Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

Handcent SMS, o Jonhy e o meu Galaxy S

O meu problema era colocar mp3 como alarme no calendário, e semana passada encontrei uma dica do Jonhy para instalar o Handcent SMS. Isso resolveu o meu problema do Calendário, mas trouxe um problema na hora de receber mensagens: recebia a mesma mensagem duas vezes, uma pelo aplicativo nativo Mensagens e outra pelo Handcent.

A solução que encontrei foi de eliminar o programa nativo Mensagens. Há cerca de um ano, o Jonhy escreveu um tutorial de como eliminar aplicativos nativos do Galaxy, e eu me dei muito mal. Então, decidi usar o Titanium Backup Pro. Tanto o Titanium como o Jonhy me alertaram que não se pode desfazer de certos aplicativos que são vitais para o aparelho: quais são eles? Eu não sei, só sei que não dava para ter dois programas de mensagens no mesmo celular.

Após desinstalar Mensagens através do Titanium Pró, percebi que o meu celular continuou funcionando normalmente. Fiquei tão empolgado que decidi desinstalar mais esses aplicativos que eu não sei para que servem:

Aldiko eBook
AllShare
Amigos agora
Dailly Briefing
Days
Dicas da tela inicial
E-mail
Economia e Negócios
Escrever e enviar
Folha Folha
Gmail
Gtalk
Layar
Manual do usuário
Mensagens (1.0 e 2.3.3)
Mini diário
Orkut
Samsung Apps
Simple Calendar Widget
Social Hub
ThinkFree Office

E o celular continuou funcionando. Desconfio que todos esses aplicativos ainda estão no celular, o Titanium só deu um jeito de ocultar os ícones da bandeja de aplicativos, baseado na premissa de que "o que o Android não vê, o usuário não sente", ou algo parecido.

Existe muita repetição nesses aplicativos, quase todos esses serviços consigo fazer pelo navegador, aliás, todos os meus emails eu guardo lá no Hotmail, sem pagar nada. O ícone de Contatos e o de Mensagens é desnecessário na tela inicial, quando a gente sabe que pode obter esses serviços através do aplicativo Telefone. Os contatos também podem ser obtidos pressionando continuamente a tecla Menu. Enfim, ícones demais atrapalham.

Dessa forma, consegui fazer do meu Galaxy S um celular enxuto. Para quem gosta de um celular sofisticado, eu recomendo usar o Go Launcher, ele tem vários temas, vários efeitos visuais, tudo muito bacana, mas eu desfiz dele porque a conexão PC com o Celular só funciona se você estiver na tela inicial do Go Laucher, coisa que sempre esquecia e me forçava a desconectar e conectar o cabo de dados mais de uma vez.

Ou seja, quando um aplicativo começa dar mais trabalho do que alegria, esse é um bom momento para tirá-lo do caminho. E é por essa versatilidade é que considero o Android um excelente sistema, pena que é necessário fazer root para ter um bom aplicativo como o Titanium no celular. Espero que no futuro o Titanium rode sem o root e habilite o modo depuração por conta própria, sem precisar da intervenção do usuário.

Frank K Hosaka
fhosaka@uol.com.br (11)8199-7091 Diadema-SP

Um comentário:

  1. Para quem não tem Titanium, a solução para desativar o programa Mensagens nativo do celular é esse daqui:

    Desabilite a notificação do gerenciador de sms nativo: menu > mensagens > menu > configurações > e desmarque o item "notificações" (fonte: Jonhy, Androidz)

    ResponderExcluir