Páginas

domingo, 1 de abril de 2012

A Dama de Ferro

Ontem, fui no Shopping Popular de Diadema, e encontrei A Dama de Ferro que conta a história de Margaret Tatcher. Não é um Blu-Ray original, mas a fotografia estava excelente. Ele também não é DVD, pois o DVD Player comum não consegue abri-lo. A cópia que eu peguei não oferecia nenhuma opção, senão assistir o filme com a ajuda da legenda em português. Mas a fotografia e o enredo do filme valeram os R$ 10,00 que gastei nesse sábado.

O filme começa com a Margaret num supermercado, comprando o leite a "0,48 centavos", mas por causa de sua aparência de pessoa muito idosa, um rapaz furou a fila e passou na frente dela para solicitar atenção do balconista. Margaret ficou de boca aberta, mas em silêncio, admirada com a nova educação britânica dos tempos modernos.

Voltando para a sua casa, Margaret comenta com Denis o quanto o leite estava caro. Denis é o marido da Margaret e que morreu de câncer, e assim fica difícil saber se a Margaret é mediunica ou apenas uma idosa que sofre com as amargas lembranças do passado. E na medida que os fantasmas vão surgindo, o roteirista conseguiu colocar meio século da história da Grã-Bretanha em apenas duas horas.

O filme é bastante educativo, mostra o quanto uma loira e de olhos azuis pode mudar a vida de milhares de britânicos em tão pouco tempo, o quanto uma ideia pode sair da área da filosofia e entrar no mundo real, com a ajuda de um pulso forte e a alma de um chefe de estado bem determinado. Margaret conseguiu controlar o hospício do parlamento por quinze anos, mostrando que toda Inglaterra não é diferente de uma quitanda: quando um negócio não dá dinheiro, o melhor é abandonar o negócio, doa a quem doer. Claro que a grande maioria dos ingleses não gostaram e sempre descontaram no carro dela o que eles sentiam por ela, enfim ela foi a loira mais odiada da Inglaterra de todos os tempos, menos quando os argentinos decidiram tomar as ilhas de Falkland. Margaret mostrou aos ingleses o que fazer com os argentinos, quando o orgulho começa a doer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário