Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Sujo X Encardido

Neste domingo, durante mais de 30 minutos foi apresentada uma reportagem investigativa no programa Domingo Espetacular, exibido pela Rede Record. O teor usado pela emissora foi de denunciar as irregularidades no que diz respeito ao uso das finanças da Igreja Mundial do Poder de Deus, na pessoa do seu presidente, o apóstolo Valdomiro Santiago. Desde a chamada, avisou-se que seriam revelados os “segredos” do apóstolo.

A  Rede  Record é de propriedade do Edir Macedo, que é fundador da Igreja Universal do reino de Deus, que é... Bem, o resto vocês já sabem...





O repórter Marcelo  Rezende usou imagens da internet para contrastar os apelos do líder da IMPD com os bens que estão em seu nome no Estado do Mato Grosso. Trata-se de duas fazendas avaliadas em 50 milhões de reais.

Adquiridas no ano passado, com dinheiro da igreja e agora em nome de Valdomiro Santiago e sua esposa, a bispa Francileia de Oliveira, as fazendas Santo Antônio do Itiquira e Formosa estão localizadas na cidade de Santo Antônio do Leverger.

Usadas para atividade pecuária, estima-se que existem ao todo 5000 cabeças de gado, avaliados em R$ 6,5 milhões de reais. Além disso, a reportagem da Record mostrou outros bens pertencentes ao apóstolo, como jatinhos, helicópteros e carros de luxo.

Entre as acusações feitas a Valdomiro estão, principalmente, a de enriquecimento ilícito e de lavagem de dinheiro. Como no Brasil as igrejas são isentas de impostos e não precisam prestar contas ao governo de suas arrecadações, aparentemente a IMPD precisou usar “laranjas” para adquirir esses e outros bens.

Segundo mostrou a matéria do Domingo Espetacular, Valdomiro e Francileia são os sócios majoritários da empresa W S Music, cujo procurador e Nicanor de Oliveira, irmão do apóstolo e administrador das fazendas.

Uma vez que a WS Music tem como valor declarado 50 mil reais, seria impossível ter capital suficiente para adquirir  as duas propriedades rurais, uma custando 29 milhões e a outra 20 milhões. No total, as duas fazendas totalizam 26.134 hectares, quase duas vezes o tamanho de Jerusalém, capital de Israel.

Marcelo Rezende afirmou que a matéria demorou quatro meses para ser preparada e que foi necessária muita investigação. Também foi dada a Valdomiro a oportunidade de se explicar, mas ele não atendeu a equipe da Rede Record.

Ficou claro durante a exibição do material a rivalidade existente entre os dois líderes, pois em vários momentos foram mostradas as provocações de Valdomiro na TV ao falar de Edir Macedo. Também se evidenciou a rivalidade das igrejas que muitas vezes ocupam prédios na mesma rua ou até mesmo vizinhos.

A Igreja Universal alega que desde que saiu dos seus quadros, em 1998, Valdomiro tem recrutado ex-pastores da igreja e tentado atrair as mesmas pessoas.

Entre as muitas acusações e perguntas sem resposta, o Domingo Espetacular mostrou que Valdomiro foi preso em 2003 por transportar ilegalmente armas e munição. Também lembrou o episódio em que três pastores da IMPD foram presos, em 2010, acusados de tráfico internacional de armas. Afirmou-se que o destino dessas armas seriam os traficantes de drogas do Rio de Janeiro, que teriam uma ligação com a igreja.

Também foi exibida a situação de mais de 50 templos da IMPD que estariam com ordens de despejo por falta de pagamento. Donos dos imóveis foram entrevistados e também um jurista que pediu publicamente que a Receita Federal investigue Valdmiro e a sua igreja.

Para os expectadores do programa ficou claro que o uso das imagens do apóstolo pedindo dinheiro na televisão e a comprovação de sua riqueza estão ligadas. Várias vezes ele foi chamado de “mentiroso” e tentou-se desqualificar suas credenciais como sacerdote, por estar se beneficiando da fé alheia para proveito próprio. No final da matéria, ficou o aviso “a Rede Record vai continuar investigando”, o que indica que nos próximos domingos pode haver mais “segredos revelados”.






Elielson de Jesus Lima, de 34 anos, afirma que já estava desenganado pelos médicos, pois não aguentaria o tratamento e acabaria morrendo. Segundo ele chegou a ser até liberado do hospital para se despedir da esposa e filha. Enquanto estava deitado no leito, um amigo levou sua foto para o Apóstolo Valdemiro Santiago no templo da Igreja Mundial do Poder de Deus em Catanduva, São Paulo. Segundo o próprio fiel “o Apóstolo tocou na foto e determinou a minha cura. Eu, que não sabia de nada, no mesmo horário, saltei da cama direto e disse a todos ‘estou curado, me sinto bem!’”. Os médicos, incrédulos, acharam que ele estava delirando.
Apesar de afirmar estar curado, o hospital anunciou que tinha encontrado um doador de medula óssea para o fiel, que prontamente se recusou a fazer o transplante, pois “não seria mais necessário”, apesar disso seu irmão marcou a data da cirurgia. Elielson afirma que três dias antes da data do procedimento os resultados dos exames apontavam que a leucemia teria sumido completamente.
Um dos testemunhos mais conhecidos é da mulher que comeu uma toalha abençoada de Valdemiro Santiago e também teria sido curada de uma doença terminal.


5 comentários:

  1. Selma, eu não vi a matéria da Record, mas olhando para a Paróquia, eu acredito que o grosso do dinheiro não vem de quem procura Jesus. Aliás, lá na paróquia só tem pessoas em situação precária, como eu que ganho apenas o suficiente para comprar um iPhone a cada três anos. Não vou contar quanto que contribuo com o meu dizimo, senão vou acabar matando o Anônimo dos Pampas de tanta vergonha, e ele pode desaparecer desse blog para sempre, mas a minha contribuição é R$ 3,00 maior que a média que eu vejo na Paróquia. Não dá para comprar um helicóptero para o Padre Magalhães.

    Se o Padre Magalhães curasse alguém só botando as mãos na foto de um enfermo, certamente ele teria várias fazendas, várias emissoras de televisão e quem sabe até deputado fiél no Congresso Nacional, mas isso ele não faz. Mesmo que fizesse, eu não tenho condições de aumentar a minha contribuição. E assim eu pergunto, de onde vem o dinheiro se a maior parte do povo vive abaixo da linha da miséria? Do Anônimo dos Pampas que ganha R$ 7.000,00 por mês e é casado com uma gerente de banco que ganha mais que ele? Eu duvido muito. Não sei de onde vem o dinheiro, do povo que não é!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ando sumida daqui,e também,quase sumi do blog do sr.William,porque me envolvi numa "história virtual".
      Tipo quando o sr.escreve em gds de informática,e acaba censurado...
      Estou com umas dúvidas,e pedirei a sua resposta,porque entende de tecnologia melhor do que nós.
      É só uma réplica mesmo,a que eu desejo.

      Tentei me logar num site,que pediu as informações de costume.
      E-mail,nome,data de nascimento,senha.
      Então mandaram um e-mail para eu.
      Dentro do e-mail enviado,a operação foi repetida ao infinito.
      Não obtive a conta no blog,e quando tentei refazer tudo,o blog não conseguiu mais enviar mensagem,a nenhum dos meus dois e-mails.

      Por que o site não conseguiu mais contatar meus endereços?
      E quando conseguir,como conseguir a tal da conta?
      É só clicar na mensagem enviada,mas não cadastrar mais nada nela?
      Meu erro,foi repetir as informações?
      Se puder,replique.

      Agradeço com antecipação.

      Santo de casa,faz milagre...desculpe a piada.
      Assim que eu me relogar também aqui,voltarei a postar textos em destaque.

      Excluir
    2. Eu não sei o que dizer do padre Magalhães. talvez ele seja politicamente correto. O que eu sei é que se vc tem antena parabólica e fica passeando pelos canais gratuítos que sãos uns 30 mais ou mennos, vc fica besta. È muito programa evangélico pedindo dinheiro, é muito padre pedindo dinheiro para construir igreja, é muito boi para vender, anel, tapete, aparelho de musculação, liquidificador que tritura tijolo...
      Cruzes!

      Excluir
  2. Anote-se que essas "igrejas" da TV não são propriamente evangélicas, Evangélicas são a Prebisteriana, a Batista, a Assembleia de Deus, a Luterana. Igeja evangélica prega a salvação pela fé em Cristo. Palhaços vestidos de capiau americano, com chapéu de couro e cinto largo que pedem dinheiro e só falam em curas são enganadores e aproveitadores.
    Outra coisa: agora até kardecistas pedem dinheiro na TV...que coisa ridícula! Para difundir a fé espírita...
    E as igrejas católicas? Enviam dinheiro para Roma para a ostentação daquele palhaço velho que chamam de papa.

    ResponderExcluir
  3. Confiteor :
    wo shinjiru em visitas alienígenas, em O.V.N.I, Disco, DVD e CD Voador ,O.S.N.I., crop circles ...enfim, tudo o que é vestígio descoberto até aqui. Eu acredito que a Terra deve sim, ser constantemente visitada por seres de outros mundos , e acredito nisso baseado nos milhares de relatos de avistamentos que conheci, e, também, claro, baseio esta minha crença no tamanho inimaginável do universo e na pegada do sacizão pernetão filmada na Lua pelo Kubrichk

    ResponderExcluir