Páginas

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A criação do Espírito

"Então Deus modelou o homem com argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente” 


Anos atrás eu trabalhava com argila. Fiz esculturas, inclusive um São Francisco maravilhoso com pássaros em suas mãos. Isso na época que meu filho era pequeno e jogava bola dentro de casa. Um chute dele e meu São Francisco de argila se partiu em vários pedaços. Depois parei de trabalhar com argila, pois o tempo era pouco.

Posso fazer a escultura do Hosaka em argila e cansar  de soprar (ou assoprar, se preferir) e nada vai acontecer. O Hosaka de argila não vai ter vida. Muito simples de explicar: EU NÃO SOU DEUS.


Deus fez o homem de argila. Semelhante a Ele. Mas Deus tem um corpo físico? Penso que não. 
Jesus disse: "Deus é Espírito"- João 4:24

                                
O que significa a palavra Espírito na Bíblia?        

 ESPÍRITO é a tradução da palavra hebraica "RUACH", que significa "vento", sopro, fôlego, respiração 

ESPÍRITO, na Bíblia, muitas vezes, é confundido com a palavra alma (nefesch, psuché), e significa a parte imaterial do homem, ou centro das emoções, raciocínio, etc.  

ESPÍRITO é a parte imaterial do homem que volta para Deus, quando o corpo volta ao pó, de onde veio (Eclesiastes 12:7).  

DEUS É ESPÍRITO, uma Pessoa sem corpo material, com todas as características de uma pessoa física.


Se Deus é Espírito e fez o homem à sua semelhança, é porque ele criou o Espírito, obviamente. Deus fez o homem de argila. Se ele não soprasse, não haveria Espírito, somente argila. Não haveria homem. Portanto, entendo que Deus criou o Espírito do Homem à sua imagem e semelhança. 

"O Espírito vivifica, a carne de nada serve”
(Jo6,63).Gn 2,7


Se Deus criou o Espírito, creio que após a morte o Espírito deixa o corpo. Não é?
                                                  Ecl 12,7:
 “E o pó volte à terra, como o era, e
o espírito volte a Deus,
que o deu”

Se o Espírito volta a Deus, qual o significado dessa frase? Que após a morte do corpo físico, há a libertação do Espírito, que ainda sobrevive (criação de Deus)...




Baseado em:

44 comentários:

  1. Olha o que descobri sobre o Professor Milton Bins:
    http://callhim.virtbox.ru/schild.swf?namee=Milton%20Bins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahaha! Como que vc fez isso?

      Dei uma melhorada no link: Milton Bins

      Excluir
    2. Selma, se você quiser, você pode substituir "Milton%20Bins" por "Adilson%20233" na barra de endereços, e aí você muda a placa do dançarino. É uma página bem montada.

      Falando nisso, hoje um cliente me contou a seguinte anedota:

      A professora pediu para o Pedrinho contar uma história que termina com "Mãe, só tem uma só!"

      E o Pedrinho disse: "Eu estava com medo da prova de Geografia, mas a minha mãe me ajudou a estudar durante a noite. No dia seguinte, tirei dez na prova. Mãe, só tem uma só!"

      "Muito bem, Pedrinho. Agora é sua vez, Luizinho".

      E o Luizinho disse: "Eu estava com muita dor de cabeça, mas a minha saiu de noite, comprou um remédio para a farmácia, e eu sarei naquela mesma noite. Mãe, só tem uma só!"

      "Muito bem, Luizinho. Agora é a sua vez, Joãosinho".

      E o Joãozinho disse: "Quando entrei na sala, vi um baita negão encima da minha mãe, ela ficou furiosa e disse para mim 'Seu Filho da Puta, vá na cozinha e pegue duas cervejas para nós'. Então fui na cozinha, e quando abri a geladeira, aí eu disse 'Mãe, só tem uma só'

      Excluir
  2. Bom, Selma,

    Essa história da argila lembra um pouco de mim, antes de 1981, eu sempre fui empurrado pelo destino, pelos ventos do norte, do sul, do leste e do oeste, até que me encontrei em Campinas, foi então que uma loira de olhos azuis me fez sentir pelas narinas, pelos ouvidos, pelos olhos e etc que havia algo novo dentro de mim, algo que me fazia sentir muito mais que um amontoado de pó.

    O nome dela é Maria, e ela me fez escrever as primeiras crônicas, só uma ou outra chegou nas mãos dela, na forma de cartão de Natal. As demais, eu joguei no lixo. Nenhuma crônica me fazia sentir o que eu sentia quando estava com ela. Ela morava longe para burro, e assim economizei uns cinco meses para comprar uma bicicleta. Não bastava mais vê-la durante a semana, no trabalho, eu precisava também vê-la no fim de semana. Passaram-se quatro belos anos, e com esse tempo todo conheci o Edson e toda família dela, mas só em 1984 é que pude ver o Edson e a Maria, juntos, e foi nesse momento que descobri que o sorriso da Princesa vinha do sopro do Edson.

    O final de 1984 foi o momento mais difícil para mim. Eu acreditava que não poderia viver sem a princesa, mas o máximo que podia fazer era prometer para mim mesmo que jamais esqueceria a Princesa, e com a lembrança dela é que vou enfrentando os ventos do leste, do oeste, do norte e do sul, bem como o ventilador do Sr MB e do Adilson, onde os dois jogam um monte de coisas que acabam sobrando nesse blogue e em nossas vidas. Mas estou bem, firme e forte. Acho que a Princesa usou argamassa para ajuntar todos os pós que fazem de mim o Frank K Hosaka que sou e não mais um monte de argila sem rumo que eu era.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entropia 19

      Só hoje estou conseguindo ler os últimos textos.

      O "Príncipe" também me "fez ser assim".
      Vejam meu modo de falar.
      Se ele aparecesse,a semelhança de dissertações seria surpreendente.
      Ou ele foi o influenciado?
      "Num" dá prá saber.

      Todavia, ele é minha primeira imagem - quando acordo,e a última que evoco,para dormir.
      Uma ilusão que me mantêm "sendo quem sou".

      Excluir
    2. tripitaka 556

      Quem tiver paciência de pesquisar minha página de poesias aqui no blog,poderá localizar quase no início,a poesia "Pensamento",onde descrevi a "criação do mundo".
      A primeira versão dela,compus aos quinze anos,para atender um pedido de uma amiga de uma igreja crente,que queria participar de um concurso de "poesias sobre Deus".
      Dali em diante,eu a reescrevi anualmente,e então,chegou ao formato atual.

      Era uma vez uma música entoada por um flautista.
      A música individualizou identidades,e elas influíram na criação da vida.
      Tal som é o "eco de fundo" que nos mantêm vivos,e que mantêm o "todo funcionando".
      Tão ensurdecedor,que não escutamos.
      Irá durar o que nos parece a eternidade.
      Mesmo o infinito,um dia acaba.
      Acaba em abençoado esquecimento.

      Fui influenciada(para escrever aqueles versos concretistas) pelas minhas leituras do Hinduísmo.
      Reparem neles.
      Não só o conteúdo diz algo,mas o formato dos mesmos também diz.

      Excluir
  3. Hum... Quantas princesas são, afinal? Uma vez vc disse que o nome dela era Cecília. Agora é Maria? Ahahaha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sonia,

      Eu não conheço nenhuma Cecília. Princesa, só tem uma só, é a Maria.

      Excluir
    2. Ah... Sei não... Mas que essa princesa tinha outro nome, tinha...

      Excluir
    3. Se o nome da princesa fôsse Cecília,então eu ia chamar o príncipe,de Perí.
      Mas,como ele se chama José,acho que o sr.Hosaka decidiu que Maria,era um nome fajuto melhor para ela.
      Pois claro,preservamos as identidades dos nossos "príncipes" e assim,trocamos seus nomes,ao mencionarmos os mesmos,em público.

      José e Maria são bons niques.

      Pior foi o Potiguar,que namorou uma moça chamada Pafúncia.(hehehe...!)

      Excluir
    4. leia rápido : Hosaka, Eva e Adão .

      Excluir
    5. Olá M. Caetano,

      Leia várias vezes: Mercúrio é Vermelho.

      Excluir
  4. Postou a dra. Selma:
    ESPÍRITO é a parte imaterial do homem que volta para Deus, quando o corpo volta ao pó, de onde veio (Eclesiastes 12:7).

    DEUS É ESPÍRITO, uma Pessoa sem corpo material, com todas as características de uma pessoa física.


    Se Deus é Espírito e fez o homem à sua semelhança, é porque ele criou o Espírito, obviamente. Deus fez o homem de argila. Se ele não soprasse, não haveria Espírito, somente argila. Não haveria homem. Portanto, entendo que Deus criou o Espírito do Homem à sua imagem e semelhança.

    "O Espírito vivifica, a carne de nada serve”
    (Jo6,63).Gn 2,7


    Se Deus criou o Espírito, creio que após a morte o Espírito deixa o corpo. Não é?
    Ecl 12,7:
    “E o pó volte à terra, como o era, e
    o espírito volte a Deus,
    que o deu”

    Se o Espírito volta a Deus, qual o significado dessa frase? Que após a morte do corpo físico, há a libertação do Espírito, que ainda sobrevive (criação de Deus)...



    Bom texto, dra. Selma, mas cabem-lhe algumas ressalvas.

    Os textos bíblicos sobre o espíritos são apenas linguagem figurada. "Volta a Deus, que o deu" significa apenas que a vida do homem foi dada por Deus e só a ele pertence. Ninguém pode dar fim a ela, enquanto a hora determinada por Deus não chegar. Para que Deus iria querer seu "sopro" de volta? Não existiu sopro nenhum, nem boneco nenhum.É tudo simbólico.

    Fazer o homem a sua semelhança significa apenas a superioridade do homem comparado às outras criaturas, porque nada nem ninguém pode ter semelhança ou imagem de Deus.

    O Espírito vivifica, a carne para nada aproveita. Essas palavras Jesus disse para exemplificar que ele, embora de carne e osso, era mais que isso, ele trazia a palavra do Espírito (Santo), Deus. A opinião de homens era opinião da carne que morre e acaba, mas ele trazia a mensagem eterna de Deus. "Minhas palavras são (do) Espírito e (são) vida."

    A ideia de alma, tirada da mitologia e religião gregas foi muito bem inculcada na mente dos ocidentais pela ICAR. Vou colocar mais tarde um trecho de um livro de latim do antigo Ginásio para exemplificar.
    Sem a ideia de alma imortal a ICAR não poderia ensinar purgatório para cobrar missas, nem atemorizar com o Inferno nem ensinar que seus "santos" estão no céu.

    ResponderExcluir
  5. Pena de morte para bandidos!

    ResponderExcluir
  6. Hehehe...

    O M.A. ataca novamente!

    Engraçado o 233... acredita que homem nunca saiu da Terra e talz, que a Terra é plana, centro do Universo, que deus fez o mundo em 7 dias (6, um dia deus PRECISAVA descançar), dilúvio universal, eva e adão...
    Pergunto: se o homem nunca saiu da Terra, ou mandou foguetes, satélites, sondas espaciais, como é que ele vive falando que a NASA não achou vida em Marte? É o paradoxo do crentoco-cabeça-de-porongo-seco-choc-choc.

    Só mais uma homenagem: http://callhim.virtbox.ru/schild.swf?namee=Adilson%20233

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O M.A. custa a aparecer, mas quando aparece sente-se loge o cheiro...só escreve m...
      Ó idiota, onde foi que eu disse que a terra é plana e centro do universo e que Deus descansa?
      Debata com inteligência , seu estúpido! Aposto que vc acredita que um fantasma nazista se materializa mesmo em Jacarepaguá e que Marte e Vênus têm habitantes.
      Cabeça de peruquista é isso aí.

      Excluir
  7. interesting, Hosaka, Eva e Adão ! kikikikiki

    ResponderExcluir
  8. http://www.youtube.com/watch?v=gOfvZprxmy0&feature=related

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela canção Sr 233! É dedicada ao Hosaka? ahaha!

      Excluir
    2. Taí.. apesar do apedeuta 233 nunca ter postado nada de útil até agora, acertou a escolha da música.
      M.A.

      Excluir
  9. Ólguinha de Ermelino Matarazzoquarta-feira, agosto 15, 2012 8:20:00 AM

    Querido Frank, mesmo com o seu desprezo, o que me dá raiva é que eu não consigo ter raiva de você. Pelo contrário eu só quero que você seja feliz e nada mais! O Junior está com saudade !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso me lembra uma anedota que o Jô Soares contou nessa semana:

      Um rapaz viu um anúncio no bar de que ganharia um mês de pinga de graça, se conseguisse fazer o cavalo do dono do bar sorrir. Ele foi lá, cochichou no ouvido do cavalo, e ele sorriu Hihihihihihi.

      O dono do bar ficou uma fera.

      Um mês depois, o mesmo freguês viu o mesmo cavalo, agora com outro anúncio, o de que ganharia um mês de pinga de graça, se fizesse o cavalo chorar. E ele foi lá cochichar com o cavalo, e o cavalo chorou brrrrr... brrrr....

      O dono do bar trouxe a pinga e disse para o freguês: "Toma aqui a pinga, ela é sua, de graça. Mas conta aí, o que você disse para o cavalo".

      Bom, na primeira vez, eu disse para ele que o meu pinto era maior que o dele, contou o freguês.

      E na segunda vez? perguntou o dono do bar.

      Eu não disse nada, só mostrei.

      Excluir
    2. Hosaka San , voce está realmente mais perdido que cebola em salada de frutas ! hehehe

      Excluir
  10. O gatão-saradão-arrombadão-emperucadão queria ser assim, pra ser feliz.

    http://odia.ig.com.br/polopoly_fs/1.476658!/image/image.jpg_gen/derivatives/landscape_575/image.jpg

    ResponderExcluir
  11. Zeus não existe.

    ResponderExcluir
  12. Hosaka, aqui no Sul é voz corrente que voce é chegado em dar uma retroagida no palmito, confirmas tchê ?

    ResponderExcluir
  13. Assinale a resposta correta.

    Neil Armstrong é:

    ( ) Um famoso cantor de jazz

    ( ) Um famoso escritor francês, autor do clássico de ficção cientifica De la Terre à la Lune (Da Terra à Lua)

    ( ) Um astronauta americano

    ( ) O primeiro americano a pisar em Cuba

    ResponderExcluir
  14. Não sei quem perguntou, mas vou responder o seguinte:
    Neil Armstrong é o nome de um astronauta americano que em 1969 detinha conhecimentos científicos excepcionais, tais como, usar traje capaz de resistir a mudanças de temperaturas de 300ºC, fazer bandeira tremular onde não há atmosfera, fazer as estrelas sumirem mesmo num céu sem atmosfera poluída para atrapalhar, deixar pegada de um meio pé só, projetar sombras do sol em diferentes direções e, o mais estranho e importante, conseguia comunicação instantânea com a Terra de uma distância de 380 mil quilômetros como se estivesse a apenas poucos metros.
    Por isso, eu prefiro o outro Neil, o canadense, o Neil Young.

    http://www.youtube.com/watch?v=fGt9rcMJJXI&feature=related

    ResponderExcluir
  15. Pergunta : Quem acredita que o homem foi à Lua ?

    ( ) Hosaka
    ( ) Einstein
    ( ) Dr. Zerbini
    ( ) Steve Jobs

    ResponderExcluir
  16. claro que sòmente o ardido cabeça de porongo seco - Hosaka ! hehehe

    ResponderExcluir
  17. Death penalty for criminals!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Sr MB,

    Tem jeito de contar para o blogue que importância tem um cabeça de porongo acreditar que o Homem foi na Lua ou que a Branca de Neve mora em Campinas?

    Um forte abraço, Frank.

    ResponderExcluir
  19. HOSAKA teima e insiste na ida do ser humano à Lua, então se observamos fotos veremos :
    1 - A sombra da antena parabólica num lado, a do astronauta para outro e a da bandeira para outro!
    2 - A bandeira deveria estar totalmente caída no mastro, devido à ausência de vento na Lua.
    3 - Há diversas penumbras na foto, impossíveis de existirem num ambiente sem atmosfera.
    4 - Há pegadas por toda a parte, impossíveis de existir num ambiente sem umidade.
    5 - Não há estrelas no céu, que deveriam ser melhores visíveis na Lua.
    6 - No chão, embaixo do Módulo Lunar, não há indícios dele ter pousado ali. Onde estão as marcas dos propulsores sobre a terra?
    7 - Um astronauta nunca pousaria uma espaçonave bem ao lado de uma cratera!

    Observe nos filmes que foram transmitidos para todo o planeta, da suposta conquista da Lua. Perceba que os astronautas transmitiam, em tempo real, vídeo e som para a base nos Estados Unidos. A conversa entre a base e os astronautas ocorria em tempo real naquela época! Como era possível isso há mais de 3 décadas atrás sendo que, hoje, para uma rede de televisão transmitir uma imagem para o outro lado do planeta são gastos 2 segundos para a imagem chegar lá e mais 2 segundos para a imagem voltar, gastando, ao todo, 4 segundos utilizando a mais alta tecnologia existente atualmente!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você arrumou um bom apelido,agora.

      Parabéns.
      Aos poucos, está "se tropicalizando".
      Assim como o Docontra,virou Potiguar.

      Excluir
  20. http://www.hq.nasa.gov/office/pao/History/alsj/a12/as12-47-6984-92.jpg<>

    ResponderExcluir
  21. http://callhim.virtbox.ru/schild.swf?namee=F.k.%20Hosaka<>

    ResponderExcluir
  22. Hosaka anda sumido, já vai prá mais de 6 meses que ele não dá uma pincelada na lagarta .

    ResponderExcluir
  23. faz bem tempo que o Hosaka não dá uma pitimbada numa lagartixa, hehehe

    ResponderExcluir
  24. o ídolo do Hosaka se foi. O maior mentiroso do século XX - Armstrong - deixou o japinha triste. Foi participante da aventura da mentira no deserto do Novo México, quando levaram o Moleque Saci para pisar lá e deixar uma pegada só, fingindo que na Lua . Deixou tambem uma bandeira tremulando no mastro, quáquáquáquá. Que mentira, que lorota boa. E o Hosaka acredita, hehehe

    ResponderExcluir