Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Big Bang: Afinal, o que foi isso?

A proposta do Big Bang (ou Grande explosão) foi feita inicialmente pelo padre e cosmólogo belga Georges Lemaitre (1894-1966), quando expôs uma teoria que afirmava um início repentino para o universo.

No entanto, com o passar do tempo a hipótese do cosmólogo belga começou a tomar forma quando em 1929 as linhas espectrais da luz das galáxias observadas no observatório de Monte Palomar por Milton La Salle Humason começaram a revelar um afastamento progressivo para as galáxias mais distantes, com características de uma dilatação universal.

Traduzida em números esta descoberta permitiu ao astrónomo Edwin Hubble encaixar uma progressão aritmética que mais tarde foi chamada de Constante de Hubble. Até hoje essa proporção aritmética é a régua cósmica, instrumento indispensável para confirmação das teorias de astrônomos e cosmólogos do mundo inteiro.


O Big - Bang 


Atualmente, a teoria que explica a origem do Universo, com maior aceitação por parte da comunidade científica (alguns cientistas já não concordam com esta teoria) é a chamada teoria do Big-Bang.

O Big-Bang, ou grande explosão terá ocorrido há cerda de 15 mil milhões de anos.

Logo após a explosão, a temperaturas muito elevadas, a matéria iniciou o seu arrefecimento e começou a expandir-se. A partir de nuvens de gás hidrogênio e poeira, formaram-se, ao longo de milhões e milhões de anos, as galáxias, as estrelas, os planetas, as suas luas e muitos outros corpos celestes.

Acredita-se que o Universo continua em expansão, e algumas observações confirmam esta hipótese.

   

 
Como irá então evoluir o Universo ?

Existem duas hipóteses:

A primeira designada como teoria da expansão, defende que o Universo continuará para sempre em expansão, tornando-se num local frio e desolador.

A outra hipótese é chamada de teoria do Universo Oscilatório e defende que, em determinada altura, o Universo vai parar de se expandir e inicia-se uma contração, que é por vezes chamada de Big-Crunch, no fim da qual se dará um novo Big-Bang, num ciclo interminável.

  




A minha dúvida é:
Mesmo que tenha ocorrido o  Big Bang, antes dele ter ocorrido como eram as coisas? E o que forneceu material para que tudo isso ocorresse? Como tudo começou a existir?



http://www.explicatorium.com/CFQ7-Big-Bang.php




(Selma)

9 comentários:

  1. Isso me fez lembrar do Bráulio, o notório miudinho que cresce e expande sabe lá por quais motivos, e depois comprime. Legal mesmo se pudéssemos implantar uma constante universal para ele ou pelo menos por 15 minutos, para conseguir um pouco de atenção, admiração e respeito.

    ResponderExcluir
  2. Além das hipóteses citadas (big-bang e big-freeze) há ainda pelo menos duas hipóteses contempladas por parte da comunidade científica: o Big-Rip e o universo eterno.
    O Big-Rip seria o "grande rasgo" (eu não tenho culpa do nome), em que o universo esticaria tão rápido que o "contínuo espaço-tempo" (mais um dos absurdos conceitos produzidos pela teoria da relatividade) estouraria, produzindo uma situação em que não sobrariam nem espaço e nem tempo (não me perguntem como isto seria possível sem jogar no lixo os princípios de conservação de massa e de algum juízo), como quando uma bolha estoura (a analogia é imperfeita pois não há como fazer analogias com absurdos).
    Já para os partidários do universo eterno, ele nunca teve começo e nunca terá fim. É a chamada teoria do estado estacionário, ou seja, sem expansão, muito pouco difundida e com raríssimos defensores.
    Além destas, há uma teoria, ao que eu saiba fora da comunidade científica, que propõe que este universo (que não seria o único) estaria em expansão e seria formado pelos jatos de partículas emanadas de uma das regiões polares de um imenso buraco negro (uma expiração de Brahma ou um sopro de Deus), o que o levaria a dissolver-se quando cessarem os jatos, mais ou menos como prevê a cosmogonia hindu (no tempo de Shiva) e ser novamente adicionado ao buraco negro para depois reiniciar o ciclo.
    Como o inicio deste processo seria como o que hoje se conhece como Big-Bang, que por sua vez seria muito similar ao "Fiat Lux", do Gênesis, esta teoria (que seria de um universo cíclico e sustentável) conciliaria o Gênesis e os Vedas.
    Quanto à origem do material, no modelo que diz que tudo começou com o Big-Bang (que pode terminar em big-freeze, big-crunch e big-rip) alega-se que tudo veio de uma "oscilação quântica", outra grande conversa mole prá boi dormir, ou seja, veio do nada, mais uma vez contrariando os princípios de conservação de massa, energia e de um mínimo de juízo.
    Nos modelos do universo eterno e do universo sustentável a matéria sempre existiu em forma primordial (seria como o éter dos gregos e o mulaprakriti dos hindus), e depois diferenciou-se, o que aparenta-me ao menos não ofender os princípios de conservação de massa, energia e algo que mesmo muito longinquamente lembre algum juízo.

    []'s

    Um aprendiz

    ResponderExcluir
  3. ERRATA: Na primeira linha do post anterior, onde está big-bang, leia-se big-crunch.

    []'s

    Participei um pouco do antigo GD do Terra (e do Uol). Alguém sabe onde andam o Professor Bins (Andros), o Dalsan e outros?

    ResponderExcluir
  4. Ótima explicação Robson... Você realmente entende do assunto.
    O professor Andros se encontra no Jornal de Debates _ Site de Discussões. O link se encontra lá embaixo no canto inferior à sua direita...

    Abs.

    Os demais não sei dizer onde se encontram... Aqui vc encontra o Hosaka, O Linga, a Nihil, o 233 e o Católico...

    ResponderExcluir
  5. Bom saber que tem gente boa, vou tentar passar por aqui sempre que puder.

    Cordiais* abraços a todos e a todas

    *sem perder a liberdade de discutir livremente as ideias sem ofender as pessoas, com argumentos.

    ResponderExcluir
  6. Sra. Selma>

    O Big Bang para os cientistas é muito parecido com a crença cristã, mas é muito diferente das crenças do Budismo, Hinduísmo, Espiritismo e seitas Protestantes :

    Não havia nada antes do Big Bang porque o tempo foi criado com o Big Bang
    Também não havia matéria nem energia, essas coisas surgiram do nada (Sr. Comunista).

    O universo está se expandindo, isso quer dizer que vai morrer. (Sr. Comunista).

    A visão da ciência é igual a da Igreja e da Bíblia Sagrada, vejam.

    O Universo, tudo o que existe, inclusive a matéria e o tempo surgiu do nada - Ciência
    Deus Onipotente criou tudo o que existe do nada - Igreja.

    O Universo vai acabar - Ciência
    O Universo vai acabar e haverá um juízo final - Igreja

    ResponderExcluir
  7. Como "o nada" pode fazer surgir alguma coisa, se ele é "nada"?
    "Deus Onipotente criou tudo o que existe do nada ." Deus é (ou era) nada?

    Juízo final? Deus vingativo?

    ResponderExcluir
  8. O nada é a linguagem para os cientistas, a não existência de mateŕia, tempo e energia, para os cientistas isso é tudo que existe.
    Para a Igreja existe Deus que é atemporal, não é energia mão é matéria, é Espirito.

    Justiça não é vingança

    ResponderExcluir
  9. Na grande maioria das vezes a justiça e a vingança andam juntas...

    ResponderExcluir