Páginas

domingo, 1 de julho de 2012

Cinco anos depois do iPhone

No mês passado, a Apple comemorou o quinto ano de iPhone, e que trouxe um grande impacto em nossas vidas, a maior delas é o Android, um software produzido pelo Google. O núcelo do iPhone é um software chamado iTunes, por onde a Apple vende aplicativos, músicas, jogos e um monte de quinquilharias, cujo aproveitamento é bastante duvidoso.

A estratégia do Sr Steve Jobs foi de enfiar o iTunes garganta abaixo através de um celular com o que há de mais moderno na tecnologia de comunicação, usando como algoritimo a facilidade de uso. Enquanto a Nokia, LG, Samsung, HTC e etc ofereciam celulares com dezenas de teclas, o iPhone mostrou-se bem original, ele só tem um botão, não há como o usuário não saber como usar esse aparelho.

Já o Google foi mais esperto, distribuindo o Android para vários fabricantes de celulares, com suporte aos vídeos em Adobe Flash que você encontra em várias páginas da Web. Steve Jobs jamais aprovou o Adobe Flash no iPhone. Enquanto os Androids tocavam músicas da rádio UOL, os usuários do iPhone só podiam se contentar com a estabilidade do aparelho.

Mas a Adobe já decidiu matar o Flash, o Android também não vai ter esse plug-in. O Sr Steve Jobs estava certo todo tempo, muita bugiganga num só aparelho não dá certo. Veja o caso do Windows, sem qualquer motivo, ele trava, anda devagar. O jeito é padronizar as páginas da Web para o HTML 5, coisa que vai demorar uns vinte ou trinta anos, isso se os paraguaios não explodirem Itaipu ou os ambientalistas de olhos rasgados não destruirem as usinas nucleares do Japão.

Mas o Google já invadiu o iPhone. No mês passado, ela distribuiu através da App Store da Apple o seu poderoso navegador, o Chrome. O Chrome coloca o Safari, o navegador do iPhone, no chinelo. O Google também invadiu o PC, para você escrever uma mensagem no Blog da Sônia só com o Chrome.

E quem saiu ganhando nessa guerra toda? Certamente que foram as operadoras. Para você receber chamadas no seu celular por um mês, você é obrigado a botar no bolso da Vivo a bagatela de R$ 12,00. Para acessar a Internet por um mês a 30 kb/s, a Vivo exige R$ 9,90 por mês. Enfim, a Vivo ganhou tanto dinheiro nessa guerra que depois de cinco anos comprou a vista a Telefonica, a rede fixa de telefones de São Paulo. E daqui a cinco anos, certamente que ela vai comprar a Apple e a Google, ganhando muito mais dinheiro de trouxas que acreditam que é possível conversar através do celular que, aliás, continua tão ruim como era há dez anos...

9 comentários:

  1. http://brasildroid.com.br/galaxy-s-i9000b-desenvolvimento/4221-restaurando-i9000b-stock-gingerbread-2-3-3-zto-10-minutos.html

    Esse é o link para quem precisa recuperar o Galaxy S da primeira versão, que tem televisão e rádio FM. Nos comentários seguintes, muita gente reclama que não consegue mais fazer ligação. O tutorial não diz para você tirar o cartão de memória e o chip da operadora, isso é um procedimento que eu fiz por conta própria, e assim eu não tive esse problema. O Galaxy conseguiu ligar para o meu iPhone, o Netfone conseguiu ligar para o Galaxy, só o iPhone é que não conseguiu ligar para o Galaxy, mas o Galaxy informou que o iPhone ligou.

    Eu havia deixado esse aparelho esquecido no armário, mas quando a Google apareceu no App Store da Apple, distribuindo o Chrome para o iPhone, eu fiquei muito encantado com o navegador. Fiquei tão entusiasmado que queria ver como o Chrome rodava no Android. Para a minha surpresa, não encontrei o Chrome na loja da Google. Com a ajuda do meu PC, descobri que existe Chrome para o Android, só que ele não é compatível para velharias que rodam o Gingerbread.

    Fiquei indignado, e assim eu lembrei do AndroidZ, um forum bastante ideal para deixar o meu protesto. Mas, antes que pudesse escrever qualquer coisa, vi várias mensagens, afirmando que é possível atualizar o Galaxy S para o Ice (ou seja, do Android 2.3.3 para o Android 4.0). Assim, eu me aventurei, e o máximo que eu consegui foi um Galaxy travado na primeira tela, onde ele não respondia ao toque na tela.

    Já que não dava para atualizar o Galaxy (acho que devo ter feito muita besteira), eu me reportei ao clássico texto do Jonhy http://www.androidz.com.br/forum/topic/872-alterando-a-rom-revivendo-seu-galaxy-s/ - mas todos os links estão desatualizados, é coisa de 2010. Perdi todo esse domingo por causa dessa ambição de querer ver o Chrome na tela do Android, mas, graças à Santa Tereza de Ávila, consegui encontrar o link, onde recuperei o Galaxy. Se você estiver na mesma situação, espero que o tutorial do brasildroid lhe ajude.

    Agora, vou desligar o Galaxy e deixá-lo no armário. No futuro, vou mostrar aos jovens porque decidi ficar com o iPhone e não com o Android: só porque não roda o Chrome do Google. Pode um negócio desses?

    ResponderExcluir
  2. Dizem que por causados altos impostos a situação financeira do Hosaka está tão russa que na casa dele para economizar agora é obrigatório usar os dois lados do papel higiênico.

    ResponderExcluir
  3. O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) usou a tribuna do plenário do Senado para se defender nesta segunda-feira. Ele voltou a reforçar que as escutas feitas pela Polícia Federal são ilegais, não foram periciadas, e que sua defesa notou que há discrepâncias entre as gravações e as transcrições.
    Entendeu alguma coisa, Hosaka ? Nem eu !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robertinha, eu não sei como comentar o caso do Demóstenes, pois não sei se a Polícia Federal tinha o amparo legal para gravar as conversas dele, bem como não sei se gravações bem ou mal transcritas servem como evidência jurídica para provar o crime, enfim, o caso da Construtora Delta, o caso do Cachoeirinha, mostram para mim que existem, no mínimo, dois Brazis: o formal e o informal, e o limite deles é exatamente igual ao Reino dos Céus e o Reino dos homens, não dá para saber onde começa um e onde começa outro.

      Veja você que todo dia tem um anônimo que desabona a minha pessoa, contando calúnias e mentiras sobre mim, eu não tenho IP dele, eu não tenho CPF dele, eu não tenho o nome dele, e também não conheço nenhum bom advogado para processá-lo e fazê-lo apodrecer na cadeia, todo dia eu me sinto encurralado, sem saber como me defender. Que há uma enorme discrepância entre o que eu sou e o que esse anônimo escreve sobre mim, e assim só posso repetir o que o Sr Demóstenes vem dizendo há muito tempo: isso não é legal! isso não é legal! isso não é legal!

      Excluir
  4. A Nihil foi tirar C.N.H. O examinador disse : Dê a partida e pode sair devagarinho ! Ela deu a partida, abriu a porta do carro e saiu de fininho na pontinha dos pés, kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Ana,como vai sua mordo...
    digo,como vai a sua ... ...Algaravia?

    ResponderExcluir
  6. Olá André Frank Hosaka, sábado agora podemos fazer uma churrasqueada. Eu compro chuleta, picanha, alcatra e voce vai levar a linguiça, hehehe

    ResponderExcluir