Páginas

domingo, 23 de outubro de 2011

Terremoto na Turquia


Houve há poucas horas um terremoto M7.2 na Turquia, conforme o link acima, o qual gerou um alerta vermelho por parte do USGS, com a possibilidade de milhares de mortos e bilhões de dólares em perdas materiais.

Estão ocorrendo várias réplicas, inclusive uma M6.0 (alerta amarelo, dezenas a centenas de mortos e de milhões de dólares em danos materiais). Os dados podem ser verificados nos links abaixo.


 7.2  
  38.628 
  43.486 
20.0 
 EASTERN TURKEY
 6.0  
  38.555 
  43.161 
9.8 
 EASTERN TURKEY


A baixa profundidade destes tremores (20.0 e 9.8 Km, respectivamente) os tornou mais devastadores. Até o presente momento há 65 mortos confirmados e a esperança de que não passe disto (mas difícil de se concretizar neste tipo de situação).

O fato das construções lá serem um pouco mais nem preparadas para estes eventos, relativamente comuns na região, pode diminuir muito o impacto (pelo menos é o que se espera), pois um terremoto até menor (M7.0) matou mais de 200.000 pessoas no Haiti, em janeiro de 2010.

A energia liberada neste evento (M7.2) é equivalente à detonação de uma bomba 47 vezes mais forte que a de Hiroshima. Aqui nos teria matado a quase todos.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Adendo em 11.12.11

4 comentários:

  1. Isso me fez lembrar do episódio do Monte Horeb, quando Moisés viu as doze tribos de Israel fazendo a maior festa em torno de um bezerro de ouro em agradecimento à chegada da Terra Prometida. Todos morreram, só ficou Moisés e o irmão para contar o resto da história.

    Quanto a esse negócio de jogar 47 bombas H aqui no Brasil, não há com o que se preocupar: ninguém vai morrer, pois é um país abençoado por Deus. Pelo menos, na Bíblia, Deus não reclama dos brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal,

    Há algumas semanas eu estava preocupado com a condição sísmica do mundo, pois a quantidade de tremores estava muito baixa no geral e sem grandes sismos.

    Apesar de ser bom no curto prazo, este quadro permitia prever maiores problemas mais à frente.

    Como as dorsais oceânicas estavam ativas, com vários sismos na casa dos M5, eu cheguei a temer sismos mais poderosos em placas continentais, que são regiões mais habitadas.

    Em seguida houve um terremoto M7.4 nas Kermadec e outro M7.2 na Turquia. O primeiro foi no cinturão de fogo do Pacífico (em região oceânica de placa) e o segundo na fronteira entre as placas da Arábia e da Eurásia.

    Este segundo foi em placa continental e realmente atingiu regiões densamente povoadas, como eu temia.

    O interessante é que dia 22.10.2011 houve um tremor M3,3 em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, o que configura claramente um tremor em meio de placa continental (ainda bem que foi pequeno) e em local de baixa sismicidade. E em João Câmara (RN), houve oito microtremores, o mais forte de M1,9, dia 19.10.2011.

    Sismo em Nova Lima, Minas Gerais (22/10/2011 - 17:29:47,880)
    Data: 22 de outubro de 2011 (295);
    Hora origem: 17:29:47,880 (Local - Horário Brasileiro de Verão);
    Localização: Lat. -20,0558°, Long. -44,0489° (Erro ± 0,09º);
    Epicentro: Nova Lima (MG);
    ± 4 Km de Ibirité (MG);
    ± 12 Km de Mário Campos (MG);
    ± 13 Km de Contagem (MG);
    ± 17 Km de Brumadinho (MG);
    ± 19 Km de Belo Horizonte (MG);
    ± 19 Km de Belo Horizonte (MG);
    Magnitude: 3,3 mD.

    Barbas ainda de molho.

    []

    Um aprendiz
    Somente a Verdade prevalecerá
    Paz e Felicidade e todos

    ResponderExcluir
  3. >< Um mês após o terremoto da Turquia, a situação sísmica global continua fora dos padrões a que me acostumei a observar nos últimos anos.

    Espero que não produza grandes tremores (principalmente de M7 para cima) em áreas continentais.

    Mesmo o Brasil, bem no meio de uma placa tectônica, pode ter abalos, se bem que bem menores (ainda bem que aqui eles têm o bom costume de não passar da casa dos M5).

    Barbas ainda de molho.

    []s

    Um aprendiz
    Apenas a Verdade prevalecerá
    Paz, saúde e felicidade a todos

    [http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/recenteqsww/]

    ResponderExcluir
  4. MAP 6.5 2011/12/11 01:47:26 18.038 -99.796 64.9 GUERRERO, MEXICO

    Ainda bem que este tremor , apesar de ter ocorrido em placa continental, que é o que eu temia e infelizmente esperava tendo em vista os dados disponíveis (http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/recenteqsww/; http://neic.usgs.gov/neis/qed/ e páginas linkadas a estas), não foi maior que M7.

    Como um tremor deste nível (M6.5) não é suficiente para aliviar a tensão que se observa, continuo ainda a temer uma movimentação maior, esperando que seja em região oceânica e que não produza tsunamis devastadores, mesmo este não sendo o cenário que os dados nos permitem aguardar.

    []s

    Um aprendiz
    Apenas a Verdade prevalecerá
    Paz, saúde e felicidade a todos

    PS: (1) No texto em destaque foi colocada cópia da página do USGS, não suportada nos comentários.
    (2) Apesar de provavelmente não produzir tantas perdas quanto produziria em região mais habitada, um terremoto acima de M8 ou até M9 no Alaska ou nas proximidades confirmaria uma sequência muito mais perigosa em termos históricos.

    ResponderExcluir