Páginas

domingo, 8 de julho de 2012

Método para evitar a improdutividade

Sempre fui adepto de listas de tarefas, métodos de produtividade e afins. Com a volta à minha vida produtiva (leia-se reativar blogs + estudar mais), tive uma baita dificuldade em um ponto muito simples: como vencer a vontade de não fazer nada? Depois de muita pesquisa, encontrei um método que ao longo de dois dias tem se mostrado extremamente útil.

Criado por Merlin Mann, o cara por trás do 43 Folders, consiste em uma idéia muito básica, daquelas que você diz “putz, como não pensei nisso antes”. O nome desse verdadeiro hack pessoal, é de assustar “(10+2)*5″, mas relaxem, a idéia é muito simples!

Esse método é para mim?

Se você é igual eu, demorando para iniciar as atividades, sempre inventando de procurar atualizações no Orkut/Twitter, se entretendo com qualquer coisa inútil, enfim, gosta de ficar enrolando, então sim, esse método é para você.

Caso você seja um cara extremamente focado, sem dificuldades para iniciar suas atividades, então não, esse método não é para você.

Mas então, diga logo como é!

Ok, tudo consiste basicamente em realizar exatos 10 minutos de atividade, pausar 2 minutos, fazendo isso de maneira ciclica.

Explicando em miúdos, você deverá se focar de maneira primorosa ao longo dos 10 minutos, sem perder a atenção para nada (MSN, orkut, twitter, ida ao banheiro, beber água, etc…). Passado esse tempo, você terá longos 2 minutos para que possa “twittar”, ver orkut, ir ao banheiro ou fazer qualquer outra coisa que costuma tirar sua atenção.

Exemplificando: Eu estou utilizando o método para estudar, geralmente meu estudo costuma não render nada porque eu paro toda hora para olhar coisas inúteis na internet e acabo gastando mais tempo com essas do que com meu estudo. Com esse método, eu estudo de maneira concentrada durante os 10 minutos, depois durante os meus 2 minutos de intervalo, eu olho meus email e o Twitter de maneira rápida. Caso eu não consiga responder algo, eu aguardo meu próximo intervalo de 2 minutos.

É só isso?

Sim! O método é basicamente uma maneira de você se policiar, impedir que o ócio e a improdutividade prevaleçam no seu dia. É recomendado que você tenha em mãos um timer, para que siga corretamente os tempos propostos. Quem tem iPhone (ou outro celular com tal função), serve o timer dele. No Mac eu estou utilizando o Minuteur, nele eu montei a sequencia com os tempos e o alarme me avisa a “hora do intervalo” e “hora de voltar ao trabalho“.

Minhas impressões

Ao longo de 2 dias venho utilizando o método, e meu estudo tem rendido mais do que nunca. Eu experimentei intervalos de tempo diferente, mantendo sempre a mesma proporção, mas o de 10 minutos com intervalos de 2 foi o melhor. No caso de 20 minutos, acaba que você começa a desfocar, tentando “roubar do método“. Mas isso fica a cargo de cada adepto, experimente qual intervalo você se adequa melhor.

Se você executar essa regra por 1 hora, terá produzido durante 50 minutos e tirado um intervalo de apenas 10 minutos. O interessante é que você estará totalmente focado ao longo desses 50 minutos produtivos!

Diogo Azevedo

17 comentários:

  1. Eu era bobo assim.
    Sempre muito regrado, eu comecei a perceber que depois de uma rotina intensa como essa, que era possível ler e ouvir música, ao mesmo tempo. Grande desperdício.
    A espontaneidade tem que predominar em todas as nossas ações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, Daniel,

      Eu também concordo com você, a improdutividade é inevitável. O Márcio Caetano vive reclamando que a inflação do feijão é de 60% e o da Dilma é de 2%, e ele pergunta por que os índices não batem.

      Existem apenas duas maneiras de medir a inflação. A primeira é pelo que sai da carteira e a segunda é pelo que entra na carteira. Vamos supor que o quilo do feijão no mercadinho subiu de R$ 1,00 para R$ 1,60. Como a Visa não conseguiu cobrar o mínimo do cartão do crédito do Márcio, ela decidiu não mais cobrir as compras do Márcio, apesar dele insistir em passar o cartão várias e várias vezes, sempre provocando uma enorme fila no caixa.

      Como o mercadinho não consegue vender o feijão ao Márcio, então ela é obrigado a jogar no lixo, e certamente o mercadinho não vai recolher nenhum imposto devido à venda que não aconteceu. Então, quanto a Dilma vai receber nessa história? Ela vai receber exatamente os 30% do lucro obtido da venda do feijão lá do Ceasa para o mercadinho. Ou seja, o kilo do feijão raramente muda no atacado, mas devido a um problema na produção, onde o Márcio ameaçou fazer greve, a Ceasa foi obrigada a aumentar o preço do feijão de R$ 0,20 o quilo para 0,201, o que contribuiu para que a carteira da Dilma aumentasse em 2%.

      Ou seja, se o Márcio reclamasse menos e trabalhasse mais, certamente que a inflação deixaria de existir. Lembrando o professor Milton Bins, "a improdutividade é que estraga o país!"

      Excluir
  2. Antes que o pessoal reclame que eu ocupo o espaço principal desse blogue de maneira desordenada, a partir de hoje, vou me limitar a escrever apenas duas crônicas na página principal e as demais na coluna dos comentários. Isso não é certo, mas é o que todo mundo faz por aqui, assim eu me junto aos meus inimigos para emporcalhar ainda mais a coluna de comentários, principalmente quando a matéria não é importante.

    Hoje vou falar do vácuo do 233, onde o Adilson defende de que viemos de lá e para lá voltaremos, baseado numa frase infeliz que o Moisés escreveu há muito tempo e ainda em aramaico.

    O problema do Moisés, do Isaías, do Paulo e de tantos outros cronistas que escreveram crônicas e que a civilização ocidental apelidou de "Bíblia", é que eles não conheceram Lavosier, onde ele fez um belo trabalho onde chegou à conclusão de que tudo vem do tudo, nada se cria, nada se destrói, apenas a forma é que muda.

    Do jeito que o Dr Esio Lopes divulga o trabalho do professor Rivail, dá para desconfiar que o paradigma do espiritismo é o mesmo de Lavosier, de onde se conclui que somos imortais, em cada célula que carregamos existem bilhões de átomos que estavam aqui nesse universo desde o princípio dos tempos. Você pode mudar a composição química de uma molécula, mas jamais conseguirá destruir o átomo. Aqui é fácil presumir que existem átomos mais ou menos parecidos com os nossos em Marte ou qualquer parte desse universo.

    Ou seja, Adão e Eva nunca morreram, em cada um de nós existem dois ou três átomos que foram combinados numa noite de verão, onde os nossos pais estavam pensando em sacanear, mas acabaram com a trista tarefa de nos alimentar, vestir e de nos manter na escola.

    Veja o primeiro capítulo de Mateus: Abraão sacaneou, Isaque sacaneou, Jacó sacaneou, Judá sacaneou, Farés sacaneou, Esrom sacaneou, enfim Mateus já deu uma pista de que o vácuo do 233 nunca existiu e nunca existirá, pois a sacanagem é indestrutível e imortal.

    Frank K Hosaka
    fhosaka@uol.com.br (11)8199-7091 Diadema-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas já foram consideradas cafonas, mas agora as unhas decoradas vivem um "boom" mundial. Os mais diversos estilos de "nail arts" não param de se proliferar e o desfile de alta-costura da Chanel confirmou a tendência: a grife de luxo apostou nas unhas pintadas com um mix de esmalte rosa e prateado que, a exemplo de outros lançamentos vindos da passarela da marca, deve se transformar em hit.
      E aí, entendeu Hosaka ? Não ??? Nem eu .

      Excluir
    2. Sr.Hosaka,publique três textos,no "destaque".
      Desejo postar a "Natureza Viva" em cada página.
      Se a página demorar para virar,a "Natureza Viva" também vai ficar "parada".

      Excluir
  3. A dúvida do Pedro Diniz é muito boa. Ele perguntou como recuperar os contatos gravados no chip SIM nos contatos do iPhone, e hoje aprendi que existe a opção de importar do cartão SIM no aplicativo de Ajustes > Mail. Mas, aí eu pensei com os meus botões: e como é que a gente faz o contrário, como gravar um contato no Chip?

    Na era do iPhone 4S, essa pergunta não tem o menor cabimento, uma vez que o banco de dados do iPhone é gigangesco, coisa da ordem megabytes, quando esses cartões SIM oferecem apenas alguns kilobytes. Em teoria, não há como o iPhone gravar contatos no chip.

    Assim, perguntei ao Dr Google se é possível fazer tal proeza. O problema do Dr Google é que ele é meio gagá, você pergunta uma coisa e ele responde com um monte de respostas que pouco tem a ver com a sua dúvida. Ele entende melhor se você falar em inglês, coisa que eu não sei como fazer, eu escrevi assim "How to save my contacts on SIM card by iPhone?"

    Mesmo com o meu inglês ruim, o Doctor Google conseguiu achar a resposta.

    Ele me orientou a procurar no repositório do BigBoss o programa SIManager, coisa fácil de localizar, pois o BigBoss é um dos repositórios que vem nativamente com o Cydia. Ao executar o programa, ele falou qualquer coisa de "250 records", ou seja, que o meu chip é capaz de grava 250 contatos. Os meus contatos no iPhone já chegam a 660, ou seja, é impossível gravar todos os contatos do iPhone no Chip.

    Mas desses 660 contatos, apenas uma é importante, é o telefone da princesa. Pedi para o SIManager gravar no chip o telefone da princesa. Ele cortou o nome da princesa no meio e só gravou o telefone da casa dela.

    Para saber se esse aplicativo não passa de enganação, eu fui em Ajustes > Mail > Importar SIM. E lá encontrei apenas um único registro da princesa, quando esperava encontrar dois. Será que fui enganado? Assim, rodei toda a lista de contatos, e lá no finalzinho encontrei o telefone da princesa, ou seja, na hora de importar, o iPhone pega apenas o número do telefone.

    Ou seja, importar contatos do SIM Card pelo aplicativo de Ajustes é a forma mais inadequada para recuperar o contato.

    Assim, tentei importar através do SIManager, dedei um contato, e lá o SIManager ofereceu a opção de importar o contato para o iPhone, e assim ele acrescentou em contatos o nome, só que distribuido em vários campos, e o telefone. O resultado é menos ruim do que pelo recurso nativo do iPhone.

    Claro que isso tudo não faz o menor sentido. Geralmente, quem tem um iPhone tem um PC, e com os dois é possível guardar os contatos no Outlook ou nas nuvens da Internet. Mas como tudo nesse mundo é possível, faz sentido salvar contatos dessa maneira no Chip, quando 1) você não tem computador; 2) não tem endereço eletrônico na Internet e 3) não confia no iPhone. Esse é o seu caso, Pedro Diniz?

    iPhoneMOd Brasil

    ResponderExcluir
  4. O ócio faz parte de você, assim como a boa disposição também faz.

    ResponderExcluir
  5. A Nihil foi ao mercadinho comprar uma vassoura. A mocinha do caixa perguntou : Embrulha ou a srta. vai voando ?? kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. UAL BICHINHO É MAIS DANADO: O GATINHO OU A MULHER?


    O marido chega em casa preocupado porque está com um arranhão no peito provocado por uma "unhada" da sua amante.

    Abre a porta , vê o seu gato dormindo no sofá e dá-lhe um tremendo chute. O bichano solta um miado estridente e sai correndo porta afora.

    A sua mulher chega na sala e pergunta o que houve e ele responde irado:

    - Este gato parece estar louco pois eu fui entrando e , sem mais nem menos , ele pulou sobre mim e me arranhou no peito: olha só que baita arranhão!

    A mulher respondeu:

    - Tu fizeste muito bem, pois este filho da puta hoje já me mordeu a bunda e me deu um baita chupão no pescoço.



    Moral da história: Existem mulheres que quando você mostra o leite elas já vêm com a coalhada.

    ResponderExcluir
  7. Este país está imerso na veadajem e na roubalheira do PT..

    ResponderExcluir
  8. 0 PT do Hosaka mente, falam que a inflação foi de 0,08 em junho.
    Ela está de volta, É uma vergonha, já disse o Bóris ! Qualquer um de nós pode facilmente observar isso...ao encher o tanque do carro...ao fazer as compras de supermercados...usar de serviços (cabelereiro, manicure, garçons, restaurantes, mecânicos...dentre outros....)Tudo subiu em torno de 50% . Culpa de quem ? A inflação voltaria de qualquer jeito, porque o presidente Lula gastou em demasia e para tapar o rombo e a má administração, gastou mais ainda para eleger a Dilma , então como o governo não tem mais de onde arrecadar, tentando cobrir seus gastos, o jeito é emitir moeda e, quanto mais papel circulando sem lastro, mais você vai precisar de mais para comprar o mesmo objeto, muito embora, o Hosaka e a Globo juntos, vão colocar a culpa nos prestadores de serviços.

    ResponderExcluir
  9. 0 voto é secreto, mas no PT só um cabeça de porongo seco igual a voce para votar, hehehe

    [ ]´s

    ResponderExcluir
  10. sr. HosakaNihil, tem tecido que amassa demais: Se vai mandar fazer o vestido, tenha cuidado redobrado na escolha do tecido. Tafetá, organza e gazar de seda, por exemplo, são conhecidos por amassarem com facilidade. Se optar por um tecido do tipo, fique atenta para não amassar o vestido no caminho da cerimônia. A peça precisa estar impecável! Tá entendendo sr. HosakaNihil ??? não !!!?? Nem eu !!!

    ResponderExcluir