Páginas

sábado, 7 de julho de 2012

Consegui abandonar o 233

No fórum do AndroidZ encontrei uma boa dica de como atualizar o celular Galaxy S, há mais de um ano rodando o Android 2.3.3 (mais conhecido como Gingerbread) para o Android 4.0.4 (com o codinome Cyneo).

Apesar de eu ser usuário do iPhone, eu gosto de brincar com essas novidades. O Android é um sistema diferente do iPhone. O iPhone usa hoje o iOs 5.1.1 mas você só pode adquirir programas através da loja da Apple. É possível adquirir programas de outras fontes, mas, para fazer isso é necessário desbloquear o iPhone, através do famoso método do Jailbreak. O problema é que a Apple atualiza o celular a cada dois meses, e isso acaba com o Jailbreak. Cada vez mais está difícil desbloquear o iPhone.

Já o Android não prende o usuário na loja do Google. Você pode comprar o aplicativo aonde você achar mais conveniente para você. É um celular democrático. Mas o ruim é a atualização do sistema Android. Ao contrário do Apple, todas as atualizações do Android não são transferidas automaticamente nos celulares que usam desse sistema.

A Samsung não atualiza o Galaxy S porque as novas atualizações do Android não são suportadas pelo hardware, e assim todo santo ano a Samsung apresenta um aparelho novo com o Android mais atualizado. Hoje, por exemplo, a Samsung está vendendo a terceira versão do Galaxy S, uma senhora máquina, acho que é a primeira que tem 2 gb de memória RAM (o iPhone 4 e o Galaxy S só tem 512 mb).

Uma vez que a Samsung não atualiza os seus aparelhos, o que dá para fazer com os aparelhos antigos? A melhor resposta é jogar fora e comprar um novo. Mas como a grana anda curta, existem samaritanos que oferecem atualizações adaptadas para máquinas antigas.

No entanto, você precisa calcular a relação custo/benefício. Se você tem um Galaxy S da primeira versão e gosta de rádio FM e Televisão digital, não vale a pena fazer essas atualizações não oficiais, quase sempre pelo famoso método Odin. Você pode ganhar novos recursos, mas quase sempre acaba perdendo recursos valiosos. Eu, por exemplo, migrei do Android 2.3.3 para o Android 4.0 com a ajuda do Fórum do Androidz, fiquei sem televisão, sem rádio FM e sem a conexão com o PC através do programa Kies. Mas, isso em pouco afeta a minha rotina, uma vez que sou usuário do iPhone e não do Android.

Eu notei que a perfomance do Galaxy S melhorou sensivelmente, o Android 4.0 é muito mais bonito, mais organizado, do que o 2.3.3, lento e devagar.

Caso você esteja interessado em atualizar o seu Galaxy S, o link do AndroidZ é esse daqui: http://www.androidz.com.br/forum/topic/17061-tutorial-rom-ice-cream-sandwich-ics-404-cyano-9-i9000b/#entry147706

Um comentário:

  1. Quer dizer,cumpadí,que a Samsung te obriga a comprar um telefone novo todo ano?
    Isso é ficar refém dos apareios...qui negócio caipira...

    (brother,o que vc está fazendo aqui?
    Fiquei sabendo que vc comprou um celular novo...)

    _É,Nihil,comprei aquele memo no qual eu grito,e num escuto,e o ouvinte grita,e num mi escuta...

    (hehehe!...)

    ResponderExcluir