Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2011

O país do futebol

Se você passear em Campinas, Diadema, Santo André, São Paulo, você notará que o bispo Edir Macedo fez bem mais por essas cidades do que a CBF, é muito mais fácil falar com Deus do que jogar bola no fim de semana. Os estádios são sempre os mesmos. Diadema, por exemplo, não tem estádio e nem time de futebol.

Eu mesmo só conheci um campo de futebol, quando o Diego completou 1, 2, 3, 4 e 5 anos de idade, seu pai trabalhava na Bosh e sempre conseguia reservar a festa do aniversário do lado do campo que pertencia à empresa. Eu só passeava naquele campo, o gramado era tão bonito que dava vontade de tirar o sapato e andar descalço sobre ele. Algumas crianças brincavam de bola, os demais como eu estávamos mais preocupados com o bolo, o doce e a carninha, ninguém ali estava preparado para correr aquele enorme campo. Depois de quinze minutos, eu perdia o folego, e nem conseguia acertar o pé na bola, mesmo que o gramado estivesse bom, mesmo que o gol fosse enorme, a verdade é que o campo de futebol é enorme e você precisa ter muito preparo físico.

Eu não lembro das aulas de Educação Física no primário e nem no ginásio. Eu lembro no colégio e na faculdade, era uma vez por semana e apenas uma hora. Basicamente eram cinco abdominais, quatro alongamentos e o resto do tempo você ficava com a bunda no banco esperando uma vaga para jogar futebol de salão, basquete ou volei. Ficar sentado no banco, isso é a única coisa que aprendi nas aulas de educação física.

Se o técnico da seleção me convocasse para jogar, certamente eu recusaria para evitar de fazer vexame para o meu país. Tanto o meu professor de educação física bem como de outras matérias só me ensinaram a ficar sentados, eu não sei jogar bola, escrever e nem fazer conta. É claro que eu apanho muito hoje. Eu enfrento filas de dez metros e fico de meia até uma hora de pé nos bancos, e isso dói muito.

Eu nunca entrei numa igreja do Edir Macedo, mas a Tevê Record exibe sempre os seus cultos, e vejo sempre as pessoas de pé, rezando e cantando. O Edir Macedo está ensinando muito mais que falar com Deus, ele está ensinando o seu povo a enfrentar as filas dos bancos. Enquanto eu amargo a espera, eu vejo que tem um ou outro crente aproveitam a ocasião para falar de Deus e de seus prodigios na vida deles. Acho que esse é o único caminho para fazer do Brasil o país do futebol, ensinar aos nossos professores de que um país só fica de pé se tirar a bunda da cadeira.

Frank K Hosaka
fhosaka@uol.com.br (11)8199-7091 Diadema-SP

Um comentário:

  1. Hosaka e um amigo estavam em um supermercado. Quando foram passar no caixa, a moça perguntou:
    - Vocês estão juntos?
    Hosaka San respondeu:
    - Non, chó namoro, né !...
    ...hehehe

    ResponderExcluir