Páginas

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

É melhor ficar na filosofia

Para almejar o melhor resultado ou o menos ruim, deverá ir até as profundezas de sua alma, conhecer muito bem a si mesmo, nenhum médico conseguira fazer isto por você, o máximo que ele pode te fazer é receitar drogas que por alguns momentos lhe deixarão como você gostaria de ser, ajustado a um padrão aceito pela sociedade freudiana. William Robson-----------------------------------------------------------------------------------------

Ouvi dizer, mas não tenho informações mais substanciais a respeito, de algo chamado filosofia clínica, em que um filósofo atende as pessoas, e não um seguidor de uma das ideologias-religiões "medicinistas" ou "psico-analistas" em que se dividiu a filosofia neste mundo de sofistas falaciosos e sofismas falaciosas.

Ou seja, ao invés de ser o seguidor de uma das múltiplas disciplinas derivadas da filosofia, alguém que tem um conhecimento mais amplo é que tenta fazer o sujeito conhecer-se a si mesmo e com isto o universo e os deuses (ou pelo menos tenta levá-lo a desencanar dos absurdos deste do buraco negro que habitamos).

Não sei se funciona, não conheço ninguém que use ou atenda, mas o fato de todo terapeuta ter de ir a outros terapeutas fazer terapia,  e de filósofos nunca fazerem terapia, me dá um sério indício que é melhor continuar a ser filósofo do que terapeuta juramentado, amém.

Paz e Felicidade a todos 

Um aprendiz
Apenas a Verdade prevalecerá

4 comentários:

  1. De uma certa forma um filosofo “consulta” outro filosofo, mas numa relação diferente de médico e paciente.
    É mais uma batalha de mentes, uma medição de forças.
    Nestes anos todos venho me confrontando com centenas de mentes e cada uma traz uma provocação diferente.
    Agora é tarde estou cansado não saberia exemplificar direito, mas digamos que minha “psicanálise” é o debate e observação da realidade.
    Vejo por exemplo as pessoas se degradiando para saber se o Adilson existe ou não existe, para eu é claro que ele existe, já travamos deliciosos debates, não importa quem assina importa que tem uma mente debatendo comigo, medindo forças, colocando minhas teorias a prova

    ResponderExcluir
  2. Existe alguém que se auto intitula Adilson nos GDs, o que não quer dizer que o Adilson existe em termos efetivos, ou seja, ele existe apenas como um personagem.

    Para que o Adilson efetivamente existisse seria necessária a existência de uma pessoa que realmente pensasse e agisse apenas como o ser que se auto intitula Adilson, e não fosse um perfil fake destinado a apenas brincar com os demais participantes.

    Para existir o Adilson, o pensamento desta pessoa não poderia ser diverso do apresentado como sendo o do Adilson.

    Pelos deslizes que cometeu, esta pessoa tem ideias diferentes das que o personagem Adilson tem, e assina de maneira(s) diferente(s) outros posts aqui e em outros locais.

    É apenas a molecagem de alguém muito culto brincando conosco.

    ResponderExcluir
  3. Quanto a filósofos se consultarem, na verdade eles se desafiam para duelos singulares, como o do Aquiles contra o Heitor, como você mesmo disse.

    Isto não é uma consulta semanal para não pirar de vez.

    Podemos passar anos sem falar com outros pensadores, não nos tornamos doentes das doenças que tentamos curar nos outros.

    Não temos nada a perder, apenas o desconhecimento, e um mundo a ganhar.

    Filósofos de todo o mundo, nos combatamos para dizimar a ignorância mútua e quem sabe a dos outros.

    ResponderExcluir