Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Continuando perguntando mesmo não seguindo a canção

Como a luz, que é algo de natureza eletromagnética, ou seja, formada por um campo elétrico e outro magnético, passa por campos magnéticos e elétricos extremamente poderosos, próximos a raios, cabos de alta tensão, eletroímãs e grandes motores, sem sofrer desvio de sua trajetória, mas tem a sua trajetória alterada por campos gravitacionais, trilhões de trilhões de trilhões de vezes mais fracos que os campos elétricos e magnéticos?

Se a luz tem natureza eletromagnética, por que ela não é afetada por algo da mesma natureza dela e é afetada por uma força de diferente natureza, a força gravitacional, que ainda é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais fraca (a diferença entre elas é maior que a diferença entre o tamanho de uma criança e do universo observável)?

Porque os neutrinos praticamente não interagem com a matéria bariônica, esta da qual somos feitos, se a massa deles é próxima à de um elétron e um elétron interage com a matéria?

Se o que determinasse a interferência ou a não interferência com a matéria fosse a quantidade de massa, o elétron também não interferiria com matéria, pois sua massa não é tão diferente da massa dos neutrinos.

Porque os neutrinos praticamente não interagem com a matéria, se um fóton interage, sendo ambos eletricamente neutros?

Se o que determinasse a interferência ou a não interferência com a matéria fosse a existência de carga elétrica, o fóton também não interferiria com matéria, pois também é eletricamente neutro.

Por que os fótons e os neutrinos deslocam-se virtualmente à mesma velocidade se os processos de emissão são diferentes?

Os fótons são emitidos na transição de um elétron para uma posição menos energética em um átomo, enquanto os neutrinos são emitidos em reações chamadas de decaimento beta, nos reatores atômicos e na fusão de núcleos de hidrogênio no interior das estrelas, ou seja, não têm origem nem de longe parecida.

Por que os discos de acresção e os jatos relativísticos (ou polares) existem?

O que produz os discos de acresção em torno dos buracos-negros, pulsares, rádio-galáxias e os correspondentes jatos polares, em que partículas são ejetadas para lados opostos nestes tipos de corpos celestes, que ficam parecidos com dois cálices unidos pela base?

O que produz os anéis nos planetas gasosos?

Quase todos sabem que Saturno tem anéis. Além dele, no entanto, todos os demais planetas gasosos do Sistema Solar têm anéis na região do plano de cada equador, mesmo Urano, que está inclinado quase 90 graus em relação aos demais planetas do nosso sistema solar. Por que os planetas gasosos sempre têm anéis? Por que os planetas rochosos não têm anéis?

Os balões meteorológicos chegam à estratosfera e não estão nem perto da velocidade de escape da Terra (em torno de 11,2 Km/s). Da mesma maneira, a atmosfera terrestre está, muito lentamente, escapando para o espaço com velocidade quase nula.

Não tinha a velocidade de escape, abaixo da qual não conseguiríamos sair do planeta?

Em relação a isto é bom ser lembrado que a NASA e a agência espacial japonesa estão com projetos de instalação de elevadores espaciais, os quais colocariam material em órbita de maneira bem mais econômica. Ou seja, a velocidade de escape não vale para objetos com propulsão própria.

Também é interessante notar que os elevadores não ficariam apoiados no solo, e sim pendurados em um contrapeso a 144 mil Km de distância, sustentados pela força centrífuga. [Este é apenas um caso em que a explicação que muitas vezes nos dão é contraditória com as explicações que se verifica em fontes mais fidedignas]

Nenhum comentário:

Postar um comentário