Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

A primeira comunhão

A missa das nove, o último do calendário litúrgico, deixou a Paróquia de Santa Tereza lotada. Para garantir um lugar para mim, cheguei às 8:15 hs. Depois de três anos, Diego e umas trinta crianças na faixa dos dez anos receberiam pela primeira vez o alimento da Eucaristia. A catequese não dura tanto tempo assim em todas as paróquias, algumass fazem em apenas um ano, eu mesmo fiz em quatro meses de catequese pela própria Paróquia de Santa Tereza de Ávila.

A cerimônia durou mais de uma hora, além da primeira comunhão, o Padre Gilberto abençoou a bodas de prata de um casal. Boa parte do ritual da missa, como a leitura de Ezequiel e dos Coríntios 1, foram conduzidas por uma das crianças que iriam receber a primeira comunhão, deixando a platéia de boca aberta: como Jesus conseguiu arranjar crianças de dez anos para ler um dos textos mais difíceis?

Milagres à parte, uma das catequistas encerrou a missa, agradecendo aos pais por ensinar aos filhos que a participação das missas não se faz marcando a presença num caderno, mas no coração, e que é muito gratificante encontrar seus filhos na paróquia do que nesses becos, onde perdemos várias almas para as drogas e a miséria. Enfim, a comunhão é importante porque não deixa Deus do lado de fora de nossas vidas, mas traz Ele para dentro de nossas vidas.

A catequista foi longamente aplaudida.

5 comentários:

  1. Niver da dona Malona, ela chega em casa com o marido. Antes de abrir a porta o Malão disse: Vou por uma venda nos teus olhos que tem uma surpresa! Abriu a porta e quando ela entrou ele disse que tinha de voltar no carro para pegar um presente. Ela entra, com dor terrivel na barriga, solta um puuuuuuuum sonoro e perfumado e ainda balança a saia. Marido chega, tira a venda e ela vê : vizinhos, amigos, familiares, convidados, todos perplexos no fundo da sala !

    ResponderExcluir
  2. Eta mundo depravado! O camarada nem deixa assinatura.

    ResponderExcluir
  3. Esse negócio de pum sonoro e perfumado não é da lavra inspiradora do Hosaka não, hehehe ?

    ResponderExcluir
  4. Para o primeiro replicante,

    -eu, a Maleta, estou curiosa para saber,
    como vai,... ... a sua alergia?

    Sobre iniciações religiosas,falarei com o sr.Hosaka,mais tarde.

    ResponderExcluir
  5. A um tio,

    que graça ele ter "tomado" a primeira comunhão.

    No meu primeiro refúgio budista, não lembrava dos gestos,e fui orientada por uma menina do lado,que ia "se refugiar" também.
    Jovens começando na fé em Deus, dão esperança no bem em cada um.
    E que bom ele estar enturmadinho.
    Nesse mundo tão agitado,temos que ter amigos nos lugares certos.
    Se prepara,sr.Hosaka,
    -virão outros eventos pela frente.

    E assim o mundo vai, e as crianças crescem.

    ResponderExcluir