Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

Anne Frank

Quando li pela primeira vez sobre Anne Frank eu estava no ensino fundamental. Foi leitura obrigatória, definida pela professora de português de uma escola pública. Fato que provavelmente não acontece hoje em dia. Não sei se foi à partir desse dia, mas tudo que está relacionado com a I e a II Guerra Mundial passaram então a me interessar.

Relí esses dias sobre Anne Frank. Mas não  "O Diario de Anne Frank" e sim o livro "Anne Frank - Uma Biografia", de Melissa  Muller, que é mais completo.

Anne Frank (Annelies Marie Frank) nasceu em junho de 1929 na Alemanha, filha de pais judeus. Família abastada. Logo mudaram-se para  a Holanda (Amsterdam), fugindo da perseguição antissemita que já estava bem evidente.


Anne sonhava em ser jornalista. Ela também adorava assistir filmes, mas os judeus neerlandeses foram proibidos de ter acesso às salas de cinema a partir de 8 de janeiro de 1941.
Em julho de 1942, Margot Frank (irmã mais velha de Anne)  recebeu uma carta do Jüdische Zentralstelle für Auswanderung (Escritório Central de Emigração Judaica). Era um aviso prévio, ordenando que ela fosse para um dos Campos de concentração nazistas (pois já havia completado 16 anos, e deveria "trabalhar"). Otto Frank (pai de Anne)  então revelou à família seus planos prévios para que eles fossem se esconder em uma espécie de anexo secreto atrás de sua empresa, na rua Prinsengracht, uma rua junto a um dos canais de Amsterdã, onde alguns de seus empregados mais confiáveis os ajudariam.

Em julho de 1942 a família mudou-se para o anexo secreto,  quando Anne tinha 13 anos. Ela havia ganho uma espécie de caderno de seu pai no seu aniversário de 13 anos, o que transformou em diário, contando suas sensações no esconderijo e suas impressões sobre a guerra, os alemães e os judeus. Ficaram nesse esconderijo por aproximadamente dois anos, quando alguém (que até hoje não se sabe quem) os delatou aos alemães.

Em agosto de 1944 a Gestapo invadiu o local e levou a todos. foram todos considerados criminosos (pois estavam escondidos), levados para interrogatórios e depois para campos de concentração. Anne frank, sua irmã Margot e sua mãe Edith foram enviadas  para Auschwitz-Birkenau (sul da  Polônia) e depois transferidas para Bergen-Belsen (Alemanha), onde morreram de tifo (em março de 1945), transmitido  pelos piolhos devido às  péssimas condições de saúde. O pai de Anne, Otto Frank sobreviveu ao holocausto e morreu em 1908, sendo que foi ele quem autorizou a publicação do diário da filha.

A casa que serviu de esconderijo para a família Frank é hoje um museu, em Amsterdam, Holanda.


A ignorância humana destrói os semelhantes. O ódio mata a esperança de inocentes. Hitler foi um louco.



 http://www.annefrank.org/en/



Livros sobre o assunto:  Anne Frank  Uma Biografia - Melissa Muller
                                     A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak
                                     O Menino do Pijama Listrado - John Boyne
                                     O Arquivo de Hitler - Patrik Delaforce



Sonia A.

25 comentários:

  1. Ler livros não é hábito meu, mas a contragosto, eu sou forçado a ler alguns livros técnicos, e o pior de tudo é que a maior parte é em inglês, onde fico imaginando do que o autor está falando, através da minha interação com o computador.

    Ler livros me deixa frustrado, quando estou no nono capítulo, eu não consigo lembrar do que li nos oito capítulos anteriores. Eu li uma enorme biografia sobre Adolph Hitler em 1979, mas tudo o que eu lembro em 2012, é de uma investigação da Gestapo que foi barrado, quando eles descobriram que havia uma empregada judia na ocasião em que Adolph havia nascido, o texto acalentava a hipótese de que o pai do Fuhrer era muito do safado, um funcionário público que deu encima da empregada, e faz sugerir que a mãe biológica do futuro Fuhrer era judia e não austríaca como rezava a certidão de nascimento.

    Enfim, apesar do enorme esforço do professor de História Contemporânea que tive no primeiro ciclo da faculdade, eu vejo a História como um amontoado de datas e eventos, e é difícil enxergar alguma lógica nela, como rezam os marxistas.

    Eu não li o diário de Anne Frank, mas desconfio que não deve ser muito diferente do que uma menina de 13 anos escreveria, vivendo nas favelas de São Paulo, onde não é possível sequer confiar na polícia para se esconder.

    Loucos como Hitler tem um monte. Veja nesse Blog o exemplo do Adilson, ele é um extremista de direita. Se ele tivesse mais adeptos, ninguém aqui saberia quem é o Vai-Volta... Hitler não é louco, louco são aqueles que abraçam suas idéias, e fazem barbaridades, creditando ao Fuhrer pelos seus atos mais bárbaros e arbitrários.

    A pergunta é: depois da primeira e segunda guerra mundiais aprendemos a proteger uns aos outros? Você consegue ver isso no Rio+20?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr.Hosaka, eu também li uma biografia dele em 1.979,e depois,a reli,em 1.985.
      A parte que me agradou mais,foi a daquele nazista arrependido(Otto sei lá o que "berg") que conspirou para riscá-lo do mapa.
      Não deu certo.
      Poucos anos depois,o próprio fuhrer- teve o fim que mereceu.

      O que eu não entendo- é um ex-nazista ser médico espiritual num centro relgioso carioca...como é que pode?
      Acho que ele deveria contar ao mundo,como conseguiu melhorar de caráter em tão pouco tempo,pois isso revolucionaria o tratamento dos distúrbios de comportamento...
      ...a não ser que ele for o conspirador que mencionei mais acima.

      (se é que ele é mesmo quem diz ser,talvez não seja.)

      Excluir
    2. Bom dia, Srta LG,

      Esse negócio de comportamento é bem complicado. Ontem de madrugada, o Dr Esio Lopes mostrou mais uma "prova da reencarnação" através de uma matéria, onde um menino de dez anos liderou um assalto num salão de beleza, onde conseguiu roubar uns dez mil reais. No tempo do Terra, o Dr Esio mostrava o exemplo do menino de quatro anos que sabia tocar piano. Enfim, vários prodigios inexplicáveis, o Dr Ésio sustenta como prova irrefutável da reencarnação, o de que o professor Rivail estava certo.

      O mais lógico é a teoria do vácuo do Sr 233. Viemos do nada, e por isso não sabemos de nada, e assim somos obrigados a ficar sentados durante uns dez anos de nossas vidas na escola, na desesperada tentantiva de aprender a ler, escrever e fazer contas, mas o máximo que conseguimos é o que está nesse blog, sempre nada.

      Por isso que a hipótese do Sr MB, supostamente aquele que foi abandonado pela companheira, é a mais sensata. Não é possível acreditar que o homem foi na Lua, ou que um médico alemão está curando a diabetes dos cariocas, sem antes você verificar pessoalmente. Ou seja, se você leu em algum lugar que o homem andou sobre a água e você não consegue repetir a proeza, no mínimo, você tem que suspeitar do safado do editor do livro. O papel aceita qualquer coisa, mas fazer a prova dos nove é que são outros quinhentos.

      Um bom dia, um bom trabalho a você e a todos daqui.

      Excluir
    3. tripitaka 478,de bom dia ao sr.,quinta-feira, junho 28, 2012 7:01:00 AM

      Com certeza,sr.Hosaka,o maior milagre que Deus pode realizar na terra,é a regeneração de um caráter.
      Mas,a regeneração de um caráter,depende de outras tantas variáveis,que também exigem outros milagres.

      Então,algumas histórias são mesmo lendas urbanas.
      Idem,uma criança de dez anos não iria assaltar,se estivesse estudando, por tempo integral.
      Ela é menos um exemplo de si mesma,e é mais um exemplo,de como as sociedades estão se descuidando dos que lhes justificam a existência,que são os mais fracos.
      As comunidades foram inventadas,para ampará-los.

      O que será do futuro das mesmas,se a premissa não for cumprida?
      Serão futuramente(e seremos),uma lenda urbana entre os e.ts.

      Excluir
    4. uma pergunta : essa tal Anne Frank é parente do Hosaka Frank ?

      Excluir
    5. Boa Noite, Sr Benedito,

      Nesse caso, a ordem dos tratores altera o viaduto. Quando o Sr usa o nome Frank na frente de tudo, temos um caso de nome pessoal, apesar de comum, tem que ser escrito em maiúsculo. E quando o Sr usa o nome Frank atrás de tudo, temos um caso de sobrenome, uma linhagem que remonta desde os primórdios da civilização mesopotâmica. Diz a lenda que o primeiro Frank do mundo é que teve a ideia de também capitalizar o sobrenome, apesar de várias pessoas compartilharem o mesmo sobrenome.

      Excluir
  2. Comentário lúcido da srta LG (que tem fama de maluquinha, mas não é burra):

    "O que eu não entendo- é um ex-nazista ser médico espiritual num centro relgioso carioca...como é que pode?
    Acho que ele deveria contar ao mundo,como conseguiu melhorar de caráter em tão pouco tempo,pois isso revolucionaria o tratamento dos distúrbios de comportamento...
    ...a não ser que ele for o conspirador que mencionei mais acima.

    (se é que ele é mesmo quem diz ser,talvez não seja.)"

    Veja, sr. Hosaka, que nem todo religiosos (a srta. LG acredita em reencarnação de vovozinhas em baratas, como boa bundhista) é tão bobo quanto o lusitano, que lá do outro lado do Atlântico lê um amontoado de mentiras e acredita. Já o senhor acha que sou extremadireitista por qual motivo? Porque acho tolice pagar um conserto de computador a uma assistência técnica e depois agradecer num Blog a santa Tereza d´Ávila pelo conserto? A srta LG acha que o senhor acha que a defunta Tereza inspirou o técnico para fazer um bom trabalho, mas isso faz do senhor um rivailista que acredita em mediunidade.

    A srta. LG tem dúvidas quanto à identidade do fantasma de nazista, então, vou dizer a ela quem ele é.
    Srta LG, em que língua o nazista bonzinho daria seu testemunho ao mundo? Em alemão é que não seria, porque ele fala é português com falso e errado sotaque germânico para enganar trouxas.
    Ele é um V-V-eado alto e loiro que chega com a diretoria ao tal Lar de Frei Luís e some quando o fantasma aparece. O retardado GLS, que acredita em agulhas paranormais e no fantasma nazista, devia explicar isso.

    Mas, dona srta. LG, sei que uma explicação tão simples e natural surpreende, porque sabemos que não só retardados iletrados como o V-V-ai-sem-Volta acreditam no fantasma de nazista, mas até pessoas instruídas, como a dra. Selma.
    Não me pergunte por que isso ocorre, srta. LG, não sei. Às vezes eu penso que ela finge acreditar nessas bobagens para passar o tempo e se divertir às nossas custas.
    Quanto ao lusitano e ao decrépito GLS, eles acreditam por burrice mesmo.

    ResponderExcluir
  3. ...Srª LG, ao contrárfio da senhora, eu, pessoalmente, não vejo nada de mais que um Espirito se manifeste onde haja as MELHORES CONDIÇÕES para levar à pratica seus intentos, que, no caso do Espirito do medico alemão, tais facilidades ocorrem no lugar sagrado Frei Luiz/Brasil...

    Por exemplo... tal como outros Espiritos que na altura do ultimo desencarne eram de outras nacionalidades, houve escritores portugueses, que se manifestaram no Brasil através do impoluto medium FCXavier e jamais, pelo que se sabe, o fizeram em Portugal...

    Talvez não seja despropositado levar-se em conta que, para eles, Espiritos, não ha dificuldade alguma em atravessar fronteiras e estarem onde melhor sejam exponenciados...

    nota - o quevedozeco 233, esse gayzão que queria ser medium, é imbecil demais para entender algo, afinal, tão elementar e simples...
    Portanto... apenas se espere dele:

    ... que faça festinhas aos que julga conseguir bajular para os ter do seu lado e que desfira patadas de besta acossada que investe contra tudo que seja Espiritismo/Espiritas"...

    É simplicíssimo verificar isto!!...

    ResponderExcluir
  4. O trouxa lusitano quer porque quer acreditar em espírito de nazista que ficou bonzinho sem nenhuma reencarnação intermediária, o que DESMENTE a doutrina de Rivail.

    Solo sagrado onde um V-V-eado se fantasia de fantasma para enganar otários...
    Hahahahahahaha!

    ResponderExcluir
  5. tripitaka 477,ao Adilson,e ao sr.Vaivoltaquinta-feira, junho 28, 2012 6:39:00 AM

    O senhorzinho do centro espírita mencionado,mediuniza alguma alma boa,e que possui competências em ajudar.
    Ela pode ser um anjo de guarda.
    Mas não é nenhum ex-dr.Fritz.

    O problema,não está na impossibilidade de almas "viajarem" e "usarem legendas abaixo delas" que traduzem seus idiomas.
    Não sei como funciona o bardo(período da morte,vivido na terra- segundo o budismo)- mas não me aventuro a imaginar o que é possível,ou não,nessa fase.
    A dificuldade,está num nazista que alterou suas preferências em poucos meses.

    Então,o nome usado pela "alma em questão" é um histrionismo.
    Talvez,esse ser é um deva.
    Anjos tem uma moral paralela à nossa.
    Eles ainda vão ser gente,ou talvez,ao contrário,completaram suas histórias terrestres.
    Sabem o que é "viver o que vivemos" e por isso,ajudam como podem.

    Essa foi minha tese,tentarei não falar mais em nada disso.
    É um tema "de outra religião", e um pouco alheio a mim.
    Eu entendo melhor,é de mantras,incensos,e cantorias aos guardiões da natureza.(comuns nas seitas vajrayanas)
    De mudras,e de invocações ao sri Santinho,e à sri Kannon.

    ResponderExcluir
  6. Srª LG, tambem de minha parte vou finalizar a questão que a senhora levantou e da qual o "abutre quevedozeco 233" logo tentou tirar partido...

    Não fecharei porem, sem antes dizer o seguinte...

    ...partindo-se do principio que SÓ PELO FACTO de alguem ter sido um trabalhador para a Alemanha nazi, não significavforçosamente que seja um Espirito terrifico...
    Não senhora, não tem que ser um diabo à solta... pode muito bem ser um chefe de familia de boa índole em missão pelo seu país...

    (eu proprio e um irmão meu, que somos pessoas que jamais fizemos mal fosse a quem fosse - pelo menos conscientemente - fomos mobilizados para combater em Africa na antiga colonia portuguesa, Moçambique... Felizmente que não fomos protagonistas de qualquer acontecimento que as guerras facilmente propiciam, que nos leve a ter pesos de consciência... FELIZMENTE MESMO!!!...)

    Dentro desta linha de pensamento... se se adentrar um pouco na D. Espirita, facilmente se verifica que ali é doutrinado que ha Espiritos que, ao tomarem conhecimento da grandiosidade da REALIDADE que se lhes apresenta para o resto da existencia, muito rapidamente solicitam permissão para começarem a reparar o que lhes pesa na consciência...

    Nada obsta que ali, no Frei Luiz, não esteja um caso dentro desta REAL POSSIBILIDADE!...

    grato pela ateção dispensada...
    JMiguel (VV)

    ResponderExcluir
  7. Tenho lido muitos livros sérios sobre a época do nazismo e realmente o VV tem razão. O fato do soldado forçosamente ter sido um 'nazi' não significa que tenha sido escolhido por ter má índole. Os soldados foram obrigados a serem nazistas.
    No caso do frei Luiz, o espírito de Frederick disse que foi médico na encarnação passada, e foi um médico que fazia experiências em campos nazistas. Todos sabem que médicos usavam judeus em campos de concentraçao para experiências e que quando as experiências não davam certo, os "pacientes" eram mandados para câmaras de gás.
    Frederick não foi boa pessoa quando encarnado. E assumiu "segundo narrativa do próprio espírito" a missão de se materializar para curar enfermos para reparar o mal causado. Foi o que eu li, não é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  8. Pode o homem autear sua vóz para que das nuvens desça a chuva?" - Essa frase no JD me deixou confuso. Não existe na lingua portuguesa a palavra ou verbo AUTEAR. Se for ALTEAR , aí sim, significa : elevar, alçar alcear,edificar ,levantar, aumentar, acrescentar etc. Será que é coisa do Hosaka ? Para mim ele se chamava André mas o camarada do JD assina como Daniel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcio Agudo Caetano,

      O Sr ainda está vivo? Ouvi dizer que o Sr morreu de Câncer, Aids e Dengue, não necessariamente nessa ordem. Quem ressuscitou você?

      Um forte abraço,

      Excluir
  9. "Não é minha opinião", disse a dra. Selma...
    Minha amiga de longos anos e outros fóruns, permita-me perguntar A SUA opinião como rivailista-peruquista:
    Por que cargas d´água um fantasma materializado gasta tanto ectoplasma para aparecer coberto dos pés à cabeça? Acaso véu cobrindo toda a cabeça é veste de freira?

    Dra. Selma, permita-lhe dizer com a franqueza que tantos anos de discussão religiosa nos possibilita que AQUELE FANTASMA DO FREI LUÍS NUNCA FOI FANTASMA COISA NENHUMA, AO CONTRÁRIO, É UM V-V-EADO BEM VIVO E, A ESSA HORA, DEVE ESTAR NAMORANDO ALGUM JORJÃO FUZILEIRO NAVAL E SE PREPARANDO PARA DEPOIS BANCAR O FANTASMA DE NAZISTA PARA ENGANAR OTÁRIO.
    Esse portuges é um imbecil que qcredita em qualquer mentira sobre rivailismo.
    Bem dizia aquele ccompanheiro do fórum AOL, o Reinaldo-advogado: Chamar lusitano de imbecil é redundância.

    ResponderExcluir
  10. O espírito materializado do Frei Luiz não tem véu na cabeça. Usa gorro e máscara cirúrgicos. Não anda enrolado em ectoplasma, usa roupa normal.

    É necessário que observemos mais a situação para afirmar qualquer outra coisa... Não se esqueça que até hoje ninguém denunciou o Frei Luiz publicamente. Nem falou sobre o tal "fantasma".

    ResponderExcluir
  11. O véu de que falei é o da Josefa Musselina. Já viu alguma freira coberta com com tanto pano?
    Como é que alguém vai denunciar a fraude do Frei Luís, se os que ali vão são todos trouxas que acreditam nessas mentiras? Não é somente em Portugal que tem imbecis tão grandes a ponto de acreditar em aparição de defunta em cima de arbusto ou fantasma de nazista materializado, aqui está cheio deles. Afinal, somos na maioria descendentes de quem?
    A senhora não explicou por que o fantasma usa máscara cirúrgica. Fantasma transmite ou pega germes?
    A senhora acredita mesmo que aquilo é um espírito materializado? Jura sua mãe mortinha que acredita naquilo?

    ResponderExcluir
  12. Será o Márcio Caetano o grande Historiador, ressurgindo das cinzas? Ou um clone infame?

    ResponderExcluir
  13. O Historiador-PR desencarnou.
    Morreu de Aids.
    Deixou uma casa no Paraná, milhares de volantes da mega-sena preenchidos, livros sobre calculo de probabilidades, dvds de Star Trek e um Fiesta 1.0

    ResponderExcluir
  14. pior que o corvo, aquele que bica cóbra ,passou a noite toda atrás do Historiador-PR.

    ResponderExcluir
  15. holá galerinha.Por que não comentam de acordo com o textinho amore?

    Os espiritos estão de olho e anne frank atualmente não é jornalista mas falta pouco kkk ou será que já domina a técnica jornalística kkk?

    ResponderExcluir
  16. os espiritos estão por aí e eles querem vingança kkk

    ResponderExcluir
  17. qualquer socialista está na mira das minhas palavras oops "minhas teclas" kkk

    ResponderExcluir