Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Os dez mitos da vida longa

Todo mundo quer ir para o céu, mas ninguém quer morrer. São inúmeros os recursos hoje em dia para se conseguir uma aparência mais jovial. São vários os medicamentos também para se conseguir um pouco mais de saúde.

Vejam a seguir a reportagem da revista Veja(2221)  de 15 de junho de 2011, sobre os mitos da vida longa:

Os dez mitos da vida longa


Um magnífico estudo de oito décadas derruba os lugares-comuns em torno dos tão esperados anos suplementares.

( Texto de Juliana Mariz)


A partir de 1921, o psicólogo americano Lewis Terman, da Universidade de Standord, começou a acompanhar o cotidiano, as alegrias e as decepções, o comportamento e os hábitos de 1500 crianças. Mesmo depois de sua morte, e ao longo de oitenta anos, o estudo não cessou. É, portanto, um magnífico levantamento dos caminhos e descaminhos para uma vida longa.

Outros dois especialistas americanos, Howward Friedman e Leslie Martin, da Universidade da Califórnia debruçaram-se sobre o valioso material, realizaram centenas de entrevistas e retomaram o fio de quase todas as meadas. Investigaram quais particularidades existiam na vida dos que morreram cedo e daqueles que passaram a barreira dos 90 anos. Foi excluída do trabalho a constituição genética, por imprevisível e incontrolável. “A genética influencia a longevidade, mas não é o único fator crucial”, diz Leslie. “Além disso, as pessoas nada podem fazer para mudar seus genes. Nós nos concentramos naquilo que podemos mudar”. O resultado é o livro “The Longevity Project”, recentemente lançado. Extrai-se dele uma coleção de mitos em torno do que faz as pessoas viverem mais.



  1. Pensamento positivo reduz o stress!
             A investigação ao destino dos 1500 pesquisados apontou que os extremamente otimistas viveram menos do que os céticos, afinal sempre viveram em um postura demasiadamente "relaxada" e não estavam preparados para os incidentes no percurso da vida, viviam despreparados para o futuro.


  1. Mantenha-se em formas, faça ginástica e viva mais!
            A questão não é ter que fazer ginástica, e nem quanto fazer, imposições não surtem efeitos. O fundamental é voce fazer uma atividade que produza em voce SATISFAÇÃO. Até a década de 60, quando os participantes da pesquisa alcançavam a meia idade, pouco ou nada se falava em atividades físicas, não se viam pessoas correndo nas ruas.

  1. Permaneça casado e ganhe alguns anos!
             É um adagio exclusivo para o mundo masculino. A diferença de gêneros neste quesito foi indispensável. Para os homens mesmo casados em uma segunda união, viveram mais. Já as mulheres, o estado civil nao influenciou na expectativa de vida delas. "divorciar-se é menos prejudicial para a mulher".

  1. Tenha hobbies como jardinagem e culinaria!
              A questão não é a jardinagem, culinária, aeromodelismo ou qualquer atividade. Entenda simplesmente o seguinte: tenha uma atividade prazerosa e de sociabilização. 

  1. Não trabalhe tão duro, tente relaxar!
             Esqueça a aposentadoria, se possível. Trabalhar será benéfico sempre, porém, não pense em trabalhar muito, apenas tenha um compromisso com o seu ofício. Os dedicaram tiveram sucesso na carreira, já aqueles que pularam de emprego em emprego se frustraram em meio a jornada. Entenda que "os responsáveis e zelosos, vivem mais especialmente por ter hábitos e comportamentos que não resultam em stress". Fridman diz: - "essas pessoas são mais capazes de sair de vitórias em sua vida pessoal e profissional".

  1. Preocupação faz mal a saúde!
             Segundo o autor é que uma dose de preocupação faz muito bem, afinal nos deixa alertas, atentos e prudentes. - Preocupados certamente cuidam melhor da sua saúde, são felizes e acabam produzindo doses extras de serotonina no cérebro (Neurotrasmissor responsável pelo bom funcionamento das células nervosas. Sua escassez está diretamente relacionada aos transtornos de humor, ansiedade e problemas afetivos).

  1. Pessoas religiosas vivem mais!
             Para Leslie e Fridman o que se constatou não é que as respostas essencialmente "sagradas" que aumentaram a longevidade da vida. Mas a constatação foi que pessoas religiosas  (no estudo eram católicos, luteranos e ateus) estavam diretamente imersas em um ambiente de comunidade, participaram por mais tempo sociabilizados e em boas companhias, enquanto os outros mantinham sua religião através da televisão e outros meios, mergulhados no silencia da sua solidão.
  1. Se seu filho é muito sério, faça-o ser mais espontâneo e alegre!
               Uma criança que cresce com excesso de otimismo acabará desatenta á riscos. "Se seu filho estiver excessivamente alegre, tente fazê-lo tomar decisões cuidadosas". Se ele achar que não pode acontecer nada de ruim vai se expor a perigos.


  1. Sentir-se amado é o caminho para o Bem estar!
              Certamente é maravilhoso ter o cuidado e sentir o suporte de alguém em um momento difícil da vida. Mas segundo os pesquisadores isto não afetará os mais ou menos dias que voce vai viver. Desta maneira a sugestão pela pesquisa é a seguinte: Valorize seu cuidado com os outro muito mais do que eles tem por voce. O nome desse jogo chama-se ALTRUÍSMO.

  1. Os bons morrem cedo, os maus morrem tarde!
             Há mais de 300 anos , o ingles, jornalista e escritor Daniel Defoe cunhou a frase acima, em uma das suas obras dentre elas Robinson Crusoé. Por décadas o pobre sofismo foi muito citado em musicas, poemas e filosofias baratas. Fridman afirma que não existem evidencias alguma que bons morrem antes, ao contrário, salvo excessoes. Os bons, capazes de discernir o que é errado, moldam melhor o seu destino, levam a vida com uma dignidade que os fazem dormir profundamente bem - e obviamente viver mais. A dupla de pesquisadores propõe uma outra máxima. O avesso do mito: "os maus morrem mais cedo e os bons vivem melhor".





(Selma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário