvard. Apesar de reiterar que sua descoberta não prova que o Jesus histórico tenha sido casado, ela disse que o achado é “excitante” porque é a primeira declaração atribuída a Jesus ele diz que tinha uma mulher.

“Esse fragmento sugere que alguns dos primeiros cristãos tinham uma tradição na qual Jesus era casado”, diz ela. “Sabemos que existia uma controvérsia no século 2 sobre o casamento de Jesus, assim como um debate sobre se os cristãos deveriam se casar ou fazer sexo.”

Karen diz que ficou sabendo do que chama de “O Evangelho da Mulher de Jesus” quando recebeu, em 2010, um e-mail de um colecionador de papiros coptas, gregos e arábicos com um pedido de ajuda para traduzir o documento, O colecionador o comprou em 1997 de um professor de egiptologia alemão. Não se sabe onde, quando ou como o papiro foi descoberto originalmente.

Karen recebeu o fragmento de dezembro passado. Após três meses, ela o levou a Nova York para mostrá-lo a dois papirologistas, das renomadas Universidades de Nova York e Princeton. Eles concluíram que “é algo impossível de falsificar” e que o significado das palavras “minha mulher” não pode ser questionado. A idade do fragmento será confirmada por espectroscopia.

A pesquisa de Karen deve ser publicada em janeiro na revista Harvard Theological Review. Ariel Shisha-Halevy, um respeitado especialista em copta da Universidade Hebraica de Jerusalém, também consultado pela especialista, disse acreditar que “o texto é autêntico”. / NYT e REUTERS

======================

Isso me fez lembrar do professor Andros, no tempo do Terra, quando tentou responder quem era o Adilson 233. De acordo com o professor, o Adilson também foi casado, tinha três filhas, todas elas tinham abraçado toda a vizinhança da rua onde o Adilson morava, bem como o Adilson levou 32 anos para descobrir que sempre foi traído, e que nenhuma das filhas era seu.

É óbvio que o professor ou o clone do professor ou o próprio Adilson é que escreveu tal coisa, isso é um velho truque que sempre usamos para conseguir um pouco de audiência, mas o texto do Estado é interessante nesses pontos: pouca coisa sabemos do Jesus Histórico e menos ainda da Igreja Católica. De acordo com o Adilson, a Igreja Católica não tem nada a ver com Jesus.

Baseado na premissa do Adilson, podemos concluir que a Igreja Católica nada mais é que uma empresa, onde o proletariado são os padres e a burguesia são os bispos. Para ser um negócio rentável, os padres são forçados a arrancar dinheiro do Estado, da classe trabalhadora e dos senhores feudais, empresários ou do PT, o que estiver no poder no momento histórico. A pergunta é: como a Igreja Católica conseguiu sobreviver sem a ajuda das mulheres?

Veja o caso da Argentina e do Brasil. São dois países fabulosos, que tem o crescimento do PIB de fazer inveja aos chineses, japoneses e americanos, tudo graças a perspicácia de duas mulheres. Ou seja, se hoje é negócio escolher uma mulher na administração, por que a Igreja Católica não tentou fazer o mesmo nesses dois últimos milênios que já passaram? Se depender do Adilson, a resposta é bem simples: além da Igreja Católica não ter nada a ver com Jesus, também não tinham a menor noção de administração de empresas. Lembrando os evangelhos, não lembro em que parágrafo, há um elogio para as mulheres, onde se afirma que elas arrancam de você tudo o que você tem e até o que não tem. Alguém lembra dessa passagem?

9 comentários:

  1. Quem parece não gostar das mulheres nos Evangelhos é Paulo, o queridinho do 233. Paulo diz que as mulheres devem ficar de boca fechada e quem manda é o homem. Importante lembrar que paulo nunca se casou. Dizem as más linguas que é porque era muito feio.

    Sobre Jesus, são vários os textos que afirmam ter sido ele casado com Madalena. Mas aí vem a pergunta: E se foi casado? Qual o problema?

    Casamento é uma coisa tão terrível, um castigo que Jesus não merecia? Mereceu a morte na cruz e não mereceu ser casado?

    Você leu meus pensamentos, Hosaka! Quando vi essa notícia ontem à noite, a primeira coisa que pensei foi em escrever um texto sobre eleno Blog.

    O Adilson é casado e tem 3 filhas? Ahahahaha!

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejam como os que gostam de ser enganados procuram por isso: "Papiro diz que jesus era casado." Ora o papiro não diz nada disso, além de ser apenas um fragmento, o que significa que o que diz está certamente fora do contexto. E o que mais? O nome Jesus era comum, e há os que entendem pelo proceder de Pilatos que Barrabás também se chamava Jesus, e ele mandou que escolhessem um Jesus dentre os dois.
      Bem, continuando, quem viu o ótimo filme "O Corpo", com Antônio Bandeiras? O tema é mais ou menos parecido: uns ossos são encontrados com uma inscrição parcial e se imagina que fossem os ossos de Jesus. No fim do filme, um desmoronamento no tal túmulo mostra o restante da inscrição, a qual se referia a um jovem discípulo de Jesus e pedia que o jovem um dia fosse ressuscitado assim como fora Jesus.
      Mas o Hosaka está certo quanto a minha opinião sobre a ICAR, a qual não passa de uma instituição enganadora, idólatra, chefiada por descrentes, que se serve do trabalho escravo de pobres mulheres forçadas a usar trajes ridículos, com a falsa promessa de que são noivas de Jesus.
      Desculpe minha costumeira sinceridade, Frank K. Hosaka, mas eu considero todo católico um idiota de carteirinha, nada diferente dos que acreditam no fantasma de alemão do Frei Luís, os quais são católicos por tradição e vão ter missas rezadas por eles quando morrerem.

      Excluir
    2. A verdade é que ainda não sabemos muito da nossa História religiosa...ainda há muito a ser descoberto. A igreja católica tem muitos segredos, que até hoje não foram desvendados... Pois no Vaticano há um lugar que só pode entrar o Sumo Pontífice da Igreja Católica, que é o Papa...e também os cardiais...segredos que só eles conhecem.... e não abrem para o mundo. desconhecemos parte dessa história e precisamos conhcer a verdade...

      Excluir
    3. Concordo com vc, Anônimo...
      Mas dizem que o Vaticano liberou a consulta a alguns manuscritos de seu museu. Parece que há um site sobre isso... Mas a verdade é que essa consulta é só de coisas sem importãncia (talvez)... Gostaria de ver isso.

      Excluir
    4. Sri Santinho contraiu núpcias aos dezesseis anos,e teve um filho,antes de sair de casa,em peregrinação.

      Nessa época,era difícil as pessoas ficarem sozinhas.
      Não havia para elas,a opção do celibato.
      Então, só o Potiguar mesmo para estranhar isso...e isso porque ele não sabe se casou,ou se foi casado.(hahahaha!)

      Excluir
  2. Esse artigo quem escreveu parece que tem pouco conhecimento das escrituras a ponto de omitir que é comum no meio cristão atribuir à igreja católica a condição de esposa de Cristo. Creio que esse fragmento se reporta a isso.Não é mesmo, sr. Hosaka ? hehehe

    ResponderExcluir
  3. interesting, daí que surgiu aquela música : Maria Madalena dos Anzóis Pereira.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, choveu por aqui e estamos sem luz. Amanhã, estarei de volta!

    ResponderExcluir