Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Lei Kassab proíbe uso do celular nos bancos



Na Paulista. Entre os clientes, maioria conhecia a nova lei, mas continuava usando o aparelho dentro das agências - Nilton Fukuda/AE
Nilton Fukuda/AE
Na Paulista. Entre os clientes, maioria conhecia a nova lei, mas continuava usando o aparelho dentro das agências

Felipe Tau e Gio Mendes - O Estado de S.Paulo
No primeiro dia em vigor, a lei municipal que proíbe o uso de celulares dentro de agências bancárias da capital paulista foi ignorada por bancos e clientes. O objetivo é coibir o crime conhecido como "saidinha de banco". Não é permitido falar ao telefone nem mandar mensagens.
Na tarde de ontem, foi possível falar ao telefone em sete agências na Avenida Paulista, região central de São Paulo. Nenhuma havia afixado cartazes com cópia da lei ou sinalização indicando a proibição, como determina o texto sancionado na sexta-feira pelo prefeito Gilberto Kassab (sem partido).
A reportagem visitou agências do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, HSBC, Citibank e Caixa. Entre os clientes, a maioria conhecia a nova lei, mas continuava usando o aparelho. "É para nossa segurança, mas não dá para ficar sem usar o celular enquanto você está na fila", disse o técnico em eletrônica Ricardo Ribeiro dos Santos, de 32 anos, na saída do Itaú. Ontem, ele não foi abordado em nenhum momento por falar ao celular na agência, nem mesmo ao passar por seguranças ou funcionários. O mesmo ocorreu com os demais clientes, que iam e vinham com seus aparelhos sem problemas.
A cabeleireira Ruth de Souza, de 33 anos, aprovou a medida, mas tentou usar o celular em outra agência do Itaú. "Está sem sinal, mas acho ótimo que tenha algo assim, tem sempre alguém de olho na gente."
Adequação. No Banco do Brasil, uma funcionária afirmou que o uso do celular estava liberado e disse que não havia nenhum aviso sobre a nova lei na agência.
O Itaú informou que está treinando seus funcionários e confeccionando cartazes informativos para se adequar à nova lei, "que traz uma mudança cultural importante". Os demais bancos informaram que estão trabalhando para se adequar à nova lei.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) declarou que a proibição ao celular contribui para o combate à "saidinha de banco". "Somente proibir o uso do celular é insuficiente. É fundamental promover ações conjuntas entre bancos, órgãos do poder público, municipal ou estadual, e a sociedade, de combate a essa modalidade de crime, devendo a questão ser tratada sob o foco da segurança pública", disse a entidade, por meio de nota.
Nos próximos dias, a Febraban pretende discutir com a Prefeitura de São Paulo a regulamentação da lei. A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras afirma que 700 agentes devem fazer a fiscalização da nova regra.
Nas cidades onde a legislação já existe, a Febraban tem orientado os bancos a fazer a divulgação da proibição por meio de cartazes. Se o cliente insistir, um funcionário pode adverti-lo, mas as instituições não têm poder de polícia para apreender o celular.
Multa. Apesar de já estar em vigor, a lei ainda não tem caráter punitivo. Para isso, depende da regulamentação. O texto afirma que os clientes não podem ser punidos pelo uso do celular no banco. Já as instituições podem ser multadas em R$ 2,5 mil em caso de infração. O valor dobra, se houver reincidência.

O Estado de S Paulo

9 comentários:

  1. Aqui em Minas faz tempo que é proibido falar em celular dentro do banco. Penso que vale a pena, evita os tais crimes. Abs.

    ResponderExcluir
  2. Um japones bem conhecido de todos saiu de Diadema e foi ao centro da cidade de São Paulo, e com toda ingenuidade sai noite afora andando pelas ruas perigosissimas .
    De repente um ladrão com um baita berro na mão pula na frente do Hosaka, que vinha andando de cabeça baixa, e com toda tranquilidade aponta o revolver e diz: Pare ! O japones com simplicidade responde apontando dois dedos ao ladrão : impare.
    O ladrão abismado diz pro japones: japa burro não ta vendo q eu to te roubando.Aí com toda a ingenuidade o japones deixa o ladrão com o berro na mão e vai saindo dizendo: assim eu não brinco mais!!! hehehe

    ResponderExcluir
  3. 233 você é muito mentiroso! Como precisa de deturpar, extrapolar, encenar, mentir sobre o espiritismo/espiritas, pontos a favor para ele/eles
    va de retro seu alienado

    ResponderExcluir
  4. 233 mentiroso? Qual a minha mentira?
    1- Que o emperucado era V-V-eadão? Qualquer criança sabe disso.
    2- Que o emperucado era farsante? Qualquer pessoa normal vê isso, basta observar a foto da "materialização" da Josefa Musselina.
    3- Que um V-V-eado loiro se fantasia de espírito de médico alemão materializado no Frei Luís? Só retardado acredita naquela palhaçada.
    4- Que Florence Cook foi desmascarada, agarrada por dois jornalistas que lhe arrancaram o disfarce? Posso dar o nome do livro com as fotos da reportagem dos jornais da época.
    Esses kardecistas-peruquistas são muito otários. Gostam de ser enganados.

    233.

    ResponderExcluir
  5. nem um unicozinho desses dejetos mentais que despejou voce consegue provar como verdade insofismavel.
    Apenas consegue demonstar que é certamente um miseravel alienado sem preocupação com algum decoro moral

    ResponderExcluir
  6. Fanáticos e V-V-eados peruquistas não acreditarão nunca em mim. São retardados mentais. Como é possível uma pessoa normal ver uma foto com um V-V-ado desmunhecando, uma farsante coberta dos pés à cabeça para não ser reconhecida (aquilo é traje de freira?), e um outro pederasta e impostor sentado com fita de musselina caindo da boca, e não prceber que é uma impostura das mais ridículas?
    Só vi coisa deste jaez na Globo, ao tentar provar que o farsante candidato Serra tinha sido alvejado por um paralelepípedo ao invés de por uma bolinha de papel.
    Aposto que esses babaquaras peruquistas que acreditam na Josefa Musselina e votaram no Serra acreditaram na palhaçada da Globo.
    Coisa de retardados...
    233.

    ResponderExcluir
  7. esse 233 é um tipico alienado mental que se julga mais esperto do que todos os outros.
    Na verdade não passa de um aberrante fanatico anti espirita cujas analises ao que envolve aquela doutrina (tida como mantida por gente muito honesta, aliás)vale o que vale uma mente viciosa e sem qualquer compromisso com a
    verdade que se pretende encontrar

    ResponderExcluir
  8. Não tenho culpa da ignorância e cegueira dos peruquistas. Há muito material na Internet que comprova o que digo. Antigamente dependíamos da compra de livros e de pesquisas em bibliotecas, agora tudo ficou fácil. Só é ignorante quem quer.

    Gente honesta que engana pessoas de mente fraca?
    Exemplo: o grupo de farsantes que monta a farsa da materialização do pseudoespírito de médico alemão no Frei Luis. E um dos diretores daquele antro de imposturas é o canalha que trabalha pelas promoções dos filmes mentirosos sobre o emperucado, o V-V-eadão Carlos Verezza, sujeitinho asqueroso.
    Gente honesta? Hahahahahaha!

    ResponderExcluir
  9. na internet encontraria você, caso não fosse um aberrante doente anti espirita, muito
    "material" espalhado por esse mundo afora
    que dá razão aquela doutrina cristã que faz da reencarnação e possibilidade de contato com os
    "mortos" sua base de sustentação doutrinaria.

    E se note que muito do trabalho que comprova
    aqueles fundamentos, nem vem de espiritas

    é caso para se dizer que sua cegueira é que tem o nome de doença mental propria dos desabilitados morais por opção propria

    ResponderExcluir