Páginas

domingo, 30 de outubro de 2011

Como emitiriam fótons sem elétrons?

Concepção artística de um buraco-negro

Se nas estrelas de nêutrons e buracos-negros temos apenas nêutrons e matéria degenerada, sem elétrons portanto, e a transição de elétrons entre orbitais é que produz fótons, como é que estes corpos emitiriam luz?

Um nêutron é uma “partícula” subatômica formada pela união de um elétron com um próton.

Se nos buracos-negros não temos elétrons, como é que haveria transição dos elétrons entre orbitais para que fossem emitidos fótons, ou seja, emitida a luz?

Isto poderia, em tese, indicar que um buraco negro não emite luz porque não há como emitir, pois não há transição de elétrons, e não que temos apenas um problema de velocidade de escape da luz como se diz.

Parece que não há a emissão por falta de quem emita, ou seja, por falta de elétrons.

Alguém já viu alguma coisa assim na vida, mágica sem mágico, escultura sem escultor, semente sem planta?

Por falar em buracos-negros, se eles emitem jatos relativísticos, como mostra a figura anterior (da NASA), e se estes jatos são muito mais lentos, por que não emitiriam luz, cuja velocidade é bem maior, se a causa for a tal velocidade de escape?

O que se imagina e se afirma é que estes jatos não sairiam do buraco-negro e sim “surgem” antes de ultrapassarem o famigerado horizonte de eventos do mesmo.

Mas, se existir uma explicação muito mais simples, que não implicasse em esperar que algo que estivesse para ser engolido por um buraco-negro, em seu disco de acresção, repentinamente fosse expulso em vez de atraído, não seria o caso utilizá-la?

Não poderíamos considerar que não sai luz de buracos-negros porque neles não há elétrons e que buracos-negros não são tão feios como os pintamos, e sim estruturas com uma estrutura similar a de outros corpos, tão comuns entre nós, como se verá mais adiante.

No exemplo acima, em que elétrons, negativos, se unem a prótons, positivos, formando nêutrons, como é que eles não se aniquilam mutuamente, já que um é positivo, e o outro é negativo, e tem a mesma amplitude de carga, apenas invertida?

Não é isto o que observamos em eletricidade, que cargas opostas se atraem e, caso se encontrem, se aniquilam mutuamente?  Alguém já viu alguma coisa assim na vida, ligar o polo positivo direto no negativo e não dar curto circuito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário