Páginas

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Pegada do Teló

A PEGADA DO TELÓ


Postado por Affonso Romano, às 13:15, dia 9/01/2012


Outro dia botei no facebook um comentário sobre essa música do Michel Teló que está movimentando noticias seja na Polônia, na revista Forbes ou na dança com Neymar. Mal tinha ouvido falar do rapaz, mas fui ver e ouvir.

Como aquele pensador antigo chamado Terêncio, “sou humano e nada do que é humano me é estranho”. Quando uma coisa faz sucesso ou aparece muito na mídia tento entender, mais do que simplesmente julgar. Assim é que já escrevi sobre Big Brother ou Bruna Surfistinha. Se essa música dançante do Teló, é um “nonada” como dizia Guimarães Rosa, no entanto, me deixou intrigado. E pensei: engraçado, ele está retomando um motivo. De “A garota de Ipanema “ . Quem quiser pode fazer um brilhante estudo sobre isto. Quem não quiser pode dançar ou ignorá-lo. Mas me informam, para alegria dos baianos, que ele retomou um tema conhecido em Feira de Santana.

 Mas vejam: na sua música ele está na balada, vê uma menina passando e chega pra ela e diz:”ai se eu te pego”, na outra, a de Ipanema, o macho poeta vê uma menina cheia de graça também passando, mas olha-a melancolicamente: “ah, porque estou tão sozinho! porque é tudo é tao triste?”. Teló, parece mais moderno, embora não chegue a fazer a “dança da garrafa” e outras estripulias narradas pelo funk. Li uma pesquisa de duas sociólogas dizendo que hoje os meninos esperam as meninas saírem do banheiro nas boates, as agarram para beijar e a o jogo é saber quem beija 10 ou 20 meninas numa só noite. Beijam uma já olhando quem será a próxima.

Comparado com isto a musica do Teló é até muito casta. Ele está vendo, mas não está pegando, Vai ver que esse “quase” é que é o fascínio desse ritmo. Ele está imaginando, e a imaginação (pergunte aos santos) é mais perigosa que a realidade: “ai se eu te pego””ai que delicia”.

 E cada um ou uma pode imaginar o que vai fazer segundo o repertório de cada qual. Vai ver que é por isto que, sobretudo as moças, cantam isto expressando o desejo reprimido. a vontade de receber algumas delicadezas dos machos, em geral tão apressados. Este tema da mulher “impossível”, da mulher que passa aos olhos do macho, é antiguíssimo na literatura. E no livro O CANIBALISMO AMOROSO estudo como os homens fantasiam a mulher ausente.

Vocês sabiam que houve uma época em que os poetas curtiam a princesa longínquas, noivas mortas e freiras castas, portanto, todas ausentes e inatingíveis? Vocês já ouviram falar do “footing”? Vinicius de Morais vivia cantando/louvando a mulher impossível. Estava entre o passado e a modernidade: chegou a dizer ”eu quero a mulher que passa, a mulher que passa e fica, que pacifica?” . Vinicius é um ”ficante” avant la letre, queria sempre mulher passante que o pacificava por um instante. Hoje as pessoas vão logo pegando, beijando, mandando ver. Mas há quem tenha a nostalgia da imaginação.






Não sei onde vocês moram, mas aqui essa música do Michel Teló virou praga. Virou toque de celular. Não há um dia que não se ouça. Já vi aqui num dos cometários do blog, uma suposta “Nihil” querendo pegar o Hosaka. Mas, comentando o texto do autor...

Eu – particularmente – acho terrível essa de meninos (ou meninas) competirem para ver quem beija mais. Na ignorância da vida, não sabem que pela saliva se transmite um número variado de doenças tais como hepatite B, mononucleose e cárie. Sim, cárie... A cárie é uma doença aguda, infecciosa e transmissível. Portanto, um garoto que beijou dez meninas, adquiriu bactérias suficientes para desenvolver cárie e doenças periodontais por bastante tempo. E o que é pior: disseminou essa doença para mais uma grande variedade de meninas que também passou para outra grande variedade de meninos. Mas você já viu adolescente pensando seriamente sobre isso?Pensar em qualidade e não em quantidade?

O autor comenta sobre o pensamento dos homens: Vinícius de Moraes e  Michel Teló.
Mas fica sempre aquela pergunta nunca respondida pelo perguntador Freud:

Afinal, o que querem as mulheres?




(Selma)

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Teacher?!

      Semana que vêm estarei aí no JD.
      Eu que vou te pegar.

      (hohó!)

      Excluir
  2. Se eu pudesse, eu perguntava à dra. Selma se ela acha que os colonos do "Nosso Lar" também transmitem e pegam doenças. Sim, porque eles comem, bebem, dormem e fazem sexo...
    Arrazoemos, dra. Selma. Se os espíritos chagam lá precisando de atendimento hospitalar, será sempre por problemas espirituais, ou as doenças que os vitimaram na vida corpórea ainda os afligem? Há vírus e bactérias peripirituais? Será que eles para evitar contágio de DST têm de usar preservativos? Será que há fluidos "sexuais" trocados entre eles? Será que há esperma e óvulos e espermatozoides?
    Sabe o que é que eu acho? Faltou muito pouco para o debiloide emperucado inventar uma "reprodução entre os espíritos", com a gestação e parto de espiritinhos numa maternidade em "Nosso Lar". E o imbecil lusitano iria acreditar, sem dúvida!

    ResponderExcluir
  3. ... e o deficitario mental 233 ainda julga que Jesus pregou ao "ar", "sopro", "vento", "bafo"...
    lá no que Pedro informa em 1-Pedro...

    3.19 no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão
    3.20 os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água,
    --
    heheheh... hilario é observar as cabriolices pateticas que ele engendra para que Pedro esteja equivocado na informação transmite... HEHEHEH...

    é mesmo acefalo, esse 233... mesmo, mesmo... :))...

    ResponderExcluir
  4. O galego tem pouca instrução, mas não é só isso, ele entende o que quer entender, porque é burro e teimoso.
    A tradução mal feita repetida por Esio Lopes diz que Jesus ressuscitou em espírito.
    No original, há um verbo na voz passiva, isso implica a necessidade de um agente, vejamos:
    Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado (voz passiva)pelo Espírito ( o agente da ação);

    No qual também foi, e pregou aos espíritos (pessoas)em prisão;

    Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;

    Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;
    1 Pedro 3:18-21

    Pedro diz que:
    1) Jesus era de carne e osso, humano, e esse corpo humano foi mortificado, morreu;
    2) Jesus era justo, não merecia morrer, mas morreu no lugar do pecador, o justo em favor dos injustos;
    3)Estando morto, recebeu vida novamente de Deus, foi vivificado PELO Espírito (DEUS);
    4)Nesse Espírito, é que Jesus pregou aos espíritos (pessoas) rebeldes no tempo de Noé, que agora se encontram na prisão da morte aguardando a ressurreição do Juízo.

    O que autoriza essa interpretação? TODA A ESCRITURA. Rivail escolheu versículos que, retirados do contexto, parecem dar respaldo às suas ideias antibíblicas.
    Na Bíblia "Epírito" se referce quase sempre ao Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, isto é, Deus.
    Já cansei de repetir que, se a reencarnação fosse ensino bíblico, Paulo teria falado nela em todas as suas epístolas. Como ele deixaria de lado doutrina tão importante? Ao contrário, Paulo repete sempre que Jesus morreu para salvar o pecador, e isso se dá pela fé, sem obras meritórias, o que é totalmente o oposto da doutrina rivailista.
    "Lavados, não da imundícia da carne" desmente a evolução através da vidas sucessivas, mas isso o galego não enxerga.
    233.

    ResponderExcluir
  5. O japonês de Uraí, PR, morador de Diadema decidiu homenagear seu filho com nome brasileiro e sai pelas ruas a procura.
    Chegando perto de um rapaz e disse:
    - Tô homenageando meu filho com nome brasileiro por favor dê umas dicas aí.

    Então o rapaz sai falando:

    - Sugiro: João, Joaquim, André, Cristiano.

    O japonês todo empolgado diz:

    - Isso aí, nome bonito né: Sugiro. Vai ser esse mesmo! Sugiro Hosaka !!!!!!!!!HEHEHE

    ResponderExcluir
  6. Aquele cinquentão solteirão vai falar com o Padre da paróquia, vulgo Magalha.

    -Padre, um conhecido meu disse que santa Tereza não consertou meu computador e deu três motivos.
    -Sim, meu filho, que motivos?
    1) Ela nem chegou a conhecer computadores antes de morrer;
    2) Ela não existe, porque os mortos voltam ao pó, até que sejam chamados à vida no dia do Juízo Final, segundo a Bíblia;
    3) Ela não é Deus para que possa ouvir meu pedido lá de onde ela está, principalmente porque ela está no pó.
    Padre, me ajude, porque estou confuso, eu não consigo ler mais de dois versículos num dia. Quando tento continuar, já esqueci o que li no dia anterior.
    -Meu filho, não dê atenção a esses protestantes e ateus, eles são inimigos da santa Igreja, a Igreja que Nosso Senhor Jesus Cristo deixou. A essa Igreja ele deu autoridade para saber o certo e o errado. Se a Igreja diz que santa Tereza atende aos devotos dela, então aceite isso pela fé.
    -Padre, como é que ela pode me ouvir?
    -Deus Nosso Senhor conhece tudo e leva seu pedido a ela, meu filho, simples assim.
    -Padre, eu disse isso e ele riu de mim, dizendo que eu fiz de Deus Pai um empregadinho , com licença da palavra, de uma defunta!
    -Não lhe dê ouvidos, meu filho. Você é um abençoado em fazer parte da santa Igreja mesmo tendo origem nipônica. É uma bênção você não adorar aquela imagem daquele ídolo pagão gordo. Adoradores de ídolos vão para o Inferno.
    -Padre, obrigado. Ainda bem que eu só me ajoelho perante a imagem de santa Tereza e não a de um ídolo pagão.
    -Agora vá em paz e reze trezentas ave-marias e duzentos padre-nossos.
    -Obrigado, padre.

    E aquele japa cinquentão celibatário foi para seu porão todo contente...

    ResponderExcluir
  7. ... e esse 233 é tão burro, mas tão burro mesmo que engendra interpretações marretadas a qualquer jeito e quer
    que Jesus tenha ressuscitado em carne e osso... e que, passados três dias apenas, tivesse recuperado da tareiona/martirio (e ponha tareiona/martirio aí) que tinha levado pouco tempo antes... (e que normalmente leva meses e meses a sarar)...

    "era um corpo de carne especial" vai ele ensaiar em sua
    loucura e fanatismo anti-Espirita... "era corpo de carne especial e que ainda andava com o buraco da lança p'ra Tomé
    enfiar a mão e acreditar que era Ele mesmo... (como se já tivessem passado anos e, aquele corpo de carne e osso, estivesse dificil de reconhecer)"....

    hehehe... como é retardatario em sua evolução esse 233...
    (questão de tempo)... ;)...

    ResponderExcluir
  8. Problemas do V-V-aiVolta?
    1) tem pouca instrução. Não sabe analisar textos porque não faz nem ideia do que seja análise sintática. Nisso é tã burro quanto o Esio Lopes.
    2) Não lê a bíblia nem livros de interpretação bíblica, mas somente lê obras espíritas-rivailistas-peruquistas.
    3) Tem "cabeça feita" pelo Rivailismo, portanto, tudo que lê interpreta pela ótica de Rivail.
    4) É mais teimoso que um jumento. Não adianta provar por a+b que ele está errado.
    O galego é incapaz de alcançar o significado de frases simples como " Tu é pó".
    O gajo aprendeu que tem alma, que esta vai deixar o corpo na morte deste e não entende que "tu és pó" significa "és passageiro, vais desaparecer pois foste formado do pó da terra e eu te dei vida, tu não a possuis por ti mesmo. Só vives enquanto eu te der vida, tu não és nada, nada eras antes de eu te dar vida e voltarás a não ser nada."

    "Nada são, sai-lhes o alento, voltam ao pó, e nesse mesmo dia perecem todos os seus planos."
    Que é que pode ser mais claro? E o que ensinou Paulo?
    "O salário (o que é merecido) do pecado é a MORTE; mas o dom GRATUITO de Deus é a VIDA ETERNA, em Cristo Jesus, nosso Senhor."
    Precisa explicação? TODOS merecem a morte. Que é morte? É o FIM da existência.
    Alguém possui em si mesmo a vida? Não. Recebê-la-ão os que receberam a Jesus, porque ele é a vida, recebendo-o, receberam a vida.
    Simples, para quem não é rivailista-peruquista fanático.

    ResponderExcluir
  9. Hosaka e o parceiro Adilson foram pescar em Piracicaba. Tanto na ida como na volta o Hosaka fez questão absoluta de levar a vara !

    ResponderExcluir
  10. O japonês de Uraí, PR, morador de Diadema decidiu homenagear seu filho com nome brasileiro. Foi na secretaria da Igreja, marcou a data do Batismo com o padre Magal e sai pelas ruas a procura.
    Chegando perto de um rapaz e disse:
    - Tô homenageando meu filho com nome brasileiro por favor dê umas dicas aí.

    Então o rapaz fala:

    - Sugiro: João, José, Pedro, Joaquim, André, Cristiano.

    O japonês todo empolgado diz:

    - Isso aí, nome bonito né: Sugiro. Vai ser esse mesmo! Sugiro Hosaka !!!!!!!!!HEHEHE

    ResponderExcluir
  11. Olhe aí, sr. Hosaka, se o Emperucado fosse assim seria feliz e faria a felicidade do quartel de fuzileiros!

    http://ejesa.statig.com.br/bancodeimagens/9y/vj/wi/9yvjwiwzd5p8mnik4rjgg37dq.jpg

    ResponderExcluir