Páginas

domingo, 6 de novembro de 2011

Sobre relatos de preexistência de alma em relação ao corpo e as múltiplas existências nos cânones das doutrinas abraâmicas

Deixando um pouco de lado a apresentação do que me levou a ter a posição que atualmente tenho, e que, em última instância me levou a concluir logicamente a inexistência de diferença entre os mundos atualmente considerados físico e metafísico, divisão esta que considero equivocada e apenas decorrente do nosso desconhecimento, vou entrar um pouco em uma questão que é assunto de discussões intermináveis entre tomistas (católicos), paulinistas (protestantes) e kardecistas, no que estes últimos, apesar de minoria entre os abraâmicos (judeus, cristãos e muçulmanos) são conceitualmente concordantes com os integrantes de virtualmente todas as demais crenças deste planeta, passando de esmagada minoria entre os cristãos a folgada maioria entre os seres humanos.

Vou tratar, por breve período, da questão da existência única ou das múltiplas existências para cada ser humano.

A maioria das ideologias que se tornaram dogmáticas e doutrinárias (religiões) coloca esta questão não apenas para seres humanos, algumas incluem os animais, outras todos os seres vivos e outras ainda para tudo o que existe, desde partículas constituintes dos átomos aos deuses.

Mas como a única corrente cristã que apregoa as múltiplas existências (kardecismo) afirma apenas as múltiplas existências para cada ser humano, vamos nos ater a este caso, ao menos por enquanto.

Sem ainda entrar nas questões lógicas, vou tentar verificar se os textos dos cânones destas religiões contém afirmações que nos possibilitem concluir logicamente pela existência ou não de múltiplas existências neles.

Não estou procurando evidências se as pessoas da época da redação destes textos acreditavam nas múltiplas existências, apenas se está textualmente declarado nos cânones judaicos e cristãos, ou seja, apenas evidências objetivas observando-se se está ou não está escrito algo que confirme ou negue as múltiplas existências nos referidos cânones.

Comecemos pelo Antigo Testamento, onde temos o Livro da Sabedoria (Salomão), não aceito apenas pelos protestantes (mas aceito pelos judeus, cristãos ortodoxos, católicos e kardecistas), em que há a passagem a seguir.

8:19 Eu era um menino vigoroso, dotado de uma alma excelente,
8:20 ou antes, como era bom, eu vim a um corpo intacto;

Como, para que uma alma seja excelente e boa de modo que, em função disto, vá para um corpo intacto, é necessário que ela seja preexistente ao corpo, isto necessariamente implica na preexistência da alma em relação ao corpo.

Formalmente podemos escrever que,

Se,
- No livro da Sabedoria está escrito que,
8:19 Eu era um menino vigoroso, dotado de uma alma excelente,
8:20 ou antes, como era bom, eu vim a um corpo intacto;

então,
- No Livro da Sabedoria está declarada textualmente a preexistência da alma em relação ao corpo.


Se,
- No Livro da Sabedoria está declarada textualmente a preexistência da alma em relação ao corpo.

e
- O Livro da Sabedoria é aceito como revelação da verdade divina por judeus, cristãos ortodoxos, católicos e kardecistas.

Então,
- No cânone de judeus, cristãos ortodoxos, católicos e kardecistas contém textualmente a preexistência do espírito ou alma em relação ao corpo.

Este caso não implica na existência de mais de uma existência para cada ser humano, mas é evidente que o Salomão afirma que ele já existia em espírito antes de vir para o corpo que ocupava à época.

Assim, a não ser que este livro não seja considerado um cânone, o que apenas os protestantes fazem, no cânone judaico cristão está textualmente afirmada a preexistência da alma (ou espírito, consciência, mente) em relação ao corpo de uma pessoa.

Passemos agora a um caso muito mais complexo, pelo menos à principio, mas não em princípio, o caso Elias-João Batista.

Para não nos perdermos mais uma vez nos tortuosos labirintos do achismo de nossas interpretações vamos considerar o está escrito nos cânones.

Se,
- No livro de Malaquias está escrito que
3:23 Vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor,

e
- O livro de Malaquias é aceito como cânone por todos os que professam qualquer religião abraâmica;

então,
- No cânone de toda e qualquer religião abraâmica há uma clara evidência de retorno de alguém já considerado fora deste mundo (o que, no caso de Elias, seria o retorno de alguém que foi arrebatado e não exatamente morreu).

Os dois casos aqui relatados não indicam, no entanto, a existência de reencarnação, renascimento, transmigração de mente ou algo a isto equivalente, o que apenas ocorre se olharmos mais à frente, no caso de Elias-João Batista, como se pode observar a seguir.

Se,
- O Evangelho de (São Mateus) faz parte do cânone cristão;

e
- No Evangelho de (São Mateus) está escrito que
17:10 Em seguida, os discípulos o interrogaram: Por que dizem os escribas que Elias deve voltar primeiro?
17:11 Jesus respondeu-lhes: Elias, de fato, deve voltar e restabelecer todas as coisas.
17:12 Mas eu vos digo que Elias já veio, mas não o conheceram; antes, fizeram com ele quanto quiseram. Do mesmo modo farão sofrer o Filho do Homem.
17:13 Os discípulos compreenderam, então, que ele lhes falava de João Batista.

e que
11:12 Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam.
11:13 Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João.
11:14 E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar.

Então,
- Está escrito em pelo menos dois trechos do cânone cristão que houve um episódio de múltipla existência.

Tomei a precaução de me referir à múltipla existência e não a reencarnação, renascimento, transmigração de mente ou ressurreição.  

Ou seja, a não ser que o Evangelho de São Mateus não seja considerado cânone pelos cristãos, há dois trechos com afirmação de múltipla existência no cânone cristão.

Alega-se que Elias foi levado direto aos céus, sem passar pela morte, o que impediria a reencarnação.

Mas, mesmo o Elias tendo sido levado aos céus sem passar pela morte, o João Batista não apareceu já adulto, ou seja, ele não desceu do céu já grandão e disse algo como “eu sou o João Batista”.

João Batista nasceu e cresceu, da mesma maneira que em geral se faz, teve pai e mãe conhecidos e nomeadamente explicitados na Bíblia (nem Jesus Cristo fez coisa diferente, ele nasceu e cresceu).

Se Jesus, o Cristo, disse que João Batista era o Elias que tinha voltado, e o João Batista nasceu e cresceu normalmente, passamos a ter duas opções.

- ou não se leva em conta o que está escrito em todas as Bíblias (pelo menos nas que eu conheço, vai que alguém tem justamente uma que é a única verdadeira e está diferente nela);

- ou houve pelo menos um caso de reencarnação confirmado na Bíblia, coincidentemente pelo próprio Jesus Cristo.

Não posso afirmar logicamente que há reencarnação para uma pessoa não usa a Bíblia como referência, mas posso dizer que em todas as Bíblias que eu tenho conhecimento pelo menos um caso está descrito, confirmando no Novo Testamento o que o Antigo Testamento prevê que ocorreria no Livro de Malaquias.

Paz e Felicidade a todos.

Apenas a Verdade prevalecerá

7 comentários:

  1. “Mas como a única corrente cristã que apregoa as múltiplas existências (kardecismo) afirma apenas as múltiplas existências para cada ser humano, vamos nos ater a este caso, ao menos por enquanto.” [Robson]
    -~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-
    Estas passagens bíblicas sobre reencarnação já são bastante conhecidas
    Já debati inúmeras vezes e não tenho mais muito interesse nelas.
    “Se argumentos racionais funcionassem com pessoas religiosas, não haveria pessoas religiosas” [Dr. House]”
    Não concordo totalmente com House, mas depois escrevo sobre isto.
    O que me provocou no seu texto foi dizer que o Kardecismo é uma corrente Cristã.
    Kardec fez uma releitura da bíblia segundo a orientação de “Espiritos Superiores”, não acredita que Jesus é o único caminho, não acredita em demônios, coloca em duvida se Jesus é filho de Deus...
    Dizer que o Espiritismo é uma corrente cristã, dizer que é uma corrente hinduista, dizer que é uma corrente agnóstica...dá tudo na mesma.
    Kardec fez uma salada mista pegando um pouco de tudo.
    A vida não é exata e fica difícil perceber onde começa uma coisa e termina outra, mas a grosso modo Católicos, Batistas, Presbiterianos, Metodistas são correntes cristãs.
    Kardecismo...ah! Deixa dilso...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
    Depois escrevo sobre isto também.
    [PS: Não, não sou eu o Adilson]

    ResponderExcluir
  2. Ho-hó!

    "Flagrei" meus amigos...

    (bom dia a vcs)

    ResponderExcluir
  3. >William< (1) Como o assunto é relativo à crenças religiosas, entendo que a autodeclaração é o que deve ser considerado. Assim, dentro desta premissa, apenas posso considerar que os seguidores de determinada doutrina se consideram seguidores de uma ideologia que se tornou dogmática (religião) a partir de suas declarações neste sentido.

    (2) Posso ter opinião pessoal a este respeito, mas seria muito complicado arrogar-me juiz disto.

    (3) Prefiro abster-me de emitir opinião e aceitar que quem se diz seguidor do Mickey Mouse o é.

    (4) O que em geral nestes casos ocorre é que os que se dizem seguidores de umas e outras vertentes acusam-se mutuamente de reformadores, degenerados, equivocados e outros nomes bem menos nobres (quando não chegam às vias de ato e até trocam tiros, às vezes de canhão).

    (5) Até onde estou informado os primeiros cristãos eram gnósticos.

    (6) O fato de uma doutrina ter pontos coincidentes com outra não implica que seja sua cópia ou ramo.

    Fique em paz e seja feliz.

    Um aprendiz
    Apenas a Verdade prevalecerá

    ResponderExcluir
  4. agora vem tambem o William falar de um "kardecismo" que é inventado por ele, William...

    vejamos...

    W - diz que Kardec não acredita que Jesus seja o unico caminho...

    - Na REALIDADE, ao editar o livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Kardec coloca Jesus como o caminho, o exemplo... MAIS VERDADEIRO E IMPORTANTE que alguma vez esteve entre nós...

    contudo... a nivel UNIVERSAL, considera que DEUS o CRIADOR DE INFINITA SABEDORIA, não limita
    sua OBRA a um unico individuo que pode ser tão perfeito quanto Jesus È!!!... Não, DEUS, como mentor de equitativa justiça e razão, concede a possibilidade de TODOS alcançarmos aquele estado de elevadissima pureza Espiritual.
    TODOS sem exceção!!...

    (aliás Kardec é antecipado por Jesus nessa realidade quando afirmou muito concretamente:

    "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai." João 14:12)


    W - diz que Kardec não acredita em demonios...

    - é falsa esta ideia... se estivermos minimamente atentos (nem é preciso estar-se muito atentos) veremos sem qualquer duvida que Kardec acredita em demonios sim... só que tais
    "personagens" não são aqueles "individuos" que
    foram criados anjos e que depois degeneraram tornando-se agentes do mal. Não, nisto ele não acredita.
    Para Kardec, tais demonios, são os Espiritos que ainda estão em muita má condição evolutiva e que por este motivo ainda se comprazem no mal. São "mentes" diabolicas portanto...

    (mas não ficarão nesse "estado moralmente inferior" eternamente, como parece ser doutrinado pelas correntes religiosas ocidentais mais tradicionais)...

    W - diz que Kardec coloca em duvida que Jesus seja filho de Deus....

    - mais uma tremenda falsidade essa aí...
    Na VERDADE, Kardec JAMAIS!!! coloca em duvida que alguem não seja filho de Deus... Ele apenas, coloca Jesus ao nivel de ser um FILHO d'Ele tal qual como qualquer outro individuo...
    Isto é, tal como qualquer um de nós, foi Criado simples e ignorante, e, a partir deste estado basico da Criação, evoluiu por seu proprios meios aproveitando da melhor maneira as milhentas oportunidades e condições que lhe foram proporcionadas....

    e,tambem aqui, Jesus antecede Kardec nessa forma aí de se entender quem Jesus é REALMENTE!!!...

    tanto assim que veja-se Jesus dando razão a Kardec... (o mais correto é dizer-se: "Kardec dando seguimento ao anunciado por Jesus)...

    João,20
    17 Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai;

    ***mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.****
    -----
    portanto... quem quiser deturpar o trabalho Kardequiano, pode faze-lo a seu belo prazer sem duvida... mas... o que não pode é querer que essa "adulteração" tenha pernas para andar, porque não é possivel te-las.... :)...

    Tchau...
    VV

    ResponderExcluir
  5. Tudo se resume no seguinte: rivailistas-peruquistas só leem o que Rivail e o Emperucado escreveram sobre a Bíblia, NÃO A LEEM, logo, a tendência é entender servilmente como entendiam Rivail e o Emperucado.
    Palavras bíblicas repetidas dezenas de vezes:
    Salvação, ressurreição, fé, juízo final, arrependimento, perdão, predestinação, condenação, profecia. Nenhuma delas é condizente com o Rivailismo.
    Palavras rivailistas QUE NÃO SE ENCONTRAM NA BÌBLIA: reencarnação, evolução, imortalidade da alma/espírito, desencarne, espírito desencarnado.
    Portanto, a qualquer pessoa de mente sã fica claro que o Rivailismo nada tem a ver com a Bíblia, e nem cristãos da igreja primitiva eram agnósticos ou reencarnacionistas.
    É ingenuidade infantil querer interpretar dois ou três versículos esotericamente como indicativos de reencarnação, quando TODA a Bíblia nega claramente a sobrevivência da alma sem a ressurreição do corpo.
    "Muitos dos QUE DORMEM NO PÓ DA TERRA RESSUSCITARÂO." Isso é o que diz a Bíblia: os mortos estão mortos e assim ficarão até o dia da ressurreição. Querer, como Rivail, fundamentar o Rivailismo na Bíblia é ridículo, e só não se dão conta disso os fanáticos tipo VV.
    233.

    ResponderExcluir
  6. ... é, esse macacão 233 não quer que Espirito, comunicaçção com "mortos", reencarne, evolução... etc e tal... estejam na Biblia... mas...

    ... o que ele, macacão 233 quer, não impede
    que a REALIDADE dos fatos seja prevalecente...

    Isto é... por muito que o macacão 233 rodopie e tente que o QUE É!! não possa ser, não lhe vale absolutamente de nada, Porquanto...

    - Espiritos existem ba Biblia... Jesus pregou para eles, 1-Pedro, 3:18

    - Pode-se comunicar com eles: Samuel espirito
    falou com Saul homem; Moises e Elias falaram com Jesus

    - Reencarnação: Jesus a anunciou a Nicocdemos -> "necessário é nascer de novo"; João Batista era o profeta Elias

    - Evolução: Jesus informou que fariamos o mesmo que Ele fazia ou até mais

    Portanto... bem pode o macacão 233 tentar negar o que está bem à vista que de nada lhe valerá
    a patetica e estupida intenção... De nada nadinha mesmo!... :))....

    ResponderExcluir