Páginas

domingo, 13 de maio de 2012

Consegui instalar o Ubuntu no HD Externo

Depois de seis tentativas fracassadas, finalmente consegui instalar o Ubuntu no HD Externo da Samsung de 500 gb.
Eu tenho um notebook com Windows 7. A primeira vez que instalei o Ubuntu no HD Externo não tive nenhum problema. O problema foi quando tirei o HD Externo do notebook, o Grub não foi carregado e assim não consegui usar o Windows 7. Para corrigir isso, eu utilizei o disco de instalação do Windows 7, e executei o comando bootsect /nt60 ALL /force /mbr, só não lembro como consegui chegar no prompt de comando. Depois que arranquei o grub do notebook, aí foi o HD Externo é  que não conseguia carregar o Ubuntu.
Outra tentativa fracassada que vale a pena comentar é essa ideia de tratar o HD Externo como se fosse um pendrive, eu segui o tutorial que encontrei no Google, e o que acabei tendo foi uma cópia básica do Ubuntu, onde você precisa definir a senha da rede wifi toda vez que você usar o Ubuntu, ou seja, faz a mesma coisa que o disco de instalação, só que mais rápido.
O grande truque mesmo está no programa de instalação. Se você souber um pouco de inglês, onde estiver escrito "Device for boot load installation", leia-se "onde você quer enfiar o Grub", geralmente ele aponta para o disco sda, quando o melhor é o disco sdb. Se você colocar o Grub no disco sda, isso pressupõe que você nunca vai tirar o HD externo do notebook; e colocando o Grub no sdb, ou seja, no HD externo, você pode executar o Ubuntu em qualquer micro, é claro, se a placa mãe der suporte a boot em dispositivos móveis. Agora tenho um micro que roda o Ubuntu, quando estiver com o HD externo, e o Windows 7, quando estiver sem o disco externo.

Claro que tudo isso não passa de uma grande besteira, uma vez que o HD do notebook suporta os dois sistemas ao mesmo tempo. Eu trabalho com o Office de 32 bits lá de 2007, mas eu queria mesmo conhecer o poder do Office 2010 de 64 bits (a minha sobrinha tem uma cópia desse programa, e eu achei muito rápido), assim comprei o HD Externo na esperança de estudar o mundo dos 64 bits, mas não consegui instalar o Windows no HD. Eu vi alguns tutoriais no YouTube e até cheguei no portal do NT6.X Fast Installer, mas o máximo que consegui foi uma tela azul no notebook. Já o Ubuntu faz do jeito que eu queria que o Windows funcionasse, fazendo tudo no HD Externo, atualizar e guardar as configurações e sem mexer em nada no notebook. Outra alternativa é eu atualizar o meu notebook, mas eu já fiz alguns testes no notebook da minha sobrinha, e muitos dos meus formulários que inventei no Office 2007 de 32 bits não funcionam no mundo do Office 2010 de 64 bits, foi por isso que comprei o HD Externo. Mas, no momento, o máximo que consegui foi fazer o Ubuntu funcionar dentro dele.

4 comentários:

  1. Para quem gosta de filmes, eu recomendo "O Artista" e "A Invenção de Hugo Cabret", ambos tratam do mesmo assunto, com enredos diferentes mas bastante fantásticos. O primeiro é em branco e preto, o segundo é colorido. O primeiro fala de um importante artista, mas que perdeu o seu brilho, o seu dinheiro e sua esposa, por não conseguir se adaptar aos tempos modernos. O segundo fala de um importante cineasta, mas que perdeu o seu brilho, o seu dinheiro e só conseguiu ficar com a esposa, porque ele conseguiu se adaptar aos tempos modernos. Mas a mensagem é bonita: todos esses filmes que vemos e que despertam algum sentimento em nós só é possível, quando não estamos vivendo na guerra, como aconteceu na I e II Guerra Mundial. O cinema é um ícone da paz, foi essa a mensagem que captei desses filmes.

    ResponderExcluir
  2. National Geographic Channeldomingo, maio 13, 2012 9:47:00 PM

    Mãe é sempre mãe.
    (Bah!)
    Tádinho de quem ameaçar meu filho.
    Vai ter o que merece.
    (hohó!,vejam o clipe)

    http://www.youtube.com/watch?v=Q2xkQukAi4c

    (by srta Nihil)

    ResponderExcluir
  3. dona NihilHosaka :

    Είμαι ελεύθερος, μαζί σου, καλέ μου φίλε,

    ελεύθερος από κοινότοπες, ηθικές συνήθεις:

    θωρώ το ωχρό σου πρόσωπο, αγένειο,

    ανάμεσα σε άσπρα λουλούδια· χλωμός βρίσκομαι

    και σε λυτρώνω, χωρίς καμιά επιφύλαξη,

    για απόλαυσή μου και γοητεία, μεταγενέστερες.

    ResponderExcluir