Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

Medicina reconhece obsessão espiritual


O CID 10 - Medicina Reconhece Obsessão Espiritual
Código Internacional de Doenças (OMS) inclui influência dos Espíritos.
Dr. Sérgio Felipe de Oliveira*, com a palavra:

Dr. Sérgio Felipe de Oliveira tem feito palestras sobre o tema em várias universidades do Brasil e do exterior, inclusive na Universidade de Londres. 


“Ouvir vozes e ver espíritos não é motivo para tomar remédio de faixa preta pelo resto da vida... Até que enfim as mentes materialistas estão se abrindo para a Nova Era; para aqueles que queiram acordar, boa viagem, para os que preferem ainda não mudar de opinião, boa viagem também...  Uma nova postura da medicina frente aos desafios da espiritualidade.”
“A obsessão espiritual como doença da alma, já é reconhecida pela Medicina.”
“ A obsessão espiritual, na qualidade de doença da alma, ainda não era catalogada nos compêndios da Medicina, por esta se estruturar numa visão cartesiana, puramente organicista do Ser e, com isso, não levava em consideração a existência da alma, do espírito.  No entanto, quero retificar, atualizar os leitores de meus artigos com essa informação, pois desde 1998, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o bem-estar espiritual como uma das definições de saúde, ao lado do aspecto físico, mental e social.”

Antes, a OMS definia saúde como o estado de completo bem-estar biológico, psicológico e social do indivíduo e desconsiderava o bem estar espiritual, isto é, o sofrimento da alma; tinha, portanto, uma visão reducionista, organicista da natureza humana, não a vendo em sua totalidade: mente, corpo e espírito.
Mas, após a data mencionada acima, ela passou a definir saúde como o estado de completo bem-estar do ser humano integral: biológico, psicológico e espiritual. 
Desta forma, a obsessão espiritual oficialmente passou a ser conhecida na Medicina como possessão e estado de transe, que é um item do CID - Código Internacional de Doenças - que permite o diagnóstico da interferência espiritual obsessora.

O CID 10, item F.44.3 - define estado de transe e possessão como a perda transitória da identidade com manutenção de consciência do meio-ambiente, fazendo a distinção entre os normais, ou seja, os que acontecem por incorporação ou atuação dos espíritos, dos que são patológicos, provocados por doença.  Os casos, por exemplo, em que a pessoa entra em transe durante os cultos religiosos e sessões mediúnicas não são considerados doença.
Neste aspecto, a alucinação é um sintoma que pode surgir tanto nos transtornos mentais psiquiátricos - nesse caso, seria uma doença, um transtorno dissociativo psicótico ou o que popularmente se chama de loucura bem como na interferência de um ser desencarnado, a Obsessão espiritual.


Portanto, a Psiquiatria já faz a distinção entre o estado de transe normal e o dos psicóticos que seriam anormais ou doentios. O manual de estatística de desordens mentais da Associação Americana de Psiquiatria - DSM IV - alerta que o médico deve tomar cuidado para não diagnosticar de forma equivocada como alucinação ou psicose, casos de pessoas de determinadas comunidades religiosas que dizem ver ou ouvir espíritos de pessoas mortas, porque isso pode não significar uma alucinação ou loucura.

Na Faculdade de Medicina DA USP, o Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, médico, que coordena a cadeira (hoje obrigatória) de Medicina e Espiritualidade. Na Psicologia, Carl Gustav Jung, discípulo de Freud, estudou o caso de uma médium que recebia espíritos por incorporação nas sessões espíritas. Na prática, embora o Código Internacional de Doenças (CID) seja conhecido no mundo todo, lamentavelmente o que se percebe ainda é muitos médicos rotularem todas as pessoas que dizem ouvir vozes ou ver espíritos como psicóticas e tratam-nas com medicamentos pesados pelo resto de suas vidas.

“Em minha prática clínica (também praticada por Ian Stevenson), a grande maioria dos pacientes, rotulados pelos psiquiatras de "psicóticos" por ouvirem vozes (clariaudiência) ou verem espíritos (clarividência), na verdade, são médiuns com desequilíbrio mediúnico e não com um desequilíbrio mental, psiquiátrico. (Muitos desses pacientes poderiam se curar a partir do momento que tivermos uma Medicina que leva em consideração o Ser Integral).”
“Portanto, a obsessão espiritual como uma enfermidade da alma, merece ser estudada de forma séria e aprofundada para que possamos melhorar a qualidade de vida do enfermo.”


Segundo o mesmo, a pineal forma os cristais de apatita que, em indivíduos adultos, facilita a captura do campo magnético que chega e repele outros cristais. Esses cristais são apontados através de exames de tomografia em pacientes com facilidade no fenômeno da incorporação. Já em outros pacientes, em que os exames não apontam tais cristais, foi observado que o desdobramento fora facilmente apontado.  Segundo a revista Espiritismo & Ciência,[1] "o mistério não é recente.  Há mais de dois mil anos, a glândula pineal é tida como a sede da alma. Para os praticantes da ioga, a pineal é o ajna chakra, ou o “terceiro olho”, que leva ao autoconhecimento. O filósofo e matemático francês René Descartes, em Carta a Mersenne, de 1640, afirma que “existiria no cérebro uma glândula que seria o local onde a alma se fixaria mais intensamente”. 

...
*Sérgio Felipe de Oliveira é um psiquiatra brasileiro, doutor em Neurociências, mestre em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo) e destacado pesquisador na área da Psicobiofísica. A sua pesquisa reúne conceitos de Psicologia, de Física, de Biologia e de Espiritismo. Desenvolve estudos sobre a glândula pineal, estabelecendo relações com atividades psíquicas e recepção de sinais do mundo espiritual por meio de ondas eletromagnéticas. Realiza um trabalho junto à Associação Médico-Espírita de São Paulo AMESP e possui a clínica Pineal Mind, onde faz seus atendimentos e aplica suas pesquisas.


CID é o Código Internacional de Doenças. Quando se é necessário fazer um atestado para um paciente, por exemplo, não se pode falar  explicitamente o problema que esse paciente tem. Então coloca-se o código referente a doença, que está no catálogo do CID.






Selma

9 comentários:

  1. Eu não entendo nada de medicina e nem de mediunidade, mas se os espíritos são capazes de induzir os nossos atos e pensamentos, então temos que reescrever a história, saber quais foram os espíritos responsáveis que induziram Adolf Hitler a assassinar milhares de judeus e entender por que os espíritos que se submeterem às ordens do Fuhrer aceitaram praticar tamanha barbaridade. Enfim, precisamos tirar essa ideia reducionista não só da Medicina, mas também da Matemática, da Engenharia, da Física, da Constituição Federal, e assim podemos libertar Cachoeira de todas as acusações que pesam em seus ombros por desviar dinheiro do contribuinte para seu benefício e de todo Congresso Nacional - ele não tem nenhuma culpa se os espíritos é que lho induziram a praticar todas essas falcatruas e muito menos nós somos responsáveis pelo aquecimento global em virtude nosso consumo sedentário e irracional. São os espíritos, sempre os espíritos que praticam a maldade.

    Enfim, estamos ferrados no sentido integro da palavra, já não conseguimos lidar com as coisas que vemos e ouvimos, como é como vamos lidar com coisas que são invisíveis e que não dá para prender dentro de uma garrafa, mesmo que seja benzido pelo Santo Papa?

    ResponderExcluir
  2. Eu li uma ótima biografia de Hitler. Vou fazer um resumo e semana que vem coloco aqui no blog.
    Se realmente os espíritos existem e se realmente são capazes de desviar nossos pensamentos, eu diria que somos culpados, pois obedecemos as suas sugestões.
    Imagine que você quer fazer algo certo e uma segunda pessoa o convence a fazer algo errado, e vc acaba fazendo. A culpa é de quem? Sua, é claro! Vc fez porque quis, aceitou a sugestão do outro porque quis...

    ResponderExcluir
  3. exemplificando : o Hosaka crê que o homem ( saci ) foi à Lua só porque o padre Magalha falou ! hehehe

    ResponderExcluir
  4. Que bom a Selma ter colocado esse artigo!...

    Mais uma vez me veio ao pensamento os anti Espiritas que um dia no futuro serão recordados como aqueles coitados que usaram de sua ignorância e influência para travarem (mas não eliminarem) as VERDADES(!!!) que Galileu Galilei proclamava...

    Sim... na certa eles, os anti Espiritas, tambem assim serão recordados já que, a VERDADE, até pode ser bloqueada por algum tempo, mas... faze-la desaparecer definitivamente, NUNCA SERÁ CONSEGUIDO...JAMAIS MESMO!!...

    Quanto ao que o Hosaka expõe... com um pouco de conhecimento
    (um pouco já é suficiente) de D. Eapirita logo ficaria sabendo que no Espiritismo é doutrinado que a influencia dos Espiritos sobre os humanos só é possível e eficaz se o proprio humano, devido à índole que lhe forma o caráter,
    lhes der hipotese de serem "escutados"...

    Ou seja... se, por exemplo, um determinado Espirito obsessor tentar influenciar tal ou qual individuo para cometer determinado crime, isto só será levado à pratica se, tal individuo, estiver afim de tais praticas... porem, se ao contrário, o sujeito em causa, por formação moral fôr avesso a praticas ilicitas flagrantes, o obsessor não tem qualquer hipotese de levar suas intenções avante...

    Portanto, concluindo...
    as influencias vindas dos do "outro lado", só têm eficácia se encontrarem "terreno popício" para serem levadas à pratica... seja para o mal seja para o bem!!...

    Simples assim ... :)...

    ResponderExcluir
  5. Bom, muito bom mesmo o texto do Hosaka.
    Infelizmente, há médicos e médicos, e alguns até são rivailistas e macumbeiros. Coisas da mente humana e também questão de QI. Só o falar em espírito obsessor já põe por terra o Rivailismo, porque, se "o espírito não pode regredir", e se foi criado "limpo", como poderia chegar a ser obsessor?
    Mas isso é para quem não tem a burrice dum V-V-ai-mas-não-Volta. Esse burro lusitano NUNCA vai entender isso.
    Outra coisa que os burros não compreendem é que, se Deus tivesse criado os espíritos e se eles devessem evoluir reencarnando, Ele nunca permitiria que essa informação chagasse aos encarnados, para não os atrapalhar e dar vantagens a alguns.
    Mas burro tem mais é que morrer pastando e acreditando em mentirosos e embusteiros, tipo Emperucado e a corja que monta a materialização de médico nazista que não sabe alemão no Frei Luiz.
    E tem até gente formada que acredita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homem na Lua?
      Eu só acredito vendo.
      Eu quero ver as ibagens.
      Mostra as ibagens!
      Quem acredita que o homem foi na Lua tem baixo QI ou não tem Deus no coração.

      Excluir
  6. bom... não me parece que o Hosaka se deixe embalar pelo canto de sereia do insidioso 233...

    ...ele, Hosaka, já anda por aqui há tempo suficiente para saber que os elogios à lá 233, trazem sempre
    qualquer interesse sub-reptício na ideia... (no caso presente, é ele julgar que pode aproveitar uma oportunidade vinda de fora dele para, mais uma vez, atacar o Espiritismo/Espiritas com sua sanha de alienado anti Espirita...

    de resto... qualquer pessoa de mente minimamente normal até é capaz de entender com alguma facilidade que a evolução de "simples e ignorantes" desde lá do iniciozinho da humanidade até aos dias de hoje em que já não somos tão ignorantes assim, não é conceito tão absurdo assim...

    agora... que o "deus" do triste 233, quando iniciou a criação do Universo, tenha escolhido apenas porque sim, que ele, 233, em pleno sec XXI, iria ser um empedernido burro-burraldo com óculos... é estapafúrdio que não lembraria nem ao diabo...

    :)))....

    ResponderExcluir
  7. Lamento informar: http://hugolapa.wordpress.com/2013/01/30/medicina-nao-reconhece-a-obsessao-espiritual/ ;
    http://pt.scribd.com/doc/75945612/Dossie-Sergio-Felipe-de-Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Esse primeiro link que vc deixou não leva ao artigo referido.

    O CID (Classificação internacional de Doenças) foi desenvolvido pela organização Mundial de Saúde com a finalidade de obter informações estatísticas sobre doenças e causas de óbitos, principalmente para atender às necessidades dos serviços de Saúde pública, visando ainda a unificação da nomenclatura médica.

    O CID médico e o CID odontológico são os mesmos, sendo que os dentistas utilizam somente os códigos referentes à área atendida. Tomei o cuidado de ver o CID citado no artigo,ANTES DE POSTAR ESSE ARTIGO, e ele diz o seguinte:

    F44.3 Estados de transe e de possessão

    os CIDs vizinhos:
    F44.0 Amnésia dissociativa
    F44.1 Fuga dissociativa
    F44.2 Estupor dissociativo
    F44.3 Estados de transe e de possessão
    F44.4 Transtornos dissociativos do movimento
    F44.5 Convulsões dissociativas
    F44.6 Anestesia e perda sensorial dissociativas

    Esse médico chamado Sérgio Filipe interpretou "transe e possessão" como transe e possessão espiritual. E pode ser interpretado como tal.

    Como vc interpretaria uma possessão? Estaria o paciente "possuído" pelo quê?


    Vejam o CID original (o referido é F44.3):

    ÚLTIMA CÓPIA ATUALIZADA CID

    ResponderExcluir