Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O irmão mais velho é mais inteligente.

Os filhos mais velhos têm um cociente intelectual (QI) mais alto que seus irmãos por causa do papel que desempenham dentro de suas famílias, diz um estudo que será publicado  pela revista Science.

Os pesquisadores noruegueses Petter Kristensen e Tor Bjerkedal, autores do trabalho, jogam luz sobre uma questão que é discutida por séculos: os irmãos mais velhos são mais inteligentes? Por que?
O estudo afirma que o que realmente faz diferença não é uma questão biológica, mas é a maneira como são criadas estas crianças.
"Existem evidências de que a relação entre a ordem de nascimento e o QI depende do papel social dentro da família e não da ordem de nascimento em si", diz o artigo da Science.
Aparentemente, os irmãos mais velhos obtêm mais recursos familiares que os que nascem depois, têm que enfrentar a pressão do que se espera deles ao serem os mais velhos e, além disso, têm a possibilidade de exercerem o papel de tutores de seus irmãos mais novos, o que potencializa sua capacidade intelectual.
Para a investigação foi usado o material acadêmico de instrução militar de 240 mil homens noruegueses obtido entre 1967 a 1976.
Os resultados revelaram que os primogênitos apresentavam uma média de 103,2 de QI, enquanto os que nasceram em segundo lugar tinham um cociente de 101,2.
No entanto, em caso de morte do irmão mais velho, os especialistas descobriram que o segundo a nascer aumentava seu QI até alcançar uma média de 102,9.
No caso das crianças que nasciam em terceiro lugar acontecia o mesmo: inicialmente seu cociente intelectual era de 100, mas em caso de morte de algum de seus irmãos mais velhos seu QI aumentava até uma média de 102,6.


O estudo estabelece que entre o primogênito e o segundo há uma diferença de 2,3 pontos de média. E entre o segundo e o terceiro, a diferença diminui para 1,1 ponto.
O debate sobre o maior QI dos primogênitos é avaliado por especialistas desde que em 1874 sir Francis Galton disse que os homens que ocupavam as posições mais importantes costumavam ser os filhos mais velhos.


EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
 
 
 
Será que o 233 é o irmão mais velho? Kkkk!
 
 
(Selma)

5 comentários:

  1. Acho que é o mais novo de 10 irmãos...

    ResponderExcluir
  2. O 233 certa vez se candidatou a uma bolsa de estudos num curso pré-vestibular e conseguiu bolsa integral, marcando 162 de QI.
    Mas...como em Teologia suplantou a muitos de QI considerados acima de 170, como Calvino e Lutero, o 233 acha que no âmbito da inteligência filosófica, ele deve ter um QI acima de 200, rivalizando com Isaac Newton e Thomas Hobbes, que chegaram a muitas conclusões idênticas às dele.
    Infelizmente, o 233 não pode expressar todas as suas ideias num fórum de religião, porque não pode ser compreendido.

    233.

    ResponderExcluir
  3. Para quem tem QI de gênio o Adilson é um ilustre desconhecido
    Ninguém ouviu falar desse gênio universal a não ser em fórum de religião.
    Porque ele não está ajudando a encontrar a cura do câncer?

    ResponderExcluir
  4. Eu sou a mais velha em casa.

    Não sou a mais inteligente,mas dizem alguns-
    pareço ter uns "mil anos de idade".
    Não tenho "digitais" no cérebro,mas tenho vincos.
    Se eu guardasse minha cara de Nihil na estante,de noite, sobraria uma senhorinha com jeito de gnomo.
    Às vezes,fico cansada da minha própria rigidez.

    Mas,aprendi a gostar de ser assim.

    Hã...há quanto tempo,sr.Marciano Alado...(vi acima)

    Hehe!
    Bom retorno.

    Hem?
    O Contravocê é o segundo irmão.
    É sensível e inseguro.
    Vive pedindo ajuda prá santinha dele,confirmar suas suposições.
    (hahaha!...)

    ResponderExcluir
  5. O comentário é pertinente, se não atentarmos para o que os gênios dizem de suas conquistas: 1% de genialidade, 99% de suor e persistência.
    Pouco estou ligando para conquistas intelectuais. No clube Mensa há cientistas e operários.
    A cura do câncer depende de muita pesquisa conjunta, mas uma coisa é certa: há uma "programação" para qualquer doença. Muitas células cancerosas (células reproduzidas com falhas) são produzidas diariamente, mas o organismo se livra delas. Há um momento em que a produção leva vantagem sobre a eliminação, e o segredo deve ser descobrir o motivo disso.
    A grande possibilidade deve ser uma "tradução psicologico-biológica" do que disse Paulo: "O salário do pecado é a morte." Em outras palavras: seria autopunição? O sistema límbico cuida do organismo, por que chega um ponto em que começa a falhar e permite a instalação da doença? Por que ele não descarta todas as células cancerosas como sempre fez?

    Gostaria de ler um comentário da dra. Selma a respeito.

    Atente-se para o fato de que pessoas doentes são curadas nas igrejas quando se convertem e acreditam que seus pecados estão perdoados. Mais tarde, com a pregação idiota de que estão em pecado,contradizendo a inicial, voltam as doenças.
    No curso de Teologia, quando eu dizia que a tradução de Jerônimo continha erros, diziam que quem era eu para saber mais que todos os eruditos que durante séculos não tinham percebido nada? Acontece que a própria igreja romana já fez as correções de quase todos os erros que eu apontava, na NOVA VULGATA.
    TODO livro de Matemática diz que um número primo é o que só tem dois divisores, ele mesmo e o número um. E como é que pode o um ser considerado divisor, se dividir é repartir em partes, e o um não tem partes? Que divisão é essa, em que o número divido permanece o mesmo? No entanto, os doutores em Matemática continuam a repetir essa tolice, porque uma primeira besta disse isso, e todo mundo macaqueia atrás...

    ResponderExcluir