Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O Ubuntu não é compatível com o Windows

Essa é uma triste lição que eu aprendi nessa semana. Faz muito tempo que não enfrento problemas com o Ubuntu, eu senti tanta confiança que abri uma planilha criado pelo Microsoft Office através do BROffice do Ubuntu, fiz a edição e salvei. Mas quando abri a planilha no ambiente Windows percebi que o BROffice alterou o formato das datas de dd/mm/aa para dd/mm/aaaa. Isso não é problema, pois basta reformartar. Mas, logo adiante, numa das linhas onde registrei a despesa da conta de luz, fui procurar uma anotação que eu faço todo santo mês, que são os kilowatts que consumi naquele mês. O BROffice apagou todas as minhas anotações que vinha fazendo no Excel desde 1990, seja na conta de luz, na de água e de telefone. Fiquei chateado a beça.

Assim, decidi fazer do Windows o sistema padrão do meu netbook. Baixei o programa startup manager, pedi para tornar o Windows o sistema padrão, mas o Grub não acatou a minha decisão. Ou seja, o Ubuntu 11.04 não é compatível com o Ubuntu de versões anteriores. Fui no Fórum do Ubuntu, a tela de ajuda listou milhares de tópicos que falam do assunto, desde 2005 até os dias de hoje. Depois de ler a décima dica que nada tinha a ver com o meu problema, usei o bom e velho Google, e lá encontrei o que eu queria: como personalizar o Grub no Ubuntu 11.04

Enfim, a Internet é um gigantesco arquivo morto, muitos telefones estão desatualizados, muitas empresas já não existem, enfim você precisa aprender a ser cético. Tem um camarada aí que afirma que o homem pisou na Lua, se você conseguir repetir a proeza, então você pode confiar na informação. Ou seja, o ateismo não é uma evolução natural da religião, mas sim uma necessidade histórica, ainda mais quando você salva informações em arquivos digitais. Muito melhor usar o bom e velho pergaminho, pelo menos a Palavra de Deus está aí, sobrivendo ao Windows, ao Ubuntu e ao iPhone.

Frank K Hosaka
fhosaka@uol.com.br (11)8199-7091 Diadema-SP

13 comentários:

  1. Um japones bem conhecido de todos saiu de Diadema e foi ao centro da cidade de São Paulo, e com toda ingenuidade sai noite afora andando pelas ruas perigosissimas .
    De repente um ladrão com um baita berro na mão pula na frente do Hosaka, que vinha andando de cabeça baixa, e com toda tranquilidade aponta o revolver e diz: Pare ! O japones com simplicidade responde apontando dois dedos ao ladrão : impare.
    O ladrão abismado diz pro japones: japa burro não ta vendo q eu to te roubando? Aí com toda a ingenuidade o japones deixa o ladrão com o berro na mão e vai saindo dizendo: assim eu não brinco mais!!! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Dizem que o Hosaka está comprando sapatos dois números menores do que ele calça. Porque a única alegria da vida dele dele, no momento, é chegar em casa e tirar o sapato.hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Japa, tem BrOffice para Ruindows e para Linux, esqueça o MSOffice. Dou o braço a torcer, são excelentes programas, tanto o Word quanto o Excel, o Access acho meia-boca, como banco de dados, mas é facinho, qualquer japonês aprende a usar.
    A dificuldade relativa a importação, pode se dever a versão do Word ou Excel, uma vez que eles são incompatíveis até com eles mesmos. Experimente abrir uma planilha feita pela versão mais moderna, com um Office 95! Quando tenho que fazer algum documento no Office, sempre procuro salvar com uma versão mais antiga, para não acontecer de quando eu precisar, no micro só ter disponível uma versão incompatível.
    Use o BrOffice!

    ResponderExcluir
  4. malú nihil em carpideira 399quinta-feira, setembro 08, 2011 4:34:00 PM

    Bah.

    Também passei estresses virtuais.
    Minha internet está lenta, devido a um problema na linha da conexão.
    E todo movimento que eu fazia com o "mouse",com a tecla de adiantamento,ou de retrocesso- resultava em erros,e em mais atrasos.
    Programas não respondiam.

    Sou pouco esperta na navegação, e é sempre que a internet está assim- que vejo isso -
    Eu teclava o retrocesso,para corrigir um erro ortográfico,e a web achava que eu estava saindo da mensagem.
    Eu não conseguia digitar palavras na barra de pesquisa do Google.
    Cada tecla que eu apertava fazia aparecer um círculo que rodava na tela por um minuto.
    Quando eu consumava uma operação, tentava voltar à tela anterior,ao invés de entrar de novo no site,via Favoritos,e isso me atrasava mais.
    Um pouco mais cedo,não consegui por um tempo,ver as mensagens antigas desse blog.
    Depois percebi que eu estava sem internet,e meu pc não está mais avisando quando a conexão cai.
    A consulta aps links,também não foi tranquila.
    Meu wordpad,para ser usado, precisa ser aberto,fechado,e reaberto.
    Ou não consigo escrever nele.
    Os blogs do terra estão problemáticos.
    Dormi poucas horas,acordei de manhã,entrei no "Terapia da Lógica" e vi isso.(coitado do sr.William,...de mim,e de todos os blogonautas do provedor)
    Confiram os outros blogs de lá,e saberão do que falo.

    Eu vou gostar de usar a web,por um tempo nesse final de semana,apenas para o lazer.
    Para visitar meus links botânicos,para leituras,e para escrever versos.
    Não quero pensar em limites.
    Porque eu estou perto de encontrar o meu(limite)
    E de fugir para a companhia de algum grupo de maluquetes que espera discos voadores na Chapada Diamantina.

    (fiuuuuu...)

    ResponderExcluir
  5. Coitada da Maluquete...já entrada em anos, solitária, balofa, birutinha e chata como ela só.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Sr Marciano Alado,

    Eu prefiro ficar com o meia boca MSOffice e o Ruindows, pois já percebi que não tenho QI minimo necessário para usar o sensacional e espetacular Ubuntu. O Ubuntu não é para o meu bico. Vou ficar com o Ruindows até que a morte nos separe, ou até que os nerds do Linux consigam algo além do que eles chamam de "compatível com o MSOffice". O programa Base, por exemplo, eu não tenho a menor ideia de como criar um formulário, onde ao clicar no botão possa escrever "Ola mundo!" numa caixa de mensagem.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou um tanto infantil(e meus textos o refletem) para ter a idade que vc me atribui,sr.Anônimo.
    E andei reclamando mais,foi da minha conexão virtual ruim.

    Agradeço-lhe o "interesse",contudo.

    ResponderExcluir
  8. (por Malú Nihil)

    os blogs do Terra normalizaram-se.
    Ontem, eu estava chateada,devido a problemas virtuais que minha operadora está tentando resolver (já pedi à mesma) - e porque meus textos de agosto para o blog do sr.William,(bem como os dele) desse mês,haviam sumido.
    Os blogs do terra,estavam todos ecoando essas reclamações.
    Mas, de noite,ontem,esses textos reapareceram,e eu só perdi mesmo o que eu escrevi para ele ontem,o qual eu repostei hoje,cedo,porque eu ainda o tinha no word.

    Entre "mortos e feridos"- salvaram-se todos.
    O provedor do Terra tem suas falhas,mas costuma se esforçar pela eficiência.

    ResponderExcluir
  9. Hehehe.. japinha, não é obrigação dos nerds fazerem o Linux (o Ubuntu é apenas uma distribuição) compatível com coisa alguma. No caso, é uma "gentileza" da comunidade, manter compatibilidade com o M$Office. A Apple se preocupa em manter alguma compatibilidade com eles? kkk muito pelo contrário!
    Aliás, muitos recursos originais do BrOffice estão sendo copiados, como a exportação direta para PDF.
    Ah, Banco de Dados de verdade é o Postgres, no mínimo. Quebrando o galho, o MySQL. O resto é tabelinha...
    Mas, cada um com seu cada um...

    ResponderExcluir
  10. dona malu quetinha aqui ninguem se interessa plos blogs terra e nem pelo blog do william ve se entendi isso.

    ResponderExcluir
  11. tenho pena da dona malu quetinha, ela é tão chatonildinha que nem precisa bater na porta, passa por baixo.

    ResponderExcluir
  12. Vou chamar o anônimo que escreveu as duas últimas mensagens,de Jiba,pois não parece ser o Poli,-o qual tenta imitar o Adilson.

    Por partes.

    Com minha prosa sobre a crise nos blogs do Terra ontem,eu quis contar um estresse meu.

    Por último,
    gostaria agora de perguntar ...
    como vai,mas como vai... ... ... ... a sua... ... hã... ... algaravia?
    (tóing,tóing...não,não saia pulando,que eu sei que vc não é "joão"...)

    ResponderExcluir
  13. Um japones bem conhecido de todos saiu de Diadema e foi ao centro da cidade de São Paulo, e com toda ingenuidade sai noite afora andando pelas ruas perigosissimas .
    De repente um ladrão com um baita berro na mão pula na frente do Hosaka, que vinha andando de cabeça baixa, e com toda tranquilidade aponta o revolver e diz: Pare ! O japones com simplicidade responde apontando dois dedos ao ladrão : impare.
    O ladrão abismado diz pro japones: japa burro não ta vendo q eu to te roubando? Aí com toda a ingenuidade o japones deixa o ladrão com o berro na mão e vai saindo dizendo: assim eu não brinco mais!!! hehehe

    ResponderExcluir