Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Os escolhidos




A vida é feita de escolhas. Você foi escolhido para viver nesse planeta. Entre milhões de espermatozóides, um foi escolhido para unir-se a um óvulo e transformar-se em você, que cresceu e se desenvolveu porque sua mãe o amou e desejou que assim fosse. Se você houvesse nascido em uma família desestruturada, podia ter sido vítima de um aborto. Podia ter sido abandonado na rua ou num lixão. Podia não ter crescido. Mas você foi escolhido. E vivendo, você faz também suas escolhas embora às vezes nem perceba.


O ato de escolher é bíblico. "Muitos serão chamados e poucos serão os escolhidos". "Os últimos serão os primeiros". Está mais do que evidente que Deus gosta de escolher, que Ele possui  um critério todo especial para isso e que nós acreditamos ser respeitar -pelo menos- uma parte dos dez mandamentos. Ou os maiores mandamentos que seriam "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos". Obviamente que se a humanidade inteira respeitasse ou procurasse respeitar somente isso, estaríamos em um mundinho melhor e sem tanta imundície.

"Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos". Dizem que a frase é de autoria de Einstein. Mas mais uma vez prova que realmente há escolhidos, e que os tais escolhidos são capacitados de uma forma ou outra. Podemos citar como exemplo de um escolhido capacitado Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Com apenas 28 anos o rapaz é um dos mais ricos do mundo.


Muitas vezes me perguntei o porquê de participar do Facebook. A primeira vez que entrei para essa rede social faz tempo, acho que em 2009, e confesso que não gostei. Acabei deletando meu perfil. Ano passado resolvi novamente entrar no FB e para minha surpresa meu perfil ainda estava lá, com os mesmos "amigos" de antes. 


O impressionante dessas redes sociais é a amizade. Você nunca viu a pessoa, nunca foi à cidade onde ela mora, ela te adiciona e posta mensagens do tipo " sua amizade é muito importante para mim" ou "você é muito importante para mim". Impressionante também é que depois que voltei para o FB (acho que faz mais de um ano) pessoas de minha cidade, com as quais nunca conversei, me adicionaram na sua lista de amigos. E quando passo por elas na rua, fingem que não me conhecem. 


Impressionante também é o botão curtir. Tenho amigos de longas datas do Orkut que agora estão no FB. Trocamos poemas, poesias, conteúdos de livros, sites de escritores, fotos, etc. Ou melhor, eles é que enviam para mim os textos, pois como trabalho não resta tempo hábil para textos no Facebook. Se escrever lá, falta tempo para escrever aqui. Sempre leio com o maior carinho os poemas e textos, e são muito interessantes. Sempre "curto" a publicação desses amigos. às vezes compartilho. Sejam textos, fotos ou links.


Interessante é quando EU envio os textos, fotos ou links. Raramente alguém curte ou compartilha. Nem por educação. Não sei o que acontece, talvez eu não seja  uma das "escolhidas" para fazer sucesso no FB. Eu vejo, as vezes, coisas horríveis sendo compartilhadas e curtidas. Há pessoas que escrevem qualquer bobagens e pronto: 200 curtidas! Cem compartilhamentos! Há pessoas que arrotam e soltam um pum e pronto: 2000 curtidas e 1500 compartilhamentos...


Outro dia estava vendo a página do Luciano Huck. Ele escreve simplesmente "olá pessoal, estou com sono e vou dormir"... E pronto, 5000 curtições... Como entender isso? Por falar em Luciano Huck, outro dia escrevi para ele (já foi a segunda vez) pedindo para criar um projeto social para as crianças aqui da cidade onde moro. A cidade aqui é pequena, tem cerca de 20 mil habitantes e precisaria de um projeto social para ocupar a criançada. Pelo menos as crianças da Apae.  O serviço público aqui nunca fará nada, para você ter uma ideia, temos apenas uma escola de ensino médio. Superlotada. 
Coloquei minha mensagem lá na página do Huck, ma esperança de que ele lesse e ajudasse... Mas até agora nada...  A mensagem "não foi escolhida".


A vida é assim pessoal... Muitos os chamados e pouquíssimos os escolhidos. Muito se pedirá aquele que muito recebeu...




Sonia A.











21 comentários:

  1. Para pensar (então o lusitano está fora, assim como quem comentou o texto de Schopenhauer):

    O Peruquismo repete à exaustão a terceira lei de Newton, existe até um livro pseudopsicografado pelo Emperucado intitulado "Ação e Reação".

    Prestemos atenção ao enunciado das leis de Newton:

    Primeira Lei: Todo corpo permanece em estado de repouso
    ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que
    atuem sobre ele forças externas que alterem este estado;

    Terceira Lei: A toda ação existe sempre uma reação
    igual em módulo, e em sentido contrário.

    Pela Primeira Lei, um espírito que fosse criado simples e ignorante assim permaneceria por si mesmo, até que lhe fossem aplicados estímulos externos. Ora, isso significa que, habitando um corpo, este corpo teria que aplicar no espírito estímulos, como fome, por exemplo. Isso desmente a ideia rivailista de que tudo se origina no espírito. O corpo (cérbro)aciona o sentido da fome, o espírito então decide procurar o que comer. O espírito foi forçado a uma ação, portanto, ele não é livre.

    Pela Terceira Lei, toda ação retorna em igual valor e em sentido contrário, logo, todo Mal ou todo Bem sempre sempre acaba anulado, pois requer que "tudo que vai volta". Isso empata qualquer jogo e, assim, os espíritos permaneceriam eternamente estacionários.

    Vai comentar algo a respeito, dra. Selma, ou vai fazer de conta que nem leu? Mas não faça como o lusitano, que fala sem pensar; mas tem deficiência cerebral.
    Quem é que inicia a prática do Mal, e quem inicia a do Bem, se há que haver um estímulo? Quem inicialmente estimula o Mal?

    ResponderExcluir
  2. Nos tempos do Uol e Terra o Hosaka vivia falando que o Lutéro gostava de dar marcha ré num croquete . Será ?

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite, Sônia,

    Eu também não sei como usar o Facebook. Muitas vezes, eu gostaria de ver uma página da Internet, e como não dá para fazer [CTRL]+[C] no endereço da página e [CTRL]+[V] no iPhone, então uso o Facebook como o meu bloco de anotações. Se alguém anda curtindo os meus rascunhos, eu não sei, mas eu sou bastante popular em Diadema, bem como nesse blogue. Ninguém em Diadema sabe que eu escrevo vários artigos no seu blogue, no iPhoneMod Brasil, no AndroidZ e no BabooForum, são fóruns bastante específicos onde compartilho o que me interessa, como os computadores ou algo que me force a escrever melhor.

    A minha popularidade em Diadema aconteceu por causa de um acidente fisiológico, perdi a metade dos meus dentes, e as pessoas daqui fazem o possível para me ver falando. A lenda diz que todo japonês tem dinheiro suficiente para pagar um dente postiço, e eles não acreditam que eu seja pobre ou japonês: eu sou um exemplo de uma anti-lenda.

    Apesar da perplexidade que eu causo na vida das pessoas, a verdade é que existe um outro mundo que existe em mim e é ele que me acompanha nesse labirinto de fatos e eventos que acontece a todo momento. É a memória da princesa. Eu prometi no final de 1984 que jamais esqueceria dela, esse foi o caminho que eu escolhi.

    Mas a vida sempre tem surpresas. Tem o 233 que fala da Lei de Newton, tem o H Romeu Taludo que fala de croquete, tem a minha mãe que reclama que está cansada de trabalhar, tem o meu irmão que não conseguiu encontrar o remédio para a minha cunhada, tem a Xaxa - a cadela do meu irmão - que só sabe abanar o rabo, quando trago um pedaço de banana da janta, tenho essa preocupação de manter a minha popularidade pelo menos nesse blogue, tentando publicar textos inspiradores, e, quando vou dormir, aí lembro da promessa que fiz em 1984, e eu me pergunto: como é que fui esquecer dela?

    O mais difícil não é escolher o caminho, mas ficar nela. E eu pergunto: com pessoas do tipo 233 e o Sr MB, isso é possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como o sr.me imagina,texto 4quarta-feira, julho 25, 2012 8:40:00 PM

      Num caderno grande de rascunhos que tenho desde os anos oitenta,guardo pétalas envelhecidas.
      Ando compilando as poesias dessa brochura em espiral,capa marron.

      Em casa,tenho meu "refúgio secreto",que é meu quarto com duas estantes de livros.
      Poderia passar horas nele,pois sempre há o que arrumar.
      Antigamente,tudo aqui(justamente onde me encontro) lembrava "ele".
      "Ele" quem?
      Eu copiei suas palavras,seus gestos,seu senso de justiça.
      Mas,vivo fora da realidade.
      Meus desejos são utópicos em demasia.
      Violência vende mais.
      Histórias ruins,rendem mais.

      Quando percebem que sou uma criatura normal,a decepção é considerável.
      "Ah,sua provinciana chata...com seu tal de Príncipe..."
      ...eu me fecho no mundo do meu "coração".
      Nas minhas memórias "de sótão".
      A Sotonenses, foi escrita,em outro blog.
      Apenas troquei seu nome para Encrenca-e ela pendeu para a literatura.
      Ontem,ainda escrevi um texto da sequência.

      Persisto em "minha verdade pessoal".
      Feita de "pétalas envelhecidas" e histórias de não sei quando.
      Às vezes,penso que tudo irá se despedaçar,a qualquer momento.
      Daí meu velho bordão,

      "_xi,rasgou..."

      O tempo sepulta o bom,e o ruim.
      Mas,os sonhos sempre são regurgitados.
      Esse é o pior de tudo.
      (ou será o melhor?)

      Concordo com o sr.,sr.Hosaka.
      Nem sei com o que,mas concordo.

      °°°°°°°°°°°°°°

      Excluir
  4. nooosssaaa esse burro 233 julga que não tem passado só presente. Karamba é dificil encontrar jumento tão enorme quanto esse numeral

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Hosaka-san, quem sabe, um dia, vc vai se convencer de que o Catolicismo seguiu a palavra do Diabo? Deus disse que Adão (o homem) morreria e tornaria ao pó (que o homem não é nada, é finito). Mas o Diabo disse que era mentira, que Adão (o homem) não morreria. Ao ensinar que o homem tem uma alma imortal, a quem a igreja romana está seguindo?
    Não existe santa Tereza de Ávila, nem santo nenhum, nem alma bendita, nem alma penada, nem espírito nenhum, Hosaka.
    Em vez de me detestar por dizer essas coisas, pense um pouquinho. Aquele bobão lusitano não pode raciocinar, porque é débil mental, mas vc eu acho que não é. Você não acha que se essas doutrinas sobre santos e espíritos desencarnados fosse ensino bíblico nós as encontraríamos bem detalhadas nas epístolas de Paulo? Pense bem.

    ResponderExcluir
  6. O Hosaka jura que o PT dele, da Dilma e do Lula é muito bom. Alguem pode explicar a notinha de hoje do Globo :

    O preço do tomate subiu 233% entre junho e julho, passando de R$ 1,50 para quase R$ 5 o quilo, aponta nesta segunda-feira (23) a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para não ficar sem o produto na salada, o economista André Braz, responsável pela pesquisa, sugere que o consumidor faça pesquisa em feiras, supermercados e quitandas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento que a inflação tenha voltado, mas eu faço a minha parte, não compro nada que tenha sofrido aumento de preço.

      Um forte abraço, Frank

      Excluir
  7. A inflação realmente voltou, cesta básica, carne, feijão, arroz, até quem tem bolsa familia já está passando fome. Esse PT do Hosaka é só garganta, inflação de 0,0008 ao mes, quáquáquáquáquá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Possidônio,

      Lamentavelmente, esse é um país de paradoxos. De acordo com matéria de O Estado, 38% dos universitários não sabem ler, escrever e fazer conta. Supondo que 38% dos jornalistas são universitários, 38% do PT são universitários e 38% dos que coletam informações para a FGV, como é que a gente vai confiar nesses números divulgados na imprensa?

      Um forte abraço, Frank.

      Excluir
  8. Olguinha de Ermelino Matarazzoquarta-feira, julho 25, 2012 2:26:00 PM

    caro Frank K. Hosaka, Meu desejo de felicidade, paz e alegria são infinitos, porque vem lá do fundo do coração especialmente para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, Olguinha,

      Agradeço o seu apreço, e se você precisar de uma boa massagem é só ligar em (11)8199-7091 ou mandar email em fhosaka@uol.com.br. A primeira massagem é sempre grátis.

      Excluir
  9. Na década de 80 conheci em Campinas um japinha de nome Frank que tinha curioso apelido : o abrasa rôsca !

    ResponderExcluir
  10. Ólguinha de Ermelino Matarazzosexta-feira, julho 27, 2012 2:14:00 PM

    Frank K.: Se tivesse de escolher o momento mais feliz da minha vida escolheria o dia em que te conheci !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sai pra la olguinha... o hosaka é só meu!

      Excluir
    2. Ólguinha de Ermelino Matarazzosegunda-feira, julho 30, 2012 1:03:00 PM

      Franquinho : Um grande amor terminado é como um grande golpe: deixa sempre uma cicatriz.

      Excluir
  11. O Hosaka hoje tá mais angustiado que barata de ponta-cabeça, hehehe

    ResponderExcluir
  12. Olá André Fake Hosaka, O fake tem se tornado atualmente um novo problema social. Pessoas começam a apresentar distúrbios mentais e psicológicos, levando-os a trocar a vida real pela vida de seus perfis fakes. O mal uso do fake tem causado dependência nos usuários, declinando suas vidas nos aspectos social, colegial e intelectual. Para os viciados recomenda-se acompanhamento psicológico intenso. No fake eles adotam uma nova maneira de viver, lá eles podem ser quem quiserem.

    Entendeu ? Não ??? Nem meu !!!

    ResponderExcluir