Páginas

terça-feira, 7 de agosto de 2012

O Arquivo de Hitler - Patrick Delaforce - Parte I

O arquivo de Hitler  - Resumo de Livro -
Patrick Delaforce


Adolf Hitler nasceu em 20 de abril de 1889 no vilarejo de Braunau, às margens do rio Inn, na Áustria. Era o terceiro filho do terceiro casamento  de Alois Hiter com Klara Polzi, 23 anos mais jovem que o marido. Foi - aos seis anos de idade - coroinha e coralista no mosteiro de Lambach.
Em 1904, no dia de Pentecostes, crismou-se na catedral católica romana de Lins conforme o desejo de sua mãe que tinha esperança que o filho se tornasse monge. Adorava a mãe e quando ela morreu de câncer em dezembro de 1907, ficou desolado e chorou amargamente.

Hitler se esforçou bastante para ingressar na Escola de Belas-Artes de Viena. Na polícia da cidade registrou-se como "estudante", depois como "pintor" e por fim "aspirante a escritor". Para ser admitido na escola precisou enviar alguns de seus desenhos que fazia há tempos. Devia se submeter a uma prova de desenho que ocorria todos os anos em outubro. Em duas ocasiões Hitler fracassou.

Reinhold Hanisch era o único amigo de Hitler em Viena, no asilo de mendigos, no subúrbio de Meidling.  Mais tarde Hanisch  descreveria Hitler como um jovem de sobrecasaca, cujos cabelos, debaixo de um engordurado chapéu-coco  preto caíam sobre o colarinho e cujo queixo era coberto por um grosso tufo de barba. Perambulava pelos albergues noturnos, vivendo do pão e da sopa que ali obtinha e debatendo política, em geral em meio a acaloradas discussões. Hanisch convenceu Hitler  a se mudar para lá. Ao lhe arranjar algum trabalho, arrancou o jovem pintor da letargia. Formaram uma sociedade, dividindo os lucros empartes iguais. Hitler copiava cartões-postais e litografias de paisagens vienenses, produzindo esboços e aquarelas - no ritmo de um por dia -, que Hanisch vendia nas ruas e nos bares da cidade por cerca de cinco coroas.
Hitler acabou se desentendendo com Hanisch por causa de uma pintura, e Hanich foi preso.  Nesse meio tempo Hitler continuou negociando suas pinturas em seu círculo de amigos, onde havia muitos judeus. Mudou-se para Munique( com a herança recebida do pai) e continuou a pintar, mesmo no período que serviu o exército durante a Primeira Guerra Mundial.

O primeiro amor de Hitler, depois de sua mãe, que o mimou e a quem adorava, foi Stefanie Isak, uma jovem loira e alta que vivia no mesmo subúrbio de Linz. O sobrenome indicava que talvez fosse judia, mas isso não o incomodava. Ficava todos os dias na rua à espera dela, que infelizmente passava sempre sob o olhar atento da mãe. A moça o ignorava e Hitler contou a um amigo que planejou suicidar-se, jogando-se nas águas do Danúbio. A jovem acabou casando-se com um soldado, o tenente Jasten.

Em 5 de fevereiro de 1914, Hitler ase apresentou a uma Junta de alistamento militar em Salzburg. Eis o veredicto: "Inapto para o serviço militar e para as tropas auxiliares: muito fraco, incapaz de carregar uma arma".
Apesar da nacionalidade austríaca, apresentou-se como voluntário para servir um regimento bávaro. Foi aceito como soldado de primeira classe, onde atuava como mensageiro (Meldeganger) entreo QG e as tropas na linha de frente. Em agosto de 1918 foi agraciado com a Cruz de Ferro de Primeira Classe.

Pouco depois do armistício de 21 de novembro de 1918, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial, o cabo Hitler voltou para Munique. Como membro da7ª Companhia do 1º. Batalhão de Reserva do 2º Regimento de Infantaria da Baviera, Hitler foi nomeado Vertrauenmann (representante). Entre outras obrigações devia cooperar com o departamento de propaganda do revolucionário Partido Social-Democrata Independente da Alemanha.  Como vice-representante do batalhão, o cabo Hitler era um dos defensores da "república" comunista.  Por um breve período foi comunista (ele odiava o comunismo).

Em 1921 assumiu a liderança do comitê dos trabalhadores independentes, que possuía uma política de repúdio aos judeus e estrangeiros, e era O Partido dos Trabalhadores Alemães. Sob o comando de Hitler o partido passou a ser conhecido como NSDAP (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei - Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães), ou, simplesmente Partido Nazista. Foi formado o vírus do antissemitismo.

Emil Maurice, motorista de Hitler e, por muitos anos um bom amigo, acompanhava o Füher a aulas de pintura para espiar modelos que posavam nuas para os artistas. Frequentavam clubes norurnos em Munique e até mesmo pegavam moças na rua.
Há indícios que, em 1916, Hitler teve um caso com Mitzi Reiter, uma garota de 16 anos que, junto com a irmã mais velha, administrava uma loja de roupas femininas. Em pouco tempo, ela se tornou sua amante: ela a chamava de Mizzerl, Mimilein,Mitzi ou Mimi e ela o chamava de Lobo. Mas, n final repetiu-se a velha história de sempre. Ela queria casar - ou com ele, ou ao menos com alguém que a amasse. Pobre e tola, Mitzi, com ciúmes das atenções que dispensava a Hitler em toda parte, tentou se enforcar, mas o cunhado a salvou. Na ocasião, Hitler estava envolvido com a própria sobrinha.


Angela Raubal, a meia -irmã viúva de Hitler, sugeriu que a casa que ele alugaou  precisava de uma governanta, e lá,  além de assumir esse cargo, estava disposta a trabalhar para ele como cozinheira. O líder nazista lembrava com prazer dos bolos maravilhosos que ela costumava fazer, e Henriette Hoffmann, filha  do fotógrafo de Hitler, recordava que ela "era uma mulher gentil e simpática, especializada na cozinha austríaca. Fazia delicadas massas folhadas, bolos de ameixa com canela, macios pastelões de semente de papoula  e perfumadas panquecas de baunilha - coisas irresistíveis que o irmão adorava comer". Angela tinha duas filhas na idade de casar, Angela (Geli) e Elfriede.


(Continua)


Nenhum comentário:

Postar um comentário