Páginas

quarta-feira, 4 de abril de 2012

O Jejum



Marcos, 9:29
"Respondeu-lhes (Jesus): Esta casta não sai de modo algum, salvo à força de oração [e jejum.]."



O jejum, na Bíblia, inclui abstinência de todos os alimentos durante determinado período de tempo. É normalmente vinculado com atos públicos de religião, seja Dia de Expiação (Levíticos 16.29-31 etc.), seja em tempos de perigo nacional (Juízes 20.26) ou de arrependimento e renovação da fé em Deus. Sempre era ligado à oração, a humilhar-se diante de Deus, a buscar a face do Senhor, e qualquer indivíduo podia jejuar em momentos de aflição, para buscar o consolo da parte de Deus, ou como expressão de piedade ou devoção conforme a ocasião que cada fiel escolhia.

Em Ester 4.16, livro em que não aparece literalmente o nome de Deus, o jejum para os judeus significava, especificamente, buscar a Deus, humilhar-se diante Dele, pedir a sua intervenção. Tratava-se de uma campanha de oração a Deus!

Os profetas podiam condenar o jejum falso, como rito praticado por pessoas que não se arrependeram genuinamente diante de Deus e que não se deixaram comover pelo amor ao próximo Isaías 5.8 e Jeremias 14.11-12), mas, justamente assim, definem o que o jejum deve ser.

Jesus mesmo fez seu grande jejum no deserto antes de iniciar o seu ministério (Mateus 4.1-2 e Lucas 4.1-2). Por contraste com os jejuns tão comuns entre os judeus dos seus tempos, com tantas regras e pormenores, Jesus enfatizou ser o jejum mais um ato individual de devoção a Deus, sem ostentação pública, e menos apropriado na presença pessoal de Jesus do que depois da sua partida (Mateus 6.16-18; 9.14-15).


Jejum para o bem da cuca?

(Texto: Regina Célia Pereira, de São Paulo |4 de abril de 2012)
Pesquisa sugere a existência de um elo entre a privação de alimentos e as doenças degenerativas do cérebro

Depois de analisar, em várias experiências, a massa cinzenta de animais de laboratório, o pesquisador Mark Mattson, do Instituto Nacional do Envelhecimento, nos Estados Unidos, concluiu que passar alguns dias da semana jejuando pode afastar males como o Parkinson e o Alzheimer. Os estudos apontam uma relação entre o consumo ínfimo de calorias e o equilíbrio de substâncias que interferem com o funcionamento cerebral. A insulina – aquela que bota o açúcar nas células – teria suas taxas diminuídas, o que, segundo Mattson, protegeria os neurônios.
O neurocientista Renato Malcher Lopes, professor do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília, conta que o jejum aumenta a quantidade de endocanabinóides no cérebro. “Essas substâncias têm ação anti-inflamatória, e talvez isso contribua para uma diminuição temporária de processos neuroinflamatórios”, explica.
Mas se você já está pensando em ficar de estômago vazio por algum tempo, auto lá! Os mesmos pesquisadores ainda preferem a cautela. Muitos estudos precisam ser realizados até que esses resultados sejam transpostos aos seres humanos. Além disso, passar fome pode por a saúde em risco. “Existe uma distância muito grande entre a redução calórica moderada e a inanição, que, obviamente, não é boa para o organismo”, diz Malcher Lopes.
Diminuir a quantidade de calorias no dia a dia é uma medida saudável. Mas tome cuidado para não cair na armadilha de fazer dietas malucas e privar o corpo de nutrientes. Na dúvida, procure a orientação de um nutricionista. O melhor é apostar em um cardápio equilibrado. Aliás, algumas substâncias encontradas em alimentos são, comprovadamente, aliadas contra o Alzheimer e o Parkinson. O neurocientista destaca a importância das gorduras poli-insaturadas, aquelas encontradas em peixes como o atum e o salmão, além das castanhas. “Esses ácidos graxos são componentes fundamentais para o cérebro”, frisa.
Para manter a cuca em ordem, também vale caprichar no consumo de antioxidantes. A família conhecida como carotenoides, que inclui o betacaroteno e o licopeno, atua de maneira eficaz contra o excesso de radicais livre, protegendo as células da massa cinzenta. Por isso mesmo, inclua a cenoura, a abóbora, o tomate e a melancia no seu cotidiano.




O jejum parece, a meu ver, ser saudável tanto para o espírito quanto para o corpo. Falo isso no sentido de comer pouco, sem loucuras gastronômicas, aquele  comer para viver  e não viver para comer.

(Selma)

15 comentários:

  1. “O jejum parece, a meu ver, ser saudável tanto para o espírito quanto para o corpo. Falo isso no sentido de comer pouco, sem loucuras gastronômicas, aquele comer para viver e não viver para comer.” [Selma]
    ~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-~~-~--~~-~---
    Se é no sentido de comer pouco então não é jejum, porque jejum é não comer.
    “Quebrar o jejum” é comer alguma coisa.
    O jejum nas religiões é sacrifício não pode ser confundido com dieta.

    Cientificamente já sabemos que o ideal é consumir alimentos no intervalo de 3 a 4 horas em pouca quantidade e bem diversificados, nada a ver com jejum.

    ResponderExcluir
  2. Tem razão, minha frase não ficou bem estruturada. Pensei uma coisa e escrevi outra. Na verdade eu queria dizer que é saudável comer pouco e passar por um jejum de vez em quando (como diz o texto da revista Herbarium), para ter boa saúde.
    Muito se diz que quem come menos vive mais.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito quando a dra. Selma esquece as tolices peruquista e coloca textos científicos que apontam para a existência somente da matéria.
    Espírito ou alma não existe.
    Vejam as idades mentais: porque um "espírito" teria uma idade mental e uma personalidade a cada fase da vida?
    Aí vem um peruquista como o Esio GLS Lopes e apresenta um caso ou outro, NÃO CONFIRMADO pela ciência, de um superdotado entre centenas de milhões de crianças normais para "provar" que existe reencarnação!

    ResponderExcluir
  4. Possível comentário da dra. Selma:
    Talvez você tenha razão, Adilson, porque, geralmente, os "geniozinhos" se tornam normais ao crescerem e caem no anonimato. O que contam sobre a precocidade de artistas como Mozart não tem comprovação científica e talvez os biógrafos tenham exagerado.
    Mas se ela colocasse isso, seria tida como traidora pelos peruquistas fanáticos.

    ResponderExcluir
  5. “Vejam as idades mentais: porque um "espírito" teria uma idade mental e uma personalidade a cada fase da vida? [Adilson]
    -~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-~-~~-~-~-
    Quanto a personalidade, vamos dizer que seja a “essência” não me parece que ela mude, ela se adapta ao meio.
    Tem mentes mais agressivas e outras mais pacificas.
    Minha mente “sempre” foi pacifica, falando na linguagem de um Kardecista, uma existência é eterna enquanto dura, mas talvez eu seja um espirito muito antigo e há tempos atrás fui agressivo. Não estou falando de evolução estou falando de uma mudança lenta de personalidade que vai além de uma existência.
    O fato é que algumas pessoas tem uma consciência social muito grande a ponto de não se imaginarem matando alguém, nem jogando um papel de bala na rua, enquanto outras precisam de uma forte repressão para não cometerem crimes.

    No caso da idade mental temos uma limitação biológica, sabemos cientificamente que nosso cérebro vai melhorando suas conexões no decorrer da vida.
    Você pode pegar um ótimo piloto como o Alonso, mas sem um bom carro fica difícil mostrar toda sua habilidade.
    Talvez minha filha de 11 anos seja um espirito muito eficiente, mas suas conexões neurais ainda não permitem um desempenho admirável.
    Depois a maquina cerebral vai deteriorando.
    Já escrevi que Jesus se analisado com isenção parece confuso em vários momentos, como aquele jogador de futebol que tenta um lance, mas seu corpo limita o que ele pensou, ainda mais depois de certa idade.
    Eu tenho um texto escrito e ainda não publicado que fala deste assunto, se não formos espíritos fatalmente seremos substituídos pelas maquinas, uma texto muito interessante...

    ResponderExcluir
  6. Se eu tenho um espírito que só pode se manifestar integralmente conforme meu corpo físico (cérebro), então é a mesmíssima coisa de não ter espírito nenhum, ora bolas! O que vale é o cérebro!
    Há sempre uma tentativa de fazer existir o tal espírito. Uma criança de menos de onze ou doze anos não pode alcançar ideias abstratas porque seu espírito, embora evoluído, não pode se manifestar integralmente através de um cérebro jovem demais. Depois, na velhice, o espírito não pode atuar na totalidade por causa da deteriorização dos neurônios... e tome explicações!
    Acredite nessas explicaçoes sem provas quem quiser. Eu, NÃO!

    ResponderExcluir
  7. A genialidade envelhece,mas nunca deixa de existir,em quem nasceu com ela.
    A razão do anonimato do gêniko,está na imensa oferta de "inteligências" existente no mercado.

    Gostei do tema que relacionou "jejum" e proteção à mente.
    Disciplina na mesa,todavia,é outro problema.
    É preciso manter o colesterol baixo,para não se ter fome fora de hora.
    Evitar doce,tratar intolerâncias à lactose,e praticar exercícios físicos,idem diminuem o apetite.

    Isso tudo deve se originar na mudança de uma mentalidade que vincula excessos com o garfo,e progresso econômico.
    Alguns acham o máximo gastar parte do seu dinheirinho no fast food "da vez"- para ostentar condições econômicas.
    Algum dia, iremos descobrir que existem outros encantos na vida,entre o berço,e o túmulo.
    Podemos- à semelhança do Arcimboldo,idolatrar os alimentos,sem pormos nossa compulsão num pedestal.

    http://www.framebox.de/creations/3d/salad/salad.jpg

    ResponderExcluir
  8. Os interesses amadurecem.

    Eu continuo aficionada por temas sobre o cérebro,mas já filosofando de outros modos.
    Mesmo que não existir o espírito- existe uma "essência" que transcende o organismo,e que depende dele,para existir.
    Uma personalidade básica,que é a soma da herança genésica,com o resultado da interação familiar.
    É a psicologia individual, que é reconhecível dos dez anos aos noventa anos.

    Eu dei um nome a isso que eu "descobri".
    Vários filosofantes tentaram definir onde termina o cérebro,e onde começa o pensamento.
    Minha "teoria" se chama "transhumanismo".
    "Trans" é o que transcende.
    O profundamente humano em nós,vai além de nós-e nunca sofre alterações significativas.

    Não precisamos nos definir como espíritos,para evitarmos ser "pessoas pequenas".
    Todavia a religiosidade,com suas nomenclaturas ,nos favorece no respeito ao nosso humanismo -do qual andamos esquecidos -devido à nossa autoimagem cada vez mais materialista.
    A real personalidade "orgânica",contudo,indica a supremacia dos desejos reais sobre a conduta.
    Um biólogo,recentemente, confirmou a existência da "transhumanidade",e em outras espécies também,embora ele não tenha usado esse título.
    Seres humanos,macados e ratos,são "animais éticos".
    São "transhumanos".

    (escrevi pela primeira vez sobre isso no ano passado,no blog Filosofia Matemática,do sr.William).

    ResponderExcluir
  9. “Se eu tenho um espírito que só pode se manifestar integralmente conforme meu corpo físico (cérebro), então é a mesmíssima coisa de não ter espírito nenhum, ora bolas! O que vale é o cérebro!” [Adilson]
    ~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-~~-
    Bom, “SE” a parte principal de nós é um espirito e este mantém uma consciência individual fora da maquina biológica devemos supor que o “mundo” principal não seja a Terra.
    Jesus e tantos outros bateram muito nesta tecla.
    Como se a vida encarnada fosse uma breve passagem.[eterna enquanto dura]
    Para o Budismo e Kardecismo passamos muito tempo encarnando, mas deixam bem claro que existe um mundo muito mais abrangente e complexo que este que vivemos.
    Para as religiões não encarnacionistas o “mundo espiritual” é tornado ainda mais importante. São em média 60 anos encarnados para uma eternidade no mundo espiritual do Paraíso ou do Inferno.
    Depois até posso escrever um texto sobre isto para outras pessoas, mas para você que é um debatedor experimentado basta dizer que:

    Em teoria um espirito só pode se manifestar integralmente em seu habitat natural que segundo as religiões NÃO É A TERRA.

    ResponderExcluir
  10. “Acredite nessas explicações sem provas quem quiser. Eu, NÃO!” [Adilson]
    -~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-
    Esta parte é muito interessante por isto destaquei a parte.
    Flutuar por um PLANO DE PENSAMENTO não significa acreditar ou não acreditar nele, significa testar se ele pode ser coerente sem “ajeitadinhas”, sem malabarismos ideológicos.
    Vejamos um exemplo rápido:
    Um dia poderemos entender muito bem como funcionam os campos magnéticos e controlar a força da gravidade, fazendo carros que flutuem?
    Não se trata de acreditar ou não acreditar se trata de “considerar esta possibilidade.”
    Talvez um dia entendamos muito bem como funcionam os campos magnéticos e descubramos que é impossível anula-los; é outra possibilidade.

    Na nossa vida aqui na Terra há muitas pontas soltas.
    Somos apenas maquinas biologia? É possível.
    Somos uma forma de vida mais complexa que isto? É possível.
    O que eu faço?
    Flutuo pelos planos de pensamento tentando unir as pontas soltas.
    Se eu acreditar que sou só maquina não pensarei sobre espirito.
    Se eu acreditar que sou só espirito não pensarei sobre a maquina.
    Eu tenho uma grande dificuldade em não pensar...
    Esta minha dificuldade incomum é fruto de um acaso genético ou resultado de uma vida ampla e complexa?
    Façam suas APOSTAS!

    ResponderExcluir
  11. A famosa navalha de Occam diz simplesmente que entre duas hipóteses, é bem mais provável que a mais simples seja a correta.
    Entre a HIPÓTESE da existência da alma, com as mirabolantes ideias de como se processaria a interação do imaterial com o material, e as mais mirabolantes ainda ideias sobre como se dá a encarnação, muito mais simples a aceitação de que só existe o corpo físico, pois assim se explicariam as diferentes fases mentais.
    Acreditar que tenho alma implica aceitar que ela foi criada "prontinha", com todos os defeitos. Sendo assim, o criador dela é que é responsável por tudo que eu sinta, pense ou faça.
    Se aceitar a hipótese esp..., digo, rivailista, ficam só empurrados para trás os problemas, porque, se me "atrasei" ou "progredi" bem, dependeu da feitura de meu espírito. O Criador continua responsável, porque minha interação com outras criaturas também dependeu do que ele fez de tudo que criou.
    Muito mais inteligente aceitar o que o livro mais publicado do mundo diz quando livre das péssimas traduções e ainda piores interpretaçõs ingênuas: não existe alma.

    ResponderExcluir
  12. 1 - “A famosa navalha de Occam diz simplesmente que entre duas hipóteses, é bem mais provável que a mais simples seja a correta.”
    -~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-~~--
    O “bem mais provável” nos deixa uma brecha para duvida, não há porque não caminhar por ela, evitar pensar nos leva ao DOGMA, “é assim e não se pensa mais nisto.”

    Usando a dialética tem uma outra frase bem interessante:

    “Para todo problema complexo tem uma solução simples que geralmente não funciona.”

    O “geralmente” deixa uma brecha para duvidas e porque não caminharmos por ela?

    ResponderExcluir
  13. 2 - “muito mais simples a aceitação de que só existe o corpo físico, pois assim se explicariam as diferentes fases mentais.”
    -~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~~-
    Mas deixaria muito a desejar com relação a personalidade.
    Aqui em casa somos em 5 irmãos, mesmo pai, mesma mãe, situações de vida bem parecidas e no entanto temos personalidades bem diferentes.
    Se a teoria da folha em branco fosse mais observável não traria tantas duvidas.
    Inclusive estas fases mentais seriam bem mais definidas no entanto encontramos adolescentes de 16 anos bem adultos e pessoas de 40 anos bem infantis.
    Da minha parte o que mais pega é observar a “subversão da lógica” como já escrevi inúmeras vezes.
    Quem passear pelo meu Blog vai deparar com muitos exemplos então nem vou me esforçar para concentrar a explicação em um curto comentario.

    ResponderExcluir
  14. 3 - “Muito mais inteligente aceitar o que o livro mais publicado do mundo diz quando livre das péssimas traduções e ainda piores interpretações ingênuas: não existe alma.”
    -~-~-~-~~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~~-
    Ultimamente escrevi muitos textos com relação a isto, as pessoas querem impor seus gostos, suas interpretações particulares.
    Toda interpretação que não corrobore com sua opinião é péssima e ingênua, só a sua interpretação é correta e verdadeira.
    “Só o que você acredita que é humor, é humor.”
    Jesus diz que é o caminho para onde se não é para uma vida espiritual em outro mundo?
    Se tirarmos toda parte da Bíblia que fala sobre recompensas e punições sobraria muito pouco dela. Só historias do povo Judeu.
    No plano de pensamento Bíblico, Deus criou um corpo de argila e lhe soprou uma energia vital, oras, bastava criar o corpo de argila, não precisava soprar nada.
    Meu computador tem pouca serventia se faltar eletricidade.
    A eletricidade é a energia vital que o move e existiria mesmo que não existisse o computador.
    Este que estou usando é conectado na rede elétrica, mas o que minha filha esta usando tem uma bateria recarregavel... HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
    Desculpem, gosto de comentar assim como os pensamentos vão surgindo na minha mente e o que surgiu na minha mente foi um texto gritando para sair.
    Meu computador é budista o da minha filha é cristão... HAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAH!

    [Quem entendeu deve ter achado graça, quem não entendeu...esqueça, eu sou um idiota, nem sei se este pensamento foi meu.]

    ResponderExcluir
  15. ...repente.

    (hehehe!)

    Depois vou reler o último texto seu,sr.William- realmente,algo "me escapou".

    Hã...ontem,no turbilhão 912,falei na personalidade básica de cada um,que jamais se altera,em qualquer fase da vida.
    Vc (seja quem for o leitor),é "de um jeito" aos sete anos,e continua "do mesmo jeito" aos setenta.
    O "vc real" se transferiu para uma conduta aparente de adolescente,de adulto,de chefe de família,de empregado,estudante,patrão, senhor(a) idoso(a)...,e interagiu com cada um desses formatos,criando um novo personagem-mas que na verdade,é sempre "o vc real" em diferentes clichês.

    Uma "fase da vida" é quase um papel que se tem,apesar das influências empíricas dos hormônios sobre quem somos,em cada data.
    Há algo mais ...profundo,que é nossa qualidade ética,e nosso conjunto de valores intrínsecos e não percebidos,que se mantêm,inalterados.

    Andei lendo um pouco sobre "filosofia da mente" e fui influenciada pelo assunto.
    O caso,todavia, é óbvio.
    Não imagino o Adilson,nem o Contravocê,de outra forma.
    Mesmo quando eles escorarem nas bengalinhas,terão cada qual a mesma inclinação.
    Um estará sempre dricando,o outro estará sempre apavorado.

    Acho que assim,ficou fácil de entender.

    (h ! h ! h ´!)

    °°°°°°°°°°°

    ResponderExcluir