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quinta-feira, 14 de julho de 2011

Religião e Epilepsia

Estrutura mental da espiritualidade e seu papel evolutivo ainda são um mistério.


Scientific American Brasil
Artigos
Edição 47 – Abril 2006
Edson Amâncio*


Um dos temas atuais mais palpitantes em neurociências é saber "onde" estão as redes neurais cerebrais que codificam a crença (ou a fé). Localizacionistas apostam no lobo temporal, e tal convicção se fundamenta na religiosidade das pessoas que sofreram lesão nessa área.

Trabalhos científicos enfatizam o fato de que portadores de epilepsia do lobo temporal desenvolvem religiosidade exacerbada. Entre casos famosos mencionados encontra-se o pintor Vincent Van Gogh. Qual teria sido a origem do seu fervor religioso, levando-o a tornar-se um pregador tão obstinadamente preocupado com seus deveres que acabou expulso de sua seita?

Numa tentativa de compreender melhor o fervor religioso despertado em pessoas com lesão temporal o neurologista Vilayanur Ramachandran estudou dois pacientes epiléticos do lobo temporal, ambos com tendência espiritualista exacerbada. Submeteu-os a um experimento simples, conectando-lhes ao braço um eletrodo que capta impulsos elétricos na pele quando a pessoa é envolvida por alguma emoção. Numa tela de computador assistiam a figuras neutras (como bola de tênis, árvore e quadro-negro) intercaladas com imagens de sexo, violência, símbolos religiosos e palavras alusivas a Deus. Para surpresa dos examinadores, os impulsos mais intensos não se deram com cenas violentas ou eróticas: naqueles dois epiléticos do lobo temporal, a intensidade aumentava nitidamente quando os pacientes viam imagens religiosas.

Assim, seria lícito supor - por mais absurdo que possa parecer - que existem áreas no cérebro cujos circuitos são especializados em fé ou apego religioso? É exatamente aí que se inicia a penumbra do nosso conhecimento. Talvez por isso os neurocientistas tenham se negado sistematicamente a dedicar tempo de pesquisa ao tema.

Um epilético com lesão no lobo temporal e que desenvolvera religiosidade exacerbada quando não havia nele nenhum vestígio de interesse religioso antes da cirurgia causadora da lesão contou-me que, ocasionalmente, sofre uma crise em que tem a nítida sensação de sair do corpo, uma evidente sensação extra-sensorial. Relatos como esse se encaixam na experiência tornada pública em 2001 por Olaf Blanke. Ele colheu o extraordinário relato de uma paciente que passou por uma experiência extra-sensorial quando teve o giro angular direito estimulado por uma corrente elétrica. Ela estava se submentendo a cirurgia de crânio para a retirada de áreas geradoras de descargas epiléticas no lobo temporal.

Esse tipo de operação geralmente se faz sob anestesia local, pois é importante que o paciente esteja acordado para orientar os médicos quanto à sensação experimentada em cada área estimulada. Assim, colocam-se delicadamente eletrodos sobre o córtex cerebral, e desencadeia-se uma estimulação elétrica enquanto se aguarda a reação do paciente. Dessa forma, faz-se um mapa das áreas cerebrais próximas à lesão, permitindo identificar o local, remover precisamente a área afetada e preservar as áreas sadias das vizinhanças.

Quando neurocirurgiões estimularam o giro angular (região próxima à porção mais posterior do lobo temporal), a paciente relatou a sensação de levitar. Os estímulos foram repetidos várias vezes, e, numa delas, ela se referiu à sensação extracorpórea; estava a cerca de 2 metros distante do próprio corpo, perto do teto da sala, observando os médicos operar sua cabeça.

Até que ponto o resultado desses experimentos se superpõem? Pode uma avaria nas redes neurais que parecem governar a fé desencadear uma crença que não existia ou estava adormecida? E qual o papel do giro angular na sustentação da imagem corporal? Por que a estimulação dessa área cortical projeta para o paciente sua imagem fora do corpo? Que papel a evolução atribuiu ao lobo temporal no controle das nossas crenças? Se nossos genes são de fato "egoístas", a que atribuir a crença ilimitada em outra vida, em outra dimensão? E por que tais crenças se tornam acentuadas quando estruturas do lobo temporal são atingidas? Respostas a essas questões talvez sejam um dos maiores desafios para as neurociências.






*Edson Amâncio é neurocirurgião. Autor de O homem que fazia chover e outras histórias inventadas pela mente (Barcarolla, 2006).






Selma

Quem sou eu?
Alguém que quer saber as respostas de muitas perguntas.

5 comentários:

  1. Religiosidade exacerbada e problemas mentais são parte do mesmo pacote. O mundo "homo" está indignado com as declarações do ministro da saúde da Índia porque ele declarou que a homossexualidade é doença. Ora, se está comprovado que entre 4 e 7 por cento da humanidade é homossexual, podemos relacionar isso com outras porcentagens de defeitos inatos, como nanismo, albinismo, lábios leporinos, sociopatias etc.
    O que pode fazer uma pessoa deixar de lado uma vida comum para se meter em atividades como missões em países africanos e grupos indígenas para correr riscos e se afastar de qualquer conforto?
    A resposta dos religiosos é que eles obedecem uma chamada de Deus. Será mesmo? Qual a prova disso? Não seria defeito de nascença essa tendência a "sofrimento de mártir"?
    Vocês acham que eu implico muito com a V-V-eadagem do emperucado, mas a história do Kardecismo é cheia de V-Veados. Mas não fica só aí, acho que o grande isaac Newton seria kardecista, se no tempo dele já houvesse esse movimento, porque Newton era também fanático religioso e baitolão cheio de frescurices, a despeito de ser um dos homens mais inteligentes que já existiram.
    Conclusão: defeitos de fábrica é que devem ser a causa de fanatismo religioso, V-V-eadagem e criminalidade.

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  2. Pena que a dra. Selma estrague o blog com figuras horríveis como essa foto do desdentado no tópico "o poder do sorriso".
    Sei que ela não se incomoda muito com a feiúra humana, caso contrário não usaria quadros com a foto do impostor emperucado no consultório, mas nós, os que temos bom gosto, gostamos é de fotos de mulher bonita.
    Caraca! Que figura desagradável esse desdentado!

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  3. E por falar nesse assunto, será que ainda vai aparecer algum ex-gedauta do Terra que vai comentar minha mensagem sobre brainmachines?

    Eu escrevi uma série de oitenta artigos a respeito,no blog azul.

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  4. qto vc ganha pra fazer propaganda do outro blog?

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  5. Quanto eu ganho com isso?

    Vamos às contas:

    -promover minhas dissertações em blogs e sites onde elas se encontram.
    -tentar reunir a turma do ex-gd do terra, aqui e em outros locais dos quais um ou outro possa gostar mais.
    -levar a Selma e ao sr.William, adicionarem meu futuro blog de poesias, na lista dos que constam na coluna de acesso.
    Lembrarei que costumo falar daqui,também por lá,e no JD, nas raras vezes nas quais me encontro,nesse endereço.

    Ficou claro,sr.Alemon?

    Hum...então tá bom.(kkkk...)

    Um boanoitão a vc.

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