Páginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O sétimo capítulo de Romanos

Ao contrário do Mateus que narra a presença de Jesus na história de Israel, o texto do Paulo extrapola o campo da simples narrativa. Nesse capítulo, ele começa com o triste exemplo da mulher que tem milhares de obrigações com o marido e Paulo afirma que todas essas obrigações encerram, quando o chifrudo bate as botas. A seguir vem uma longa explicação de que quem vive em Cristo, valorizando o lado espiritual que há em nós, também estará livre das obrigações que o pecado impõe em nossas vidas, principalmente aqueles que priorizam o desejo da carne.

É um texto para lá de complicado.

Mesmo assim, o que eu consegui entender é que existem dois mundos dentro de nós, o da carne, que de nada serve para os propósitos do Senhor dos Exércitos porque vai virar pó, e o lado espiritual, aquele que enxerga muito além do horizonte dos nossos olhos, ouve muito além do silêncio do Universo, e, quem sabe, é capaz de reencarnar, sem precisar de prévia autorização daquele que detém o Livro da Vida.

No tempo do UOL-Terra, o professor nos ensinou que somos apenas carne, osso e um monte de complicações, que esse negócio de espírito nada mais é que a materialização do nosso medo doentio de morrer, e a única saída para acabar com o baixo QI é usando a forca para os políticos que não valorizam o estudo, pois é a única arma eficaz que combate o atraso religioso e que só perpetua essa relação de dependência que nos deixam cada vez mais pobres e os padres cada vez mais ricos.

Apesar da visão de mundo do professor ser bem prática e experimentável, eu admiro os padres que improvisam um monte de sermão para entender o Paulo. Para mim, Paulo é incompreensível, mas a sua forma de escrever em zigue-zague, aliás coisa que lembra bastante a Srta Nihil, é que me inspira a escrever textos mais simplistas e infantis: esse negócio de acreditar que o homem foi na Lua ou de acreditar que é possível fazer transfusão de resina perispirita, isso tudo em nada me ajuda a idolatrar menos o iPhone e idolatrar mais a Santa Tereza de Ávila. Ou seja, se entendi alguma coisa do sétimo capítulo do Paulo, posso concluir que estou muito longe do que ele esperava de mim. Acho que só é possível se livrar do pecado, quando nós virarmos pó. Não basta simplesmente acreditar que o Chefe venceu a morte, e muito menos praticar boas obras, principalmente quando eu tenho pouca vontade de fazê-las.

6 comentários:

  1. °°°Hehehe!

    Quando a santa Teresa D'ávila ouve suas preces a favor dos seus computadores- ela aparece, orienta a mão dos técnicos que vão consertar a máquina,e ao ver a falha,diz:

    _Ho-hó!
    O "barulho" era esse!...°°°

    Quando ficou mais velha,chamou a pobreza de santidade.
    Cada um encontra o ideal com o qual combina.
    Ela é compatível conosco,os transeuntes dos blogs atuais.
    Sempre indecisos entre a vida sagrada,e a "vida laica".
    Por isso, ficou famosa por essas bandas.
    É quase mais um nique do grupo.

    O Contravocê ainda não rezou para ela.(kkkk!...)

    Ela foi,como católica, quem eu ando sendo,como seguidora da "senda óctupla".
    Estou ambígua nesse assunto,mas ando tentando levar mais a sério tal história.
    Nossas religiões,foram feitas para o nosso bem.
    Ou para que os santos iriam "esquentar a cabeça"...

    Hum...até mais.
    Ao sr.,que ouviu uma "reflexão insone".(hohó!)

    °°°°°°

    ResponderExcluir
  2. A Matusquelinha voltou...recebeu alta do sanatório esta semana?

    ResponderExcluir
  3. Olá,Adilson?

    Como vai a sua...alergia?

    ResponderExcluir
  4. Quando a santa Teresa D'ávila ouve suas preces a favor dos seus computadores- ela aparece, orienta a mão dos técnicos que vão consertar a máquina,e ao ver a falha,diz:

    _Ho-hó!
    O "barulho" era esse!...°°°

    Pois é...pois é...dona Mala, eu questionei o poder da defunta Teresa para ouvir o pedido aflito do Hosaka. Aí, o japa pensou, pensou, e, não conseguindo resposta, foi ao Magalha:
    -Padre, sua bênção padre.
    - Jesus , Maria e José te abençoem, meu filho.
    -Padre, pedi a santa Teresa que consertasse meu computador e ela o fez, mas um sujeito impertinente disse que defuntas não consertam computadores e que, mesmo se santa Teresa existisse, não poderia me ouvir.
    -Meu filho, não dê ouvidos a esses ateus e protestantes, eles não conhecem o poder de Deus. Na sua infinita misericórdia, Nosso Senhor pega seu pedido e o leva a bendita santa Teresa, que o atende prontamente.
    -Entendi, padre, mas eu já dissera isso, e ele riu. Disse que eu estava achando que Nosso Senhor é menino de recado de defuntas.
    -Meu filho, dê atenção aos ministros da verdadeira Igreja e não aos hereges. Vá para casa e, sempre que precisar, peça a santa Teresa que ela atenderá. Reze 200 ave-marias e 100 padre-nossos, acenda uma vela para santa Teresa e não se esqueça de deixar um boa oferta na paróquia em agradecimento por ela ter consertado seu computador.
    -Bênção padre.
    -Seis horas da manhã aqui no domingo para assistir à missa, meu filho.

    Hahahahaha! Esse Japa é muito otário. Deixar de acreditar no Bundhão preguiçoso para acreditar em defuntas. Pulou da frigideira para o fogo.

    ResponderExcluir
  5. Olá dona Matusquéla , você já levou uma pedalada na bigorrilha ?

    ResponderExcluir
  6. O japinha é fan do cantor Latino. Aprendeu a cantar e dançar kuduro. Hoje à noite o Hosaka vai mostrar o kuduro na padaria Flor de Lis de Diadema. Então quem quiser ver o kuduro do japinha apareça por lá, hehehe

    ResponderExcluir