Páginas

domingo, 8 de abril de 2012

O meu iPhone não é virgem

Através do Blog do iPhone eu vi matéria que fala sobre 100 bons motivos para fazer Jailbreak no iPhone, é uma lista de 100 aplicativos que mudam o comportamento do sistema do iPhone.

Fiquei encantado com Zephyr, Calendar Widget Pro, AppsCenter, esses três me ajudaram a consolidar a minha área de trabalho que consiste em apenas uma janela com oito aplicativos.

É possível obter o mesmo resultado usando apenas os clássicos SBSettings, WinterBoard, Springtomize, KillBackground, NoLockScreen, NoNewsIsGood e iFile. O iFile é o único meio que encontrei para ocultar o ícone da Música, coisa que o SBSettings e o Springtomize não conseguiram. O iFile não é gratuito, mas com ele é possível chegar até ao arquivo Info.Plist na pasta Music.app e acrescentar a seguinte chave:

[key]SBAppTags[/key]
[array]
[string]hidden[/string]
[/array]
No lugar dos colchetes [ ], use o símbolo de maior e menor que não dá para publicar nesse Blog.

Depois de um respring, o ícone da Música desaparecerá. Claro que não vale a pena licenciar o iFile só para fazer isso. Ele é um aplicativo poderoso, se você ativar a função wifi, você pode navegar por dentro do iPhone através de qualquer navegador num PC. Mas isso é só para quem tem um conhecimento mais profundo. Se você mexer num arquivo estratégico, você poderá matar o iPhone para sempre ou por toda a eternidade, o que for mais longo.

Mas, olhando para a janela do iFile, você começa a filosofar, imaginando se é possível fazer backup dos aplicativos que você baixou do Cydia. A resposta é um evidente não. É difícil saber onde está o programa principal, onde estão os outros programas dependentes, e onde estão os paramêtros que foram definidos pelo usuário. O Cydia ofere o Aptbackup, e tudo o que ele faz é criar uma cópia dos parametros do aplicativo. Eu não tenho como provar, mas a minha intuição me diz que todos esses parâmetros são salvos, toda vez que sincronizamos o iPhone com o iTunes.

É muito difícil saber como o espertofone da Apple funciona, e eu tirei a virgindade do meu iPhone 4 através do redsnow 0.9.10b6 na esperança que o Jailbreak me desvendasse os segredos desse aparelho. Mas o Jailbreak não revela coisa alguma, ele só tira a virgindade do aparelho, continua fazendo a mesma coisa que o iOs 5.1 faz, mas com movimentos mais sensuais. Com o Zephyr, por exemplo, você não precisa mais enfiar o dedo no botão Home duas vezes e com força cavalar para ver os aplicativos ativos no segundo plano, basta levantar a saia suavemente com um dedo mais cavalheiro.

Esse é o maior problema do Jailbreak, uma vez que você rompe o selo de garantia desse aparelho, tanto a Apple como o pessoal do Blog do iPhone olham o seu aparelho e você como se fossem dois depravados que atravessaram a espaçosa porta da perdição em busca de aplicativos que foram roubados na App Store ou até mesmo no Cydia. Depois do Jailbreak, você é automaticamente rotulado de pirateiro ou coisa pior. Nem adianta mostrar os recibos do Amazon.com e do iTunes Store, que você não conseguirá provar que conseguiu os aplicativos de forma honesta.

Mas nem tudo está perdido. Se você não conseguir dormir por conta dessa fama que o Blog do iPhone atribui à você e ao iPhone desbloqueado, você pode recuperar o selo de garantia através do iTunes, restaurando tudo como se tivesse vindo da fábrica agora. Ou, quem sabe, através do redsnow na opção desativar, isso é uma coisa que ainda não testei.

Depois de recuperar a sua virgindade, aí você entra no Blog do iPhone e pergunta: que vantagem José leva, se a Maria não faz nada daquilo que um mortal pecador deseja, como, por exempo, ocultar aquele monte de ícones que você nunca usa? O iPhone só serve para mostrar que você é fiel à Apple? Por falar em fidelidade, hoje é Páscoa, dia de deixar os dois ovos de chocolate de lado e ressuscitar a lembrança de que os nossos ancestrais foram libertos dos egípcios malvados e agradecer ao Pai pelo fato do PT não ter conseguido fazer Jailbreak em você, isso, é claro, se você ainda for virgem.

Link para Blog do iPhone
Link para 100 bons motivos para fazer jailbreak

Um comentário:

  1. Olá, HosakãoAndréMaletão! Ardendo muito esse eu lordaço balzaqueano53 de católicuzudaço velho de guerra ?????

    ResponderExcluir