Páginas

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Curiosidade




 O vocábulo curiositas é um neologismo latino atribuído a Cícero em sua carta a Atticus. Este termo provém da raiz latina “cur” que significa por quê. Daí também nasceu o vocábulo “cura” que quer dizer cuidado. Desta forma, em sua acepção primeira, tal palavra apresenta uma significação positiva, pois o curioso é aquele que procura saber o “porquê” das coisas. Logo em seu nascedouro a curiosidade estava ligada diretamente a motivação da mente em desejar o conhecimento. Por esta razão é muitas vezes considerada como sinônimo da admiração.

A curiosidade na mitologia

Na literatura grega, as consequências da excessiva curiosidade (Periergia) são claramente descritas no mito de Pandora . De acordo com o relato de Hesíodo , Prometeu -irmão de Epitemeu- roubou uma centelha do fogo divino e deu aos homens o domínio deste elemento. Zeus, indignado com tal atitude, resolveu então castigar o gênero humano. Foi então que ordenou a Hefesto e Atena que criassem uma mulher. Ela deveria ser adornada com todos os dons, para depois de ser oferecida como esposa a Epitemeu .


Parecendo já temer a vingança dos deuses, Prometeu alertou a seu irmão que não aceitasse nenhum presente que fosse oferecido por eles. Entretanto, Epitemeu não levou em consideração tal conselho e por fim acabou tomando Pandora como sua esposa. Esta havia recebido de Zeus como presente de núpcias, uma caixa que por nenhuma razão deveria ser aberta, pois continha em seu interior todos os males e desgraças .

Entretanto, quando Hermes e Hefesto criaram Pandora, além de tê-la ornado com todos os dons, também puseram em seu coração o germe da curiosidade. Por este motivo a imprudente mulher não resistiu à tentação e, em certo dia, resolveu abrir a misteriosa caixa. Foi então que dela saíram a fome e a sede, a tristeza e a morte que rapidamente se espalharam pelo mundo. Dando-se conta do ocorrido, Pandora tentou fechar o recipiente. Entretanto todas as desgraças já haviam saído. A única coisa que restava em seu interior era solitária esperança que, devido a esta imprudente curiosidade, para sempre ficou afastada do convívio com o gênero humano.

Desta forma, pode-se concluir que os efeitos maléficos da curiosidade excessiva já eram fortemente difundidos na literatura clássica grega e não propriamente uma concepção imposta pelos dos padres da Igreja . Todavia, foi através dos autores latinos que a curiositas foi objeto de uma repreensão mais acentuada .


Todos já ouviram o ditado que diz: “A curiosidade matou um gato”. Sabem a origem desse ditado?
A curiosidade matou o gato é um ditado popular usado para alertar uma pessoa de que um mal pode ocorrer se ela for muito curiosa.
Na Europa da Idade Média as pessoas não gostavam de gatos e aprendiam que os gatos pretos traziam má sorte. Assim preparavam armadilhas. A curiosidade do gato realmente acabava levando-o a morte.

Mas a curiosidade é responsável pela evolução do planeta. Através da curiosidade  é que nascem modelos novos de carros, celulares, projetos novos de casas, casas que suportam terremotos, vacinas, curas de doenças. Se as pessoas não fossem curiosas, o mundo não andaria para frente. Isso, é claro, se tratando de curiosidades para o bem.
Mas, como eu disse, todo ser humano é curioso, e todos têm sua curiosidade em querer saber alguma coisa.
O Hosaka quer saber porque o MB perde tanto tempo com ele insistindo que o saci perneta foi à Lua. Afinal, todo saci já é perneta e saci pode ir à lua a hora que quiser.
O Adilson233 quer saber sobre o fantasma de alemão no Centro Espírita  Frei Luiz. Eu acho que não existe fantasma coisa nenhuma, nem materialização. O que existe mesmo é alguém disfarçado de “fantasma alemão”... E esse fantasma alemão faz curas? Ah! O ser humano é muito sofrido e precisa sempre de apoio... É o que disse Jesus: “Tua fé te salvou (curou)”. A outra curiosidade do 233 é saber porque os médiuns não gostam daquilo.

Eu tenho várias curiosidades acumuladas:
1.     O que aconteceu com o Historiador?

2.     O Filósofo é homem ou mulher?

3.     Por que Nihil e William não gostam de fotos (suas)?

4.     Por que o Chico escreveu o livro “Cartas de uma Morta”?

5.     E a pergunta que não quer calar, que surgiu há poucos dias, devido a essa frase: “Há uma pergunta chave, irrespondível, para desmentir a imortalidade da alma e a condenação ao Inferno. Sabe o que acontece quando a fazemos? Arregalam os olhos e se calam, e passamos a ser evitados como se fôssemos um leproso. Nunca a fiz em debates, nem farei, porque simplesmente bateriam todos em retirada e eu ficaria falando sozinho.” Ô meu Deus... Qual seria essa pergunta?


 Outras perguntas: Por que alguém daria uma caixa de presente para outra e pediria para essa caixa nunca ser aberta?
Por que uma árvore que produz frutos no Paraíso (Gênesis), com o pedido de que eles nunca fossem comidos? Tem que ter muita força de vontade, não?

Dizem que nesse dia o Roberto Carlos se apaixonou pelas pernas da Paula Fernandes. Será verdade? rsrs!
http://www.youtube.com/watch?v=hlkBrbVfmlk


 Baseado em:


S.A.

2 comentários:

  1. As curiosidades da dra. Selma.
    1) O Historiador de tanto dizer que Deus tinha morrido, acabou morrendo.

    2) Acho que o filósofo é homem.

    3) Eles , Nihil e William, não são fotogênicos.

    4) O Chico Xaveco escreveu aquele livro porque era débil mental e lia muito Flash Gordon e Buck Rogers. Não foi "mediunidade sob obsessão", como pensa o V-V-ai-sem-volta, nem possessão demoníaca, como pensam os evangélicos, porque não existem espíritos.

    5) Melhor passar essa.

    ResponderExcluir
  2. Não me deixo fotografar em quase nenhuma situação- pois sou "envergonhada".

    Mas,eu tenho um boa curiosidade agora.
    Por acaso a Selma é parente da Delfina Araújo,a dona de um sítio de orquídeas em Minas,e autora do livro "Orquídeas brasileiras"?
    Talvez,o sobrenome "Araújo" seja muito comum...em todo caso,fica "no ar" essa "pergunta florida".

    ResponderExcluir