Páginas

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Ectoplasma


 O Ectoplasma é geralmente conhecido como um plasma de origem psíquica, que se exsuda principalmente do médium de efeitos físicos, e algo dos outros médiuns.
Trata-se de substância delicadíssima que, situa-se entre o perispírito e o corpo físico. Embora seja algo disforme, é dotada de forte vitalidade, por cujo motivo serve de alavanca para interligar os planos físico e espiritual.
Historicamente o ectoplasma tem sido identificado como algo que é produzido pelo ser humano que, em determinadas condições, pode liberá-lo, produzindo fenômenos diversos.
O Ectoplasma é de difícil manipulação, é pegajoso, não se molda facilmente, por isso exige treinamento e técnicas para que os espíritos se utilizem deste fluido.
Não é o espírito que se materializa e sim o ectoplasma que se adere a forma do perispírito do espírito.
Pode ocorrer materialização sob o efeito da luz branca mas é necessário ter muito ectoplasma (em abundância), também é difícil tirar-se foto com flash de materialização, porque no momento do flash há interferência.
 Não é o ectoplasma puro que exala do médium que é usado diretamente nas materializações, é necessário combiná-lo com outros fluidos (espirituais, físicos (kundalini-material , líquido nervoso + líquidos
do corpo do médium e da natureza) ou seja na materialização é utilizado ectoplasma elaborado.
 A presença de apenas uma pessoa incrédula no ambiente dificulta ou até impede a aderência do ectoplasma no perispírito do espírito.
 Todos os estudos feitos, sobre as materializações de espíritos e os chamados “efeitos físicos”, demonstram que esses fenômenos ocorrem somente na presença de pessoas que podem fornecer ectoplasma.
Isto leva à óbvia conclusão de que os espíritos não “produzem” ectoplasma. Eles apenas podem manipulá-lo.
Uma observação mais cuidadosa leva, inclusive, à conclusão de que esta “manipulação” somente pode ocorrer com a conivência, consciente ou “inconsciente” dos encarnados que fornecem o ectoplasma.
 Se assim, não fosse esses fenômenos ocorreriam com tal frequência e intensidade, no cotidiano da humanidade, que os desencarnados passariam a participar diretamente do mundo dos encarnados.
Deste modo, pode-se deduzir que o ectoplasma é um atributo do corpo físico, portanto da matéria, uma vez que o corpo humano é material, embora seja controlado pelo espírito nele encarnado.





O que se pode admitir que aconteça é que, os espíritos encarnados, em contato com a matéria (corpo), durante a encarnação, manipulam-na (a matéria) de tal modo a produzirem o que chamamos de ectoplasma.
Essa produção se daria, de modo automático e inconsciente, desde a concepção até o desencarne.
Segundo André Luiz, o ectoplasma está situado entre a matéria densa e a matéria perispirítica, assim como um produto de emanações da alma pelo filtro do corpo (duplo etérico), e é recurso peculiar não somente ao homem, mas a todas as formas da Natureza.
 Este tipo de raciocínio indica, novamente, a existência de outra matéria, “paralela” à que conhecemos e
o ectoplasma seria constituído por esta matéria.
Esta matéria seria coexistente com a matéria conhecida, porém, de uma densidade muito menor.










24 comentários:

  1. Eu nunca vi um ectoplasma, mas isso não quer dizer que eu não acredite em espíritos. Por exemplo, eu digo "alô" no meu celular, e um espírito saí dele voando para outro celular a vários quilometros para dizer "alô" no outro celular. Eu chamo isso de Espírito da Comunicação, outros chamam de Espírito do Rádio.

    Outro espírito espantoso é que fica no interruptor, eu aciono para baixo, e o espírito sai de lá voando para acender a lâmpada. A esse espírito chamo de Eletricidade.

    Ou seja, eu não tenho a menor ideia de como tornar esses espíritos visíveis, e que também são diferentes do espírito da água e do ar, da chuva, do trovão, ou do olhar de uma princesa. O que mais me fascina é o espírito do Conhecimento, e é nele que deposito a minha maior esperença, o de um dia escrever uma crônica que arranque do Sr MB o seguinte comentário: Minha mãe do céu! Essa crônica é única, e só pode ter sido escrito por uma só pessoa, o único e verdadeiro Frank K Hosaka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr.Hosaka,eu sou "suspeita" para falar,mas o sr.é um gênio.

      Excluir
  2. Olá, Allan Kardec, da próxima vez que postar um vídeo do Trio Esperança, por favor, use a tag do hiperlink. Muita gente usa o iPhone e do jeito que você fez não dá para chegar no YouTube ou sequer copiar o endereço.

    Más, já que estamos falando em vídeos, as minhas sugestões para esse fim de semana são: Poder Sem Límites e John Carter Entre Dois Mundos, ambos são de ficção científica. Poder Sem Límites parece bem bobo, mas a forma com que o filme é exibido é espetacular. O segundo fala sobre guerra entre três civilizações em Marte.

    Bom fim de semana ao Sr.

    ResponderExcluir
  3. Claro que só podem participar de materializações que é rivailista...como é que esses canalhas vão enganar quem não é idiota?
    Por exemplo: se aparecer na minha frente um espírito materializado, eo o encherei de porrada para provar aos retardados que é tudo farsa.

    Agora, um imbecil como o V-Vai-sem-Volta acreditar em ectoplasma e em materializacão é compreensível. Mas é difícil entender como pessoas com estudo e inteligência como a dra. Selma podem aceitar essas idiotices.

    ResponderExcluir
  4. 233 o imbecil ameaça
    »»Por exemplo: se aparecer na minha frente um espírito materializado, eo o encherei de porrada para provar aos retardados que é tudo farsa.
    -----
    AHAHAHAHAHAHAH... AHAHAHAHAHAH... isto me faz lembrar o quevedo idiota 233 fanfarronando que ia no Frei Luiz tirar a mascara do "impostor" (só na mente fanaticamente
    doentia deste 233 imbecil, evidentemente) que "materializa"
    medico alemão...

    AHAHAHAHAHAH.... AHAHAHAHAHAHAHAH... todos dias vão ali milhares de pessoas mas do cobarde e idiota quevedo 233 nem sinal...

    (evidentemente que se sabe por quê não aparece por ali... é que ele sabe que aquele lugar irradia intensa vibração positiva, o que levaria a que essa coisa pestilenta 233, entrasse em convulsões como acontece aos que não suportam tanta ESPIRITUALIDADE manifesta)...

    pobre quevedozeco 233... rosna e ladra mas...
    ... lá diz o velho ditado popular: "cão que ladra não morde"...
    :).... :)... :)...

    ResponderExcluir
  5. Dá pena ver um ser humano com inteligência asinina. Esse coitado acredita mesmo que um espírito de alemão se materializa no covil de embusteiros chamado Lar de Frei Luiz.
    Como pode alguém ser tão ingênuo?
    Galego otário, eu não tenho a menor pressa de desmascarar aquela bichona loira. Como você disse bem, milhares de idiotas vão ali para serem enganados, fora os seguranças. Qualquer iniciativa minha e os retardados me fariam em pedaços em defesa daquele que os engana. A coisa tem de ser bem pensada...sem pressa. Mas eu tenho certeza de que não adiantará nada, quem nasce idiota morre idiota. Os retardados procurarão outro enganador. De que adiantou o sobrinho do emperucado denunciar que era tudo mentira e que ele e o tio nunca receberam mensagens de mortos?
    Se não existissem otários, de que viveriam os enganadores?

    O galego é tão burro que não compreende que se existisse mesmo espíritos e a doutrina de Rivail fosse verdade, não poderia haver espíritos de médicos "curando" encarnados e atrapalhando o carma de cada um.
    Além disso, por que só um espírito de médico alemão? Por que não dez, ou vinte, ou mil? E por que só médico alemão? Por que não um chinês, ou japonês, ou português?
    Mas uma besta quadrada como esse V-Vai-sem Volta não consegue fazer nenhum questionamento desse tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HEHEHEEH... o quevedozeco 233 não passa de um cobardolas que ameaça mas JAMAIS PASSARÁ disto, ameaças e mais ameaças que evidentemente NUNCA(!!!) serão concretizadas... afinal se milhares entram ali sem que alguem os incomode, o que impediria o asno 233 mostrar ao povo brasileiro
      que aquilo não passa de um "antro de farsantes"?? (linguagem do quevedo idiota 233)...

      quanto ao resto... o imbecil quevedo 233, jamais vai querer entender que muitas curas por esse mundo adentro são realizadas com intervenção de medicos "do outro lado" pois sempre que ha uma cura por via mediunica, JAMAIS É O MEDIUM QUEM CURA... mas...

      ... este porco quevedozeco 233, não merece que lhe sejam deitadas as perolas que D. Espirita contem... não mesmo!!...

      ...

      Excluir
  6. Algumas "pérolas da doutrina espírita":

    1) Geração espontânea;
    2) Efeito "joão-teimoso" da Lua;
    3) Os habitantes de Marte são mais atrasados que os da Terra;
    4) Jesus era espírito puro, mas enganava o povo fingindo ressuscitar quem não estava morto;
    5) João Batista foi o maior profeta, segundo Jesus, mas quando apareceu no monte veio com a forma de Elias;
    (Isso seria o mesmo que um general se apresentar como simples tenente)
    6) Galileu não sabia que Júpiter tinha mais de quatro luas, nem que Marte tem duas;
    7) Os filósofos gregos estavam sempre a postos para atender, mas sá falavam francês...

    Isso sem tocar no assunto da V-V-eadagem, pois segundo a doutrina, todo médium teve outro sexo na encarnação anterior, porque mediunidade é V-veadagem pura, e a V-V-eadagem é explicada assim pela DE.
    Por isso o V-V-ai-sem-Volta não diz que é médium, porque sabe que vou afirmar que ele é paneleiro, porque médiuns têm nojo de xana e gostam é de serenrabados.

    Mas não existe doutrina espírita, porque espíritos não existem. O correto é dizer "doutrina rivailista".

    Por que os espíritos sempre atendem prontamente? Por que não têm nada para fazer?
    Nada disso. Atendem prontamente porque não são espíritos coisa nenhuma, são criações do subconsciente ou fraudes, como a Josefa Musselina e o fantasma de nazista do Frei Luís.
    Mas, leitor, se você quer ser idiota como o lusitano e quer insistir em acreditar nessas idiotices, meus pêsames.

    ResponderExcluir
  7. Nem a maluquinha engole a história de que um criminoso nazista podia tão rápido estar fazendo caridade em Jacarepaguá.
    Ela é doidinha, mas não é tão burra.

    ResponderExcluir
  8. o quevedozeco 233 não quer que Espiritos existam e, da forma imbecil que lhe é peculiar, tenta passar a ideia que é a D. Espirita que os inventa, mas...

    ... Jesus, o Enviado para dar testemunho de DEUS (embora o quevedozeco idiota 233 zurre que Eles não se interessam que acrteditem se existem ou não)... MOSTRA CLARA E INEQUIVOCAMENTE sua REALIDADE(!!!)...

    veja-se...
    Marcos 9:2-4
    (...)E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles;

    E as suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra os poderia branquear.

    E apareceu-lhes Elias, com Moisés, e falavam com Jesus.
    xxxxx
    Mateus 17:1-3
    (...)Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,

    E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.

    E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
    xxxxx
    Lucas 9:28-30
    (...)E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar.

    E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente.

    E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias,
    xxxx
    ... é claro que o qevedo imbecil 233 vai, mais uma vez, despejar a tentativa idiota que aquilo foi uma encenação de Jesus, que provocou uma miragem-engana-tolos, para mostrar aos disicipulos o quanto Ele era poderoso... :(...

    (coitado do imbeciloide 233, para azar de sua cabeçorra que não cessa de levar marretadas, já naqueles tempos a Biblia conspirava a favor da D. Espirita)...

    ps - e o asno quevedo 233, é tão burro, mas tão burro mesmo, que nem é capaz de entender que quando Jesus disse que João Batista era "o maior profeta de todos", estava precisamente associando ao facto de ele ser a reencarnação do profeta Elias...

    enorme jerico, este quevedozito 233... :)))...

    ResponderExcluir
  9. O texto bíblico abrange um período de mais ou menos 1500 anos. Se a existência de espíritos de mortos e sua influência no mundo dos vivos fosse verdadeira, a Bíblia incluiria CENTENAS ou milhares de casos.

    Isso é o que a sã inteligência indica.

    O que acontece é justamente o contrário: a Bíblia afirma que os mortos não mais existem e que, portanto, NÃO TÊM MAIS PARTE ALGUMA NESTE MUNDO. Como interpretar, então, o acontecido no monte? Aquele texto é a revelação de que Jesus era o Messias prometido, os discípulos tiveram uma VISÃO da realidade espiritual, não foi um evento real.
    Por que TEMOS que interpretar assim? Porque Jesus, se trouxesse à vida dois personagens do VT, estaria DESCUMPRINDO A LEI que pribia evocar os mortos. Jesus disse que não viera revogar a Lei, mas cumpri-la.

    E Paulo? Por que se teria calado com respeito à existência e comunicabilidade dos espíritos desencarnados? Por que não teria tocado NUNCA em tão importante assunto? Por que nunca falou em reencarnação?
    E mais ainda: POR QUE NÃO EXISTE NA BÍBLIA A PALAVRA REENCARNAÇÃO? Se é ensino bíblico, uma palavra para ela teria de existir.

    Obs.: Não dou essas respostas para o lusitano, porque ele não quer aceitá-las e nada vai fazê-lo entender o que NÃO QUER entender. É um psicopata tal e qual o Carlos Verezza, que SABE que a materialização do fantasma de alemão é fraude, porque é um dos diretores daquele covil de canalhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... e como não podia deixar de ser, lá vem o quevedozeco 233 com suas imbecilidades (des)interpretativas em vã tentativa de tapar o que a Biblia deixa bem claro e visivel...

      ...note-se que em momento algum, nos relatos do acontecimento, se pode extraír outra ideia que não seja aquela que os relatores biblicos afirmam categoricamente...

      assim...

      Marcos
      "E apareceu-lhes Elias, com Moisés, e falavam com Jesus"

      Mateus
      "E eis que lhes apareceram Moisés e Elias", falando com ele"."

      Lucas
      "E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias",

      Portanto... bem pode o quevedo 233 rodopiar (des)interpretações que jamais vai conseguir impedir que Jesus esteja bem presente na D. Espirita como O MESTRE MAIOR(!!!) que alguma vez andou por este planeta...
      ---
      e para terminar... batendo mais Biblia na cabeçorra do quevedozeco 233..

      Atos 7:59
      E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia:"Senhor Jesus, recebe o meu espírito."

      (e pronto... lá virá o triste 233 dizer que, afinal, o que Estevão estava invocando era que Jesus, recebesse o "vento" dele)... :))...

      ...grande idiota este quevedozeco 233

      Excluir
  10. Realmente eu entendo exatamente o que o Adilson esta dizendo, e não é difícil entender. Só é difícil entender o rancor no coração do vai-volta por eu nunca me deixar evoluir e levar pela disciplina espirita.

    Mas, ainda, nada disso é muito importante. Jamais terei que preocupar-me com cara fechada de ninguém. Maior mistério é poder entender o que são vasos da destruição que a bíblia fala claramente.
    E ainda ouvindo uma pregação de alguém, eu soube que Jesus escolheu a Judas e que este foi regozijante após Jesus te-lo escolhido, e neste momento, a partir desta escolha, satanás encheu seu coração.
    Também, só vai a Deus quem Ele chama porque esta escrito isso. Mas Paulo é o exemplo de que devemos pregar e jamais nos calar se temos a certeza de que existe um céu, Deus, vida após a morte.
    Como viver acreditando nisso ainda constitui-se ser o maior dos mistérios da vida do homem.

    ResponderExcluir
  11. EXATAMENTE, a palavra é pnêuma, vento, por isso as palavras portuguêsas pneumonia, pneumático etc. têm a ver com vento, ar, respiração etc.
    "Kýrie Iesoû, déksai tò pnêuma mou", que deveria ser traduzido melhor assim: "Senhor Jesus, recebe (para Ti) a minha vida (até a ressurreição do Dia Final)". O texto traz implícito que Estêvão não ia ficar passeando sem corpo para depois reencarnar.

    Pnêuma é usada como "espírito, vida" porque o ser vivo respira, por isso, no Livro de Gênese, Deus soprou nas narinas de Adão e ele foi feito ser vivente.
    É linguagem figurada que tem o nome de METONÍMIA, o que o Lusitano não conhece. Ele deve achar que pé de mesa cria calos, copo d´agua evapora, local de embarque no aeroporto deve ser onde os passageiros entram nalguma barca voadora etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... só mesmo o fanatico anti Espirita quevedo 233 p'ra querer dar a volta ao texto... ele bem gostaria que o Espirito não fosse "o que REALMENTE!!! continua como consciencia", já que a carne fica por aí desintegrando-se/desaparecendo como tal...

      bem mas... deixemos o quevedozeco 233 chafurdar em seu doentio anti Espiritismo e concedamos a palavra aos que verdadeiramente percebem destas maravilhas...

      I Corintios 15;50
      50. O que afirmo, irmãos, é que nem a carne nem o sangue podem participar do Reino de Deus; e que a corrupção não participará da incorruptibilidade.

      João 6
      63. O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida.
      ---
      caramba... a cabeçorra desse triste quevedo 233
      leva tanta caceta biblica que só mesmo sua imbecilidade contumaz lhe permite suportar....

      Excluir
  12. Não existe a palavra "espírito" na Bíblia tal como a entendem os rivailistas, isto é, uma entidade autônoma com existência fora do corpo; ao contrário, a bíblia afirma que sem o corpo não há vida.
    "Sai-lhes o "espírito" (respiração, alento) e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia perecem todos os seus desígnios." Salmo 146:4
    Mais claro que isso, impossível.

    A Bíblia trata o homem como um ser único em corpo e mente. Morto o corpo, que volta ao pó, a única esperança é a ressurreição do corpo: "os mortos em Cristo (os que creram nele) ressuscitarão primeiro" , disse o apóstolo Paulo. Se hão de rssuscitar é porque estão mortos, sem existência consciente. Para voltar a viver é preciso a ressurreição do corpo, a qual é na verdade uma nova criação, porque o corpo terrestre é perecível e não pode ter vida eterna.
    É preciso ser muito burro e teimoso para continuar a querer interpretar a Bíblia segundo Rivail e não segundo ela mesma.

    ResponderExcluir
  13. O espírito é que vivifica...de que está Jesus falando? Espírito é o Espírito de Deus, o qual traz a mensagem vivificante através da boca de Jesus, tal como falou através dos profetas. A carne de nada serve, isto é, o ensino humano não serve para nada. Jesus traz o ensino do Espírito Santo de Deus.
    "Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do dará, porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo." João 6:27.
    Esse versículo diz a mesma coisa que o 63.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para não variar... mais rodopianços (des)interpretativos do imbecil quevedozeco 233...

      Enfim... veja-se que basta usar o bom senso e a simples racionalidade para se entender com facilidade o que João diz:

      "a carne de nada serve"...

      qualquer pessoa normal acima dos dez anos sabe, NATURALMENTE, que o corpo carnal vai virar pó e pronto, nada mais se espera dele... certo?... certissimo!!...

      "o Espirito é que vivifica"...

      tambem aqui, qualquer pessoa normal com um simples raciocionio, entende pefeitamente que João está referindo que ficando o corpo carnal por aí, é o Espirito QUEM continua existindo, como total consciencia do ser que é!!!...

      ... e este patetico quevedozeco 233, em sua alienada cruzada anti Espirita, nem se dá conta do ridiculo em que constantemente cai com suas invencionices idiotas, de como vão ser os acontecimentos "pós morte"... Esse fanatico ridiculo, agora, deu em ensaiar outro "tipo de ressurreição" onde não entra o corpo com que se morre, pois já verificou a sandice e insustentabilidade da ideia enraízada nas doutrinas dominantes, do mesmo corpo voltar a andar por aí, saídos das tumbas...

      ... ele, ridiculo quevedozeco 233, acha que vai ser assim: "Para voltar a viver é preciso a ressurreição do corpo, a qual é na verdade uma nova criação, porque o corpo terrestre é perecível e não pode ter vida eterna" (sic)

      portanto... ressuscita-se mas...
      ...não se ressuscita por que...
      ...o corpo carnal não é ressuscitavel...

      caramba... vai ser asno assim lá no reino do dom-burro-com-oculos-carregado-com-livros...
      :))...

      Excluir
  14. Vejam só: assim como tem fantasma de araque de alemão que não sabe falar alemão, tem também lusitano que não sabe falar português.

    O galego não sabe o que significa "vivificar". Ele pensa que "o espírito é que vivifica" quer dizer "o espírito é que continua a viver"!!!
    Hahahahahahaha!

    Galego analfa, VIVIFICAR significa DAR VIDA.
    Jesus quis dizer que o Espírito de Deus é que dá vida, pela palavra que ele, Jesus, trouxera do Pai. Ao contrário, a carne para nada serve, a carne aí significa O ENSINO DE HOMENS, o ensino de Jesus era "espírito e vida", espírito no sentido de provir de Deus, o Espírito. E vida, idem.

    Você é enganado por ideias rivailistas-peruquistas porque tem pouca instrução, e nada aproveita do que eu ensino.

    ResponderExcluir
  15. COMPANHEIROS:

    Tenho dito a exaustão: "O espiritismo é uma merda!"


    Esio Lopes.

    =================================================

    ResponderExcluir
  16. o idiota 233 não sabe que "vivificação" pode tambem ser entendido como "conservar a vida de"...

    de qualquer modo... a tentativa de fuga do quevedozeco 233 ao cerne da questã, é simplesmente imbecil e uma confissão
    evidente que a bosta que sai de sua mente não tem ponta de razoabilidade por onde se pegue com alguma honestidade intelectual...

    http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=vivifica%u00e7%u00e3o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...grande idiota esse 233 -e o maior idiota é o que julga ser expert -se lê ekspert-
      kakakaka

      Excluir
  17. na casa do Hosaka a coisa tá tão feia, que no lugar do pernil de porco vai ter cambito de cachorro na ceia de Natal! -

    ResponderExcluir