Páginas

sábado, 29 de outubro de 2011

Convite

Olá pessoal,

Em 26.10 eu publiquei um artigo (Conjectura simplificada sobre o funcionamento do mundo) com os fundamentos do que me levou a ter a opinião que atualmente tenho a respeito do mundo atualmente considerado físico.

Vou tentar aprofundar levemente o assunto, de modo a permitir mostrar mais adiante como isto interfere na minha maneira de ver questões atualmente consideradas metafísicas.

Até certo ponto considero esta divisão artificial e decorrente apenas de nossa falta de conhecimento, da mesma maneira que antes responsabilizávamos indevidamente fatores totalmente incorretos por terremotos e outros eventos, decorrentes apenas das leis naturais que desconhecíamos.

Bastou a teoria das placas tectônicas de Alfred Wegener ser comprovada para que as antigas superstições, científicas ou não, se esvanecessem como neblina que nos impedia a visão lúcida desta questão.

Só que, antes disto, o Wegener foi "queimado" nas fogueiras da ridicularização de sua teoria no meio acadêmico (o restante do mundo nem sabia de sua existência), até que os maiores críticos dela a confirmaram, três décadas depois, apenas no final de década de 1960 (já tínhamos ido á Lua!).

Wegener morreu estigmatizado como louco pelos cegos que éramos, todos os demais, o que me parece mais rotineiro neste planeta do seria de se desejar e, pelo visto, costume ainda largamente em uso.

Para não encher a página do blog de uma só vez, como ocorreu com o artigo sobre a conjectura simplificada, vou postar pequenos trechos com questionamentos a respeito do que nos explicam nos cursos, artigos e livros na área de exatas, bem como um leve detalhamento do que já foi postado.

Como já disse no artigo “Conjectura simplificada”, somos acostumados a confiar cegamente em nossos sentidos, os quais podem nos enganar.

Podemos ver até a luz fazer curvas, mesmo ela se movendo em linha reta, conforme foi mostrado.

Mesmo cálculos podem nos enganar, pois se calculou no século XIX que trens que se movessem a mais de 36 Km/h nos matariam asfixiados (não morremos) e que besouros não podem voar (voam).

Além disto há uma boa quantidade de questões muito mal explicadas ou sem explicação nenhuma se analisadas pelos modelos mais amplamente aceitos pela comunidade científica atual, as quais passo a colocar a seguir, para o que os convido.

Peço desculpas pela extensão do conteúdo, mas aparenta-me ser necessário começar pelos mais simples conceitos, para que questões atualmente consideradas mais complexas passem a ser vistas também como simples.

[]s

Um aprendiz
Apenas a Verdade prevalecerá
Paz e Felicidade a todos

3 comentários:

  1. “Bastou a teoria das placas tectônicas de Alfred Wegener ser comprovada para que as antigas superstições, científicas ou não, se esvanecessem como neblina que nos impedia a visão lúcida desta questão.” [Robson]
    -x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
    Também não é bem assim, você já se perguntou porque o planeta precisa ter placas tectônicas ?
    Parece muito com a menstruação e a TPM, tem mais a ver com uma maldição divina que com algo que precisasse acontecer...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
    Dante tinha razão, estamos todos no INFERNO!

    ResponderExcluir
  2. Olá William (e olá pessoal),

    É bom vê-lo por aqui.

    Quanto às placas tectônicas, eu já pensei e tenho uma posição muito clara do porque elas necessitam existir em planetas que estão na fase evolucionária em que este se encontra.

    O que não me faz discordar em tudo do Dante, não vejo diferença efetiva entre o que o hoje se considera física e o que se considera metafísico, apenas duas faces da mesma moeda, tirados os exageros de ambos os lados, como depois explico com calma.

    Com o andamento dos meus artigos eu pretendo mostrar porque considero que planetas nesta fase evolucionária apresentam tectonismo ativo (em Marte também tem, menos escandaloso, mas tem).

    Já de TPM eu apenas sei dos efeitos e são terríveis. Das causas ainda não pensei.

    []s

    Robson Z. Conti
    Apenas a Verdade prevalecerá
    Paz e felicidade a todos

    ResponderExcluir
  3. Olá William (e olá pessoal),

    Aproveitando que o dia está calmo (e os comentários não aparecem na abertura do Blog, o que evita estourá-la) um planeta é um corpo celeste que atingiu uma condição de equilíbrio e limpou a sua órbita em torno de uma estrela (ou, em casos especiais, desgarrou-se da estrela e vaga perdido no espaço interestelar).

    Plutão, por exemplo, perdeu o posto pois faz parte de um anel, o cinturão de Kuiper, em que há incontáveis objetos, alguns quase do tamanho dele (Éris, outro planeta anão).

    Existe uma lua de Júpiter (Ganímedes) que é maior que Mercúrio mas, como orbita outro planeta, é satélite deste.

    Em planetas rochosos como a Terra, o tipo de estratificação de sua porção sólida (que jamais conseguimos observar nos planetas gasosos, os quais possuem região sólida muito escondida pelos gases de suas densas atmosferas) produz uma crosta sólida que envolve uma região líquida (magma).

    Marte e Mercúrio, em vista de sua pouca massa, não apresentam atualmente tectonismo tão ativo.

    Vênus, quase do tamanho (e massa) da Terra, tem mil vezes mais vulcanismo e uma crosta muito mais forte, o que lhe permite liberar o calor interno sem movimentação tectônica (só que aquilo não tem como acabar bem, qualquer hora ele estoura e manda a crosta, ou parte dela, para o espaço).

    Já no nosso querido planeta o tectonismo faz parte do sistema de reciclagem do material e distribuição do calor gerado no núcleo pelo decaimento de material radioativo e pela elevada pressão (o núcleo da Terra tem temperatura equivalente à da superfície do Sol, em torno de 5700 graus).

    Esta situação peculiar permite a nossa existência, pois o vulcanismo moderado gerou e mantém a atmosfera respirável, o que não existe nos demais planetas, por falta ou excesso de vulcanismo.

    O efeito colateral é o tectonismo moderado que, apesar dos solavancos, nos permitiu chegar aos 7 bilhões de habitantes, apesar de todo o nosso esforço para nos extinguirmos a tapa.

    []

    Robson Z. Conti
    Apenas a Verdade prevalecerá
    Paz e Felicidade a todos

    ResponderExcluir