Páginas

domingo, 23 de outubro de 2011

Wapédia: um Wikipédia em português

O iOs 5 melhorou bastante o Safari, mas ainda faltam algumas lacunas para preencher. Por exemplo, você entra no Wikipédia, procura o assunto, e seleciona a matéria, o Safari oferece o recurso do Leitor, que amplia ao seu gosto o tamanho da fonte do texto. O problema é que alguns textos do Wikipédia são bem grandes, e o que você vai ver no modo Leitor do Safari é apenas o primeiro tópico, o outros tópicos estão reduzidos em títulos e o botão "Mostrar" não funciona no modo Leitor do Safari, é uma pena.

Para contornar a situação, encontrei no Google a sugestão de usar o programa Wapedia, um programa dedicado a abrir as matérias do Wikipédia, e, o que é melhor, com a opção de definir o idioma em português. Ele não permite aumentar a fonte como faz o Leitor do Safari, mas a fonte é um pouquinho maior que o da página da Web do Safari. Outro ponto bastante positivo é que você pode salvar a página do Wapedia no iPhone, ou seja, pode consultar em qualquer momento a matéria sem depender de nenhuma conexão com a Internet. Já o Safari não salva coisa alguma, tudo tem que ser on line.

Mais detalhes nesse link: http://itunes.apple.com/us/app/wapedia-mobile-wiki/id294507263?mt=8

Muitos professores questionam a qualidade de informação do Wikipédia, e eu já questiono a qualidade desses professores que mandam consultar matérias complicadas na Internet, mas não forçam o aluno sequer a ler o material coletado na Web. A matéria que imprimi da Internet para a minha sobrinha de 8 anos é sobre Santos Dumont, 19 páginas, não tenho a menor ideia do que o professor vai fazer com essa matéria. Será que ele vai ensinar a minha sobrinha a fazer aviãozinho? Mas eu concordo com o Wikipédia, o Alberto Santos Dumont não é o pai do avião. O verdadeiro pai do avião foi Deus, que tirou das costas do Adão o primeiro avião do mundo e que fez o Adão voar do paraíso para essa terra onde tem iPhone, pranto, dor e choro.

iPhoneMod Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário