Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Vida moderna

Lembro-me que quando cursava o ensino fundamental no interior de São Paulo, amava desfilar no “Sete de Setembro”.
Aquilo era uma emoção muito grande e minha escola era, na época, a maior e a melhor da cidade. E olhem que era escola pública!

Nunca se via notícias de alunos chutando a diretora, agredindo professoras ou mesmo brigando feito animais na porta da escola. E  naquele tempo também não havia internet, de maneira que ninguém filmava ninguém para colocar no YouTube.
Lembro-me também que uma vez numa prova de História respondi uma questão dizendo que o dia sete de setembro marcava  o fim da dependência  entre Brasil e Portugal e o professor  disse que estava errado. Fui reclamar e ele não explicou, apenas foi ríspido comigo. Mau professor.

A maior alegria era desfilar pelas ruas, com o uniforme da escola. E ir embora cansada para casa, com as amigas. À noite, ao ligar a TV, se podia ver os desfiles em outros estados e o de Brasília, que era o mais famoso.

Hoje eu não vejo os desfiles do “Sete de Setembro” nas ruas por causa da saudade que tudo me traz.  Lembro de minha adolescência e de minha cidade natal. Como isso não me faz bem, procuro evitar. Mas gosto de ver as notícias do dia a dia, e inevitável é ver a TV. Além dos desfiles vejo coisas que me entristecem: o Obama com  os cabelos cada vez mais brancos, homens-bomba que matam dezenas de pessoas, o Kadafi que se escondeu sabe-se lá onde... O onze de setembro que se aproxima, lembrando a carnificina planejada  por bin Laden, que também acabou se ferrando na mão dos americanos.

Tenho  medo e penso que o mundo está cada vez mais violento. Mas a Bíblia já começa a sua história com um assassinato, que é Caim matando Abel.  Depois, seguindo a leitura do Velho Testamento, há uma enormidade de mortes, assassinatos, sangue e monstruosidades...

 Talvez a violência faça parte da genética humana. E a sede por sangue seja normal para alguns.



(Selma)

2 comentários:

  1. O meu professor também não explicou por que a gente desfilava no dia 7, e como ninguém soube responder, acho que ninguém mais desfila. O pessoal só esqueceu de abolir o feriado, coisa que nenhum político propõe no plenário. Por que será?

    ResponderExcluir
  2. A banda de desfile da minha escola- no ensino fundamental,seguidamente,foi a melhor de todas da cidade,e eu desfilei uma vez.
    Sempre estive presente na solenidade.
    Dos professores,nenhuma queixa- nem lembro direito deles.
    Eu sempre escrevia "poemas épicos" para essas datas,que eram recitados.
    Não guardei nenhum deles,ou teria postado algum,nesses dias.

    Nunca mais assisti desfiles pela televisão.
    Também não gosto da saudade que eles trazem, de um tempo que não foi inteiramente bom.
    Do qual eu tenho algumas boas recordações- e outras- nem tanto...

    ResponderExcluir