Páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Debate sobre o dízimo

De Frank K Hosaka (fhosaka@uol.com.br) Para Esio Lopes

Boa Noite, Dr Esio,

Fico contente em saber que o Sr conseguiu constranger o pobre Pastor, usando principalmente as citações bíblicas, coisa que lho elogiei várias e várias vezes. Eu não sou bom com as citações, pois eu nem sei ler sequer um gibi, mas eu lembro de uma passagem em que Jesus orienta um rapaz deixar a oferta na sinagoga, acertar as diferenças com o irmão para depois terminar o ritual da oferta. Nessa passagem, eu entendo que Jesus quer que o amor seja a prioridade.

Certamente, o hábito católico inverteu tudo isso, primeiro fazemos a oferta e deixamos as diferenças com os irmãos para depois, e o mundo é essa desgraça que vemos todo santo dia. Concordo plenamente com o Sr quando o Sr questiona quando nos adjetivamos de "cristãos", quando o modelo mais próximo só é encontrado nesse pequeno grupo que chamamos de "espíritas".

Mas o Sr há de concordar que nós católicos nos profissionalizamos na hora de fazer o Presépio de Natal, e com ele fazemos uma das festas mais belas do ano para celebrar o nascimento do Salvador. Pelo menos eu fico contente quando vejo a Paróquia com esse tipo de enfeite e vejo que o meu dízimo não foi em vão. Claro que em nenhum momento Jesus pediu para fazer Presépio nenhum, mas o Sr há de concordar que melhor fazer um presépio do que constranger pastores que não se reportam ao nosso Santo Papa, o Sr não acha?

Enfim, desejo ao Sr e toda a família do Blog da Selma que comemorem com moderação a edição 2011 do Nascimento de Jesus, principalmente porque 26 de dezembro vai cair numa segunda-feira! Um forte abraço, Frank.

-----------------------------------------------------------------------------------

Mensagem que deu origem à resposta acima, do Dr Esio Lopes:

COMPANHEIROS:

Mantive hoje um debate com um determinado Pastor de uma Igreja evangélica sobre o dízimo, diante de várias pessoas da própria igreja. Foi um verdadeiro massacre. No final a falta de argumentos ele, de forma inusitada, não tendo mais nada o que dizer, saiu com esta: "No tempo de Jesus não havia dinheiro, era só troca"!!! Foi um "prato cheio", tive que dar uma aula sobre moedas que foram elaboradas (cunhadas) sete séculos Antes de Cristo. Elas refletiam a mentalidade de um povo e de sua época. Eram de cobre, prata ou ouro. Razão pela qual Jesus alertou: "Curem os leprosos e outros doentes, ressuscitem os mortos e expulsem os demônios. Vocês receberam sem pagar, portanto dêem sem cobrar" (Mateus 10:8). "Não levem nos bolsos nem ouro, nem prata, nem moedas de cobre"(Mateus 10:9). "Nesta viagem não levem sacola, nem uma túnica a mais nem sandálias nem bengala para se apoiarem, pois o trabalhador tem o direito de receber o que precisa para viver".(Mateus 10:10).

Neste ponto dei uma aula sobre o comportamento dos Espíritas que militam numa Casa Espírita, que é baseado nas palavras de Jesus, eis que nada é cobrado, a qualquer título, daqueles que vão em busca de amor, de ensinamentos, de curas, etc; todos os dirigentes e Conselheiros de uma Casa Espírita, trabalham em suas respectivas atividades profissionais e nada recebem a qualquer título da Casa Espírita que estiver ligado. Portanto, ser Cristão não é achar que comprando um Deus e um Jesus corruptos é que se encontra a salvação. No Espiritismo não se vende curas, salvação, promessas de enriquecimento financeiro, porque não foi isto que Jesus nos ensinou, sendo Ele o nosso Guia e Modelo, temos que seguir rigorosamente os seus ensinamentos. Aliás, encontramos essa observação feita por Paulo, aos Filipenses 2:5, quando disse: "Viva na Terra como Jesus viveu", em síntese.

Acabei dizendo que Jesus nos trouxe outros ensinamentos sobre dinheiro, eis que disse: "Dinheiro não é de Deus, mas, sim, do Imperador", em síntese (Mateus 22:15-22), Disse mais: "A verdadeira riqueza não está na Terra, porque, esta as traças e a ferrugem destroem e os ladrões arrombam e roubam, a verdadeira riqueza deve estar no céu, onde deve estar os nossos corações" (Mateus 6:19). Não finalizei ai, não pude deixar de lembrar Jesus quando disse: "Um escravo não pode servir dois donos ao mesmo tempo, pois detestará um e gostará do outro; ou será fiel a um e despresará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro" (Mateus 6::24).

Portanto, essa falácia de que no tempo de Jesus não havia dinheiro caiu por terra. Fiquei envergonhado com a vergonha que passou o Pastor que toma tudo do próximo em "Nome do Senhor", porque, a única desculpa que lhe pareceu ter foi para o "brejo"!!!

--------------

A mensagem continua com links que falam da controvérsia do dízimo, mas eu não publiquei aqui para não esticar demais o tema.

7 comentários:

  1. O dr. Esio Lopes não passa de um idiota que acredita em agulhas paranormais e fim do mundo em 2012.
    A respeito do dízimo, ele está certo, em parte. Dízimo é do AT. No NT só há menção de OFERTAS.
    Mas, como alguém que se diz advogado pode acusar sem provas? Como pode ele afirmar que o dízimo é para roubar e encher os bolsos dos pastores, sem ter acesso às contas das igrejas?
    Imaginem se eu entrasse num centro espírita e dissesse que tudo aquilo é mentira e V-V-eadagem? Mesmo eu estando certo e podendo provar, seria falta de educação.
    99% dos pastores exigem o dízimo por ignorância, porque aprenderam assim, como aqui todo mundo acredita em alma ou espírito porque aprendeu essa mentira, e não têm cultura suficiente para se livrar dessa enganação. Outra coisa, não diz ele que "foi evangélico 50 anos e que ensinava na Escola Dominical"? Então ele participou 50 anos dessa enganação do dízimo e a ensinou, logo, se está falando com conhecimento de causa, não passa de um ladrão também.
    233.

    ResponderExcluir
  2. ORIGEM DA "IGREJA" CATÓLICA

    Ao Lermos o livro de Atos, verificamos que os discípulos cumprindo determinações do Senhor Jesus Cristo ( Atos 01.18), de não se ausentarem de Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder. Tiveram a magna experiência da descida do Espírito Santo, capacitando – os com o poder do alto {Atos 02. 01-13}, a partir daquele momento, estava organizada a Igreja Cristã Primitiva, porque fizeram parte da mesma os apóstolos e todo o cristianismo hoje existente.

    Essa Igreja originalmente pura, em termos doutrinários mereceu elogios de Paulo {Romanos 01.08}, todavia, como as demais, experimentou problemas doutrinários de várias ordens, bastamos mencionar os grupos heréticos que já permeavam as Igrejas daquela época, que são OS GNÓSTICOS, OS NICOLAíTAS, OS JUDAISANTES, sem falar nos diversos grupos pagãos que "convertidos" exerceram forte influência sobre a Igreja e assim, aos poucos, a Igreja de Roma assimilou crenças alheias à Igreja Primitiva Fundada por Jesus, admitindo no seu seio membros que não confessavam a conversão. Começou a ensinar a salvação através das obras, do batismo, do batismo infantil, etc... , chegando até mesmo a aceitar o pagão Imperador Constantino como seu chefe supremo, no ano de 313 d.c e assim agora associada ao Estado, cheia do Poder Temporal, estabeleceu uma forte aliança, tendo como cabeça o Papa.

    OS DESVIOS DA "IGREJA" CATÓLICA- Esta nada tem a ver com a Igreja Cristã Primitiva. A hierarquia romana passou a ser exercida através do bispo Anacreto, entre 154-165 d.c, a partir daí , possuidora do poder político-temporal, começou a subjugar as demais Igrejas que a ela se submetiam, porém existiam Igrejas que não permitiam esse domínio, ou seja , não se curvaram diante da toda "Poderosa Igreja Romana", por isso veio uma tremenda perseguição.

    Continua.

    ResponderExcluir
  3. ORIGEM DA "IGREJA" CATÓLICA (Continuação)



    DATAS IMPORTANTES

    180 d.c - a Igreja Católica dispensou, como qualificação , para o batismo , a conversão.
    197 - começou um movimento herético, comandado pelo bispo de Roma, contra a Divindade de Cristo.
    370 - é quando Basílio de Cesaréia e Gregório de Nazianzo introduzem o culto aos santos.
    400 - é introduzida na Igreja , a oração pelos mortos e o sinal da cruz.
    401 - ano em que Maria foi proclamada a MÃE DE DEUS.
    440 - o bispo Leão I é considerado pelos historiadores como sendo o primeiro Papa.
    600 - o Papa Gregório I institui a missa e o latim como língua oficial nas missas.
    609 - começa o papado com poder central.
    758 - entra no oriente com dogma a confissão de pecados, conhecida como confissão Auricular.
    789 - neste ano o concílio de Nicéia introduziu as imagens de escultura e relíquias religiosas.
    819 - ano da ascensão de Maria, isto é , Maria teria subido ao céu em forma corpórea.
    880 - ano da canonização
    998 - por decreto papal é estabelecido o dia de finados.
    1000 - é estabelecido o canon da missa.
    1074 - ano que o papa GregórioVII proíbe o casamento dos padres e o divórcio entre os casais.
    1090 - ano que Pedro o Eremita encaixa o rosário.
    1095 - o papa estabelece as indulgências, isto é, paga-se para ser perdoado.
    1100 - o papa decreta a missa paga.
    1100 - o culto aos anjos.
    1115 - a confissão auricular passa a ser artigo de fé.
    1125 - surge a idéia da Imaculada Conceição de Maria pelo cónegos de Lion.
    1186 - neste ano surgiu a maior aberração de toda História , a mal falada " Santa Inquisição", promovida pelo concílio de Verona na Itália.
    1200 - uso obrigatório do rosário , por São Domingos, chefe supremo da já denominada Santa Inquisição.
    1215 - Quarto concílio de Latão , estabelecimento do dogma da transubstanciação.
    1220 - surge a adoração à hóstia.
    1229 - realiza-se o concílio de toloza e proíbem a leitura da Bíblia.
    1264 - foi implantado o Sagrado Coração de Jesus.
    1303 - a Igreja Católica declara que somente nela há salvação.
    1317 - o papa João XXII ordena a oração da Ave Maria.
    1414 - ano em que ficou definido que a hóstia seria para o povo e a partir daí o vinho ficou restrito aos sacerdotes.
    1439 - ano que por decreto do papa o dogma do purgatório{ criado em 696 pelo papa Gregório- O GRANDE} passa a ser artigo de fé.
    1546 - o papa mais uma vez deixa a sua Igreja mais distante de Deus, conferindo a tradição a mesma autoridade da Bíblia.
    1547 - o concílio de Trento transforma em lei os setes sacramentos.
    1562 - a missa é declarada propiciadora , ou seja , com o poder de perdoar.
    1562 - o culto aos santos.
    1563 - volta a se reunir o concílio de Trento e confirma a doutrina do purgatório.
    1573 - a Bíblia sofre outro ataque , acrescenta-lhes os livros Deuterocanônicos ou apócrifos , os quais são Tobias , Judite , Macabeu I , Macabeu II, Sabedoria , Eclesiástico , Baruk.
    1854 - define-se o dogma da Imaculada Conceição de Maria.
    1864 - em concílio realizado no Vaticano faz-se a declaração da autoridade papal sobre toda Igreja.
    1870 - o papa torna-se infalível.
    1950 - a Igreja transforma em artigo de fé a assunção de Maria.

    Continua.

    ResponderExcluir
  4. ORIGEM DA "IGREJA" CATÓLICA




    "MARIOLOGIA" - Estudo sistemático sobre Maria, genitora de Jesus. Este estudo é desenvolvido principalmente pela Igreja Católica. Seu objetivo básico , no romanismo, é a divinização de Maria.

    "MARIOLÁTRIA"- Literalmente culto a Maria.



    ADORAÇÃO - o velho testamento faz significativas referências a uma entidade feminina{Semiramis}, como rainha do céu segundo a concepção pagã – ler Jeremias 07.18 – " Quem é esta rainha do céu ? , Semiramis , Astarte , Astorete , Isis , Isthar , Afrodite , Vênus, Diana, etc... A imagem dessa última está em Efésios com a sua coroa de torres na cabeça, representava esta mesma mulher , e era adorada como deusa.

    "CULTO À MARIA" (JEREMIAS 07.18)- Esse título honorífico de "deusa" romana até outubro de 1954 estava faltando, porém nesta data o mesmo foi inserido para coroar o ano do centenário da proclamação do dogma da Imaculada Conceicão , o papa Pio XII instituiu a festa de coroação de Maria como rainha do céu para ser celebrada no dia 31 de maio , chamado o mês de Maria na carta encíclica. O sumo pontífice declara que desde o início o povo tem levado oracões, súplicas e hinos de louvor e adoração a rainha do céu. O referido papa , por ocasião da coroação solene de uma imagem da virgem Roma, no dia primeiro de novembro de 1954 salientou que o seu desígnio era que o mundo buscasse remédio , alívio para suas angústias e orientações para as suas vidas. O fato de Maria receber todo o culto que antigamente era atribuído a Semiramis e a deusas correlatas, revela a força da maternidade, então nada melhor do que um símbolo de uma mulher para representar tal poder. O culto à Maria é o culto da virgem mãe filiado ao Paganismo corrente como um seguro a este, vindo das religiões antigas. Prende-se muito ao culto da dulia e hiperdulia , de virgem e de mãe , o seu protótipo, como mãe a temos em Cibele ou Rhea esposa de Saturno, filha do céu e da terra , a mãe dos deuses, a boa deusa, a rainha do céu mitologicamente representada pela própria Cibele . Eles criam que a perpétua virgindade manteria o fogo sagrado aceso. Embora Roma Papal não dê a Maria o título de deusa como fazia Roma Imperial, Maria no entanto tem sido a divindade mais invocada , amada , adorada, que o próprio Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Muitos papas tem reconhecido em Maria poderes como onipresença , oniciência e onipresença, temos como exemplo o papa Gregório XVI que em 1841 , ensinou que a virgem visitava o purgatório todos os sábados, para livrar dele algumas almas.

    Na certeza de que a luz do santo Evangelho brilhe nos corações dos Católicos é que colocamos matérias esclarecedoras e verdadeiras sobre a seita Católica que tem levado muitos a maldição eterna e se fazendo passar por religião Cristã acaba iludindo a muitos. Sabemos que de Cristã a Religião Católica não tem nada e nossa missão é alertar os adeptos dessa seita para que saiam do engano e se convertam ao Único e Verdadeiro DEUS.

    233, anticatólico, porque o Catolicismo tem muito de Peruquismo-V-V-aiVoltismo-V-V-eadismo. Tem até defunta que conserta computador de japonês otário.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que vi a Nihil na praia...

    http://noticias.uol.com.br/album/111224_album.jhtm?abrefoto=24#fotoNav=24

    ResponderExcluir
  6. Louvo a Deus por sua vida meu amado Anonimo! O que o Deus vivo e Todo Poderoso seja contigo ! Louvado seja o Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  7. Louvo a Deus por sua vida meu amado Anonimo! O que o Deus vivo e Todo Poderoso seja contigo ! Louvado seja o Senhor Jesus!

    ResponderExcluir