Páginas

domingo, 2 de outubro de 2011

Pau Brasil

Essa foto, eu tirei no laboratório de botânica de minha mãe. No frasco, encontrei 100 ml de um líquido fornecido pela Saned, cuja composição química, eu não tenho a mínima ideia de como abstrair, mesmo tendo a Tabela Periódica em minhas mãos.

Eu não bebo esse líquido da Saned, assim fiquei espantado com o estado da muda do Pau Brasil que minha mãe trouxe do que restou da Mata Atlântica em Pirituba, no litoral paulista. Há duas semanas, a parte queimada da muda era bem mais visível e as folhas eram foscas, e não tão brilhosas como aparece na foto.

Além do brilho, o que chamou a atenção é que ela desenvolveu seis raízes, de cor branca, de mais ou menos 50mm. Pelo ângulo que utilizei, é difícil ver as raízes, eu ainda não sei como usar o iPhone, usando uma das mãos para segurar o objeto e a outra para apertar o botão da camara.

De acordo com a minha mãe, o Pau Brasil é uma árvore que não tem casca e é toda avermelhada. Daqui a um mês, se Deus permitir, vou publicar uma nova foto do Pau Brasil, bem provavelmente no quintal da minha mãe.

Frank K Hosaka
fhosaka@uol.com.br iPhone (11)8199-7091 Diadema-SP

2 comentários:

  1. Olha, lá no meu sítio eu tenho um Pau Brasil. No final de semana que vem vou fotografar e por aqui pra vc ver.

    ResponderExcluir
  2. Onde trabalho tem um bosque de Pau-Brasil. Acho que tem cerca de 30, mas ainda são pequenas, demoram muito a crescer...

    ResponderExcluir