Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O desejo de não saber

"O budista diz que somos vítimas do "desejo de ignorar", e o psicanalista se refere ao "desejo de não querer saber". Nos dois casos, acabamos produzindo nossa própria miséria"


Hokusai poderia ser sinônimo de Japão como Van Gogh é de Holanda. Um e outro são  a expressão do seu país, embora Hokusai não seja muito conhecido no Ocidente, talvez por não ser tão bem aceito pela Academia quanto foi pelos japoneses. O fato é que ilustrou mais de 120 obras ,  abordando temas diversos descrevendo o trabalhos e os prazeres dos seus compatriotas na rua, no campo e o mar. As suas cortesãs são mágicas e as suas visões inesquecíveis..


Entre as imagens da coleção Manga, a palavra cuja tradução é “desenho espontâneo”, há uma do Buda particularmente interessante. Ele aparece em meio a quatro demônios. Ao lado de cada um deles  está escrita uma das quatro verdades do budismo:  a do budismo que toda vida implica; a da origem desse sofrimento; a do seu fim; e a do caminho que conduz a esse fim.

Na imagem de Hokusai, a verdade está associada a figura  do demônio porque os homens tendem a ignora-la. Para explicar essa inclinação, o budismo diz que somos vítimas do “desejo de ignorar”, e o psicanalista se refere ao “desejo de não querer saber”. Nos dois casos, acabamos produzindo nossa própria miséria.


Entre o budismo e a psicanálise não há oposição direta, embora exista uma grande diferença. Para o budista, e a cultura do Extremo Oriente em geral, a subjetividade não existe  - o que importa é integrar-se ao Todo. Para o psicanalista, o caminho da verdade é o que permite decifrar o inconsciente, ou seja, o da escuta. São posições diferentes. A cultura ocidental não existe sem o sujeito, o desejo e a fantasia individuais.


Embora diferentes, tanto o budismo quanto a psicanálise podem nos guiar, já que o que realmente interessa é não distanciarmos da verdade, qualquer que seja ela, não cairmos no engodo de mentir para nós mesmos e,  desse modo, sofrer além da conta.


Betty Milan

Revista Veja 2241  – 2/11/2011



(Selma)



4 comentários:

  1. Eu ia postar esse artigo,mas não encontrei cinco minutos para isso.
    Minhas duas grandes paixões são o Budismo e Psicanálise,e suspeito que uma acabará "devorando" a outra.
    Eu ando "driblando" meu desejo de ignorar,e meu desejo de "não querer saber".
    Eu ando vendo,eu ando sabendo.
    Mais do que eu queria,e menos do que eu precisava.
    Por ora,está de "bom tamanho".

    Hokusai é um grande conhecido meu, do tempo das minhas pesquisas artísticas para postagens no gd do terra.

    ResponderExcluir
  2. Olá, HosakãoAndréMaletão! Ardendo muito esse eu lordaço balzaqueano53 de católicuzudaço velho de guerra ? Faça como o teu papa: de meia em meia hora leve uma enrabadaça do guarda suiço, o Hans , hehehe....Auf wiedersehen, guten tagen ! ...

    ResponderExcluir
  3. Sabe por que o japonês Hosaka não perde a moto dele?

    Porque ele compra Yamarra.

    hehehe

    ResponderExcluir
  4. "Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante."


    Saint Exupery

    ResponderExcluir